You are on page 1of 29

Entre os sculos XVII e XVIII surgem tcnicas de poder centradas no corpo individual.

o surgimento das tecnologias do poder disciplinar que faria a distribuio espacial dos corpos, a separao, o alinhamento, a colocao em srie e a vigilncia. A produo de um saber-poder estaria vinculada a vigilncia e controle de corpos que, sob o olhar atento e perscrutador do vigilante, seriam transformados em objetos a serem investigados atravs das tcnicas de exame.

O procedimento do exame seria um controle que combinaria as estratgia de vigilncia e as tcnicas de normalizao, e que iria permitir por meio da qualificao, da classificao e da punio de sujeitos submetidos ao poder disciplinar a constituio de duas coisas: Por um lado, a transformao desses indivduos em objetos organizados e disciplinados; Por outro lado, a organizao de um sistema descritivo de fenmenos relacionados ao grupo com a possibilidade de criao de estimativas sobre a distribuio desses aspectos em mbito populacional.

Graas a todo esse aparelho de escrita que o acompanha, o exame abre duas possibilidades que so correlatas: a constituio do indivduo como objeto descritvel, analisvel, no contudo para reduzi-lo a traos especficos, como fazem os naturalistas a

respeitos dos seres vivos; mas para mant-lo em seus traos


singulares, em sua evoluo particular, em suas aptides ou capacidades prprias, sob o controle de um saber permanente; e por outro lado a constituio de um sistema comparativo que permite a medida de fenmenos globais, a descrio de grupos, a

caracterizao de fatos coletivos a estimativa dos desvios dos


indivduos entre si, sua distribuio numa populao. (FOUCAULT, 1986).

Durante a segunda metade do sculo XVIII surge outra tecnologia de poder, que no excluiria a primeira, a tecnologia de poder disciplinar, mas a integraria.
Dessa forma, a administrao da massa coletiva de sujeitos no significaria a eliminao da disciplina, pelo contrrio, as tecnologias disciplinares seriam ainda mais importantes para o gerenciamento populacional:

A disciplina tambm no eliminada; [...] nunca a disciplina foi to importante, to valorizada quanto a partir do momento em que se procurou gerir a populao. E gerir a populao no queria dizer simplesmente gerir a massa coletiva dos fenmenos ou geri-los somente ao nvel de seus resultados globais. Gerir a populao significa geri-la em profundidade, minuciosamente, no detalhe. A ideia de um novo governo da populao torna ainda mais agudo a necessidade de desenvolver a disciplina. Devemos compreender as coisas no em termos de substituio de uma sociedade de soberania por uma sociedade disciplinar e desta por uma sociedade de governo. Trata-se de um tringulo: soberania-disciplina-gesto governamental, que tem na populao seu alvo principal e nos dispositivos de segurana seus mecanismos essenciais. (FOUCAULT, 1982).

nesse sentido que, segundo Foucault (2002), os controles exercidos pelas disciplinas ensejaram uma sociedade de controle biopoltico. Noo enunciada pelo filsofo pela primeira vez em uma conferncia sobre O nascimento da medicina social, em 1974, e que foi editada no Brasil na Microfsica do Poder no ano de 1977:

o controle da sociedade sobre os indivduos no se opera simplesmente pela conscincia ou pela ideologia, mas comea no corpo, com o corpo. Foi no biolgico, no somtico, no corporal que, antes de tudo, investiu a sociedade capitalista. O corpo uma realidade biopoltica. (FOUCAULT, 1982).

O manejo biopoltico, conforme Foucault (2002), teria seu surgimento no fim do sculo XVIII e incios do sculo XIX.
Mesma poca de instaurao da sociedade disciplinar, e seria como uma nova tecnologia de poder que, por sua vez, no descarta o poder disciplinar, mas o integra em uma poltica de gerenciamento e controle geral da populao por meio de recursos das disciplinas, por assim dizer, cientficas, que tomam o homem como objeto.

Na teoria clssica da soberania, o soberano tem direito de vida e de morte, o que significaria que o rei ou monarca poderia fazer morrer e deixar viver. Dessa forma, o sdito s teria direito de estar vivo ou morto por meio da deciso e vontade do soberano, como aponta Foucault (2002): vida e morte dos sditos s se tornam direitos pelos efeitos da vontade soberana. Entretanto, o efeito do poder soberano sobre a vida s se exerce a partir do momento que o soberano pode matar, ou seja, porque ele pode matar que ele exerce direito sobre a vida de seus sditos.

