You are on page 1of 24

ORIGEM DO DIREITO AGRRIO NO BRASIL

A origem do direito agrrio brasileiro est na primeira legislao sobre terras, a legislao das sesmarias. Trata-se de legislao de Portugal aplicada no Brasil Colnia. A origem da legislao de Sesmarias data de 1.375, quando Portugal visava corrigir as distores no uso das terras, forando os proprietrios a trabalhar a terra, tendo em vista a falta de alimentos na poca.

Assim, as terras no aproveitadas seriam confiscadas.

O Tratado de Tordesilhas tambm outra referncia histrica importante para a formao territorial do Brasil. Este tratado, homologado pelo Papa, dividia entre Portugal e Espanha, o direito sobre as terras que fossem descobertas, garantindo a Portugal as terras direita de uma linha imaginria definida a 370 lguas das ilhas de Cabo Verde.

Mais recente, a Emenda Constitucional n 10, de 09 de novembro de 1964, modificou o texto constitucional (CF/46) em seu art. 50, para inserir a competncia da Unio para legislar sobre Direito Agrrio. Desta forma, institucionalizou o Direito Agrrio no Brasil, garantindo a sua autonomia legislativa. Em 30/11/64, foi promulgado o Estatuto da Terra (Lei 4.504 referncia do Direito Agrrio Brasileiro, ficando estruturado como ramo autnomo).

O novo Cdigo Civil, mesmo que de aplicao subsidiria no Direito Agrrio, traz uma orientao nova, sobretudo superando a viso individualista e inserindo em contedo, tambm, a funo social da propriedade, igualmente, a funo social do contrato. Alm disso, o novo CC, repetiu a redao referente usucapio constitucional (5 anos, em rea de terra de at 50 hectares)

CONCEITO DE DIREITO AGRRIO

Alguns conceitos so ilimitados e incompletos, no conseguindo alcanar a amplitude do contedo deste novo e importante ramo do Direito. Segundo Paulo Torminn Borges, Direito Agrrio o conjunto sistemtico de normas jurdicas que visam disciplinar as relaes do homem com a terra, tendo em vista o progresso social e econmico do rurcola e o enriquecimento da comunidade.

Faltou nesta definio a incluso dos princpios do direito agrrio.

Para o Autor, trata-se de conjunto de normas, quando na verdade, tambm os princpios devem englobar a definio. Alm disso, as relaes jurdicas se do entre pessoas.

Podemos desta forma, definir Direito Agrrio da seguinte forma:

o conjunto de princpios e de normas que visam disciplinar as relaes jurdicas, econmicas e sociais emergentes das atividades agrrias, as empresas agrrias, a estrutura agrria e a poltica agrria, objetivando alcanar a justia social agrria e o cumprimento da funo social da terra.

Como se pode observar, os conceitos, em termos gerais, acabam tendo seus limites fixados pelo prprio direito positivo agrrio.

Princpios de Direito Agrrio: Monoplio legislativo da Unio a Unio a nica competente para legislar em matria de direito agrrio;

Utilizao da terra se sobrepe titulao dominical a terra um bem que deve servir coletividade, em detrimento de um ou um nmero restrito de indivduos; Propriedade condicionada funo a propriedade rural deve ser plenamente utilizada, e no se tornar um objeto de especulao financeira; Dicotomia do direito agrrio: poltica de reforma agrria e poltica de desenvolvimento rural a terra deve estar disponvel a todos, e estes devem nela produzir; Interesse pblico sobre o individual o interesse pblico prevalece sobre as pretenses do indivduo. Proteo propriedade familiar e a pequena e mdia propriedade a lei deve buscar a manuteno da propriedade que sirva ao sustento de um ncleo familiar, e as pequenas e mdias propriedades sempre produtivas, claro devem ter o estmulo do poder pblico; Fortalecimento da empresa rural deve ser estimulada a unidade que se dedica a culturas agrcolas, criao de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obteno de renda. Conservao e preservao dos recursos naturais e do meio ambiente etc. a produo rural no deve desperdiar ou por em risco os recursos naturais disponveis;

Levando em conta os princpios acima referidos, tendo como elemento a funo social da terra com os seus desdobramentos, pacfico que o DIREITO Agrrio cresce em importncia. A prpria realidade jurdica agrria, os conflitos agrrios de natureza individual e coletiva alm das necessidades crescentes de produo e produtividade, no deixam dvidas quanto importncia deste ramo do Direito. Alm disso, deve ser realado que a terra bem de produo, com conotao especifica e diferente dos outros meios de produo.

