You are on page 1of 20

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade*

Carlota Boto
Universidade de So Paulo, Faculdade de Educao o Mtodo o primeiro requisito do Estudo, para, por meio dele se poder adquirir um conhecimento profundo e slido das Cincias. Quem desconhece o Mtodo no pode ter ordem no Estudo. E quem estuda sem ordem, adianta-se pouco na Estrada das Cincias, tropea a cada passo e perde um tempo infinito. Compndio, 1972, p. 245

A secularizao como um modo de ser mundo O Iluminismo foi um fenmeno intelectual que teve lugar na Europa em meados do sculo XVIII. Tinha por principal baliza a referncia da crtica;com preen dendo o mesmo conceito de crtica como oreco nhecimento das possibilidades, mas tambm dos limites da capacidade humana de conhecer. Mais do que isso, os iluministas compreendiam que a instruo conduziria no apenas a um acrscimo de conhecimento no sujeito, mas tambm a um aprimoramento do indivduo que se instrui. Movimento crtico do Absolutismo; crtico da sociedade estamental; dos consequentes pri vilgios daaristocracia e do clero; crtico, enfim, das instituies de uma ordem poltica considerada arcaica. Propunha-se refundar a nacionalidade; e, para tanto, havia de ser criado um novo pacto civil.

Apostando no avano do esprito humano e do conhecimento, no progresso dos povos e na caminhada do gnero humano rumo a um indefectvel percurso de aprimoramento a que chamava perfectibilidade , o Iluminismo foi tambm um movimento de f: f na razo, no futuro, na flecha de um tempo, no comrcio entre os homens e, finalmente, f na educao. Edgar Morin (1988) admite ter sido a f nessa racionalidade crtica que transformada em mstica quase religiosa firmou no Ocidente, para o bem e para o mal, o universalismo do conceito de Humanidade.1 De todo modo, o esprito racional era e universal (p. 85). Uma das marcas do Iluminismo portugus foi sua dimenso religiosa, convivendo com a ideia de um Estado condutor dos assuntos temporais. Pode-se
1

Edgar Morin dir que h um antagonismo profundo nesse

humanismo europeu, que se radicaliza no sculo das Luzes. As contradies manifestar-se-iam entre a crena na universalidade * O presente artigo foi originalmente elaborado com o ttulo O Iluminismo e as reformas pombalinas, a convite do Colquio250 anos de ensino pblico no Brasil, realizado em junho de 2009, na Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais.
282

desse mesmo humanismo, a qual, por si mesma, dissimula um euro pocentrismo dominador, e a sua potencialidade verdadeiramente universalizante, aberta a todos os indivduos e a todas as culturas, que desmascara e critica o europocentrismo (Morin, 1988, p. 101).
Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

dizer que se toda a laicidade uma secularizao, nem toda a secularizao (ou foi) uma laicidade (Catroga, 2006, p. 273). So conceitos com significados diversos. Como diz ainda Catroga, o conceito de secularizao passou a conotar a perda, nas sociedades modernas ocidentalizadas, da posio-chave que a religio institucionalizada ocupava na produo e na reproduo do elo social e na atribuio de sentido (p. 62). A religio deixa de ser a viga mestra da cultura, sua pedra de toque, e passa a ser um recurso auxiliar. J a laicidade supe de modo radical a institucionalizao da diferena entre o espiritual e o temporal, o Estado e a sociedade civil, o indivduo e o cidado (p. 273). A clivagem entre a instruo pblica portuguesa e o modelo pedaggico arquitetado pelos planos da Frana revolucionria acontece a. A escola pombalina no era conduzida pela utopia da emancipao. O fenmeno da secularizao este sim, como j se observou acima um dos alicerces do Iluminismo e da modernidade. Junto da progressiva secularizao das instituies, vinham os emblemas da racionalizao, da civilizao de costumes (Elias, 1993, 1994) e do que Weber (2000) qualificou de desencantamento do mundo. Carlos Guilherme Mota (2006) define o homem da Ilustrao como o homem da Razo, da Lgica, da Experimentao, da Cincia, do Direito Natural. Era o pesquisador, cosmopolita, reformista, antiabsolutista (p. 67). Fenmeno europeu no sculo XVIII, a secularizao integra o movimento que separa a moralidade da religio, que marca os limites entre Estado e Igreja; que determinar o mundo e o modo-de-ser-no-mundo do homem moderno. Por isso, uma interpretao do Iluminismo , por essncia, uma leitura da Secularizao (Pereira, 1990, p. 7). Tambm Roberto Romano (2003) destaca o princpio da secularizao inscrito no projeto das Luzes como elemento essencial para estruturar um imaginrio que daria lugar a preceitos de universalidade, nos quais os signos da impessoalidade e da igualdade jurdica se tornassem as grandes ideias-fora da cultura poltica moderna: lei natural, razo, vontade geral, povo etc.