Com a introduo de uma nova tecnologia de poder direcionada aos corpos e a vida das populaes, o velho direito de deixar viver e de fazer morrer, decises prprias do soberano, ser substitudo pelo poder do Estado moderno de fazer viver e deixar morrer.
Soberania: fazer morrer ou deixar viver. Biopoltica: fazer viver e deixar morrer.

Tudo ocorre como se o poder de soberania descobrisse sua inoperncia para lidar com os fenmenos prprios da nascente sociedade industrial: a exploso demogrfica, os problemas de urbanizao, os novos conflitos derivados da industrializao. Para recuperar os processos que envolviam as massas, as populaes, o poder de soberania sofreria um primeiro impacto com as tecnologias disciplinares; Um segundo processo de impacto sofrido pelo poder soberano surgiria mais tarde, fortalecendo-se ao longo do sculo XIX sem excluir ou substituir a tecnologia disciplinar, mas integrando-a e utilizando-a parcialmente para dirigir-se a um novo objeto de interveno: os processos biolgicos e biossociolgicos prprios dos fenmenos populacionais e das massas humanas.

A nova tecnologia de poder se dirige a multiplicidade dos homens, mas no na medida em que eles se resumem a corpos, mas na medida em que forma uma massa global afetada por processos prprios da vida, nascimento, morte, produo, doena. O poder biopoltico, diferentemente do poder disciplinar que se dirigia ao homem-corpo, vai estender-se ao homem ser vivo, ao homem-espcie e, dessa forma, toda a populao humana.

1- As disciplinas se dirigiam multiplicidade dos homens enquanto indivduos sujeitos vigilncia e correo:

Uma anatomia poltica, que igualmente uma mecnica do poder, est nascendo; ela define como se pode ter domnio sobre o corpo dos outros, no simplesmente para que faam o que se quer, mas para que operem como se quer, com as tcnicas, segundo a rapidez e a eficcia que se determina. [...] A disciplina uma anatomia poltica do detalhe. (FOUCAULT, 1975).
2- A biopoltica da espcie humana tenta reger a multiplicidade dos homens enquanto massa global, enquanto populao, afetada por processos prprios da vida, como os nascimentos, as mortes, as taxas de reproduo e fecundidade, alm de vrios processos que envolvem sade e doena de grupos populacionais (FOUCAULT, 2002).

Concretamente, esse poder sobre a vida desenvolveu-se a partir do sculo XVII, em duas formas principais; Um dos polos, o primeiro a ser formado, ao que parece, centrou-se no corpo como mquina: no seu adestramento, na ampliao de suas aptides, na extorso de suas foras, no crescimento paralelo de sua utilidade e docilidade, na sua integrao em sistemas de controle eficazes e econmicos tudo isto assegurado por procedimentos de poder que caracterizam as disciplinas: antomo-poltica do corpo humano. O segundo, que se formou um pouco mais tarde, por volta da metade do sculo XVIII, centrou-se no corpo-espcie, no corpo transpassado pela mecnica do ser vivo e como suporte dos processos biolgicos: a proliferao, os nascimentos e a mortalidade, o nvel de sade, a durao da vida, a longevidade, com todas as condies que podem faz-los variar; tais processos so assumidos mediante toda uma srie de intervenes e controles reguladores: uma bio-poltica da populao. (FOUCAULT, 1977).

1. Um conjunto orgnico
institucional: Corpo organismo The false mirror Ren Magritte (1928)

disciplina instituio.

2. Um conjunto biolgico e estatal: Processos biolgicos-mecanismos regulamentadores- Estado Biorregulamentao pelo Estado

Construo de novos saberes sobre as populaes, os registros e estatsticas referidas proporo de nascimentos e mortes, s taxas de reproduo, de fecundidade, de longevidade. Um imenso conjunto de dados demogrficos comear a ser coletado, inicialmente em nvel local, para logo possibilitar comparaes e estatsticas globais que sero centralizadas por organismos estatais como os registros nacionais de estatstica e demografia.
Indicadores quantitativos que tanto apresentam um reflexo da realidade econmica de um pas, do poder de um Estado, ou do progresso dos povos, como tambm, constituem a base privilegiada pela qual sero construdas estratgias concretas de interveno sobre as populaes.

1.
2. 3.

4.

5.

controle de natalidade; o controle das morbidades e endemias; o controle da extenso e durao de patologias, pensadas como fatores que debilitam a fora de trabalho e implicam custos econmicos; as intervenes sobre a velhice, os acidentes, as doenas e anomalias que excluem os indivduos do mercado de trabalho; a gesto das relaes entre espcie humana e o meio externo, seja que se trate de problemas com o clima e a natureza ou com o meio urbano.

