You are on page 1of 5

Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Cincias Jurdicas e Econmicas (CCJE) Faculdade Nacional de Direito (FND) Programa de Ps-Graduao

em Direito (PPGD) Laboratrio de Estudos Tericos e Analticos sobre o Comportamento das Instituies (LETACI)

II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica

Edital para seleo de artigos cientficos

JULHO, 2013.

II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica 2


Programa de Ps-Graduao em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ) Laboratrio de Estudos Tericos e Analticos sobre o Comportamento das Instituies (LETACI)

Coordenao: Carlos Bolonha Ceclia Caballero Comisso Executiva: Antonio Guimares Seplveda Carina de Castro Quirino Carolina Almeida Barbosa Comisso Organizadora: Allan Carlos da Silva Marques Ana Caroline da Silva Bruna Porphirio Dbora Fortunato Bastos Rodrigues Igor de Lazari Barbosa Carneiro Letcia Assad Vieira Maria Antonia da Conceio Silva Rafael Bezerra de Souza Veneranda Nicolitti Roza Wanny Cristina Ferreira Fernandes Comisso Cientfica: Fbio Corra Souza de Oliveira Jos Eisenberg Larissa Pinha de Oliveira Luigi Bonizzato Vanice Regina Lrio do Valle

II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica 3


Programa de Ps-Graduao em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ) Laboratrio de Estudos Tericos e Analticos sobre o Comportamento das Instituies (LETACI)

1. APRESENTAO Entre os dias 06 e 08 de novembro ser realizado o II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica. O seminrio ter como objetivo trazer ao debate jurdico brasileiro os principais aspectos da teoria das instituies, promovendo uma anlise voltada para as questes e desafios que se apresentam s Cortes Constitucionais face a atual realidade poltica. 2. OBJETIVOS 2.1. Demonstrar a relevncia do estudo sobre aspectos institucionais para a construo de um marco terico constitucional adequado realidade poltica e social das sociedades contemporneas; 2.2. Promover o debate sobre a legitimidade constitucional e os valores polticos e morais que se busca alcanar com o arranjo institucional do constitucionalismo contemporneo; 2.3. Analisar o comportamento das instituies que compem a estrutura jurdico-poltica das sociedades democrticas, e o modo como se relacionam e instrumentalizam valores pblicos; 2.4. Verificar os principais problemas empricos que se apresentam no cenrio brasileiro como obstculos atuao legtima das Cortes Constitucionais.

3. JUSTIFICATIVA O edital ora proposto pretende contribuir para o desenvolvimento do debate sobre a teoria institucional que tem ocupado grande espao nas doutrinas poltico-jurdica norteamericana e, mais recentemente, brasileira. Este debate ainda no estabeleceu em definitivo os elementos essenciais estabilidade e eficincia das instituies no desempenho de suas atividades. A originalidade do estudo funda-se na tentativa de identificar fenmenos institucionais que se apresentam como problemas a esta atividade, bem como buscar possveis mecanismos que para superar tais dificuldades em suas funes interpretativas e deliberativas. O prprio fato de alguns fatores se encontrarem identificados por uma perspectiva institucionalista j se apresenta de modo original. Esta pesquisa adota uma perspectiva distinta dos tradicionais estudos quando discute e avalia a realidade constitucional democrtica por que passa o Brasil, para a construo de uma sociedade mais estvel e equilibrada, vis--vis ao comportamento institucional e aos seus respectivos resultados. 4. CRONOGRAMA DE REALIZAO: 4.1. Data do evento: 06, 07 e 08 de novembro de 2013. 4.2. Local: Salo Nobre da Faculdade Nacional de Direito, UFRJ, Rio de Janeiro.

II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica 4


Programa de Ps-Graduao em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ) Laboratrio de Estudos Tericos e Analticos sobre o Comportamento das Instituies (LETACI)

4.3. Horrio: 11:00h s 20:00h, com intervalos programados.

5. SUBMISSO DE RESUMOS E/OU ARTIGOS: 5.1. Perodo de submisso: 02 de setembro at 11 de outubro de 2013. Cada autor poder submeter um projeto (em forma de resumo) para o e-mail: seminarioinstituicoes@gmail.com 5.2. Processo de Inscrio: 5.2.1. Os resumos/artigos devero ser indicados para uma das seguintes reas a seguir apontadas: - Cortes constitucionais; - Dilogos institucionais; - Teoria democrtica e constitucionalismo; - Perspectivas poltico-econmicas institucionais Observao: A indicao da rea dever ser feita no corpo de e-mail em que ser enviado o resumo/artigo. 5.2.2. O resumo ser analisado por dois consultores designados pela comisso. organizadora; 5.2.3. Cada proponente receber um e-mail com a confirmao de aceitao de seu resumo. 5.3. Regras para submisso de resumos/artigos: - conter ttulo, autor, instituio; - os artigos podem ser em coautoria; - digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5; - conter no mnimo 2 pginas e no mximo 4 pginas no formato A4; - apresentar os objetivos do trabalho e sua justificativa; - indicar a base terica em que o trabalho est inserido; - indicar a bibliografia inicial.

II Seminrio Internacional de Teoria das Instituies: Cortes Constitucionais e Realidade Poltica 5


Programa de Ps-Graduao em Direito da UFRJ (PPGD-UFRJ) Laboratrio de Estudos Tericos e Analticos sobre o Comportamento das Instituies (LETACI)

5.4. Divulgao dos trabalhos: A divulgao dos trabalhos selecionados e horrios de apresentao ser feita no dia 21 de outubro de 2013. 6. SUBMISSO DE ARTIGOS: 6.1. Os artigos correspondentes aos resumos aprovados devero ser enviados at o dia 31 de outubro para o endereo eletrnico: seminarioinstituicoes@gmail.com 6.2. Regras para a produo dos artigos: - folha de rosto com ttulo, autor(es), instituio; - formatao: fonte Times New Roman, tam. 12, espaamento 1,5, A4, margens 3 x 2 x 3 x 2; - resumo e palavras-chave (em portugus e em lngua estrangeira); - tamanho do texto: 15 a 25 pginas; - referncias bibliogrficas listadas ao final do texto (NBR 6023:2002).

7. APRESENTAO DOS ARTIGOS: 7.1. Cada artigo selecionado dever ser apresentado por seu(s) respectivo(s) autor(es) nos dias a serem indicados na programao; 7.2. O tempo de cada apresentao ser de 15 minutos para cada artigo. Sero conferidos, pelo Programa de Ps-Graduao em Direito da UFRJ, certificados de participao e de apresentao de artigos cientficos.

___________________________ Carlos Bolonha (PPGD-UFRJ)

____________________________ Ceclia Caballero (PPGD-UFRJ)

You might also like