You are on page 1of 8

Marinha do Brasil Curso

Prof. Mozart Rocha

ADSUMUS

Resoluo de Provas e Exerccios

Turma: CAP-Marinha Data: 30/10/10

Concurso no se faz para passar, mas at passar. Wil l iam D o ug l as

Resumo Contabilidade de Custos


Introduo/Conceito
Contabilidade de Custos uma tcnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ ou servios. Tem por funo gerar informaes precisas e rpidas para a administrao, para a tomada de decises. voltada para a anlise de gastos da entidade no decorrer de suas operaes.

CURSO ADSUMUS
Professor Mozart Rocha Curso: Resoluo de Provas e Exerccios Parte I/I

Apostila 01

Parte I
Resumo de Contabilidade de Custos Resoluo de Provas Anteriores - Contabilidade Geral Resoluo de Provas Anteriores - Contabilidade de Custos
Edital PSA CAP Marinha 2010 Cargo Administrao Tcnico

Objetivo
O objetivo da Contabilidade de Custos proceder apurao detalhada dos resultados; auxiliar o controle dos gastos; subsidiar a tomada de decises.

Conceitos bsicos em custos

Gasto o sacrifcio que a entidade arca para obter um produto ou servio qualquer, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Gasto termo genrico que pode representar tanto um custo com uma despesa. Desembolso o pagamento resultante da aquisio de um bem ou servio. Pode ocorrer antes, durante ou aps a entrada da utilidade comprada. a sada financeira da empresa, entrega de ativos. Investimentos so gastos ativados em funo da utilidade futura de bens ou servios obtidos. Os investimentos podem ser: a) circulantes: estoques de matrias-primas e produtos para revenda. b) permanentes: mquinas, equipamentos e instalaes. Todo investimento um custo mas nem todo custo um investimento.

Contedo Programtico segundo edital


Contabilidade e Custos

conceitos contbeis bsicos, ativo, passivo e situao lquida, registros e sistemas contbeis, conceito de custos, objetivo e meios, e classificao dos custos.

Custos so gastos relativos a bens ou servios utilizados na produo de outros bens ou servios. Exemplo: matria-prima, mo-de-obra direta utilizada na produo.

Despesas so gastos com bens e servios no utilizados nas atividades produtivas e consumidos direta ou indiretamente pra a obteno de receitas, que provocam reduo do patrimnio. Exemplo: comisses sobre vendas, honorrios de advogados.

Diferena entre Custo e Despesa

Custo: o gasto com a fabricao do produto (processo produtivo). O custo s afetar os resultados da parcela do gasto que corresponde aos produtos vendidos. Despesa: o gasto que no est relacionado com o processo produtivo. A despesa afetar o resultado do exerccio.
2010 - Sem 2o.

Estude com quem Aprova!!!

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha Custo de Oportunidade


Representa o valor associado a melhor alternativa no escolhida. A alternativa escolhida, associa-se como custo de oportunidade o maior benefcio.

Perda so bens ou servios consumidos de forma anormais e involuntrios. So gastos no intensionais decorrentes de fatores externo, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa.

Classificao dos Custos


Enquanto a sua apropriao aos produtos podem ser: a) Custos Diretos so apropriados, sem rateio, aos produtos. De maneira geral, associam-se a produtos e variam proporcionalmente a quantidade produzida. b) Custos Indiretos So os que, para serem incorporados aos produtos e necessitam de algum critrio de rateio. Exemplo: aluguel, iluminao, depreciao, salrio de supervisores. Quanto ao nvel atividades os custos podem ser: a) Custos fixos so aqueles cujo total no varia proporcionalmente ao volume produzido. Por exemplo: aluguel, seguro de fbrica etc. Custos Variveis so aqueles que variam proporcionalmente em funo do volume de produo ou venda. Exemplo: Energia eltrica da indstria. Custos Semivariveis ou Semifixo custo q ue varia em funo do volume de produo ou venda, mas no exatamente nas mesas propores.

Conceito de Mo-de-obra Direta


Representa custos relacionados com pessoal que trabalha diretamente na elaborao dos produtos, por exemplo, o empregado que opera torno mecnico. A mo-de-obra direta no deve ser confundida com quem supervisiona (supervisor) grupo de torneiros mecnicos.

