You are on page 1of 13

Ponte de palitos

Fornecido pelo TryEngineering - www.tryengineering.org Foco da lio


A lio enfoca como as pontes so projetadas e construdas para suportar pesos, sendo tambm durveis e, em alguns casos, agradveis esteticamente. Os estudantes trabalham em equipes para projetar e construir sua ponte a partir de at 200 palitos de picol e cola. As pontes devem ter uma extenso de, pelo menos, 35 centmetros e ser capazes de suportar um peso de 2 kg (estudantes mais jovens) ou 10 kg (estudantes mais velhos). Os alunos so incentivados a serem econmicos, usando o menor nmero possvel de palitos que permita alcanar o objetivo. Os alunos, ento, avaliam a eficcia dos seus prprios projetos de ponte e daqueles das outras equipes e apresentam suas descobertas classe.

Resumo da lio

A lio "Ponte de palitos" explora o impacto da engenharia no desenvolvimento das pontes ao longo do tempo, inclusive projetos inovadores e o desafio de criar pontes que se tornem marcos para uma cidade. Os alunos trabalham em equipes de "engenheiros" para projetar e construir suas pontes com cola e palitos de picol. Eles testam suas pontes usando pesos, avaliam os resultados obtidos e apresentam suas descobertas classe.

Faixa etria
8-18.

Objetivos
Aprender sobre Aprender sobre Aprender sobre Aprender sobre em grupo. engenharia civil. projeto de engenharia. planejamento e construo. trabalho em equipe e como trabalhar

Resultados esperados para os alunos


Como

resultado desta atividade, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Projeto e engenharia estrutural. Soluo de problemas. Trabalho em equipe.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 1 de 13

Atividades da lio
Os alunos aprendem como pontes so projetadas para suportar desafios de carga, tenso e estticos. Os estudantes trabalham em equipes para projetar e construir pontes, a partir de at 200 palitos de picol e cola, que possam suportar um peso padro, determinado em funo da idade dos estudantes. As equipes testam suas pontes, avaliam a eficcia dos seus resultados e daqueles das outras equipes e apresentam suas descobertas classe.

Recursos/Materiais
Documentos de recursos do professor (anexos). Folhas de trabalho do aluno (anexas). Folhas de recursos do aluno (anexas).

Alinhamento a grades curriculares


Consulte a folha de alinhamento curricular anexa.

Recursos na internet
TryEngineering (www.tryengineering.org). Histria da Ponte da Baa de Sydney (www.cultureandrecreation.gov.au/articles/harbourbridge/). Construindo Grandes Pontes (www.pbs.org/wgbh/buildingbig/bridge). Padres da ITEA para a Educao Tecnolgica: contedo para o estudo de tecnologia (www.iteaconnect.org/TAA). Padres Educacionais de Cincia dos EUA (www.nsta.org/standards).

Leituras suplementares
Bridges of the World: Their Design and Construction (ISBN: 0486429954) Bridges: Amazing Structures to Design, Build & Test (ISBN: 1885593309)

Atividade escrita opcional


Escrever um ensaio ou pargrafo sobre como novos materiais criados tiveram impacto no projeto de pontes ao longo do ltimo sculo.

Ideias de extenso
Desafiar alunos avanados a projetar e construir, usando palitos de picol e cola, uma ponte que possa suportar o peso de trs estudantes.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 2 de 13

Ponte de palitos
Para professores: Alinhamento a grades curriculares
Nota: todos os planos de aula deste conjunto so alinhados aos National Science Education Standards dos EUA, produzidos pelo National Research Council e endossados pela National Science Teachers Association, e, se aplicvel, ao Standards for Technological Literacy da International Technology Education Association e ao Principles and Standards for School Mathematics do National Council of Teachers of Mathematics.

Padres Educacionais de Cincias dos EUA, sries K-4 (idades de 4 a 9 anos)


CONTEDO PADRO A: cincia como investigao Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver: As habilidades necessrias para realizar investigao cientfica. CONTEDO PADRO B: cincias fsicas Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Propriedades de objetos e materiais. CONTEDO PADRO E: cincia e tecnologia Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver: Habilidades de projeto tecnolgico. Compreenso de cincia e tecnologia. CONTEDO PADRO G: histria e natureza da cincia Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Cincia como um esforo humano.

