You are on page 1of 15

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT

GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 1 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

PERIGO/ ASPECTO

DANO/IMPACTO

MEDIDAS PREVENCIONISTAS

Para as funes envolvidas nesta atividade obrigatrio o uso bsico dos seguintes EPIs para a proteo relativa aos perigos contemplados nesta APT: PEDREIRO, capacete,botina de couro,luva ltex,luva previflex,cinto de segurana,protetor auricular plug mscara respiratriaPFF02 contra poeira, culos lente incolor, culos lentes escura cor cinza,protetor solar,creme protetor de pele 3x1, capa de chuva,protetor para nuca caqui,bota de borracha(opcional); MEIO OFICIAL DE PEDREIRO, capacete,botina de couro,protetor auricular plug, culos lente escura cor cinza, culos lente incolor,mscara respiratria PFF 02,protetor solar,capa de chuva,luva previflex,protetor para nuca caqui, cinto de segurana,bota de borracha; ENCARREGADO: capacete,botina de couro, protetor auricular plug, culos incolor,culos lentes escura cor cinza,mscara respiratria PFF2 contra poeira,cinto de segurana,protetor solar,capa de chuva,protetor para nuca caqui-opcional,bota de borracha(opcional);AJUDANTE: capacete,botina de couro, protetor auricular plug, culos incolor,culos lentes escura cor cinza,mscara respiratria PFF2 contra poeira,cinto de segurana,protetor solar,capa de chuva,protetor para nuca caqui-opcional,bota de borracha(opcional);CARPINTEIRO: capacete,botina de couro, protetor auricular plug, culos incolor,culos lentes escura cor cinza,mscara respiratria PFF2 contra poeira,cinto de segurana,protetor solar,capa de chuva,protetor para nuca caqui-opcional,bota de borracha(opcional);

OBSERVAO: Para qualquer funo no relacionada, diretamente envolvida no processo da atividade ou mesmo que envolvida eventualmente, obrigatrio o uso dos EPIS BSICOS da funo, alm do uso do cinto de segurana tipo pra-quedista, com 2 talabartes, para servios que forem realizados em altura superior a 2 metros de altura.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 2 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

IMPACTO SOFRIDO ANDAIME DE TRABALHO QUEDA DE MATERIAIS QUEDA DE PESSOAS COLPASO ESTRUTURAL FIBRILAO, QUEIMADURAS AMPUTAO DE MEMBROS E BITO

Nas fundaes da base da edificao utilizar ferramentas adequadas para atividade, no improvisar ferramentas. Toda ferramenta deve ser apropriada para o servio e corretamente utilizada. No devem ser feitas improvisaes ou uso inadequado de qualquer ferramenta. No assentamento de tijolos terem ateno para no prensar as mos e queda do mesmo aos ps. No manuseio de argamassa utilizar os EPIs adequados para atividade. PROIBIDO o armazenamento e empilhamento de materiais e acessrios em piso instvel, mido e desnivelado. Durante carregamento e descarregamento de material certificar-se que a rea est isolada e que no raio de trabalho do equipamento no existem pessoas trabalhando. Os andaimes devem ser dimensionados e construdos de modo a suportar, com segurana, as cargas de trabalho a que esto sujeitos; O piso de trabalho dos andaimes deve ter forrao completa, ser nivelado, e resistente; Nos pisos de madeira devem-se colocar travessas para se evitar sua flexo exagerada; Os andaimes devem dispor de sistema de guarda corpo e rodap; Os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base slida capaz de resistir aos esforos solicitantes e s cargas transmitidas; A madeira deve ser de boa qualidade; O piso deve cobrir os elementos de forma segura, para impedir que sejam lanados ou projetados sobre os colaboradores elementos metlicos ou ferramentas; O piso do andaime deve estar livre de entulho e detritos. Durante o iamento dos elementos metlicos deve-se garantir a integridade do cabo de iamento atravs de inspeo peridica e ao iniciar a atividade; As cordas utilizadas devem estar em bom estado de uso e conservao; Os cabos utilizados para o iamento dos elementos do andaime devem suportar a carga de elevao requerida; Toda a rea abaixo do local de iamento deve ser isolada.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 3 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