Rateio
Representa a alocao de custos indiretos aos produtos em fabricao, segundo critrios racionais. Exemplo: a depreciao de mquinas rateada segundo o tempo de utilizao por produto.

Classificao das despesas


As despesas surgem da necessidade de a empresa obter receitas, ou simplesmente pela necessidade de funcionar. So quatro tipos de despesas operacionais: 1. 2. 3. 4. Administrativas : relativas s reas de apoio da empresa (administrao geral, finanas, etc.) Comerciais : surgem pela necessidade de criar receitas, como propaganda e publicidade, telefone, etc. Financeiras : so decorrentes da insuficincia de capital de giro prprio da empresa, a empresa obrigada a buscar capital de terceiros. Tributrias : encargos devidos administrao pblica em relao aos impostos.

b)

c)

Estudar muito no uma questo de nmero de horas mas de nmero de horas realmente aproveitadas!!!

Questes de Concursos
CAP Marinha Contabilidade Geral
1. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2007)
Como denominada a representao quantitativa do patrimnio de uma entidade? a) Contas. b) Ativo. c) Preo Estimado. d) Balano Patrimonial. e) Patrimnio Lquido.

Custos de Transformao
Representam o esforo empregado pela empresa no processo de fabricao de determinado item (mo-de-obra direta e indireta, energia, horas de mquina etc.)

Custos Primrios
So a soma da matria-prima e mo-de -obra direta. No so a mesma coisa que custo direto, que mais amplo, incluindo, por exemplo: materiais auxiliares, energia eltrica, etc.

2. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2007)


Qual das equaes abaixo representa a condio contbil "Passivo a Descoberto"? a) b) c) d) e) A<P A=PL A>P PL= A-P A=P

Custo Marginal
o acrscimo de custo que a empresa incorre para produzir uma unidade adicional do produto.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

3.

(PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005) Em relao ao Balano Patrimonial, correto afirmar que o patrimnio lquido de uma empresa NO pode ser a) maior do que o passivo exigvel. b) menor do que o passivo exigvel. c) menor do que o ativo. d) maior do que o ativo. e) igual ao passivo exigvel. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005) a maioria das empresas comerciais, o ativo suplanta o passivo. Assim a representao mais comum do patrimnio de uma empresa comercial assume a equao

8. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao Marinha


2008) Complete corretamente as lacunas da sentena abaixo e, a seguir, assinale a opo correta. No tipos de lanamentos a Dbito e a Crdito para uma operao de aquisio de um terreno, com pagamento vista efetuado por meio de um cheque, debita-se a conta ........................... e credita-se a conta ....................... a) b) c) d) e) "Terrenos" / "Caixa" "Caixa" / "Terrenos" "Terrenos" / "Bancos" "Bancos" / "Caixa" "Bancos" / "Terrenos"

4.

a) b) c) d) e)

Passivo + Ativo = Patrimnio Lquido Ativo + Patrimnio Lquido = Passivo Passivo + Patrimnio Lquido = Ativo Ativo Permanente + Ativo Circulante = Passivo Ativo + Situao Lquida = Passivo

9.

(PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2008) A s c o nt as d e A ti vo r e p re se n t am be n s e d i re it o s d e u ma entidade expressa em moeda. Diante do exposto, as contas de Ativo apresentam saldo a) b) c) d) e) somente devedor. somente credor. somente nulo. devedor ou nulo. credor ou nulo. 2008) patrimonial

5. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005)


Livro dirio possui os atributos abaixo apresentados, EXCETO a) obrigatoriedade de escriturao. b) obrigatoriedade de ordem cronolgica dispensvel. c) registro de todos os fatos administrativos. d) registro no rgo competente. e) data, histrica e valor so requisit os necessrios de uma partida de dirio.

10. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao


Qual das opes define a situao denominada "Passivo a Descoberto"? a) b) c) d) e) Ativo maior que Passivo. Patrimnio Lquido maior que Ativo. Passivo maior que Ativo. Passivo maior que Patrimnio Lquido. Ativo maior que Patrimnio Lquido.

6. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005)


Assinale a opo que apresenta a equao patrimonial que configura passivo a descoberto. Legenda: a) A=P A= ativo b) P=A+SL P - passivo c) A=P+SL SL= situao lqui da d) SL=A-P e) P=A-SL

11. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2008) As


empresas, para realizarem suas atividades legalmente, necessitam de registro em alguns rgos. Assinale a opo em que os rgos apresentados realizam o registro regular de uma sociedade limitada. a) Junta comercial, Bolsa de Valores, Ministrio do Trabalho e INSS. b) Ministrio do Trabalho, Procon, SPC-Serasa e Prefeitura do Municpio. c) Junta comercial, Bolsa de Valores, Procon e INSS. d) Ministrio do Trabalho, Junta comercial, Ministrio da Fazenda e INSS. e) Ministrio da Fazenda, Sindicato, SPC-Serasa e Prefeitura do Municpio.

7. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao

a)

b)

c)

d)

e)

Marinha 2008) O registro de uma operao no livro dirio denomina-se Partida de Dirio. Neste contexto, assinale a opo que contm, na ordem correta, os requisitos necessrios de uma Partida de Dirio. Data da operao, Conta a ser debitada, Conta a ser creditada, Histrico da operao e Valor da operao. Data da operao, Conta a ser creditada, Conta a ser debitada, Histrico da operao e Valor da operao. Histrico da operao, Data da operao, Conta a ser debitada, Conta a ser creditada e Valor da operao. Histrico da operao, Data da operao, Valor da operao, Conta a ser creditada e Canta a ser debitada. Histrico da operao, Data da operao, Valor da operao, Conta a ser debitada e Conta a ser creditada.

12.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) A diferena

entre o valor das receitas e o valor das despesas denominada a) ativo. b) passivo. c) resultado. d) custos. e) patrimnio lquido.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

13.

No ba lan o , as c ont as s e ro c las s ificad as s eg undo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. Com relao aos grupos de contas do balano patrimonial, correto afirmar que no a) b) c) d) e) passivo as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. ativo as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez. passivo as contas sero dispostas em ordem crescente de grau de liquidez. ativo as contas sero dispostas em ordem crescente de grau de liquidez. ativo e no passivo as contas sero dispostas em ordem crescente de grau de liquidez.
Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) A

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004)

19.

(PS

CAP

Marinha

Tcnico

Contabilidade

2007)

Considerando as possibilidades de ocorrncias dos elementos patrimoniais, assinale a opo INCORRETA: Dados: A: ativo P: passivo PL: patrimnio liquido a) b) c) d) e) A>0 P=0 PL=0 PL>0 A<0

20. (PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) No Plano


de Contas de uma empresa, a conta "Despesas Antecipadas" deve ser classificada como a) b) c) d) e) Passivo Circulante e Credora. Passivo Circulante e Devedora. Ativo Circulante e Credora. Ativo Circulante e Devedora. De Resultado e Devedora.

14.

(PS-CAP

situao patrimonial em que bens e direitos (ativo) so menores que as obrigaes com terceiros (passo exigvel) denominada a) nula. b) plena. c) favorvel. d) Inexistncia de ativos. e) Passivo a descoberto .

21. (PS

CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Levando em considerao a terminologia contbil, assinale a opo que apresenta a conta do Plano de Contas de uma empresa que representa um direito

15.

(PS-CAP

Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) Na contabilidade, segundo a teoria patrimonialista, as contas so classificadas em a) Integrais e Diferenciais. b) Agentes Consignatrios, e Agentes Correspondentes. c) Integrais e Patrimoniais. d) Patrimoniais e de Resultado. e) Diferenciais e de Resultada. (PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) Sabe-se

a) b) c) d) e)

Proviso para frias. Adiantamentos de clientes. Fornecedores. Adiantamentos a fornecedores. Mveis e utenslios.

Questes de Concursos
CAP - Marinha Contabilidade de Custos
22. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2007) A
anlise ABC uma das formas mais usuais de examinar estoques. Essa anlise consiste na verificao, em certo espao de tempo, do consumo dos itens em estoque, em valor monetrio ou quantidade, para que eles possam ser classificados em ordem de importncia classificao dos itens de menor importncia para o de maior importncia, tem-se: a) A B C b) A C B c) B A C d) C A B e) C B A

16.

que o patrimnio dividido em trs partes, ativo, passivo e patrimnio lquido e que o ativo composto de b ens e di reit os . As s i nale a op o q ue a pres enta dois exemplos de bens. a) Duplicatas a receber e clientes. b) Clientes e veculos. c) Mercadorias em estoque e veculos. d) Clientes e mercadorias em estoque. e) Veculos e duplicatas a receber.

