You are on page 1of 5

Agrupamento de Escolas

Nome: . Informao: . Professor: ____________. Cincias da Natureza 5 Ano Ficha de avaliao 3 Perodo ____________ N _____________ Data: Enc. Educao: Turma: / /

L as perguntas com muita ateno, de forma a elaborares respostas claras. Depois de responderes, rev o teu trabalho. Assunto: - Diversidade de seres vivos e suas interaces com o meio

1. A reproduo permite que os animais originem novos seres semelhantes a si prprios. Na maioria dos animais, necessrio um macho e uma fmea para que haja reproduo. 1.1. Qual a importncia da reproduo para as espcies animais?

1.2. Nas questes seguintes, assinala com uma cruz (x) a opo mais correcta. 1.2.1. Na reproduo sexuada intervm dois animais: ( ) do mesmo sexo. ( ) com formas diferentes. 1.3 A Estrela-do- mar um invertebrado. 1.3.1. Que tipo de reproduo possui? Assinala com uma (x) as afirmaes verdadeiras. Justifica a tua resposta. ( ) Sexuada ( ) Assexuada Fig.1 ( ) sexo diferente. ( ) de espcies diferentes

2. Em algumas espcies, como os lees, muito fcil distinguir o macho da fmea, mas noutras, como os gansos, essa distino mais difcil.

Fig.2 2.1. Os lees apresentam dimorfismo sexual? Justifica. 2.2 D exemplo de outro animal, em que seja fcil a distino entre macho e fmea. 3. Agrupa os animais no quadro, segundo o seu tipo de reproduo. Mosquito - Cavalo R - Rato - Javali - Lagartixa - Macaco - Gaivota - Pescada - Caracol

OVPAROS

VIVPAROS

4. L com ateno o texto que diz respeito reproduo da foca-da-Gronelndia.

Texto 1 4.1. Quanto tempo dura o desenvolvimento da foca beb dentro do corpo da me? 4.2. Qual o regime alimentar da foca beb durante os primeiros dias de vida? 4.3. A foca ovpara ou vivpara? Justifica a tua resposta. 4.4. Porque que a foca beb no pode ir para o mar quando tem o plo branco?

4.5. Porque que algumas focas bebs so caadas? 5. L com ateno esta adivinha. ADIVINHA Nasce na gua pequenino Com o nome de girino O tempo passa depressa No tarda em se transformar Naquele animal que vive Na lagoa a coaxar. 5.1. Que animal ?. 5.2. No tarda em se transformar. Que nome tm essas transformaes?

5.3. A figura seguinte representa, desordenadamente, as diferentes fases do desenvolvimento desse animal. Usando as letras, indica qual deveria ser a ordem correcta.

In Novssimas Flores Para Crianas

Fig.3

6. As figuras seguintes mostram as etapas do desenvolvimento da traa-tigre. Observa e responde

Fig4 A Insecto adulto B Larva (lagarta) C Ninfa ou crislida D- Ovo

6.1. Ordena as etapas pelas letras que as designam.

6.2. A traa-tigre apresenta metamorfoses completas ou incompletas? Justifica.

7. Estabelece a ligao correcta. FACTOR DO MEIO 1- Temperatura 2 - Humidade 3- Luz DEFINIO a) Presena de gua no meio ambiente. b) Indicador do estado de aquecimento do meio ambiente c) Grau de iluminao do meio ambiente.

8. Completa as frases. A No Vero, quando a temperatura elevada e h pouca humidade no ar, o caracol esconde-se na sua casca. Dizse que est em . B O urso passa o Inverno a no interior de tocas para se defender das baixas temperaturas.

9. Os animais modificam o seu comportamento de diferentes modos, para se adaptarem s variaes do meio ambiente. Para cada situao, escreve nos espaos os termos adequados migrao, hibernao, estivao. A A marmota acorda na Primavera, aps um perodo de inactividade que pode durar 8 meses. B No Inverno, as cegonhas brancas deslocam-se para Sul, procurando alimento. C Em clima muito quente e seco, o caracol permanece imvel na sua concha. D Na estao fria, muitos morcegos permanecem inactivos no interior de grutas e fendas 10. Estabelece a ligao correcta

1- Mudanas de cor dos plos ou das penas de alguns animais. 2- Processo de defesa dos animais relativamente s baixas temperaturas. 3- Animais que so activos durante o dia. 4- Animais que efectuam grandes viagens quando chega a estao desfavorvel e os alimentos comeam a escassear.

BOM TRABALHO e BOA SORTE!!!


A professora, ____________________________

Agora que terminaste a tua ficha de avaliao diverte-te Encontra na sopa de letras 7 palavras relacionadas com a influncia dos factores do meio no comportamento dos animais.

Descobre as palavras.

You might also like