Nessas estratgias de interveno se articulam diversos domnios do saber e da ao poltica. 1. Por um lado, os conhecimentos elaborados pela higiene, a medicina social, a demografia e a estatstica; 2. Por outro, as estratgias de poder que adotam a forma de esquemas de regulao, gesto, assistncia, controle de riscos e mecanismos de segurana. Nas disciplinas existe a preocupao de maximizar as foras produtivas com a diminuio da capacidade poltica, Na biopoltica deve ser considerada outra duplicidade que se refere, por um lado, maximizao da fora e da vitalidade das populaes e, por outro, ao esquecimento daqueles indivduos que se mantm s margens, aqueles que os governos simplesmente ignoram ou deixam morrer: a populao pobre.

A vida de determinadas parcelas da populao vale somente no mbito de sua excluso, seja ela fsica, cultural, moral ou poltica (SANCHES, 2010). A metfora do homo sacer, explorada por Agamben (2002), cabe perfeitamente para compreendermos como sociedade e Estado ignoram todos os aspectos que circundam a morte de toda aquela populao representante das minorias e que vivem margem da sociedade. Homo sacer, ou homem sagrado, era uma obscura figura do direito romano para designar todos aqueles que poderiam ser mortos sem que isso fosse caracterizado como um ato de violao ou homicdio. A vida daquelas pessoas se resumia a seu carter inumano, por isso a possibilidade de ser extinta por qualquer motivo (AGAMBEN, 2002).

O homem sacro aquele que, julgado por um delito, pode ser morto sem que isso constitua um homicdio, ou uma execuo, ou uma condenao, ou um sacrilgio, nem sequer um sacrifcio. Subtrai-se assim esfera do direito humano, sem por isso passar esfera do direito divino. Essa dupla excluso , paradoxalmente, uma dupla captura: sua vida, excluda da comunidade por ser insacrificvel, nela includa por ser matvel. A vida nua est, desse modo, desde o incio numa relao de exceo com o poder soberano, numa interdependncia recproca que pode ser expressa do seguinte modo: Soberania a esfera na qual se pode matar sem cometer um homicdio e sem celebrar um sacrifcio, e sacra, isto , matvel e insacrificvel, a vida que foi capturada nesta esfera. (PELBART, 2003).

A noo de populao emergiria ao longo do sculo XVIII, quando o Estado moderno, constitudo no final da Idade Mdia com a crise e o declnio dos governos absolutistas, se apropriaria dos corpos e da vida dos homens para exercer um controle, regulaes e a gesto de um conjunto populacional:

A biopoltica lida com a populao, e a populao como problema poltico, como problema a um s tempo cientfico e poltico, como problema biolgico e como problema de poder, acho que aparece nesse momento. (FOUCAULT, 2002).

Dois elementos que compem a noo: o bios e a poltica. Primeiramente, bios, noo que constitui o corao da biopoltica e que no foi suficientemente explorada por Foucault, mas que podemos situ-lo numa perspectiva mais ampla e que envolvem os processos relacionados a noo de vida. Sobre a noo de vida, Foucault tem a seguinte contribuio para nos fazer:

Parece-me que um dos fenmenos fundamentais do sculo XIX tem sido o que poderamos denominar uma invaso da vida pelo poder: ou se vocs desejam, um exerccio de poder sobre o homem enquanto ser vivo, uma sorte de estatizao do biolgico, ou pelo menos uma certa tendncia ao que se poderia denominar uma estatizao do biolgico. (FOUCAULT, 2002).

No mbito da biopoltica, os mecanismos de poder relacionados a vida, no se referem propriamente vida cotidiana, trata-se da vida enquanto objeto de estudo da biologia, da medicina, enfim desses saberes denominados, justamente, cincias da vida. (CAPONI, 2012). Nessa perspectiva, os saberes mdicos e a constituio de uma norma so essenciais para compreender as estratgias biopolticas. Conforme alerta Sandra Caponi:

no somente porque permitem a articulao entre o conhecimento cientfico e as intervenes concretas, mas tambm porque em torno da norma que podem ser criadas estratgias de poder que correspondem aos corpos dos indivduos (as disciplinas) e aos processos biolgicos da espcie (a biopoltica).

Mas se a vida remete, por um lado, por via das normas ao campo dos discursos biolgicos, mdicos e higinicos, por outro lado, ela tambm se vincula de um modo peculiar ao campo do poltico, pois est relacionado s prticas sociais que exercem controle e gesto das populaes. Dessa forma, entramos no segundo elemento a ser explorado, a questo da poltica. Nessa compreenso da noo de biopoltica no estamos falando apenas de uma poltica da vida, mas de um modo de gerir e administrar as populaes. A noo de vida que perpassa as estratgias biopolticas no esta relacionada aquela de cidados com possibilidades de dilogo sobre sua existncia tica-jurdica-poltica, e que teriam autonomia para tomar decises sobre o modo de ser, de se organizar e de viver. Pelo contrrio, a vida em jogo nas armadilhas das estratgias biopolticas aquela de populaes reduzidas ao corpo-espcie, definidas pela mecnica do biolgico e do orgnico.