17.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Em

31/12/2005, uma Companhia apresentou patrimnio com capital social no valor de R$ 20.000,00, obrigaes no valor de R$ 18.000,00, bens e direitos no valor de R$ 40.000,00. Diante desses dados, correto afirmar que o a) patrimnio lquido no valor de R$ 2.000,00 b) patrimnioliquidono valorde R$22.000,00 c) passivo a descoberto no valor de R$ 2.000,00 d) patrimnio apresenta situao lquida compensada e) prejuzo acumulado no valor de R$ 2.000,00

23. (PS CAP MarinhaTcnico Administrao 2007)


Observe a tabela a seguir. Preo de Venda: Custos+Despesas Variveis: Custos+Despesas Fixas: R$ 780,00/unidade R$ 630,0O/unidade R$ 600.000,00/ms

18.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Um estabelecimento comercial, que trabalha no ramo de venda de autopeas, possui duas salas comerciais alugadas. Estes imveis devero ser classificados, no Balano Patrimonial, no grupo Ativo a) Circulante. b) Permanente - Investimento. c) Diferido. d) Permanente - Imobilizado. e) Ativo Pendente.

Com base nos valores apresentados, calcule o Ponto de Equilbrio em quantidades, e , a seguir, assinale a opo correta. a) b) c) d) e) 1750 unidades/ms 2000 unidades/ms 3500 unidades/ms 4000 unidades/ms 4500 unidades/ms
2010 - Sem 2o.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

24. (PS CAP Marinha 2007) Como denominada a


unidade mnima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e mquinas, em que se desenvolvem atividades homogneas? a) b) c) d) e) Entidade. Departamento. Agrupamento. Amostra. Classificao Contbil.

29.

(PS-CAP

Hospitalar 2004) Os departamentos, setores, sees, unidades ou pontos de referncia que funcionam como elementos receptores de despesa na frmula de rateio dos custos so denominados centros de

Marinha

Tec.

Adm.

a) b) c) d) e)

rateios. custos. investimentos. oramentos. balanos.

Mantenha a calma durante prova e inicie resolvendo as questes mais fceis da prova, terminando com as questes mais trabalhosas.

30.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) Sobre os

Investimentos e as Fontes de Investimentos correto afirmar que os valores a receber decorrentes da prpria atividade da empresa so a) b) c) d) bens de renda. crditos de financiamento. valores imateriais. crditos de funcionamento. bens de venda.

25. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005)


Em relao terminologia contbil aplicada contabilidade de custos, correto afirmar que a) desembolso a compra de um produto ou servio qualquer que gera sacrifcio financeiro para a entidade, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. b) gasto o bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas. c) custo o gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. d) perda o gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuro(s) perodo(s). e) despesa o bem ou servio consumidos de forma anormal e involuntria.

e) 31.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) Os custos

que dependem de clculos, rateios e estimativas para serem divididos e apropriados em diferentes produtos de servios denominam-se a) b) c) d) e) indiretos. variveis. mistos. fixos. diretos.

26. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2005)


Em relao classificao dos custos, correto afirmar que a) custos fixos e variveis so uma classificao que leva em considerao o produto, e no o relacionamento entre o valor total do custo em um perodo e o volume da produo. b) custos diretos precisam de esquemas especiais para a alocao, tais como base de rateio. c) custos diretos e indiretos dizem respeita ao relacionamento entre o custo e o produto feito. d) fixos e variveis so classificaes somente aplicvel aos custos. e) diretos e indiretos so classificaes aplicvel tambm s despesas.

32.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004)

O ato de previso da despesa, da receita e da sua aplicao para um determinado perodo de tempo denominado a) b) c) d) e) rateio. programa custeio oramento. contabilidade .

33.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2004) Uma das

fases de apurao do resultado com mercadorias a realizao de inventrios. Em qual tipo de inventrio os estoques existentes so avaliados na data de encerramento do balano, atravs da contagem fsica? a) b) c) d) e) Peridico. Anual. Total. Permanente. Dirio.

27. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2008)


luz da contabilidade de custos, que opo contm a definio correta de custo? a) b) c) d) e) Bem ou servio consumido direta ou indiretamente para obteno de receitas. Gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcio atribudo a futuros perodos. Pagamento resultante da aquisio de bem ou servios. Gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. Bens ou servios consumidos de forma anormal e involuntria.

34.

(PS-CAP

Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2007) As terminologias custo, gasto e despesa tm significados diferentes dentro da contabilidade de custos. Qual das opes abaixo, apresenta a definio do termo despesa?

28. (PS CAP Marinha Tcnico Administrao 2008)


Assinale a opo que contm somente custos diretos de produo de uma empresa qualquer. a) b) c) d) e) Aluguel de prdio e Materiais de consumo. Aluguel de prdio e Matrias primas. Embalagens e Matrias primas. Embalagens e Materiais de consumo. Materiais de consumo e Matrias primas.

a) Bem ou servio consumido direta ou indiretamente para a obteno de receitas. b) Sacrifcio financeiro que a entidade arca para obteno de um produto ou servio qualquer. c) Gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. d) Valor monetrio dos bens e servios para obter benefcios correntes ou futuros. e) Custos incorridos para fornecer recursos requeridos para desempenhar atividades que suportam a produo de diferentes objetos de custo.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

35.

(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2008) Segundo

42.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Sobras de

Martins (1998), citado por CHING (2001), as duas funes relevantes da contabilidade de custos so: a) b) c) d) e) atender o mercado externo e estabelecer os objetivos. obter receitas rpidas e aumentar as vendas. auxiliar no controle e ajudar na tomada de deciso. fazer marketing empresarial e informar encargos. elaborar estratgias institucionais e criar normas.
(PS-CAP Marinha Tec. Adm. Hospitalar 2008) Os custos

materiais que no tm preo firme de mercado ou condies normais de comercializao so denominadas a) Co-produtos. b) Subprodutos. c) Sucatas. d) Produtos Secundrios. e) Auxiliares

36.

43.

que so diretamente apropriados a um objeto de custo so chamados de a) indiretos. b) rateios. c) receitas. d) diretos. e) despesas.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) No Brasil, os termos Exerccio Financeiro e Ano Financeiro possuem o mesmo significado pelo fato do

a) b) c) d) e)

Exerccio Financeiro coincidir com o ano civil. Exerccio Financeiro ser acrescentado de um perodo adicional. Exerccio Financeiro ser inferior ao ano civil. Ano Financeiro no coincidir com o ano civil. Ano Financeiro ser acrescentado de um perodo adicional.

37.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) As

44.

funes gerenciais mais relevantes da Contabilidade de Custos so a) auxlio ao controle e apurao de Imposto de Renda. b) ajuda tomada de deciso e levantamento de Balano. c) valoraodos estoques fsicos e tomada de decises. d) auxlio ao controle e ao processo de tomada de deciso. e) auxlio ao controle e valorao dos estoques fsicos.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) O tratamento, do ponto de vista contbil, mais indicado para gastos com pesquisa e desenvolvimento o de

a) b) c) d) e)

Despesas. Perdas. Investimentos. Custos. Desembolsos.


CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006)

38.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Devem

45.

(PS

ser contabilizados como custos de produo, a) b) c) d) e) matria-prima, mo-de-obra e honorrios da diretoria. honorrios da diretoria, fretes eseguros da fbrica. matria-prima, telefone e salrio da administrao. seguros da rea de produo, matria-prima e mo-de-obra da fbrica salrio da administrao, matria-prima e perdas.

Considerando que o produto M oferece uma Margem de Contribuio Unitria para uma determinada empresa no valor de R$ 5,00, e que a mesma empresa faturou R$ 160.000,00 com a venda de 8.000 unidades deste produto, qual o custo varivel unitrio do produto? a) b) c) d) e) R$ 5,00 R$ 10,00 R$ 15,00 R$ 20,00 R$ 30,00

39.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Quando ocorre a perda de todas as unidades de uma ordem de produo inteira, seu custo deve ser contabilizado como a) custodeproduo. b) despesadoperodo. c) perda do perodo. d) investimento total. e) custo de estocagem. (PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006)

46.