Com isso, deve receber enfoque e tratamento especial, com o entendimento de que a terra deve servir aos interesses de quem lhe detm o domnio e, ao mesmo

tempo, responder aos interesses e necessidades sociais no que diz respeito produo, produtividade, com qualidade e, por outro lado, garantindo a preservao ambiental.

Trata-se, portanto, de uma questo no apenas econmica, mas com sentido social mais amplo, onde no podem prevalecer a viso privatstica e individualista dos direitos sobre os bens. Cabe, ento, acrescentar ao direito a ideia de dever ou de obrigao resultante do direito. por isso que alguns autores chegam a afirmar que ao direito de propriedade sobre a terra corresponde uma obrigao social no sentido de faz-la produzir dentro dos padres que a prpria legislao agrria exige. A terra rural jamais pode ser concebida como aplicao ou como reserva de valor. Tendo importncia geral para a realidade brasileira e para as futuras geraes, mais importante se torna na regio Centro-Oeste, cuja base econmica se assenta na produo agropecuria. Aqui, como em qualquer lugar, a terra um bem de produo que tem natureza especial.

Ao difundir esta viso, a doutrina insiste na divulgao da mentalidade agrria ou mentalidade agrarista, que reforma a importncia da terra com sua capacidade produtiva e, consequentemente, da atividade agrria, atravs da qual se produzem os bens essenciais sobrevivncia e satisfao das necessidades humanas. Ao mesmo tempo, a preocupao gira em torno da melhor distribuio de renda, a qual pode ser garantida pela melhor distribuio da terra, conjugada com polticas de apoio e assistncia produo e comercializao. Leva em conta, ainda, um terceiro aspecto importante que a preservao do meio ambiente, o que exige repensar o que se produz e como se produz, visando a qualidade de vida atual e a sobrevivncia e bem-estar das geraes atuais e futuras.

A questo ambiental, independente de uma perspectiva de mdio e longo prazos, de eliminao dos males que originam a maioria dos conflitos agrrios atuais, ter importncia cada vez maior. A preservao dos recursos naturais renovveis , sem dvida, um dos elementos importantes do objeto do Direito Agrrio, como

necessidade essencial para a sobrevivncia humana e animal, que o seu contedo bsico.

A questo agroambiental o grande desafio a ser enfrentado pela humanidade como forma de garantir sobrevivncia e qualidade de vida para as futuras geraes.

Lei de Crimes Ambientais - LEI N 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

Captulo V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE Seo II Dos Crimes contra a Flora

Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservao permanente, mesmo que em formao, ou utiliz-la com infringncia das normas de proteo: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Pargrafo nico. Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade.

Art. 39. Cortar rvores em floresta considerada de preservao permanente, sem permisso da autoridade competente: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Art. 40. Causar dano direto ou indireto s Unidades de Conservao e s reas de que trata o art. 27 do Decreto n 99.274, de 6 de junho de 1990, independentemente de sua localizao: Pena - recluso, de um a cinco anos.

1 Entende-se por Unidades de Conservao de Proteo Integral as Estaes Ecolgicas, as Reservas Biolgicas, os Parques Nacionais, os Monumentos Naturais e os Refgios de Vida Silvestre. 2 A ocorrncia de dano afetando espcies ameaadas de extino no interior das Unidades de Conservao de Proteo Integral ser considerada circunstncia agravante para a fixao da pena. 3 Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade.

Art. 40-A. (VETADO) 1 Entende-se por Unidades de Conservao de Uso Sustentvel as reas de Proteo Ambiental, as reas de Relevante Interesse Ecolgico, as Florestas Nacionais, as Reservas Extrativistas, as Reservas de Fauna, as Reservas de Desenvolvimento Sustentvel e as Reservas Particulares do Patrimnio Natural. 2 A ocorrncia de dano afetando espcies ameaadas de extino no interior das Unidades de Conservao de Uso Sustentvel ser considerada circunstncia agravante para a fixao da pena. 3 Se o crime for culposo, a pena ser reduzida metade.

Art. 41. Provocar incndio em mata ou floresta: Pena - recluso, de dois a quatro anos, e multa. Pargrafo nico. Se o crime culposo, a pena de deteno de seis meses a um ano, e multa.

Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar bales que possam provocar incndios nas florestas e demais formas de vegetao, em reas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena - deteno de um a trs anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Art. 43. (VETADO)

Art. 44. Extrair de florestas de domnio pblico ou consideradas de preservao permanente, sem prvia autorizao, pedra, areia, cal ou qualquer espcie de minerais: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa.