Padres Educacionais de Cincias dos EUA, 5 a 8 sries (idades de 10 a 14 anos)


CONTEDO PADRO A: cincia como investigao Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver: As habilidades necessrias para realizar investigao cientfica. CONTEDO PADRO B: cincias fsicas Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Movimentos e foras. CONTEDO PADRO E: cincia e tecnologia Como resultado das atividades da 5 a 8 srie, os estudantes devem desenvolver: Habilidades de projeto tecnolgico. Compreenso de cincia e tecnologia. CONTEDO PADRO F: cincia em perspectivas pessoais e sociais Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Riscos e benefcios. Cincia e tecnologia na sociedade.
Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org Pgina 3 de 13

CONTEDO PADRO G: histria e natureza da cincia Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Histria da cincia.

Padres Educacionais de Cincias dos EUA, 9 a 12 sries (idades de 14 a 18 anos)


CONTEDO PADRO A: cincia como investigao Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver: As habilidades necessrias para realizar investigao cientfica. CONTEDO PADRO B: cincias fsicas Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Movimentos e foras. CONTEDO PADRO E: cincia e tecnologia Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver: Habilidades de projeto tecnolgico. Compreenso de cincia e tecnologia. CONTEDO PADRO F: cincia em perspectivas pessoais e sociais Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Cincia e tecnologia em desafios locais, nacionais e globais. CONTEDO PADRO G: histria e natureza da cincia Como resultado das atividades, os estudantes devem desenvolver uma compreenso de: Perspectivas histricas.

Padres para a Educao Tecnolgica - todas as idades


A natureza da tecnologia Padro 1: os estudantes desenvolvero uma compreenso das caractersticas e do escopo da tecnologia. Tecnologia e sociedade Padro 4: os estudantes desenvolvero uma compreenso culturais, sociais, econmicos e polticos da tecnologia. Padro 5: os estudantes desenvolvero uma compreenso tecnologia no meio ambiente. Padro 6: os estudantes desenvolvero uma compreenso sociedade no desenvolvimento e uso da tecnologia. Padro 7: os estudantes desenvolvero uma compreenso tecnologia na histria. dos efeitos da influncia da do papel da da influncia da

Projeto Padro 8: os estudantes desenvolvero uma compreenso dos atributos de projeto. Padro 9: os estudantes desenvolvero uma compreenso do projeto de engenharia.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 4 de 13

Para professores: Alinhamento a grades curriculares (continuao)


Padro 10: os estudantes desenvolvero uma compreenso do papel da soluo de problemas, da pesquisa e do desenvolvimento, da inveno e inovao e da experimentao na soluo de problemas. Habilidades para um mundo tecnolgico Padro 11: Os estudantes desenvolvero habilidades para aplicar o processo de projeto. O mundo projetado Padro 20: os estudantes desenvolvero uma compreenso e sero capazes de selecionar e usar tecnologias de construo.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 5 de 13

Ponte de palitos
Para professores: Recurso do professor
Propsito da lio A lio enfoca como as pontes so projetadas e construdas para suportar pesos, sendo tambm durveis e, em alguns casos, agradveis esteticamente. Os estudantes trabalham em equipes para projetar e construir sua ponte a partir de at 200 palitos de picol e cola. As pontes devem ter uma extenso de, pelo menos, 35 centmetros e serem capazes de suportar um peso de 2 kg (estudantes mais jovens) ou 10 kg (estudantes mais velhos). Os alunos so incentivados a serem econmicos, usando o menor nmero possvel de palitos que permita alcanar o objetivo. Os alunos, ento, avaliam a eficcia dos seus prprios projetos de ponte e daqueles das outras equipes e apresentam suas descobertas classe.