(PS

CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) A contabilidade de custos de uma indstria deve classificar o salrio dos supervisores da fbrica como

40.

Normalmente, o tempo ocioso dos operrios na indstria considerado como custo a) direto, se referente a pessoas que atuam diretamente na fabricao do produto. b) indireto, tanto no caso de se referir mo-de-obra direta, quanto indireta. c) indireto apenas aquele relacionado mo-de-obra indireta d) indireto apenas aquele relacionado mo-de-obra direta. e) direto, se referente a pessoas que atuam indiretamente na fabricao do produto.

a) b) c) d) e)

custo direto. custo indireto. despesa. investimento. perda.

47.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) O gasto ativado em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuro(s) perodo(s), denominado

41.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2006) Se o

a) b) c) d) e)

Desembolso. Investimento. Custo dos Produtos Vendidos. Despesa. Perda.

pagamento de horas extras de mo- de -obra for espordico, devido realizao de encomenda especial, este Custo dever ser classificado como a) Indireto. b) Padro. c) Direto. d) Perda. e) Ideal.

48.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) O custo,

referente matria-prima utilizada na produo de um produto final, deve ser classificado como a) b) c) d) e) indireto e fixo. indireto e semivarivel. indireto e semifixo. direto e varivel. direto e fixo.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

49.

Um material de elevado valor e que, no processo de produo, foi deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento, deve ser classificado como a) b) c) d) e) investimento. custo do produto vendido. despesa. perda. custo do produto acabado.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008)

53.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) Uma

indstria produziu 100 unidades de um determinado produto, ao custo unitrio de R$ 13,00. Sabendo se que esta indstria apropria seus custos pelo mtodo de custeio por absoro e que no possua estoque inicial do produto, qual o custo final de seu estoque, caso a mesma comercialize somente 80 unidades ao preo de R$ 20,00 a unidade? a) b) c) d) e) R$ 100,00 R$ 160,00 R$ 200,00 R$ 230,00 R$ 260,00

No h saber mais ou saber menos; h saberes diferentes.


50.
(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) Observe

54.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) Para

apurar a "margem de contribuio" de uma empresa, necessrio que a empresa a) b) c) d) e) apresente resultado lquido positivo. tenha uma contabilidade integrada com outros sistemas. esteja com suas contas em dia. separe custos fixos de custos variveis. calcule os custos fixos passados.

a figura a seguir.

55.
Com base na equao do balano (A P = PL) concluir que o estado acima revela a) a inexistncia de dvidas. b) a inexistncia de bens e/ou direitos. c) a inexistncia de riqueza prpria. d) a existncia de riqueza prpria. e) o patrimnio Lquido Negativo.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007) "So os

prprios produtos principais, s que assim chamados PL), pode-se, ento, porque nascidos de uma mesma matria-prima". O trecho acima refere-se a) b) c) d) e) aos subprodutos. aos co-produtos. s sucatas aos produtos negociveis. aos produtos secundrios.

51.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) Os

custos que no oferecem condio de serem medidos objetivamente e que necessitam de esquemas especiais para a alocao aos produtos, tais como bases de rateio e estimativas, so classificados como a) indiretos. b) fixos. c) diretos. d) variveis. e) comuns.

56.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007) O Custeio Varivel (Direto) muito til para fins decisoriais, porque s agrega aos produtos os custos

a) b) c) d) e)

variveis. constantes. indiretos. perdidos. fixos.

52.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2008) Observe

57.

os dados de uma determinada empresa no fim do ano 20X1. Vendas do ano Custo das Mercadorias Vendidas Receita de Juros Despesas de Salrios Despesas Diversas R$ 150.000,00 R$ 105.000,00 R$ 1.000,00 R$ 15.000,00 R$ 6.000,00

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007) Como denominado o Mtodo de Custeio segundo o qual se apropriam todos os custos de produo, quer fixos, quer varveis, quer diretos, quer indiretos, e to-somente os custos de produo aos produtos elaborados? a) Custeio Varivel. b) Custeio Direto. c) Custeio Baseado em Atividades (ABC). d) RKW. e) Custeio por Absoro. (PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007) Em uma

Considerando os dados acima, qual ser o Resultado Lquido do Exerccio dessa empresa no final do referido ano? a) lucro R$ 20.000,00 b) prejuzo R$ 21.000,00 c) prejuzo R$ 25.000,00 d) lucro R$ 25.000,00 e) prejuzo R$ 15.000,00 Uma longa viagem comea apenas com um nico passo.