(p. 22). Trata-se de um movimento no qual, progressivamente, por etapas, o Estado-Nao viria a vassalizar a Igreja (Morin, 1988, p. 45). Por isso, vale para o caso portugus, sob a gide de Pombal, a caracterizao de Edgar Morin acerca da situao francesa do Antigo Regime: a monarquia absoluta foi relativa (idem, ibidem). Laerte Ramos de Carvalho destaca tambm o sentido de secularizao impresso na reforma pombalina dos estudos menores. Diz o historiador:
[...] seu objetivo superior foi criar a escola til aos fins do Estado e, nesse sentido, ao invs de preconizarem uma poltica de difuso intensa e extenso do trabalho escolar, pretenderam os homem de Pombal organizar uma escola que, antes de servir aos interesses da f, servisse aos imperativos da Coroa. (1978, p. 139)

Marques destaca que despotismo esclarecidofoi a fase tardia do absolutismo rgio, muito mais em cone xo com as grandes mudanas que a Europa sofreu no sculo XVIII do que com a nica influncia de uma atitude filosfica (1984, p. 322). Maria Lcia Garcia Pallares-Burke (2001) acredita que as principais medidas voltadas para a criao e organizao de escolas de Estado no sculo XVIII europeu seriam oriundas, no tanto das ideias iluministas, mas, sobretudo, daqueles que a histria chamou de dspotas esclarecidos.Por sua iniciativa, foram adotadas polticas pblicas dirigidas a racionalizar e ilustrar seus Estados(idem, p. 59). Para tanto, a historiadora d o exemplo dain troduo do ensino compulsrio e universalnos rei nados de Frederico II da Prssia (1740-1786) e Maria Tereza da ustria (1740-1780) (idem, ibidem). O mode lo de ensino arquitetado para ambos os reinos tinha como ponto comum o atendimento das necessidades do Estado quanto formao de consensos. Nesse sentido, os principais valoresvei culados pela escolarizao especialmente a primria seriam di li gncia, obedincia, sentimento de dever e presteza na interiorizao de regras. Tratava-se pode-se dizer de um modelo voltado para a formao de sditos esclarecidos; mas no de cidados. Mesmo assim, Pallares-Burke se interroga: como explicar que