Fachadeiros
IMPACTO SOFRIDO ANDAIME DE TRABALHO QUEDA DE MATERIAIS QUEDA DE PESSOAS COLPASO ESTRUTURAL A montagem de andaime fachadeiro deve ser executada por pessoal capacitado e autorizado; A estabilidade de cada um dos elementos deve ser garantida por dispositivos rgidos (estais e ancoragem); A movimentao vertical de componentes e acessrios para a montagem e / ou desmontagem de andaime fachadeiro deve ser feita por meio de cordas, gancho com trava ou por sistema prprio de iamento; Os montantes do andaime fachadeiro devem ter seus encaixes travados com parafusos, contra pinos, abraadeiras ou similar; Nas ligaes parafusadas com abraadeiras deve haver aperto suficiente para evitar o deslizamento dos elementos; No improvisar chaves de aperto; Os andaimes fachadeiros devem dispor de proteo com tela resistente e durvel, desde a primeira plataforma de trabalho at 2m acima da ltima plataforma de trabalho; Executar os travamentos entre os quadros verticais ou horizontais e a fachada. A cada trs nveis de andaime montado deve ser instalado travamento diagonal no interior do andaime. Caso seja necessria a instalao de mais de um travamento, este deve ser instalado em sentido oposto ou cruzado Os acessos verticais aos andaimes fachadeiros deve ser feito em escadas incorporada a sua prpria estrutura ou por meio de torre de acesso.

FIBRILAO, QUEIMADURAS AMPUTAO DE MEMBROS E BITO

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 4 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

QUEDA DE PESSOA COM DIFERENA DE NVEL LESES MLTIPLAS OBITO

TODO e QUALQUER trabalho executado acima de 2 (dois) metros de altura onde haja risco de queda, deve ser usado cinto de segurana com talabarte duplo preso a um cabo de segurana ou a uma estrutura fixa, durante todo o deslocamento pelas estruturas. O integrante durante suas atividades deve atentar para cantos vivos que possam danificar os cabos de segurana do cinto. Para trabalhos prximos a equipamentos mveis, onde haja o risco dos cintos, cordas ficarem presos, deve-se implementar medidas de proteo adicionais, isolar, afastar, enclausurar estas partes mveis. O talabarte do cinto no deve ser ancorado em tubulaes, pois a tubulao pode no suportar o peso da pessoa e vir a romper-se causando outros danos, quando necessrio deve ser instalado um cabo de ao para fixao do cinto. O cabo guia deve estar em condies adequadas e deve ser inspecionado antes do incio dos trabalhos. Qualquer irregularidade deve ser comunicada para devida substituio ou reparo. O talabarte deve ser ancorado em pontos acima do nvel da cabea do usurio. Na impossibilidade da utilizao do cinto, o executor deve contatar o Tcnico de Segurana da rea e/ou Encarregado Supervisor far avaliao da situao e determinao conjunta de providncias. O cinto deve ser vestido pelo usurio momentos antes do incio das atividades, ou seja, antes da subida nos locais em que seja necessrio o uso, para evitar que o mesmo enrosque durante as movimentaes. O usurio deve verificar se as extremidades das cintas regulveis dos cintos esto presas ao corpo e demais partes do cinto de modo que no fiquem expostas e sejam puxadas por partes mveis. Utilizar escadas, rampas e passarelas com protees coletivas adequadas conforme projetos executivos e procedimentos previstos de proteo coletiva. Deve ser previsto para atividades noturna iluminao adequada para a execuo das atividades. Devem-se manter as pontas de vergalhes protegidas, ao proceder retirada temporria para execuo das atividades, deve ao final recolocar as protees.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 5 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