Art. 45. Cortar ou transformar em carvo madeira de lei, assim classificada por ato do Poder Pblico, para fins industriais, energticos ou para qualquer outra explorao, econmica ou no, em desacordo com as determinaes legais: Pena - recluso, de um a dois anos, e multa.

Art. 46. Receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvo e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibio de licena do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que dever acompanhar o produto at final beneficiamento: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa. Pargrafo nico. Incorre nas mesmas penas quem vende, expe venda, tem em depsito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvo e outros produtos de origem vegetal, sem licena vlida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.

Art. 47. (VETADO)

Art. 48. Impedir ou dificultar a regenerao natural de florestas e demais formas de vegetao: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa.

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentao de logradouros pblicos ou em propriedade privada alheia: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Pargrafo nico. No crime culposo, a pena de um a seis meses, ou multa.

Art. 50. Destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetao fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa.

Art. 50-A. Desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domnio pblico ou devolutas, sem autorizao do rgo competente: Pena - recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa. 1 No crime a conduta praticada quando necessria subsistncia imediata pessoal do agente ou de sua famlia. 2 Se a rea explorada for superior a 1.000 ha (mil hectares), a pena ser aumentada de 1 (um) ano por milhar de hectare.

Art. 51. Comercializar motosserra ou utiliz-la em florestas e nas demais formas de vegetao, sem licena ou registro da autoridade competente: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Art. 52. Penetrar em Unidades de Conservao conduzindo substncias ou instrumentos prprios para caa ou para explorao de produtos ou subprodutos florestais, sem licena da autoridade competente: Pena - deteno, de seis meses a um ano, e multa.

Art. 53. Nos crimes previstos nesta Seo, a pena aumentada de um sexto a um tero se: I - do fato resulta a diminuio de guas naturais, a eroso do solo ou a modificao do regime climtico; II - o crime cometido: a) no perodo de queda das sementes; b) no perodo de formao de vegetaes;

c) contra espcies raras ou ameaadas de extino, ainda que a ameaa ocorra somente no local da infrao; d) em poca de seca ou inundao; e) durante a noite, em domingo ou feriado.

Definio de crimes ambientais

So considerados crimes ambientais as agresses ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimnio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que no sejam causados danos ao meio ambiente. Crimes ambientais contra a flora

Destruir ou danificar floresta de preservao permanente mesmo que em formao, ou utiliz-la em desacordo com as normas de proteo assim como as vegetaes fixadoras de dunas ou protetoras de mangues; causar danos diretos ou indiretos s unidades de conservao; provocar incndio em mata ou floresta ou fabricar, vender, transportar ou soltar bales que possam provoc-lo em qualquer rea; extrao, corte, aquisio, venda, exposio para fins comerciais de madeira, lenha, carvo e outros produtos de origem vegetal sem a devida autorizao ou em desacordo com esta; extrair de florestas de domnio pblico ou de preservao permanente pedra, areia, cal ou qualquer espcie de mineral; impedir ou dificultar a regenerao natural de qualquer forma de vegetao; destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentao de logradouros pblicos ou em propriedade privada alheia; comercializar ou utilizar motosserras sem a devida autorizao. Neste caso, se a degradao da flora provocar mudanas climticas ou alterao de corpos hdricos e eroso a pena aumentada de um sexto a um tero.

Poluio e outros crimes ambientais

Como mencionado anteriormente a poluio acima dos limites estabelecidos por lei considerada crime ambiental. Mas, tambm o , a poluio que provoque ou possa provocar danos a sade humana, mortandade de animais e destruio significativa da flora. Tambm crime a poluio que torne locais imprprios para uso ou ocupao humana, a poluio hdrica que torne necessria a interrupo do abastecimento pblico e a no adoo de medidas preventivas em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversvel.

Aquisio de Terras Rurais por Estrangeiros (Pessoas Fsicas e Jurdicas)

No tocante a imveis urbanos, a regra geral que no h restrio aquisio da propriedade por estrangeiro, seja ele residente ou no residente no Brasil. A exceo a aquisio de imvel da Unio, nas hipteses dos arts. 100 e 205 do Decreto-lei no 9.760, de 15.9.46, nas quais exigida dos estrangeiros a autorizao do Presidente da Repblica.