Objetivos da lio Aprender sobre engenharia civil. Aprender sobre projeto de engenharia. Aprender sobre planejamento e construo. Aprender sobre trabalho em equipe e como trabalhar em grupo. Materiais Folha de recursos do aluno. Folhas de trabalho do aluno. Um conjunto de materiais para cada grupo de estudantes: o 200 palitos de picol, pistola de cola quente (ou cola de artesanato, para estudantes mais jovens). o Peso padro de 2 e 10 kg (pacote de acar, peso de exerccio ou outro peso que possa ser padronizado). Procedimento

1. Mostre aos estudantes as diversas folhas de referncia do aluno. Elas podem ser

lidas em sala ou fornecidas como material de leitura como lio de casa para a noite anterior aula. 2. Divida os alunos em grupos de 2 a 3 estudantes, fornecendo um conjunto de materiais por grupo. 3. Explique que os estudantes devem desenvolver suas prprias pontes, usando at 200 palitos de picol e cola. As pontes devem ser capazes de suportar um peso de 2 kg (alunos mais jovens) ou 10 kg (alunos mais velhos). As pontes devem ter uma extenso de, pelo menos, 35 centmetros (podem ser mais compridas do que isso). Quando a ponte tiver sido construda, ela ser colocada a, pelo menos, 30 cm acima do piso (voc pode coloc-la entre duas cadeiras, por exemplo) e testada com o peso estabelecido para tal. Alm de atender aos requisitos estruturais e de sustentao de peso, a ponte tambm ser julgada em termos de esttica. Por isso, os estudantes devem ser incentivados a ser criativos. Os alunos sero incentivados a usar o menor nmero possvel de palitos para atingir o objetivo. 4. Os estudantes se renem e desenvolvem um plano para suas pontes. Eles desenham seu plano e, ento, o apresentam turma.
Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org Pgina 6 de 13

Ponte de palitos
Para professores: Recurso do professor (continuao) 5. Em seguida, os grupos de estudantes executam seus planos.
Eles podem precisar repensar seu plano e at mesmo comear tudo de novo.

6. Em seguida, as equipes testaro a capacidade de peso das pontes, colocando-a a

30 cm acima do piso. A ponte deve ser capaz de suportar o peso determinado (em funo da idade dos alunos) por um minuto inteiro. 7. Cada ponte deve ser julgada pela turma em termos da sua esttica, em uma escala de 1 a 5, onde 1 = totalmente feia; 2 = relativamente feia; 3 = nem feia nem bonita; 4 = relativamente bonita; e 5 = muito bonita).Essa avaliao, claro, subjetiva. 8. As equipes, ento, preenchem uma folha de trabalho de avaliao/reflexes e apresentam suas descobertas classe.

Tempo necessrio De duas a trs sesses de 45 minutos.

Dicas Para estudantes mais velhos, aumente a carga que a ponte dever suportar... pontes desse tipo, feitas com cola quente, podem suportar o peso de diversos alunos, se bem construdas. Uma pistola de cola o que funciona melhor para este projeto. Porm, por razes de segurana, sugerimos que voc use cola de artesanato com estudantes mais jovens.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 7 de 13

Ponte de palitos
Recurso do aluno: Tipos de ponte
Existem seis tipos principais de ponte: em arco, em viga, estaiada por cabos, cantilver, suspensa e treliada.
Em arco Pontes em arco tm forma de arco e suportes em cada extremidade. As primeiras pontes em arco conhecidas foram construdas pelos gregos. Uma das mais antigas a ponte de Arkadiko. O peso da ponte transferido para os suportes das extremidades. A maior ponte em arco do mundo, com concluso prevista para 2012, est planejada para ser a sexta sobre a Enseada de Dubai, nos Emirados rabes Unidos. Em

viga Pontes em viga so vigas horizontais sustentadas em cada extremidade por pilares. As primeiras pontes em viga eram simples toras de madeiras colocadas sobre riachos e outras estruturas simples semelhantes. Atualmente, as pontes em viga so pontes de grandes vigas de metal em caixa. O peso na parte superior da viga transferido diretamente para baixo nos pilares da sua extremidade.