PERIGO/ASPECTO

DANO/IMPACTO

MEDIDAS PREVENCIONISTAS

QUEDA EM MESMO NVEL

CONTUSO, CORTE, FRATURA

Observar atentamente as condies dos acessos durante os deslocamentos em terrenos escorregadios e instveis. Observar o ambiente de trabalho, evitando transitar sobre pedras soltas, piso desnivelado, materiais depositados temporariamente, mangotes e principalmente sobe cabos eltricos; Manter o local de trabalho organizado, limpo e os acessos desobstrudos, NO IMPROVISAR ACESSO. Sinalizar valas abertas e/ou aberturas no piso; Manter plataformas e passarelas de acesso disponveis nas transposies de pessoas que executem a atividade A transposio de piso acima de 0,40 cm dever ser dotada de rampa de acesso com corrimo e travas antiderrapantes, conforme a inclinao. Certificar-se de que os fios de alimentao e fio terra das ferramentas no oferecem perigo de provocar tropeos ou quedas. Sempre que possvel esses fios devem ficar suspensos altura suficiente para permitir a passagem de pessoas. Quando os fios estiverem rente ao piso oferecendo risco de queda de pessoas, devem ser protegidos para evitar tropeos e/ ou PROCEDER AO ISOLAMENTO E A SINALIZAO da rea.

CONTATO COM ARESTAS CORTANTE

TTANO, LESES E PERFURAES DOS MEMBROS.

Uso obrigatrio de EPI (luvas de raspa, aventais caso necessrio). Utilize ferramentas apropriadas a cada servio, sendo proibido o uso de defeituosas, danificadas ou improvisadas, devendo ser substitudas assim que constatar os problemas. No expor a mo e parte do corpo ao alcance de ferramentas quando as mesmas estiverem sobre tenso (uso) e houver perigo de se desprender; Obrigatrio o uso do Equipamento de Proteo Individual EPI, luvas de proteo contra corte, no manuseio de cabos de ao e outros objetos cortantes ou perfurantes. Manter o local (bancada e piso) de trabalho limpo e organizado, livre de objetos cortantes e perfurantes.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 6 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

CONTATO COM SUBSTNCIA QUIMICA DERMATITE DE CONTATO

Em atividades que tenha contato com produtos qumicos deve ser utilizado os EPIs necessrios de acordo com a ficha de informao de segurana de produto qumico FISPQ. Devero estar disponvel no frete de servio as fichas de informao de segurana de produtos qumicos (FISPQ) de cada produto utilizado na realizao das tarefas. Proibido sugar com os lbios quaisquer substncias qumicas de recipientes. Utilize bomba mecnica, pneumtica e/ou outro sistema para retirada da substncia qumica.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 7 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

DANO/IMPACTO

MEDIDAS PREVENCIONISTAS

LESES MUSCULRES E SSEAS DA COLUNA

Esforo excessivo

Quando no for possvel o emprego do processo mecanizado, admite-se o processo manual para transporte de cargas; No dever ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetvel de comprometer sua sade ou sua segurana; O lder da frente de servio responsvel por escalar pessoas com capacidade fsica e psicolgica adequada e para execuo da tarefa; Ao erguer cargas manualmente, o integrante deve usar a musculatura da perna e manter coluna ereta de acordo com a orientao da Medicina do Trabalho.

Todo integrante deve realizar o exame mdico admissional e peridico, conforme PCMSO.

EXPOSIO EM LOCAIS ONDE H RUDO

PERDA AUDIO

Rotatividade das equipes diminuindo assim o tempo de exposio dos integrantes. Treinar e orientar todo integrante, atravs de palestra e TDS, informando sobre o risco.
Obrigatrio o uso do Equipamento de Proteo Individual EPI, protetor auricular tipo concha de atenuao de 25 dB(A) conjugada com plug de 15 dB(A).

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 8 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