Portanto, fora da hiptese acima mencionada, totalmente livre a aquisio da propriedade urbana no Brasil, seja a que ttulo for (compra, doao, herana etc). Livre tambm a utilizao dessa propriedade, com as mesmas limitaes a que esto os brasileiros sujeitos, assim como a aquisio dos frutos dessa propriedade no sofre limitao.

A utilizao direta da propriedade pelo estrangeiro est sujeita, porm, permisso de entrada no territrio nacional pelas autoridades consulares e de fronteiras. Dispe o art. 6o da Lei no 6.815, de 19.8.1980: A posse ou a propriedade de bens no Brasil no confere ao estrangeiro o direito de obter visto de qualquer natureza, ou autorizao de permanncia no territrio nacional.

Pessoas fsicas residentes no exterior que possuam imveis devem, obrigatoriamente, ter inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF), a teor do art. 3, XII, a, da Instruo Normativa n 864, de 25.7.2008.

A pessoa jurdica estrangeira que possua imvel no Brasil, ainda que aqui no tenha estabelecimento, dever ter inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ), por fora do art. 11, XII, a, da Instruo Normativa RFB n 748, de 28-6-2007. A pessoa jurdica dever ter um procurador residente no Brasil, com inscrio no CPF, que dever ser o administrador do bem imvel. O funcionamento de pessoa jurdica estrangeira no Brasil regido pela Instruo Normativa DNRC n 81, de 5.1.1999.

No tocante propriedade rural, pode a lei estabelecer limitaes. o que dispe o art. 190 da Constituio Federal: Art. 190. A lei regular e limitar a aquisio ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa fsica ou jurdica estrangeira e estabelecer os casos que dependero de autorizao do Congresso Nacional.

Como se pode notar, tanto os estrangeiros pessoas fsicas, como as pessoas jurdicas constitudas no estrangeiro, com ou sem autorizao para funcionarem no Brasil, podero sofrer limitaes por parte da lei no tocante aquisio da propriedade rural.

preciso diferenciar, inicialmente, o estrangeiro residente do estrangeiro no residente no Brasil. Considera-se estrangeiro residente no Brasil, para efeito de aquisio imobiliria rural, o estrangeiro com residncia definitiva.

De acordo com o art. 1 do Ato Complementar n 45, de 30.1.1969, norma com fora de lei editada durante o perodo do regime militar, que ainda est em vigor, vedada ao estrangeiro sem residncia no Brasil a aquisio de propriedade

rural. Essa vedao abrange a pessoa jurdica estrangeira, se ela no tiver autorizao para funcionar no Brasil. A nica exceo o caso de herana atribuda a herdeiro legtimo. Neste caso, se o imvel estiver situado em rea considerada indispensvel segurana nacional, ser necessria autorizao do Conselho de Defesa Nacional. Portanto, qualquer que seja o tamanho da rea rural, o estrangeiro sem residncia no Brasil somente poder ser proprietrio de imvel rural no Brasil se for herdeiro legtimo de pessoa proprietria de imvel rural no Brasil.

J o estrangeiro com residncia no Brasil, bem como a pessoa jurdica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil, poder adquirir imvel no Brasil por meio de compra e venda, com as limitaes previstas na Lei no 5.709, de 7.10.1971.

Alm disso, h precedentes judiciais no sentido de que as limitaes aquisio de propriedades rurais atingem tambm os brasileiros casados com estrangeiros, caso o regime de bens importe aquisio da propriedade por parte do cnjuge estrangeiro, sendo necessria a prova da residncia no territrio nacional at mesmo para aquisies de terra de tamanho inferior a 3 (trs) mdulos rurais.

Vejamos, inicialmente, as restries aplicveis s pessoas fsicas e jurdicas: Necessidade de autorizao do Incra para aquisio de gleba de terra com rea no inferior a 3 (trs) mdulos de explorao indefinida ou para a aquisio de mais de um imvel por pessoa fsica (art. 7, 2 e 3, do Decreto no 74.965, de 26.11.1974, que regulamenta o art. 3, 2, da Lei no 5.709/71); Impossibilidade de aquisio de gleba de terra superior a 50 (cinquenta) mdulos de explorao indefinida (art. 3, caput, da Lei no 5.709/71), salvo mediante autorizao do Presidente da Repblica; A soma das reas rurais pertencentes a pessoas estrangeiras, fsicas ou jurdicas, no poder ultrapassar um quarto da superfcie dos Municpios

onde se situem, comprovada por certido do Registro de Imveis, e pessoas de mesma nacionalidade no podero ser proprietrias, em cada Municpio, de mais de 40% (quarenta por cento) desse limite, excludas as glebas de terras inferiores a 3 (trs) mdulos rurais e outros casos especficos, nos termos do art. 5 do Decreto no 74.965/74; Necessidade de aprovao do Conselho de Defesa Nacional para aquisio de propriedade ou de posse de imvel na Faixa de Fronteira, ou mesmo para participao, a qualquer ttulo, de estrangeiro, pessoa natural ou jurdica, em pessoa jurdica que seja titular de direito real sobre imvel rural (art. 2, da Lei no 6.634, de 2.5.1979).