58.

empresa em que todas as despesas so fixas, a Margem de Contribuio por unidade a diferena entre o preo de venda e o custo a) b) c) d) e) varivel de cada produto. fixo de cada produto. direto de cada produto. indireto de cada produto. total de produo de cada produto.

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

CURSO ADSUMUS Contabilidade

Prof. Mozart Rocha

59.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007)

64.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Na

Inmeras vezes ocorrem desperdcios de materiais, principalmente de matrias-primas, durante o processo de fabricao, que se diferenciam entre Perdas Normais e Anormais. Quanto s Perdas Anormais, pode-se afirmar que a) b) c) d) e) so previsveis. fazem parte do custo dos produtos elaborados. so lanadas diretamente no resultado do exerccio. fazem parte da expectativa da empresa. tm o mesmo tratamento contbil das Perdas Normais.

Contabilidade de Custos, a diferena entre o preo de venda e os custos e despesas variveis de cada produto, representando o valor que cada unidade efetivamente traz empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e que lhe pode ser imputado sem erro, corresponde ao conceito de a) b) c) d) e) margem de contribuio unitria. custo do produto vendido. custo de transformao. custeio varivel. custeio por absoro.

60.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2007) Como

65.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Na

denominado o gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios? a) b) c) d) e) Investimento. Desembolso. Custo. Despesa. Perda.

Contabilidade de Custos, o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) a soma dos custos a) b) c) d) e) incorridos no perodo dentro da fbrica. contidos na produo acabada no perodo. incorridos na fabricao dos bens que so vendidos no perodo. de vendas dos produtos vendidos no perodo. pagos no perodo para fabricao de produtos.

Blog: www.professormozart.blogspot.com msn: mozart.direito@hotmail.com comunidade orkut: amigos do professor Mozart orkut: mozart.direito@gmail.com

Material publicado no Blog

66.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Observe

as contas abaixo. Marcas e Patentes; Contas a Pagar; Capital Social; Aes em Tesouraria; Depreciao Acumulada; Financiamentos a Longo Prazo; Receitas Antecipadas; e Duplicatas a Receber. Quantas so as contas de natureza devedora? a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

61.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Na

Contabilidade de Custos, os cus tos que dependem de clculos, rateios ou estimativas para serem divididos e apropriados a diferentes produtos ou diferentes servios denominam-se a) b) c) d) e) variveis. diretos. proporcionais. fixos. indiretos.

62.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Em

relao terminologia utilizada pela Contabilidade de Custos, assinale a opo correta. a) Custos Primrios Custos Diretos b) Custos Primrios = Custos Diretos + Custos Indiretos c) Custos Primrios Matria-Prima + Mo-de-Obra Direta d) Custos de Transformao = Matria-Prima + Mo-de-Obra Direta e) Custo Total = Mo-de-Obra Direta + Custos Primrios

67.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) O custo

das vendas, para uma empresa comercial, pode ser representado pela seguinte frmula: a) saldo inicial de estoques menos o saldo final e menos as entradas. b) saldo inicial de estoques menos o saldo final e mais as entradas. c) saldo inicial de estoques mais as entradas e menos as sadas. d) saldo final de estoques mais as entradas e menos as sadas. e) saldo final de estoques menos as entradas e mais as sadas.

63.

(PS CAP Marinha Tcnico Contabilidade 2005) Os itens

de produo no aproveitados, que surgem de forma normal durante o processo produtivo e possuem mercado de venda relativamente estvel, tanto no que diz respeito existncia de compradores como quanto ao preo, so denominados a) b) c) d) e) perdas produtivas. subprodutos. sucatas. co-produtos. perdas improdutivas.

Que o Senhor sobre ti levante o rosto e te d a sua Aprovao!!!

Coordenao Sandra

Curso ADSUMUS

2010 - Sem 2o.

You might also like