You are on page 1of 7

A PRIMEIRA E A SEGUNDA RESSURREIO

A primeira ressurreio. Comeou com os santos que ressuscitaram depois da ressurreio de Cristo. Divide-se em trs fases distinta sendo a primeira a ressurreio de Cristo e de muitos santos do AT identificados como as primcias dos mortos. Jesus e os santos ressurretos depois dele, simbolizam o primeiro molho de trigo colhido em Israel nos tempos do AT (Lv 23.10-12; 1Co 15.23). Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreio de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos (Mt 27:52-53).

E Continua a outra fase ainda na primeira ressurreio por ocasio do arrebatamento da igreja estes mortos so os que morreram em Cristo, desde a poca da fundao da Igreja por Cristo, at perto do arrebatamento da igreja. Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Tss 4:1617).

A terceira fase da primeira ressurreio so os mortos durante o perodo da Grande Tribulao, estes so chamados de mrtires da Grande Tribulao. So considerados os restolhos da colheita, ou em outras palavras as espigas da colheita (Ap 6.9-11; 7.9-17; 14.1-5; 20.4,5). Estes morrero durante a grande tribulao sem aceitar adorar a besta, mas ressuscitaro para entrarem no milnio. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que no adoraram a besta, nem a sua imagem, e no receberam o sinal em suas testas nem em suas mos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos no reviveram, at que os mil anos se acabaram. Esta a primeira ressurreio (Ap 20:4-5).

A segunda ressurreio. Tem um espao enorme entre a primeira, apesar de Daniel colocar como se fossem simultneas. E muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2). Mas a segunda ressurreio ocorrer depois do milnio. Mas os outros mortos no reviveram, at que os mil anos se acabaram. Esta a primeira ressurreio (Ap 20:5).

Estes outros mortos so os mpios que ressuscitaro para vergonha e desprezo eterno, ressurgiro para o julgamento no trono branco. A prpria Bblia enfatiza que a primeira ressurreio para o bem aventurado, os santos que reinaro com Cristo no milnio. Bem1

aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreio; sobre estes no tem poder a segunda morte; mas sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com ele mil anos (Ap 20:6).

Apesar dos textos citados acima com clareza de distino na ressurreio entre mpios e justos, muitos telogos tm um interpretao diferente. Muitos telogos arminianos e reformados creem numa ressurreio simultnea. Vale ressaltar que tais telogos no interpretam literalmente o texto, nem so pr-milenistas, havendo assim divergncia de interpretaes.

Mas existem outros textos da Bblia, que denota a diferena de ressurreio entre mpios e justos. Lucas 20: 35-36, Marcos 12:25, Apocalipse 20: 5-6, Atos 4: 1-2 e Filipenses 3:11. Nestes textos a palavra ressurreio vem seguida de dentre os mortos, mostrando a separao entre a ressurreio dos justos que e chamada de primeira ressurreio, e a dos mpios chamada de segunda ressurreio.

SABE O QUE PRIMEIRA RESSURREIO E SEGUNDA RESSURREIO?

SABE O QUE PRIMEIRA RESSURREIO


E SEGUNDA RESSURREIO?
Sabe o que acontecer com aqueles que no fizerem parte da primeira ressurreio? Sabe quando comea a primeira ressurreio? Em quantas etapas est dividida a primeira ressurreio, e quem far parte dela? Sabe o que ou o que so as primcias dos que dormem? Fiz estas perguntas na primeira parte do nosso tema: A ressurreio de Jesus Cristo o comeo da nossa redeno!
2