O mdulo de explorao indefinida uma medida que varia em cada municpio, a depender de critrios econmicos, demogrficos, entre outros, de acordo com normas do INCRA. A faixa de fronteira, a teor do disposto no art. 1 da Lei no 6.634/79, a faixa interna de 150 km (cento e cinquenta quilmetros) de largura, paralela linha divisria terrestre do territrio nacional.

As pessoas jurdicas sofrem as descritas limitaes aplicveis s pessoas fsicas, alm de estarem submetidas s regras previstas no art. 11 do Decreto no 74.965/74, cujo teor o seguinte: Art. 11. A pessoa jurdica estrangeira, autorizada a funcionar no Brasil, ou a pessoa jurdica brasileira, na hiptese do art. 1, 1, s podero adquirir imveis rurais quando estes se destinem implantao de projetos agrcolas pecurios, industriais, ou de colonizao vinculados aos seus objetivos estatutrios.

1 A aquisio depender da aprovao dos projetos pelo Ministrio da Agricultura, ouvido o rgo federal competente.

2 So competentes para apreciar os projetos: a) o INCRA, para os de colonizao; b) a SUDAM e a SUDENE, para os agrcolas e pecurios situados nas respectivas reas; c) o Ministrio da Indstria e do Comrcio, para os industriais e tursticos, por intermdio do Conselho do Desenvolvimento Industrial e da Empresa Brasileira de Turismo, respectivamente.

O 1 do art. 1 da Lei n 5.709/71 estabeleceu que as limitaes aplicveis pessoa jurdica estrangeira tambm se aplicam pessoa jurdica brasileira da qual participem pessoas estrangeiras fsicas ou jurdicas que tenham a maioria do seu capital social e residam ou tenham sede no exterior.

Durante algum tempo, prevaleceu o entendimento no sentido de que esse dispositivo no teria sido recepcionado pela Constituio Federal de 1988, que ao constitucionalizar a questo, revogou a norma infraconstitucional que restringia a aquisio de imvel rural por pessoa jurdica brasileira, ainda que controlada por estrangeiros. A posio do Governo Federal era no sentido de que no se aplicaria qualquer restrio aquisio de imvel rural por pessoa jurdica brasileira controlada por estrangeiros. Essa orientao vinculava todos os rgos do Poder Executivo Federal, pois o Parecer da Advocacia Geral da Unio AGU/LA n 01, de 1997, que conclura pela revogao do art. 1, 1, da Lei n 5.709/71, foi aprovado pelo ento Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso (Parecer GQ n 181/1998).

Em decorrncia desse entendimento, foram criadas inmeras pessoas jurdicas, controladas por estrangeiros, que adquiram terras rurais no Brasil.

A situao era, no mnimo, curiosa: o estrangeiro pessoa fsica com residncia no Brasil sofria as limitaes da Lei n 5.709/71; j o estrangeiro pessoa fsica ou

jurdica, sem residncia ou autorizao para funcionar no territrio nacional, poderia criar pessoa jurdica no Brasil, de acordo com as leis brasileiras, que no sofreria as limitaes da Lei n 5.709/71.

No Governo Lula essa questo recebeu outro tratamento.

Assim, prevalece atualmente o entendimento de que a pessoa jurdica constituda no Brasil, mas que tenha participao de acionistas ou quotistas estrangeiros no residentes no Brasil, sofrer as restries da Lei n 5.709/71, caso essa participao assegure a seus detentores o poder de conduzir as deliberaes da assembleia geral, de eleger a maioria dos administradores.

Esse entendimento decorreu do Parecer CGU/AGU n 01, de 03 de setembro de 2008, da lavra do Consultor-Geral da Unio, Dr. Ronaldo Jorge Arajo Vieira Jnior, que foi aprovado pelo Advogado-Geral da Unio e pelo Presidente da Repblica em 19 de agosto de 2010 (Parecer LA-01, de 2010, DOU de 23.8.2010, Seo 1, p. 1)

Em virtude do referido Parecer, o Conselho Nacional de Justia (CNJ), recomendou a imediata adoo pelas Corregedorias locais ou regionais junto aos Tribunais respectivos que determinem aos Cartrios de Registro de Imveis e Tabelionatos de Notas que faam observar rigorosamente as disposies da Lei n 5.709 de 1971 quando se apresentarem ou tiverem de lavrar atos de aquisio de terras rurais por empresas brasileiras com participao majoritria de estrangeiros, pessoas fsicas ou jurdicas.