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

283

Carlota Boto

dois governos absolutistas, e no os mais progressistas regimes ingls e holands, procurassem pr em prtica a educao do povo e, com isso, fossem coerentes com o princpio do ecumenismo racional que era defendido em teoria? (idem, ibidem). Seja como for, esses monarcas orientavam-se inequivocamente por uma compreenso diversa acerca da potencialidade da educao na produo do controle social. Mas talvez os mesmos soberanos compreendessem que o desenvolvimento da escolarizao teria algo a ver com a prosperidade dos povos. Luzes, esclarecimento, Iluminismo ou despotismo esclarecido? Muitos j tentaram definir o Marqus de Pombal. Para ns, educadores brasileiros do princpio do sculo XXI, a certeza que temos a de que, nos territrios que geriu, foi ele o criador da escola pblica de Estado precisamente h 250 anos. O modelo de escola pblica que Pombal gestou tinha vale dizer caractersticas prprias: tratava-se de um artefato organizador da fora e da potnciado Estado. Sem dvida alguma, rascunhavam-se ali como sublinha Antnio Nvoa (2005) as condi es para o processo histrico de uma sociedadede ba se escolar (p. 23). O Estado tomava para si a tare fa de selecionar, nomear e fiscalizar professores. O Estado controlaria as matrias a ser ensinadas. Mas no havia intuito de, por meio da educao, alterar a base poltico-social desse mesmo Estado. O projeto pombalino (e a Ilustrao portuguesa que o embasou) no se inscreveu como observa Catroga (2006, p. 360) em nenhuma luta de libertao nacional. A veia regalista conduzia um processo de secularizao das instituies e dos costumes. Tal percurso traduziu-se como a Modernidade possvel para o mundo lusitano. A escola estatal do mundo que Portugal perfilhava teve lugar a partir de 28 de junho de 1759 com o Alvar Rgio que implementava a Reforma dosEs tu dos Menores. O protagonista da mesma reforma, personificando a lgica do despotismo esclarecido por tuguesa, o Marqus de Pombal que tinha por referenciais polticos alguns tericos e pedagogoslu sitanos: D. Lus da Cunha, Antnio Nunes Ribeiro Sanches e Lus Antnio Verney.

Todos eles compunham uma gerao de estrangeirados; tanto porque viviam fora de Portugal quanto porque observavam a situao portuguesa com base em tal deslocamento do olhar (Andrade, 1980; Moncada, 1941). A ambiguidade profcua dessa situao de estrangeirado adviria da observao da realidade estrangeira por parte de algum que tem no seu pas de origem a referncia. A comparao com outros pases parecer, nesse caso, irresistvel e inevitvel. Os estrangeirados portugueses do sculo XVIII preocupavam-se com o atraso cultural do pas. Consideravam que a situao do seu Portugal contemporneo era de decadncia: perante os pases mais avanados da Europa; luz dos rumos tomados pela colonizao; diante do poder que um dia o pas acreditou possuir. Muitos fatores explicam o poder do Ministro; a maior parte deles compreensvel luz de uma histria comparada. Porm h sempre algo que diz respeito especificidade nacional; quilo que, do exterior, no facilmente identificado. Alis, alm disso, na histria, h o fator acaso; e talvez Oliveira Martins (1991) no estivesse errado quando disse que uma das causas do poder do Marqus decorreu da atuao que este tivera quando do terremoto que faria morrer em Lisboa de 10.000 a 15.000 pessoas. Consta que, ao ser indagado pelo Rei sobre o que fazer diante da tragdia que fizera ruir mais da metade dos prdios de Lisboa, o ento Ministro dos Assuntos Exteriores e da Guerra (desde 1750), Sebastio Jos de Carvalho e Melo, teria respondido: enterre os mortos, feche os portos e cuide dos vivos. A partir da, o Ministro teria conquistado definitivamente a confiana do Rei; que, no ano seguinte (1756), o nomearia Secretrio de Estado dos Negcios do Reino de Portugal. O Rei, com esse ato, daria a Sebastio Jos de Carvalho e Melo futuro Conde de Oeiras, em 1759, e Marqus de Pombal, em 1769 estatura de primeiro ministro do reinado portugus. Como bem observa Kenneth Maxwell (1996, p.24), foi o terremoto que deu a Pombal o impulso para o poder virtualmente absoluto que ele conservaria por mais de vinte e dois anos, at a morte do rei, em 1777.

