You are on page 1of 21

Atividades de Cincias 1 Bimestre 6 Ano -2013 1- Desenhar um painel com aes que devemos fazer para evitar a poluio

o do solo (terra), e escrever com detalhes o que voc desenhou. 2- Desenhe um vaso de flores, com pulges, formigas, minhocas, bactrias e fungos e cite os fatores abiticos (no vivos) e fatores biticos (vivos) do vaso? 3-Houve uma poluio do solo intensa e embaralharam as palavras, organiz-las em ordem alfabtica ( sacolas; jornais; retalhos; farelos; metal; tampinhas; papis; talos; cacos; revistas). 4-Voc acha correto jogar lixo em terrenos baldios, crregos e rios? ( )sim ( )no Por que? 5-O que pode aparecer nos terrenos onde se joga lixo? 6-Como ficam os rios em que se joga lixo? 7-Voc sabe onde fica este rio poludo, e o que pode ser feito para melhorar esta imagem?

8- Distribui-se

POLUIO DO SOLO
O solo parte integrante dos ecossistemas, pela sua participao nos ciclos biogeoqumicos. A utilizao de gua e nutrientes cclica(ocorrem numa ordem determinada) desde que, retirados do solo, tais elementos retornem ao mesmo atravs dos ciclos biogeoqumicos.m dos problemas ecolgicos atuais a despreocupao humana em relao essa reciclagem, especialmente no que concerne aos nutrientes de vegetais e condicionadores de solos agricultveis.

Uso excessivo de adubos sintticos


A fim de atender crescente necessidade de alimentos, acarretada pelo crescimento populacional, a produo e o uso de adubos sintticos, que normalmente contm impurezas que podem contaminar os solo, vm sendo intensificados progressivamente. Para a produo desses adubos a indstria de fertilizantes retira elevadas quantidades de nitrognio do ar e fosfato das rochas. O emprego excessivo de fertilizantes gera um desequilbrio ecolgico. Os agentes decompositores no conseguem recicl - la na mesma proporo em que so adicionados ao solo provocando eutrofizao, bem como alteraes caracterizadas pelo decrscimo de matrias orgnicas e reteno de gua.

Uso de Praguicidas
Praguicidas ou defensivos agrcolas so substncias venenosas utilizadas no combate s pragas, organismos considerados nocivos ao homem. Os principais praguicidas so: Herbicidas, usados para matar ervas daninhas(parasitas) Fungicidas, utilizados no combate de fungos parasitas Inseticidas, usados contra insetos

Neumatcidos, que controlam nematcidos parasitas. Acontece que os defensivos qumicos empregados no controle de pragas so muito pouco especficos, destruindo indiferentemente espcies nocivas e teis. Outro problema reside no acmulo ao longo das cadeias alimentares. Assim, por exemplo, as minhocas, alimentando- se de grandes quantidades de folhas mortas e ingerindo partculas do solo, acumulam no seu organismo grandes quantidades de inseticidas clorados; as aves que se alimentam de minhocas, como as galinhas, passam a ingerir altas concentraes de veneno.
Postado por Prof. Flavio Fonteles s 15:17 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

Denunciar foto

6 de 22

You might also like