You are on page 1of 1

carla.ladeira@gmail.com educacaoinclusivamz.blogspot.

com

Famlia moambicana - Compreender as reaces ao nascimento de uma criana com deficincia


LADEIRA, Carla

Abstract
This study wants to understand how the Mozambican family restructures in the presence of a disability in a newborn baby. A critical essay based on literature review and survey data on the socio cultural Mozambique. The disability element requires a restructuring of the family, either internally or externally to it. According to the study Understanding the family of the child with disabilities concerning the Brazilian families, "there are several difficulties faced by the family, among them the loss of the object of desire, the reduction in salary and social contacts, and emotional imbalance, and these factors internal and external contributing to an increased family stress. "(S; Rabinovich, 2006) How Mozambican families deal with this adversity? Are them able to develop resilience, adaptation strategies and building solutions?

Contexto
Em Moambique, a famlia considerada, segundo a ideologia do estado moderno, como a clula base da sociedade, onde os indivduos encontram um espao de afectos e de compreenso, tambm o lugar das hierarquias, onde se estruturam as relaes de desigualdade entre mulheres e homens e se apreendem os modelos hegemnicos do feminino e do masculino(a). A apreciao da Lei da Famlia em Moambique implicou a reviso de uma legislao que remontava poca colonial, numa sociedade tradicional onde a famlia era patriarcal, onde ao homem era entregue a responsabilidade pelo sustento da famlia, em todos os domnios econmicos, sociais, religiosos e polticos, sendo que a mulher lhe permanecia submissa e s regras impostas pela sociedade da poca. O marido era assim o chefe de famlia, pressupondo uma incapacidade das mulheres, negligenciando os seus interesses, os quais dependeriam das vontades do marido, ou seja, um reforo de um modelo patriarcal que ainda hoje reconhecido como uma influncia do colonialismo e mais acrrimo no sul de Moambique, nomeadamente na provncia de Gaza.

Fig.1 Famlia durante sesso de apoio psicossocial

Concepes sobre a Deficincia


Esta situao de discriminao da mulher no casamento e na famlia pode condicionar a reaco de uma famlia ao nascimento de um filho com deficincia, havendo relatos de atribuio de culpa exclusivamente mulher. No caso do albinismo, que est co relacionado com os casamentos de consanguinidade, h vrios mitos e crenas em seu redor que condicionam a prpria sobrevivncia. No estudo da Handicap International a maioria das pessoas considerou a deficincia como uma doena que na maioria dos casos se apanha nascena e ainda de maneira inconsciente, a Deficincia frequentemente vista como potencialmente contagiosa e transmissvel de um indivduo a outro, da me para o filhoetc. num reflexo higienista, parece ento mais prudente isolar as pessoas atacadas por uma deficincia a fim de preservar os indivduos sos da comunidade (2010, p.28). O mesmo estudo refere que na altura do nascimento de uma criana com deficincia numa famlia, acontece frequentemente que a mulher seja pura e simplesmente abandonada pelo marido (2010,p.29), aumentando a sua vulnerabilidade na famlia e na comunidade.

Cultura e Famlia
O casamento tradicional baseia-se na necessidade de compensar a famlia da mulher, pela perda de um dos seus elementos, ou seja, uma troca, em alguns casos envolvendo dinheiro. Facilmente desenvolve uma percepo de desigualdade de direitos e poderes entre os cnjuges. Em parte, esta realidade explica porque que h uma tendncia para culpabilizar a mulher, pelo nascimento de uma criana com deficincia. Na cultura moambicana o estigma da deficincia est bem enraizado e as crenas e factores culturais desempenham um papel determinante na forma como as famlias vo lidar com a deficincia. Neste enquadramento entende-se a necessidade de agir num modelo de aco sistmico, compreendendo que as famlias moambicanas tero dificuldade, sem ajuda, para se reajustarem e desenvolverem respostas saudveis e protectoras a todas as suas crianas.

Resumo
Este trabalho procurou compreender como que a famlia moambicana se reestrutura na presena de uma deficincia num filho recm nascido. Pretende ser um ensaio crtico com base na reviso de literatura e levantamento de dados sobre o contexto scio cultural moambicano. O elemento deficincia exige uma reestruturao do sistema famlia, quer seja ao nvel interno, quer seja ao nvel externo. Segundo o estudo Compreendendo a famlia da criana com deficincia fsica, respeitante a famlias brasileiras, vrias so as dificuldades enfrentadas pela famlia, dentre elas a perda do objeto do desejo, a reduo da renda e dos contatos sociais e o desequilbrio emocional, sendo esses fatores internos e externos que colaboram para aumentar o estresse familiar. (S; Rabinovich, 2006) Como lidam as famlias moambicanas com esta adversidade? Conseguiro elas desenvolver resilincia, estratgias de adaptao e construo de solues?

Relatos de Vivncias
I. Nh., um jovem moambicano de 24 anos com albinismo refere que, os albinos, "eles no so enterrados, porque desaparecem, querendo referir-se violncia e ao trfico de rgos de que so vtimas, nomeadamente para a vizinha Zmbia.

Referencias
(a).ARTHUR, M.J; SILVA, T. C.; SITOE, Y.; MUSSA, E.. Lei da Famlia (1): antecedentes e contextos da sua aprovao. Publicado em Outras Vozes, n 35-36, Agosto-Novembro de 2011.Consultado em: http://www.wlsa.org.mz/?__target__=tex_lf antecedentes. Em 26.02.13 Handicap International. As pessoas com deficincia em Maputo e Matola. Abril de 2010 OSRIO. C.. Sociedade matrilinear em Nampula: estamos a falar do passado? . Publicado em Outras Vozes. N 16. Agosto.2006. pdfTestemunho de Ivo Nhadele, 24 anos, Agncia Noticiosa Lusa. 27 de Fevereiro de 2012 S. S. M.S; RABINOVICH. E.P. Compreendendo a famlia da criana com deficincia fsica. Rer. Bras. Crescimento e Desenvolvimento Humano.V.16.n1. So Paulo. 2006

Agradecimentos
A todas as famlias e profissionais envolvidos no Projecto de Educao Inclusiva A Escola um lugar especial!

Pequenas grandes Mudanas


Na Fig. 2 vemos uma famlia a construir uma cadeira para o posicionamento de uma criana com uma patologia neuromotora. Esta famlia beneficiou do apoio de educadores de reabilitao infantil e psicloga num modelo de apoio psicossocial. Uma rede de activistas presta ainda um apoio de proximidade nas comunidades. Na fig. 1 as crianas beneficiam de apoio psicossocial e de sesses de reabilitao na comunidade. Um atendimento de proximidade com foco na famlia e envolvimento dos actores locais tem demonstrado ser efectivo para a sensibilizao dos adultos e apoio ao desenvolvimento das crianas.

Douleurs Sans Frontires Ministrio da Educao de Moambique/CREISul Comisso Europeia


Fig.2 . Construo de uma cadeira de posicionamento para uma criana com deficincia, recorrendo a material local

You might also like