284

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

Dom Lus da Cunha e seu Testamento poltico: decadncia, sangrias e alternativas Ao abordar a atuao de D. Lus da Cunha (16621749), a bibliografia costuma sublinhar sua atividade diplomtica em Londres, onde teria sido nomeado embaixador. Ao olhar do exterior para seu pas dizem os historiadores , Lus da Cunha acentuava a necessidade de se fortalecer o papel do rei. Alm disso, preocupava-se com a dependncia portuguesa perante a Gr-Bretanha, com as dificuldades comerciais enfrentadas pelo pas, e, especialmente, com uma certa fraqueza auto-imposta de Portugal no tocante falta de populao e de esprito de iniciativa (Maxwell, 1996, p. 16). Como indica, sobre o tema, Carlos Guilherme Mota (2006, p. 39), o Testamento poltico de D. Lus da Cunha escrito nos anos de 1740, um pouco antes da subida do prncipe D. Jos ao poder orienta o monarca sobre quem deveria ser escolhido como principal ministro do reino. Ele sugere mais de um nome, dentre os quais sublinha o de Sebastio Jos de Carvalho e Melo, cujo gnio paciente, especulativo e ainda que sem vcio, um pouco difuso, se acorda com o da nao (Cunha, 1976, p. 27). Mota assinala que D. Lus da Cunha teria se destacado tambm por uma viso mercantilista inovadora para seu tempo, tendo sido, indubitavelmente, um dos idealizadores da modernizao econmica do Reino: seu discpulo, Pombal, tornar-se-ia a figura central dessa constelao da qual D. Lus era o mentor (Mota, 2006, p. 47). Lus da Cunha discorreria sobre a lastimvel situao de Portugal no concerto europeu (idem, p. 35). Mota compreende que, inspirador do marqus reformista (idem, p. 38), D. Lus da Cunha foi aex presso mxima do pensamento cosmopolita e reformista luso da primeira metade do sculo XVIII, antecipando a Ilustrao portuguesa (idem, ibidem). Inaugurava-se ali uma reflexo crtica sobre os males de Portugal e os seus remdios (idem, ibidem). Portugal era compreendido como um organismodoen te, a quem se deveria observar os sintomas, os humores e a debilidade; de modo a buscar identificar o conhecimento da causa do mal que o aflige: isto no s

para remediar a sua queixa, mas para prevenir o de que pode estar ameaado (idem, p. 43). A causa primordial da fragilidade portuguesa residiria na estreiteza dos limites de seu territrio. Tal debilidade era, ainda, acentuada quando se comparam nossas foras proporo das dos seus vizinhos (idem, ibidem). Em virtude dessa irreparvel fraqueza, Portugal se teria lanado ao encalo de outras terras; favorecido por uma situao geogrfica que esta sim lhe era favorvel: a vizinhana do mar. Porm, a aventura das navegaes no teria sido capaz decon ter o mau uso das terras do reino: terras incultas, proprietrios que no cultivavam seus terrenos e, at mesmo, pores de terras usurpadas ao comum das cidades, vilas e lugares (idem, p. 61). As terras incultas por desinteresse dos donos ou dos rendeiros deveriam ser-lhes retiradas para ser entregues a pessoas que pudessem e quisessem cultiv-las (Falcon, 1982, p. 254). D. Lus da Cunha desenvolve a tese de que as razes que levaram Portugal a se apequenar perante os demais pases de Europa consistiram em um conjunto de fatores que ele caracterizou como sangrias. A primeira sangria que destrua e despovoava o reino portugus residiria no conjunto de pes soasde ambos os sexos que procuravam os conventos. Tornando-se frades e freiras, renunciavam ao mundo, no procriavam, no trabalhavam para o pas e no povoavam o reino com sua prole. A segunda sangria que no deixa de enfraquecer o corpo do Estado, e a que no acho remdio, o socorro da gente que anualmente se manda para a ndia (idem, p. 74). Eram especialmente marinheiros que, ao fazer isso, deixavam mulheres e filhos mulheres que, no fosse isso, poderiam ter muitos outros filhos. O Brasil estava tambm includo nessa segunda sangria: para l iam todos os que sem passaporte encantavam-se com a promessa das minas e o desejo de fazer nova vida. A terceira sangria do Estado portugus viria dos atos da Inquisio relativamente queles que eram por causa dela chamados cristos-novos. Essa san gria D. Lus da Cunha caracteriza como insensvel