ACIDENTE COM MQUINAS E FERRAMENTAS MANUAIS E/OU ELTRICAS CORTES, AMPUTAO E PERFURAO LESES E OBTO

OBRIGATRIO utilizar EPIs nas atividades com projeo de partculas: culos de proteo ou protetor facial. Durante a movimentao de ferramentas e materiais deve-se verificar a rea entorno ao transporte, se necessrio proceder ao isolamento do entorno, ou o aviso aos integrantes prximos. No limpar, reparar, lubrificar ou ajustar uma ferramenta ou mquina eltrica com o motor em movimento. Certificar-se de que a mesma esteja DESENERGIZADA. Evitar que os fios entrem em contato com leo, graxa, gua, superfcies quentes ou substncias qumicas. No pendurar ferramentas eltricas pelo cabo de alimentao e nem pass-las, assim, aos outros; Todo funcionrio deve estar devidamente treinado, ou seja, capacitado para o uso destas ferramentas e mquinas. Em caso de dvidas, este deve solicitar auxlio ou consultar os manuais; Utilize ferramentas apropriadas a cada servio, sendo proibido o uso de defeituosas, danificadas ou improvisadas, devendo ser substitudas assim que constatar os problemas; No expor a mo e parte do corpo ao alcance de ferramentas quando as mesmas estiverem sobre tenso (uso) e houver perigo de se desprender; Obrigatrio o uso do Equipamento de Proteo Individual EPI, luvas de proteo contra corte, no manuseio de cabos de ao e outros objetos cortantes ou perfurantes; Quando realizar o posicionamento de calos de madeira no solo para acomodar a carga, evitar o aprisionamento de membros realizando o planejamento antecipado da atividade. Inspecionar ferramentas rotativas antes de sua utilizao, observando a integridade das partes mveis, trincas e fissuras. As transmisses de fora mecnica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, no podendo ser removidos, em hiptese alguma, durante a execuo dos trabalhos. PROIBIDO ANULAO/NEUTRALIZAO DOS DISPOSITIVOS DE PROTEO DAS PARTES MVEIS DE FERRAMENTA /EOUEQUIPAMENTOS ROTATIVOS, ABRASIVOS.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 9 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

EXPOSIO A POEIRA IRRITAO DAS VIAS RESPIRATRIAS

Em reas onde houver gerao de poeira obrigatrio o uso de culos de proteo, proteo respiratria e luvas durante atividade proibido o uso de ar comprimido para remoo do produto e/ou limpeza dos equipamentos

Ferimento, Fratura, bito, Danos materiais

Coliso e atropelamento

Somente operador/motorista habilitado, deve operar ou dirigir veculos nas frentes de servio; Proibido a permanncia de pessoas e veculos atrs de caminhes e equipamentos em operao nas frentes de servio; Durante as manobras, deve-se observar a presena de pessoas ou veculos, ao redor do veculo ou equipamento; Todo operador e motorista deve antes de iniciar a partida do veculo, observar a presena de pessoas ou obstculos ao seu redor; Manter os faris acesos durante todo o perodo de trabalho; Durante as manobras em marcha r obrigatrio o acionamento automtico de alarme sonoro; Treinar e orientar os integrantes sobre os perigos e riscos da atividade; Prestar a devida ateno na sinalizao de transito e nunca ultrapassar o limite de velocidade permitida da via; Respeitar a preferncia da via; Dar prioridade e estar atento ao transito de pedestre.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 10 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

PERDAS MATERIAIS, LESES, CONTUSES, QUEIMADURA OBITO

EXPOSIO A CIRCUITOS ELETRICOS, PARTES ENERGIZADAS

APENAS ELETRICISTAS devem realizar manuteno e/ou reparos eltricos nas ferramentas, bem como realizar as ligaes destes circuitos. Verificar previamente o local de posicionamento do equipamento e garantir o distanciamento mnino seguro das redes energizadas, caso exista. Somente eletricista capacitado e autorizado deve realizar servios de desenergizao em painis ou rede energizada. Normalmente estas ferramentas possuem dupla isolao. Porm alguns cuidados na ligao eltrica devero ser tomados: A ligao eltrica deve ser feita por intermdio de conjunto tomada / plug macho. Assegure-se que a voltagem da rede a mesma do equipamento. O cabo de ligao dever ser inteirio, sem emendas, de modo a no haver correntes de fuga.