Estaiada por cabos Da mesma forma que pontes suspensas, as pontes estaiadas por cabos so sustentadas por cabos. No entanto, em uma ponte estaiada por cabos, menos cabos so necessrios, e as torres que sustentam os cabos so, proporcionalmente, mais curtas. A ponte estaiada por cabos mais longa do mundo a ponte Tatara, sobre o lago salgado de Seto, no Japo. Cantilver

Pontes cantilver so construdas usando-se cantilveres, ou vigas em balano - vigas horizontais suportadas somente em um lado. A maioria das pontes cantilver emprega dois braos em cantilver, que se estendem dos lados opostos do obstculo a ser transposto e se encontram no centro. A maior ponte cantilver do mundo a Ponte de Qubec, no Qubec, Canad, com 549 metros.
Suspensa

As pontes suspensas so sustentadas por cabos. As primeiras pontes suspensas foram feitas com cordas feitas de trepadeiras cobertas de pedaos de bambu. Nas pontes modernas, os cabos pendem de torres que so fixadas a caixes ou ensecadeiras, que so incrustados profundamente no leito de um lago ou rio. A ponte suspensa mais comprida do mundo a Ponte Akashi-Kaikyo, no Japo, com 3911 metros de comprimento.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 8 de 13

Treliada Pontes treliadas so compostas de elementos conectados. Elas tm um tabuleiro slido e uma trelia de suportes unidos por pinos nas laterais. As primeiras pontes treliadas eram feitas de madeira, mas as pontes treliadas modernas so feitas de metais como ferro forjado e ao. A Ponte de Qubec, mencionada acima como uma ponte cantilver, tambm a maior ponte treliada do mundo.

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 9 de 13

Ponte de palitos
Recurso do aluno: Pontes famosas
Ponte

Firth of Forth, Esccia

Firth of Forth uma ponte ferroviria cantilver sobre o Firth of Forth, no Leste da Esccia. A ponte , ainda hoje, considerada uma maravilha de engenharia. Tem 2,5 km (1,5 milha) de comprimento e os trilhos duplos ficam elevados 46 m (aproximadamente 150 ps) acima da mar alta. Ela consiste em dois vos principais de 520 m (1710 ps), dois vos laterais de 206 m (675 ps), 15 vos de aproximao de 51 m (168 ps) e cinco de 7,6 m (25 ps). Cada vo principal composto de dois braos cantilver de 210 m (680 ps), suportando uma ponte de viga central com vo de 110 m (350 ps). As trs grandes estruturas cantilver de quatro torres tm 104 m (340 ps) de altura, sendo que cada sapata de 21 m (70 ps) de dimetro repousa sobre uma fundao separada. O grupo Sul de fundaes precisou ser construdo como ensecadeiras com ar comprimido, at uma profundidade de 27 m (90 ps). No pico das obras, aproximadamente 4600 trabalhadores participaram de sua construo. Ponte da Baa de Sydney, Austrlia

A Ponte da Baa de Sydney uma ponte em arco de ao que cruza a Baa de Sydney e transporta trens, veculos e pedestres entre o centro financeiro de Sydney e a rea da Costa Norte. A viso imponente da ponte, da baa e da pera de Sydney, prxima ponte, uma imagem icnica tanto de Sydney quanto da Austrlia. A ponte foi projetada e construda pela Dorman Long and Co Ltd., de Middlesbrough, Teesside (Reino Unido) e foi a estrutura mais alta da cidade at 1967. De acordo com o Livro Guinness de Recordes, ela a ponte de grande vo mais larga do mundo e a ponte em arco de ao mais alta do mundo, medindo 134 metros (429,6 ps) do topo ao nvel da gua. Ela tambm a ponte em arco com o quarto maior vo livre do mundo. O arco composto de duas trelias em arco com 28 painis. Suas alturas variam de 18 m (55,8 ps), no centro do arco, a 57 m (176,7 ps), ao lado das torres.
Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org Pgina 10 de 13