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

285

Carlota Boto

e cruelssima (idem, p. 75). Diariamente saem de Portugal essas pessoas, que, em solo portugus, no teriam qualquer oportunidade. O reino, assim, era, tambm por isso, despovoado. Uma forma de extinguir esse problema seria dar aos judeus a possibilidade de viver sua religio como, alis, se pratica entre todas as naes da Europa (idem, p. 88). D. Lus da Cunha expressava sua convico de que, quanto mais gente fosse perseguida, acusada e punida, maior seria o nmero de judeus travestidos de cristos-novos. Alm disso, quando cessassem as perseguies, deixaria de haver tantos sacrlegos quantos, sendo no corao judeus, frequentam os santos sacramentos, para no serem descobertos (idem, p. 91). Finalmente sem as clivagens que retiram das pessoas oportunidades que seriam justas , os judeus (convertidos ento em cristos-novos), caso pudessem assumir sua verdadeira identidade religiosa, permaneceriam no Reino, fazendo com que seu capital girasse em torno dos negcios portugueses; o que desenvolveria a economia nacional e faria florescer o seu comrcio (idem, ibidem). A liberdade de religio e a confiana de que no teriam seus bens confiscados fariam com que os judeus contribussem para desenvolver e equilibrar o comrcio portugus. E o desequilbrio comercial preocupao com que Lus da Cunha finaliza o texto pode ser compreen dido como a quarta sangria que ceifava o vigor e a potncia do reino portugus. Ribeiro Sanches e suas Cartas sobre a educao da mocidade Antnio Nunes Ribeiro Sanches (1699-1782) era um mdico que, cristo-novo, embora tenha iniciado seus estudos em Coimbra, cedo se transferiu para Salamanca, onde formou-se em medicina. Diz Rmulo de Carvalho (1986) que ele saiu do pas aos 27 anos e nunca mais regressou. Exerceu a Medicina na Rssia, entre 1731 e 1747, tendo sido mdico da Czarina. Na Rssia, ele dirigiu um hospital, desenvolveu investi gaes cientficas e clinicou na Escola Militar de So Petersburgo. Quando soube que Pombal havia

publicado o Alvar de 28 de junho de 1759, expulsando a Companhia de Jesus, Ribeiro Sanches teria se entusiasmado a redigir um trabalho sobre o tema da educao. Publicada em 1760, essa obra, sob o ttulo Cartas sobre a educao da mocidade, constitui um importante opsculo para se ter uma ideia do que foi, em matria educativa, o Iluminismo no tempo e no territrio do Marqus de Pombal. Ribeiro Sanches destacava que os privilgios e as imunidades das ordens privilegiadas teriam sido a causa da deturpao de costumes e da m educao portuguesa. A mocidade no era preparada para ser boa nem para ser til Ptria. Pelo contrrio: o fidalgo era educado para tratar como escravos todos os subalternos como se as pessoas do povo no fossem proprietrias de seus corpos e de sua honra. A fidalguia ainda criticada porque acostumava mal as pessoas. Aqueles que desfrutavam do epteto de fidalgos no poderiam, por exemplo, ser presos por dvidas. O resultado do privilgio era frontalmente contrrio aos interesses do reino: o senhor dissipador, nem sabe o que tem, nem o que deve; perde toda a ideia de justia, da ordem, da economia; pede emprestado com mando, maltrata e arruna a quem lhe recusa (Sanches, s.d., p.97). Alm disso prossegue o autor, se pela religio crist todos seriam iguais perante os mandamentos da Igreja, como justificar essas desigualdades de tratamento entre as pessoas? Como justificar as regalias? Contraditoriamente, o plano das Cartas traando um retrato do que seria adequado ao ensino portugus nos estudos menores e nos maiores dividia a mocidade em trs grupos sociais cujo destino escolar nada tem a ver com as capacidades dos componentes dos grupos, mas apenas com a sua situao social. Os grupos so o povo, a classe mdia e a nobreza (Carvalho, 1986, p. 439-440). A educao estaria, sob tal perspectiva, diretamente subordinada aos interesses econmicos, polticos, comerciais e at militares do Estado portugus. As escolas para Ribeiro Sanches precisavam ser distribudas estrategicamente. Existiriam apenas naqueles lugares onde fosse necessria a educao da juventude. Nesse sentido, o autor propunha a instau-