O circuito de alimentao dever ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo DR.
O lder da frente de servio responsvel por escalar pessoas com capacidade fsica e psicolgica adequada e para execuo da tarefa;

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 11 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

INCNDIO E EXPLOSO QUEIMADURAS; FRATURAS; LESES MLTIPLAS; MORTE

proibido armazenar e/ou estocar produtos inflamveis na frente de servio, estes devem ser mantidos em local apropriado, isolado e sinalizado. Conserve a rea de manuteno limpa e organizada, isenta de trapos e lquidos inflamveis; Manter uma unidade extintora de incndio. Todos os integrante envolvidos na atividade devem ser instrudos quanto aos cuidados e no manejo de extintores de incndio. Inspecionar periodicamente os equipamentos de oxi-acetileno e seus acessrios (cilindros, manmetros, vlvulas corta chama, mangueiras, manmetros e caneta), devendo substituir qualquer acessrio defeituoso. Durante o reabastecimento desligue o motor, e aguarde seu resfriamento antes de iniciar qualquer servio de manuteno no sistema de combustvel e hidrulico. Manter os cilindros de acetileno e oxignio armazenados em separado, local ventilado, com capacete de proteo e em p. Durante o uso mant-los amarrados e em p. Realizar inspeo peridica nos compressores pneumticos, devendo ser substitudo peas defeituosas e danificadas. Proibido o emprego de dispositivos que neutraliza o sistema de controle e segurana. Proibido verificar a carga da bateria colocando objetos metlicos entre os terminais, proibido usar chama para verificar o nvel do lquido de uma bateria.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 12 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

Montagem de cobertura
QUEDA DE PESSOAS QUEDA DE MATERIAL IMPACTO SOFRIDO PROJEO DE PEAS, FERRAMENTAS LESES MLTIPLAS E/OU BITO Para trabalhos em telhados, devem ser usados dispositivos que permitam a movimentao segura dos trabalhadores, sendo obrigatria a instalao de linha de vida, para fixao do cinto de segurana tipo pra-quedista. As linhas de vida devem ter suas extremidades fixadas estrutura definitiva da edificao por meio de suporte de ao inoxidvel ou outro material de resistncia e durabilidade equivalentes. Nos locais onde se desenvolvem trabalhos em telhados, devem existir sinalizao e isolamento de forma a evitar que os trabalhadores no piso inferior sejam atingidos por eventual queda de materiais e equipamentos. proibido o trabalho em telhados sobre fornos ou qualquer outro equipamento do qual haja emanao de gases provenientes de processos industriais, devendo o equipamento ser previamente desligado, para a realizao desses servios. proibido o trabalho em telhado com chuva ou vento, bem como concentrar cargas num mesmo ponto. O andaime de servio deve ser dimensionado de acordo com a carga mxima de solicitao, por profissional habilitado e qualificado. A escada provisria de uso coletivo deve ter largura mnima de 0,80 m, e ter no mximo a cada 2,90 m de altura um patamar intermedirio. A plataforma de trabalho deve ter guarda corpo com 1,20 m de altura, guarda corpo intermedirio com 0,70 m de altura e roda p de 0,20 m de altura. Nos pisos de madeira devem-se colocar travessas para se evitar sua flexo exagerada. A plataforma de trabalho com assoalho e guarda corpo em madeira resistente, sem n e rachadura. O piso do andaime deve estar livre de entulho e detritos. O piso deve cobrir os elementos de forma segura, para impedir que sejam lanados ou projetados sobre os colaboradores elementos metlicos ou ferramentas. Ao Utilizar pranchas de madeiras certificar-se que a mesma esteja corretamente fixada.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 13 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