Ponte de palitos
Folha de trabalho do aluno: Projete sua prpria ponte
Voc faz parte de uma equipe de engenheiros que recebeu o desafio de projetar uma ponte usando at 200 palitos de picol e cola. As pontes devero ser capazes de suportar um peso especfico (seu professor escolher qual ser a meta de peso para sua turma). A ponte deve ter uma extenso de, pelo menos, 35 centmetros de comprimento. Mas ela pode ter mais do que isso, se a equipe desejar. Depois de pronta, ela ser colocada entre duas cadeiras, suspensa a pelo menos 30 centmetros acima do solo, para o teste de suporte de peso. Alm de atender aos requisitos estruturais e de sustentao de peso, a ponte tambm ser julgada em termos de esttica. Por isso, sejam criativos! E vocs devem usar o menor nmero possvel de palitos para atingir o objetivo. Estgio de planejamento Renam-se em equipe e debatam o problema que precisam resolver. Em seguida, desenvolvam e cheguem a um consenso sobre um projeto para sua ponte. Vocs precisaro determinar quantos palitos de picol usaro (at um mximo de 200) e os passos que seguiro no processo de construo. Pensem sobre quais padres devem se os mais fortes, mas tambm levem em conta que a esttica da ponte ser julgada! Desenhem seu projeto no quadro abaixo, incluindo tambm o nmero de palitos que planejam usar. Apresentem seu projeto turma. Vocs podem, se quiserem, revisar o plano da equipe depois de receberem feedback da turma.

Nmero de palitos de picol que planejam usar:

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 11 de 13

Ponte de palitos
Folha de trabalho do aluno (continuao):

Fase de construo

Construam sua ponte. Durante a construo, vocs podem descobrir que precisam de palitos adicionais (dentro do limite de 200), ou que seu projeto precisa ser alterado. No tem problema: basta fazerem um novo esboo e revisarem sua lista de materiais.

Votao esttica

Cada estudante dar um voto sobre a aparncia de cada ponte. A escala de 1 a 5, onde 1 = totalmente feia; 2 = relativamente feia; 3 = nem feia nem bonita; 4 = relativamente bonita; e 5 = muito bonita). Ser feita uma mdia dessas notas, para gerar a pontuao de cada ponte. Esta pontuao no baseada na capacidade de suportar peso, mas no visual.

Fase de teste

Cada equipe testar sua ponte, para ver se ela pode suportar o peso exigido por, pelo menos, um minuto inteiro. No se esqueam de assistir aos testes das outras equipes e observar como os diferentes projetos funcionaram. Fase de avaliao Avaliem os resultados de sua equipe, preencham a folha de trabalho de avaliao e apresentem suas descobertas turma.

Usem esta folha de trabalho para avaliar os resultados de sua equipe. 1. Vocs tiveram sucesso em criar uma ponte que suportasse o peso exigido por um minuto inteiro? Se no, por que ela falhou?

2. Vocs revisaram seu projeto original durante a fase de construo? Por qu?

3. Quantos palitos de picol vocs acabaram usando? Esse nmero foi diferente do planejado? Se sim, o que mudou?

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 12 de 13

Ponte de palitos
Folha de trabalho do aluno (continuao):
4. Qual foi a mdia de pontuao da esttica de sua ponte? Como ela ficou em relao s pontes do resto da turma? De que elementos de desenho das outras pontes vocs gostaram mais?

5. Vocs acham que os engenheiros tm de adaptar seus planos originais durante a construo de sistemas ou produtos? Por que eles teriam de fazer isso?

6. Se fossem fazer tudo de novo, como seu projeto planejado mudaria? Por qu?

7. Que projetos ou mtodos outras equipes usaram que vocs acham que funcionaram bem?

8. Vocs acham que teria sido mais fcil fazer este projeto se estivessem trabalhando individualmente? Expliquem.

9. Que tipo de solues de compromisso vocs acham que os engenheiros adotam entre funcionalidade, segurana e esttica quando eles constroem uma ponte de verdade?

Ponte de palitos
Desenvolvido pelo IEEE como parte do TryEngineering www.tryengineering.org

Pgina 13 de 13

You might also like