286

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

rao de um tribunal voltado especificamente para as coisas do ensino; e, assim, que em nenhuma aldeia, lugar ou vila onde no houvesse duzentos fogos no fosse permitido, a secular ou eclesistico, ensinar por dinheiro ou de graa a ler ou a escrever (Sanches, s.d., p. 129). Por qual motivo? Diz o autor que a instruo criaria no esprito uma certa altivez, inadequada para a maior parte das pessoas, especialmente para aquelas destinadas s lides do trabalho. O estudo, alm do mais, exigia um esforo diametralmente contrrio ao esforo fsico; fazendo com que a juventude perdesse o vigor e a fora: aquela desenvoltura natural; porque a agitao, o movimento e a inconstncia prpria da idade da meninice (idem, ibidem). O excessode estudo enfraqueceria o corpo, j que, na escola,osme ninos ficam assentados, sem bulir, tremendo e temendo (idem, ibidem). Por causa de tudo isso, Ribeiro Sanches conclui que nem todos deveriam frequentar a escola: no convm uma educao to mole a quem h-de servir repblica, de ps e de mos, por toda a vida (idem, ibidem). Para o povo mido, no convinha a escola. Ribeiro Sanches era iluminista; e o Iluminismo era tambm isso. Para as escolas a serem abertas e controladas pelo Estado, Ribeiro Sanches sugere que particularmente nas de primeiras letras , em vez do aprendizado por catecismos religiosos, fosse elaborado catecismo de novo tipo aquele voltado para ensinar s crianas as obrigaes com que nasceu (Sanches, s.d., p. 133). Para tanto, as escolas deveriam providenciar livrinhos impressos em portugus por onde os meninos aprendessem a ler, onde se inclussem os princpios da vida civil de um modo to claro que fosse a doutrina compreendida por aquela idade (idem, ibidem). A isso o autor denomina catecismo da vida civil (idem, ibidem). Conhecimentos, valores e condutas ali impressos seriam ensinados s crianas com castigos e com prmios, acostumando aquela idade mais a obrar conforme a razo do que a discorrer (idem, ibidem). Por meio do livro escolar, seriam instrudas quanto a comportamentos e aes para com os mais velhos, os colegas, a vida social. Pelo compndio se haveria de compreender que ningum na prosperidade e na

grande alegria se deve desvanecer nem ensoberbecer, porque somos nascidos para viver uma vida cerceada sempre pela alegria e pela tristeza; que nenhum bem sem mistura de mal, nem nenhum mal sem mistura de bem (idem, p. 135). Tudo isso saberes e costumes poderia ser ensinado meninice; o que, alis, no era difcil, como demonstra a facilidade natural que qualquer criana apresenta em dominar rapidamente a forma oral de sua lngua materna.2 Mas fundamental que no nos esqueamos que, para atingir a meninice, ser necessrio o mestre lhe falar na lngua e na frase que prpria quela idade (idem, ibidem). Relativamente ao ensino das Universidades, Ribeiro Sanches centra-se no exemplo portugus da Universidade de Coimbra. Ali havia, na poca, quatro faculdades: Direito Cannico, Jurisprudncia, Teologia e Medicina. Porm, segundo o autor, todos os cursos eram defasados e obsoletos. Note-se que no havia sequer um curso de Filosofia compreendendose esse estudo como uma pertena do territrio da Teologia. Tomando o caso do Direito Cannico e da Jurisprudncia, Ribeiro Sanches assegura que as referncias daquele modelo de ensino eram absolutamente insuficientes para formar conselheiros de Estado, embaixadores, generais, almirantes, etc. (Sanches, s.d., p. 159). E a razo de tal insuficincia residia no fato de estar a universidade sob a exclusiva alada do clero. Havia uma arquitetura do Estado que pressupunha pessoas para gerirem a organizao do reino. Isso requereria planejamento, execuo de metas, fiscalizao e controle. Da a necessidade, identificada por Ribeiro Sanches, de preparo desses profissionais especializados, que teriam cargos na administrao do reino. A instruo das chamadas escolas maiores

admirvel o juzo humano: na idade de trs anos apren-

deu um menino a sua lngua falar sem saber o que faz, com o no minativo, com o verbo no singular ou no plural, no tempo, no modo, etc. O que to difcil aos adultos que aprendem as lnguas doutas ou estrangeiras, pode o menino aprender, no dia, de trs ou quatro mestres sem confundir o que aprende (Sanches, s.d., p. 135).