ACIDENTES COM EQUIPAMENTOS DE GUINDAR MOVIMENTAO E IAMENTO DE CARGA LESES MLTIPLAS BITO

Somente pessoas autorizadas e qualificadas podem operar guindastes, devem portar crach de identificao. Antes de iniciar as operaes de iamento ou movimentao de carga, o operador deve: Inspecionar diariamente as condies do guindaste, cabos de ao, cintas, acessrios de iamento, tabela de carga, OBRIGATORIO o registro em CHECK LIST especfico. Toda operao de movimentao de carga deve ser sinalizada por sinaleiro e /ou rigger autorizado e capacitado para manobras de iamento e movimentao. Garantir a comunicao via rdio entre sinaleiro e operador. Os ganchos devem possuir trava de segurana e no podero ser sobrecarregados. Em nenhuma condio devem ser ultrapassados os limites de carga especificados na tabela do equipamento. Proibido realizar atividades em rea energizadas ou prximas de rede eltrica sem adotar medidas de proteo. PROIBIDA qualquer atividade com guindastes em condies adversas: ventos excessivos, neblinas, descargas atmosfricas (raios). PROIBIDO o arrastamento de cargas sobre o solo ou em outra condio. proibida a operao do guindaste quando este no estiver corretamente firmado e nivelado sobre as patolas. Patolar o equipamento de guindar em terreno nivelado e estvel. A movimentao de carga deve ser acompanhada pelo sinaleiro, O responsvel pela execuo do servio deve suspender as atividades quando verificar situao ou condio de risco no previsto, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel. As reas onde sero executados os servios de movimentao de carga devem ser isoladas e sinalizadas, no permitir que pessoas adentrem a rea isolada ou passem sob cargas suspensas. DEVE-SE ELABORAR PLANO DE RIGGING ESPECIFICO: ATIVIDADES SOB REDE DE ALTA TENSO, PATOLAGEM SOBRE GALERIAS DE AGUAS PLUVAIS, ENVELOPAMENTOS DE TUBULAES, ATIVIDADES QUE EXIJAM DOIS OU MAIS GUINDASTES TRABALHANDO EM CONJUNTO, TUBALAES ENTERRADAS, POSIES QUE POSSAM OFERECER RISCO A OPERAO, LEVANTAMENTO DE GRANDES CARGAS/ CARGAS COM EIXO DE ESTABILIDADE NO ROTINEIRO

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 14 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

ACIDENTE COM FERRAMENTAS MANUAIS

FERIMENTO, CORTES, ESCORIAES, FRATURA AMPUTAO DE MEMBROS

Usar culos de proteo e luvas quando cortar pontas de arames e pregos. Ao proceder descarga manual de materiais (tabuas, pranchas, painis, etc), posicione-se de maneira que suas mos e ps no fiquem expostas ao aprisionamento entre materiais. Ao bater pregos no expor as mos no raio de impulso do martelo. Instalar corda guia em todas as cargas, para auxiliar no seu controle. No deixar as ferramentas em escadas, passagens e locais elevados. No utilizar adornos. Estes podem ser puxados pelas partes mveis das ferramentas rotativas e mquinas. Toda ferramenta deve ser apropriada para o servio e corretamente utilizada. No devem ser feitas improvisaes ou uso inadequado de qualquer ferramenta. ; PROIBIDO usar ferramentas improvisadas ou defeituosas, gastas ou deformadas. Ao constatar qualquer irregularidade com a ferramenta, esta deve ser separada do uso e imediatamente reparada ou trocada. Para ferramentas requisitadas junto a ferramentaria, as irregularidades devem ser comunicadas ao funcionrio responsvel pelo recebimento destas. Na utilizao de ferramentas manuais em atividades em altura, as mesmas devero estar amarradas.

TODOS TODOS

responsabilidade de o encarregado utilizar todos os EPIs exigidos nas atividades e fazer cumprir o seu uso pelos integrantes de sua equipe; responsabilidade de o encarregado treinar e orientar todos os integrantes de sua equipe, sobre as medidas prevencionistas desta APT.

ANLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA - APT


GERNCIA: SETOR/LOCAL: PROCESSO ATIVIDADE:

REVISO: 00

APT N

FOLHA: 15 de 15
DATA EMISSO:

OBRAS CIVIS
CONSTRUO CIVIL (ALVENARIA) E COBERTURA

( (

) NOME DA EMPRESA ) SUBCONTRATADA:

ELABORAO (VISTO REGISTRO DATA)


INTEGRANTE:

APROVAO (VISTO REGISTRO DATA)


RESPONSVEL SETOR:

APLICAO TREINAMENTO
LDER/ENC:

1 VALIDAO (VISTO/REGISTRO/DATA)
LDER/ENC:

2 VALIDAO (VISTO/REGISTRO/DATA)
LDER/ENC:

3 VALIDAO (VISTO/REGISTRO/DATA)
LDER/ENC:

LDER/ENC:

SSTMA:

SSTMA:

SSTMA:

SSTMA:

SSTMA:

SSTMA:

DATA:

DATA:

DATA:

DATA:

DATA:

DATA:

You might also like