Os servios notariais e de registro so fiscalizados pelas corregedorias dos tribunais estaduais. Na prtica, essas corregedorias tm forte poder normativo, exatamente porque podem impor aos tabelies e registradores sanes e punies severas. Assim, em decorrncia da deciso do CNJ, os tabelies e os registradores de imveis no devero lavrar e registrar tentativas de aquisies de

imveis rurais por pessoas jurdicas brasileiras com participao de estrangeiros no residentes no Brasil.

Pergunta-se: caso a participao do estrangeiro no residente no Brasil no capital da pessoa jurdica no seja superior a 50%, haver a restrio da Lei n 5.709/71? De acordo com o Parecer CGU/AGU n 01/2008, caso essa participao assegure a seus detentores o poder de conduzir as deliberaes da assembleia geral, de eleger a maioria dos administradores, a resposta positiva. Como se v, o Parecer CGU/AGU n 01/2008 adotou, corretamente, o entendimento do que seja poder de controle, de acordo com a Lei n 6.404/76. Contudo, a deciso do CNJ foi mais singela, mencionando apenas o conceito de participao majoritria, dando a entender que adotou o conceito formal de participao superior a 50% do capital social.

Toda essa matria, porm, dever sofrer nova alterao. H uma proposta em fase final de elaborao pelo Poder Executivo que dever ser encaminhada brevemente ao Congresso Nacional na forma de um projeto de lei.

H precedentes judiciais afirmando que caso no atendidos os requisitos legais, a pessoa fsica ou jurdica no poder adquirir o imvel sequer por usucapio, mas poder ter direito proteo possessria.

de se notar, ainda, o que estabelece a Lei no 8.629, de 25.2.1993: Art. 23. O estrangeiro residente no Pas e a pessoa jurdica autorizada a funcionar no Brasil s podero arrendar imvel rural na forma da Lei no 5.709, de 7 de outubro de 1971. 1 Aplicam-se ao arrendamento todos os limites, restries e condies aplicveis aquisio de imveis rurais por estrangeiro, constantes da lei referida no caput deste artigo.

2 Compete ao Congresso Nacional autorizar tanto a aquisio ou o arrendamento alm dos limites de rea e percentual fixados na Lei no 5.709, de 7 de outubro de 1971, como a aquisio ou arrendamento, por pessoa jurdica estrangeira, de rea superior a 100 (cem) mdulos de explorao indefinida. No que se refere concesso para explorao de florestas (concesso florestal), prevista nos arts. 7 a 48 da Lei n 11.284, de 2-3-2006, tambm h restrio para estrangeiros: o 1 do art. 19 da referida Lei expressamente dispe que Somente podero ser habilitadas nas licitaes para concesso florestal empresas ou outras pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administrao no Pas.

Os Cartrios de Registro de Imveis mantero cadastro especial em livro auxiliar das aquisies de terras rurais por pessoas estrangeiras, fsicas e jurdicas, a teor do art. 15 do Decreto no 74.965/74.

A Lei no 5.709/71 dispe que nula de pleno direito a aquisio de imvel rural que viole as prescries legais e o tabelio que lavrar a escritura e o oficial de registro que a transcrever respondero civilmente pelos danos que causarem aos contratantes, sem prejuzo da responsabilidade criminal por prevaricao ou falsidade ideolgica. Alm disso, o alienante ficar obrigado a restituir ao adquirente o preo do imvel, ou as quantias recebidas a este ttulo, como parte do pagamento.

Evidentemente, muitas so as maneiras pelas quais as pessoas tentam burlar as normas legais. O grau de segurana jurdica varia em cada caso concreto. certo, porm, que no h aquisio de propriedade nos casos em que h vedao legal: pode existir aquisio de algum outro direito, passvel de proteo judicial, mas no de propriedade.

Colonizao e Reforma Agrria

CONCEITO Considera-se Reforma Agrria o conjunto de medidas que visem a promover, melhor distribuio da terra, mediante modificaes do regime de sua posse e uso a fim de atender aos princpios de justia social e ao aumento de produtividade.