Hoje tentarei satisfazer a curiosidade ou aumentar o conhecimento dos que seguem o meu blog! Como j disse no texto anterior, a ressurreio o tema central e principal da f crist. Entre os Judeus, principalmente entre os dois grupos principais na poca de Jesus existia uma controvrsia e uma discusso sem fim entre os fariseus e os saduceus, por causa da ressurreio, porem eles no tinha uma doutrina consistente como ns temos hoje. O Novo Testamento, principalmente pela Palavra revelada Paulo estabelece a doutrina conforme o que ele escutou ou entendeu do que Cristo ensinou a seus apstolos. E tudo parte destas palavras que Jesus disse a Marta Eu sou a ressurreio e a vida. Quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver. Durante os trs anos e meio do ministrio de Jesus, Ele sempre estava falando e ensinando sobre a ressurreio. Como promessa e animo para aqueles que iam ficar depois que Ele morresse. Os grandes homens e mulheres do passado que tiveram uma relao com Deus morreram na esperana de que um dia o Cristo de Deus se levantaria como redentor sobre a face da terra, como vemos nas palavras de J (19:25). muito importante termos um conhecimento mnimo de como foi a ressurreio de Jesus. Sabermos conforme a parbola de Lazaro e o rico, que o lugar dos mortos era dividido em trs partes distintas, um abismo, o seio de Abrao, e as chamas (inferno). Quando lemos o texto de Mateus que fala da morte e ressurreio de Jesus vemos justamente o que aconteceu. Vejam o que diz Mateus 27:50-53. Jesus Ressuscita, mas traz com ele aqueles que esperavam a redeno. J li este texto dezenas de vezes e cada vez que leio me conveno mais que ai esta a primicia dos que dormem juntamente com as primcias de todos os homens que morreram esperando ver um dia o redentor de sua alma (1 Corintios 15:20; Colossenses 1:18, 1 Pedro 1:3; Apocalipse 1:5). Agora vejam o que diz o texto de Hebreus 11:39-40; Apocalipse 6:9-11. Estes esto com Cristo esperando completar o nmero dos que herdaro a salvao. Eles esto esperando para serem aperfeioados juntamente conosco no grande Dia das Bodas do Cordeiro. Ai est primeira fase da primeira ressurreio, agora resta um poucochinho de tempo para que se conclua a segunda fase da primeira ressurreio, ou seja, o arrebatamento da Igreja. A qualquer momento o Senhor Jesus vir para levar a sua noiva. A mesa est pronta, os convidados j esto esperando a chegada da noiva do Cordeiro. Segundo o que creio quando a Igreja do Senhor Jesus for arrebatada, comear a tribulao. Creio nisso porque quando a Igreja for levada ou levanta da terra tambm o Esprito de Graa acompanhar a Igreja, restando para os moradores da terra o Esprito de Justia. Quando a Igreja for arrebatada, Deus enviar a Jerusalm as duas testemunhas. As duas Oliveiras e os dois candeeiros que esto diante do
3

Senhor da terra. E creio tambm que sero Enoque e Elias, pois creio que Enoque a testemunha de todos os seres que viveram desde o paraso at o dilvio. E Elias a testemunha de todos do dilvio at a Jesus Cristo. Porque viro os dois? Creio que Deus quer mostrar a todos os homens a verdade a respeito da criao dos seres humanos conforme o relatado na Bblia Sagrada e tambm, depois que derem o testemunho fiel, vo morrer, porque carne e sangue no podem herdar a vida eterna. Depois que morrerem, ficaro expostos e sem ser sepultados durante trs dias, depois de trs dias sero transformados como ns os que ficarmos vivos para o arrebatamento e subiro a encontrar com o Senhor Jesus, as primcias e a Igreja concluindo assim a terceira fase da primeira ressurreio. Neste momento comea na terra a segunda fase da tribulao, dando inicio o perodo conhecido como Grande tribulao. Ate ai vemos que a primeira ressurreio j foi executada em trs fases distintas. Jesus e as primcias, a Igreja e os dois candeeiros. Para a concluso da primeira ressurreio falta o final da grande tribulao e a vinda de Jesus com todos os seus santos. No final da grande tribulao, Jesus vem visvel para toda a terra e dos os olhos o ver. Vence a todos os inimigos, lana vivos no inferno o falso profeta e o anticristo Apocalipse 19:20. Amarra a satans e todos os demnios por mil anos Ap 20:2-3. Ai acontece a ultima fase da primeira ressurreio, a ressurreio do mrtires da grande tribulao Ap 20:4-6. Agora quero que voc entenda uma coisa: Cristo e as primcias, a Igreja, os dois candeeiros, e os mrtires da grande tribulao. Todos fazem parte da primeira ressurreio, mas somente aqueles que fazem parte do arrebatamento sero Igreja ou a noiva do Cordeiro, os demais sero os convidados as bodas do Cordeiro com sua amada noiva, comprada e redimida pelo seu sangue precioso que foi derramado para nossa redeno. As primcias sero primcias, os dois candeeiros sero as duas testemunhas, e os que nos negarem o Nome de Jesus na grande tribulao ser os mrtires da grande tribulao. Somente ns (os que formos arrebatados) seremos sua amada Igreja. Sua noiva amada, pela qual ele deu a sua vida, e a adorna todos os dias com seus dons. E voc far parte de qual dessas fase da ressurreio? Ou pensa em ser parte da segunda ressurreio. Voc no necessita crer nisso que estou escrevendo. No necessita concordar comigo. Porm te peo no nome de Jesus, leia com ateno todos os textos que citei aqui e medite, no deixe que o orgulho ou a vaidade teolgica cegue teus olhos.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreio. Sobre este no tem poder a segunda marte, mas sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com Ele durante os mil anos (Apocalipse 20:6). Gildo, esperando no redil para no perder o arrebatamento. Eu uso a Bblia Sagrada Edio Contempornea da editora Vida 3 impresso, 1996.