Como efeito drstico desse processo de reduo da vida e da poltica ao mbito do biolgico, do homem enquanto corpo espcie, as mais diversas questes que perpassam a existncia humana tambm sero consequentemente reduzidas e definidas como biolgicas.

Toda nossa condio sobre as decises referentes a vida privada podero tanto estar reduzidas aos discursos disciplinares e mdicos que, consequentemente, tambm influenciaro no gerenciamento de populaes pelo Estado e na constituio de polticas pblicas de sade, educao, assistncia social.

Por isso a vida no mbito das estratgias biopolticas poder ser gerida, administrada, reduzida ao domnio das necessidades biolgicas e aos processos de nascimento, reproduo e morte que envolve o controle da populao. A biopoltica justamente aquilo que se ope poltica entendida como governo de si, como espao de constituio tica e poltica da subjetividade, onde sujeitos podem e so capazes de traar narrativas sobre sua prpria histria. A biopoltica se refere a sujeitos annimos e intercambiveis, cujas histrias carecem de significao, pois do que se trata de populaes, de corpos substituveis que devem ser maximizados e aperfeioados e no de sujeitos morais de suas prprias aes (FOUCAULT, 2008).

PODER PODER PODER SOBERANO DISCIPLINAR BIOPOLTICO poder est poder est centrado Poder est centrado na terra e nos corpos e seus atos centrado nos em seus produtos processos da vida da populao
poder se exerce por poder se exerce Poder se exercer taxas e obrigaes continuamente pelo controle e distribudas no atravs da vigilncia gerenciamento da tempo contnua populao

poder se exerce pela figura do soberano

poder se apoia em um sistema minucioso de coeres

Poder se apoia em mecanismos regulamentadores que incidem sobre a populao

As estratgias biopolticas de controle social e gerenciamento populacional tanto iro produzir as polticas higienistas de controle da populao, em fins do sculo XVIII e incios do sculo XIX, como tambm podero influenciar na constituio de polticas pblicas brasileiras na atualidade.

Sobre a noo de biopoltica como controle sobre a vida, reduzida aos aspectos de ordem biolgica e orgnica, se exclui qualquer possibilidade de se pensar na vida em suas formas singulares que sero reduzidas a vida de homens sem direito a narrativas e histrias pessoais.

BOSI, A. Formaes ideolgicas na cultura brasileira. Estudos avanados, v. 9, n. 25, 1995. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: civilizao brasileira, 2005. CASTEL, R. A gesto dos riscos: da antipsiquiatria ps-psicanlise. Rio de Janeiro:Francisco, 1987. COIMBRA, C; NASCIMENTO, M.L. Movimentos sociais e sociedade de controle. In: TEDESCO, S.; NASCIMENTOS, M.L. tica e subjetividade: novos impasses no contemporneo. Sulina, 2012. CUNHA, M. C. P. O espelho do mundo: Juquery, a histria de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. FERNANDES, A. S. A. Polticas Pblicas: definio, evoluo e o caso brasileiro. Revista Introduo Poltica Brasileira, 2007. FOUCAULT, M. O poder psiquitrico. So Paulo: Martins Fontes, 2006. _____________. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2002. _____________. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982. GONALVES, M.G. Psicologia, subjetividade e polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 2010. PATTO, M. H. S. Cincia e Poltica na Primeira Repblica: Origens da Psicologia Escolar. In: JacVilela, A. M. et.al (Org.). CLIO-PSYCH: Histrias da Psicologia no Brasil. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. PRADO, K. Para uma arqueologia da psicologia. In: Guareschi, N et. al. Foucault e a psicologia. Porto Alegre: EDUPUC, 2009. REIS, J. R. F. Degenerando em barbrie: a hora e a vez do eugenismo radical. In: BOARINI, M. L. (Org.). Higiene e Raa como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil. Maring: Eduem, 2003. SADER, E. Quando novos personagens entraram em cena: experincias falas e lutas dos trabalhadores na Grande So Paulo. Rio de Janeiro> Paz e Terra, 1995. SILVA, M. M. V. A. Capitalismo e polticas sociais: o dilema da autonomia dos cidados e da defesa da universalidade dos direitos sociais. In: PASTORINI, A. Estado e cidadania: reflexes sobre as polticas pblicas no Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

You might also like