( art 1 P1 do Estatuto da Terra )

A Reforma Agrria a reviso e o reajustamento das normas jurdico-sociais e econmico-financeiras que regem a estrutura agrria do Pas, visando valorizao do trabalhador do campo e ao incremento d produo , mediante a distribuio, utilizao e explorao scias e racionais da propriedade agrcola e ao melhoramento das condies de vida da populao rural.

OBEJTIVOS

Os objetivos da reforma agrria so: 1 Melhor distribuio de terra, mediante modificao de sua posse e uso; 2 Atender os princpios da justia social; 3 promover o aumento de produtividade;

A reforma agrria tem como objetivo, o fomento da produo, a melhor distribuio da terra e a integrao da sociedade rural no processo de desenvolvimento racional.

Todavia, tem o intuito de implantar e desenvolver as pequenas propriedades, ou melhor, as propriedades familiares, ou fundos familiares.

TERRAS PARA A REFORMA AGRRIA

As terras para a reforma agrria tm que ser adquiridas, se no forem terras pblicas dominicais arrecadadas ou devolutas. O art. 17 do Estatuto da Terra, dispe sobre as formas de aquisio das terras para a reforma agrria

1- Aquisio por Desapropriao, por interesse social, para fins de reforma agrria; 2- Aquisio por Doao; 3- Aquisio por compra; 4- Aquisio por arrecadao de bens vagos; 5- Reverso posse do Poder Pblico de terras de seu domnio; 6- Aquisio por legado;

ELEMENTOS

Para ocorrer a reforma agrria, necessrio os seguintes elementos:

1- Regularizao Fundiria

Caracteriza-se atravs do procedimento discriminatrio administrativo ou judicial, iniciando nas terras devolutas e finalizando nas terras que tem a presuno do domnio privado. 2 Decreto Declaratrio

meramente um ato administrativo que indica quais imveis devero ser desapropriados.

O decreto declaratrio, tem validade por 2 anos, contados de sua publicao, para ajuizamento da ao de desapropriao, assim dispe o art 3 da lei Complementar n 76 de 93.

Para a Unio ajuizar ao de desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria (art 184 p 2 da CF e art 2 p 2 e art 5 , I da lei N 76), precisa verificar se tal imvel, atende as suas funo social (art 5 XXXIII, 184 e 186da CF). 3 Desapropriao I Por Utilidade Pblica (decreto-lei n 3.365/41); II Por Interesse Social (lei n 4.132/62); III - Por Interesse Social para fins de Reforma Agrria( lei Complementar N 76/93).

Mister se faz enfocarmos esta terceira possibilidade de desapropriao.

A desapropriao, via de regra, judicial, mas pode haver acordo ou transao, nos autos da ao de desapropriao (lei complementar n 76/93).

O presidente da Repblica faz previamente um decreto, declarando o interesse social para fins de reforma agrria sobre determinado imvel.

A legitimidade para a propositura da referida ao da Unio -Federal, por meio do seu rgo competente, que o INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAO E REFORMA AGRRIA- (INCRA).

Uma vez publicado o decreto declaratrio, fica o desapropriante.

Legitimado a promover a vistoria e a avaliao do imvel, inclusive com o auxlio de fora policial, mediante prvia autorizao do juiz, responsabilizando-se por eventuais perdas e danos, que seus agentes vierem a causar, sem prejuzo de sanes penais cabveis (lei Complementar 76, art 2 p 2).

A desapropriao por interesse social da lei n 4.132, implica indenizao prvia justa e em dinheiro, enquanto a desapropriao para fins de reforma agrria, a indenizao

da terra nua em ttulos da dvida agrria (TDA), e em dinheiro as benfeitorias teis e necessrias.

O Estatuo da Terra, a Lei Complementar n 76 e a lei n 8.629/93, so as normas existentes em relao a esta modalidade de desapropriao. 4 Processo Expropriatrio

A lei complementar n 76/93, disciplina este tipo de desapropriao, respeitando o Decreto-lei n 554/69.

A esta lei instituiu o procedimento contraditrio especial, de rito sumrio, tornando mais clere o processo judicial.

PROCESSAMENTO

A competncia privativa da Unio, cuja atribuio afeta ao Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria.

O prazo do decreto declaratrio de 2 anos, a contar da publicao (art 3). Requisito imprescindvel desapropriao o imvel no estar cumprindo sua funo social.

Se a desapropriao for parcial, poder o proprietrio na contestao, requerer a desapropriao total do imvel, se o remanescente for inferior a pequena propriedade rural ou prejudicada as condies de explorao (art 4, I e III).