Quem participa da primeira ressurreio?


Para entender melhor, vou colocar em parnteses a parte que no se refere ao que est sendo falado: Ap 20:4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que no adoraram a besta, nem a sua imagem, e no receberam o sinal em suas testas nem em suas mos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Ap 20:5 (Mas os outros mortos no reviveram, at que os mil anos se acabaram). Esta a primeira ressurreio. Ap 20:6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreio; sobre estes no tem poder a segunda morte; mas sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com ele mil anos.

Neste trecho a "primeira ressurreio" inclui estes que foram degolados pelo testemunho de Jesus e no adoraram a besta, que vivem e reinam com Cristo mil anos. Tudo indica que sejam mrtires mortos durante a grande tribulao. Obviamente os outros mortos (o trecho entre parnteses), que so os que morreram na incredulidade, s iro ressuscitar depois dos mil anos do reino de Cristo na terra, quando vier o juzo final. Lembre-se de que o juzo final, ou Grande Trono Branco, no um julgamento para ver que ser salvo e quem ser condenado. Trata-se apenas da lavratura da sentena, pois que aparecer ali j est condenado de antemo. o momento da condenao dos perdidos. A princpio pode parecer que existe um problema com 1 Tessalonicenses 4, pois l nos fala da ressurreio e do arrebatamento dos vivos, que deve acontecer pelo menos 7 anos antes dessa dos mrtires da tribulao, j que o arrebatamento da Igreja antecede o perodo de 3 anos e meio conhecido como princpio das dores e os outros 3 anos e meio conhecidos como grande tribulao. Ocorre que a chamada "primeira ressurreio" no apenas um evento. Ela inclui: a) A ressurreio de Cristo (j ocorrida): 1 Co 15:23 "Mas cada um por sua ordem: Cristo as primcias, depois os que so de Cristo, na sua vinda".
5

b) A ressurreio dos que morreram em Cristo por ocasio do arrebatamento da Igreja (pode ocorrer a qualquer momento): 1 Ts 4:13 No quero, porm, irmos, que sejais ignorantes acerca dos que j dormem, para que no vos entristeais, como os demais, que no tm esperana. 1 Ts 4:14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim tambm aos que em Jesus dormem, Deus os tornar a trazer com ele. 1 Ts 4:15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que ns, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, no precederemos os que dormem. 1 Ts 4:16 Porque o mesmo Senhor descer do cu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. 1 Ts 4:17 Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. c) A ressurreio dos santos mortos durante a tribulao, da passagem citada no incio e tambm descrita em Daniel (ir ocorrer no final da grande tribulao e incio do reino milenial de Cristo): Dn 12:2 E muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. A "primeira ressurreio", portanto, inclui Cristo e todos os que verdadeiramente morreram na f, embora ressuscitem em diferentes momentos. A "primeira ressurreio" uma s, porm ocorre em mais de um estgio. Os que no fizerem parte da primeira ressurreio, que completa seus estgios antes de se iniciar o reino milenial de Cristo, ficar para a outra ressurreio depois do milnio, que a volta vida dos mortos que morreram em seus pecados para receberem sua sentena. Fica mais fcil entender se pensarmos simplesmente que a primeira ressurreio inclui Cristo e os salvos por Ele, e a segunda inclui os perdidos. Por isso Daniel fala das duas, porm ali no menciona que elas esto separadas por mil anos: Dn 12:2 E muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

Traduzi um comentrio de William MacDonald que pode ajudar: "A primeira parte do versculo 5 deve ser entendida como um parntese. Os "outros mortos" refere-se aos incrdulos de todas as eras que sero ressuscitados no final do Milnio para estarem diante do julgamento do Grande Trono Branco. A frase "esta a primeira ressurreio" refere-se ao versculo 4. A primeira ressurreio no um evento nico. Ela descreve a ressurreio dos justos em diferentes perodos. Inclui a ressurreio de Cristo (1 Co 15:23), a ressurreio dos que so de Cristo quando ele arrebatar a igreja (1 Ts 4:13-18), a ressurreio das duas
6

testemunhas cujos corpos ficaro nas ruas (Ap 11:11) e a ressurreio dos santos mortos na tribulao, os quais so descritos aqui nesta passagem (veja tambm Dn 12:2). Em outras palavras, a primeira ressurreio inclui a ressurreio de Cristo e de todos os verdadeiros crentes, apesar de ressuscitarem em pocas diferentes. A primeira ressurreio ocorre em vrios estgios. Os que participarem da primeira ressurreio no sero includos na segunda morte, quando todos os incrdulos sero lanados no lago de fogo (Ap 20:14)."

You might also like