A petio Inicial segue os requisitos do art 282 do CPC, mas deve conter a oferta do preo do bem, ser instruda com o decreto declaratrio, certides de domnio e nus real do imvel, documento cadastral do referido imvel, laudo de vistoria e avaliao administrativa ( art 5 I,II, III, IV, a, b, c).

O Juiz federal, tem horas para despachar a petio inicial, e o mesmo prazo para emitir o expropriante do imvel, se depositado o valor do preo oferecido (art 6 P 1).

No se discute o mrito do interesse social na contestao, previsto no decreto declaratrio (art 9), na verdade a contestao tem como finalidade precpua a impugnao do valor do valor oferecido pelo expropriante, mas tambm poder alegar, que o imvel, objeto da ao insuscetvel de desapropriao, por ser classifcado como pequena propriedade produtiva (art. 185, I e II CF).

Da sentena que fixar o da indenizao cabe recurso de apelao e de ofcio. No recurso de apelao o efeito devolutivo se interposto pelo expropriado e se interposto pelo expropriante, o efeito suspensivo e devolutivo. O recurso de ofcio necessrio, quando a deciso condenar o expropriante em 50% sobre o valor oferecido na inicial (art. 13 p 1).

As benfeitorias teis e necessrias, sero indenizadas em dinheiro e a terra nua pelos ttulos da dvida agrria (art. 14).

A ao de desapropriao principal, portanto, toda e qualquer ao que tiver por objeto o bem expropriado, dever ser distribuda por dependncia, Vara Federal em que se processa a ao principal (art. 18, p 2).

Em qualquer fase processual, mesmo aps proferida a sentena, , compete ao juiz, a requerimento a qualquer das partes, arbitrar valor para desmonte e transporte de mveis e semoventes, a ser suportado, ao final, pelo expropriante, e cominar prazo para que o promova o expropriado (art. 20).

Imveis rurais desapropriados, e registrado em nome do expropriante, no so passveis de ao reivindicatria (art. 21).

EFEITOS DA DESAPROPRIAO 1 Aquisio pelo INCRA da posse e domnio do imvel desapropriado. Adquirindo a posse por meio de mando de imisso, expedido pelo juza da desapropriao, o INCRA fica habilitado a ter a posse econmica do imvel, para iniciar a execuo do projeto de reforma agrria.

O INCRA, tambm adquire a propriedade, por meio do mandado judicial, para que no registro de imvel proceda a registro matrcula.

Com o registro o INCRA poder promover o registro de loteamento, ou o parcelamento, do imvel, para promover os atos de promessa de compra e venda e os de doao. 2 Refere-se s reivindicaes de terceiros, isto , se algum se achar proprietrio do imvel, promover a ao reivindicatria para excluir o proprietrio conhecido, mesmo que a ao tenha sido proposta antes da ao de desapropriao.

A ao de desapropriao no ser anulada, uma vez proferida a sentena, mesmo que tenham havidos nulidades no processo, na forma do disposto na Lei Complementar n 76/93, os prejudicados tero direito a ser indenizados.

DIFERENA ENTRE DESAPROPRIAO E COLONIZAO

COLONIZAO

uma ao poltica que viabiliza o acesso terra para o maior nmero de pessoas, promovendo o povoamento de reas ociosas com aproveitamento econmico. uma poltica de assentamento de produtores, que tanto pode ser desenvolvido em projetos especficos, como ainda complemento de reforma agrria.

Caractersticas sobre colonizao:

1- uma ao estatal ou particular; 2- uma ao de carter permanente, vale dizer, no se realiza de uma s vez; 3- tal ao obedece a um prvio e cuidadoso planejamento; 4- depende de vultosa inverso de capital, j que no se concebe nenhum projeto de colonizao que no implique a realizao de infra estrutura mnima, capaz de viabiliz-lo; 5- tem como objetivo povoar a terra com explorao econmica; 6- no deve ter por motivao imediata o lucro; 7- em regra, realizada por terras pblicas, preferencialmente devolutas; 8- no importa em mudana de estrutura no plano institucional como acontece na reforma agrria.

A desapropriao por interesse social, para fins de reforma agrria, tem por finalidade: 1- retirar, de algum, a propriedade que tem sobre imvel rural, mediante indenizao, na forma da lei; 2- promover a aquisio, pelo INCRA, do domnio de imvel rural, necessrio execuo de projeto de reforma agrria.

You might also like