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

287

Carlota Boto

teria a tarefa de instruir o sujeito em suas obrigaes de cristo e cidado (idem, p. 172). Para tanto, haveria o menino de aprender latim e grego, histria e geografia, poesia
[...] e que saiba escrever, ou na lngua latina ou na sua, com elegncia e propriedade: porque o Estado no somente tem necessidade de letrados, jurisconsultos e mdicos, mas tambm de secretrios, de notrios pblicos, de intendentes, de conselheiros e assessores nos tribunais ou colgios que devem governar a economia poltica e civil do reino. Tanto mais instrudos sarem estes estudantes das escolas referidas, tanto melhor exercitaro os cargos em que sero empregados. (idem, ibidem)

Ribeiro Sanches prope, ento, com base nos requisitos profissionais acima assinalados, trs tipos de escolas maiores, que deveriam, por um lado, preparar a mocidade nobre para o aprendizado das cincias e, por sua vez, os sditos para bem servirem a ptria. Diz Joaquim Ferreira (s.d., p. 60) que essas escolas maiores ou Faculdades seriam de fundao rgia, independentemente da anuncia da Santa-S. Ribeiro Sanches, ao tratar dos estudos maiores, sugere, sob os critrios acima indicados, a classificao das cincias em trs modalidades de escolas. Na primeira escola, seriam aprendidos os assuntos da natureza humana, dos corpos, de suas combinaes, a histria natural, a botnica, a anatomia, a qumica, a metalurgia e a medicina. A segunda escola seria voltada para os saberes necessrios ao Estado poltico e civil para governar-se e a conservar-se (Sanches, s.d., p. 158), de modo a assegurar a felicidade dos sditos. Aqui as matrias de estudo seriam histria universal, profana e sagrada; a filosofia moral, o direito das gentes, o direito civil, as leis ptrias; a economia civil, que se reduz ao governo interior de cada Estado (idem, ibidem). Finalmente, haveria uma terceira escola, que abarcaria os assuntos da religio mas essa teria sua estrutura organizada pelos prprios eclesisticos , sobre a qual Sanches afirma: no me pertence a mim indicar o que nelas se devia aprender

(idem, ibidem). Assim, as coisas da religio ficariam separadas das cincias humanas (idem, p. 159). E como deveriam ser as aulas de tais escolas? Comear-se-ia pela observao, semelhana da percepo que temos na vida cotidiana, quando prestamos ateno s coisas, s pessoas e a ns mesmos. Da partia-se para a lio, que era o modo de ilustrar o entendimento luz do legado dos que vieram antes aquilo que as geraes anteriores aprenderam e experimentaram, como se nos valssemos das riquezas que ajuntaram nossos antepassados (Sanches, s.d., p. 165). Em seguida, ocorreria o chamado ensino dos mestres; sempre por viva-voz e no por postilas3 nem temas, explicando o que deve inculcar no nimo dos discpulos, perguntando, orando s vezes, e arguindo, no por silogismos, mas em forma de dilogo (idem, ibidem). A partir da, o quarto movimento do ensino seria a conversao, mediante a qual se pode apreender aquilo que os outros sabem. Ouvimos e aprendemos quando partilhamos; ou, nos termos do texto, quando imitamos sem nos apercebermos o judicioso que ouvimos e admiramos; e, com agrado e amor da sociedade, transformamos o nosso entendimento naquele com quem tratamos (idem, ibidem). Finalmente, aconteceria o momento da meditao; uma reflexo ou ateno madura da alma voltada para todos os movimentos anteriormente feitos no percurso desse aprendizado. Crtico do ensino domstico, Ribeiro Sanches recomenda o estabelecimento, em Portugal, de uma Escola Militar, que seria, para a mocidade portuguesa, de muito maior proveito do que a profuso do que o autor nomeia estabelecimentos literrios (Sanches,
3

O Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa:

feito sobre o plano de F. J. Caldas Aulete, em sua terceira edio, novo lume II, define a palavra postila: livro, caderno ou folhas em manuscrito, por onde os alunos de uma escola ou universidade estudam as lies explanao, explicao, comentrio (ordinariamente manuscrito) a qualquer texto, doutrina, tratado, etc. lio que nas aulas de instruo primria, o professor dita e os discpulos escrevem para se aperfeioarem na ortografia (Aulete, s.d., p. 760).

288

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

s.d., p. 183). Essa Escola Real Portuguesa seria voltada para a formao da nobreza e da fidalguia; com o fito de educar sditos amantes da ptria, obedientes s leis e ao seu rei, inteligentes para mandar e virtuosos para serem teis a si e a todos com quem devem tratar (idem, p. 184). Nesse estabelecimento, os meninos ingressariam entre doze ou quatorze anos. Segundo comenta Rogrio Fernandes, essa Escola Militar ou Colgio dos Nobres foi pensada para ser um colgio destinado educao militar da nobreza, com a condio, no entanto, de se no esquecer que os filhos da nobreza receberiam nesse colgio uma educao polivalente, de tal sorte que poderiam desempenhar funes nos estratos superiores do aparelho do Estado (1992, p. 80).4 Joaquim Ferreira (s.d., p. 65) destaca que Ribeiro Sanches, propondo ao Marqus de Pombal a criao do Colgio dos Nobres, nutria a certeza de ofertar sua ptria um ncleo de estadistas capa zesde engrandec-la. E o Marqus de Pombal talvez ouvindo seu conselheiro funda em 7 de maro de 1761 o Colgio dos Nobres.5

Rogrio Fernandes (1992) recorda que, voltando-se para

as questes de organizao do sistema escolar, Ribeiro Sanches j dialogava, de alguma maneira, com as primeiras medidas tomadas pelo Marqus de Pombal nos estudos menores. H ressonncia das ideias de Ribeiro Sanches tambm em vrias iniciativas pombalinas, revelando o modo pelo qual ideias e aes circulavam e se entremeavam poca: fundao do Real Colgio dos Nobres (1761), cuja abertura se efetua em 1766, e da Real Escola Nutica do Porto (1762); criao da Real Mesa Censria (1768), organismo que passa a superintender na atividade do Diretor dos Estudos; criao da Junta de Providncia Literria (1770) (Fernandes, 1992, p. 85).
5

Ribeiro Sanches no hesita em indicar que o primeiro e cotidiano ensino dessa escola deve ser a religio, para cumprirmos a obrigao de cristo (Sanches, s.d., p. 193). Diferentemente, no entanto, da cultura clerical que imperava no perodo, a escola ser administrada por mestres leigos militares, que ensinaro os exerccios corporais para fortificar o corpo, faz-lo gil e endurecido ao trabalho e fadiga (idem, ibidem). Procos e vigrios restringir-se-iam a administrar sacramentos e a instruir nos Domingos e dias de festa na religio; mas sem novenas, irmandades, confrarias e outras instituies, que no so essenciais religio catlica (idem, ibidem). Verifica-se aqui um modelo de ensino que, embora no fosse laico, porque mantinha em seu cenrio o universo religioso, era, sem dvida, secularizado. Ou seja: quem mandava ali era o Estado. Esse era o plano. No projeto de Ribeiro Sanches, o controle da ao educativa no mais pertenceria Igreja. Seria, antes de tudo, responsabilidade do Estado; inclusive porque a educao da mocidade era tida por estratgia para conservar e fortalecer a monarquia. Outra providncia recomendada por Ribeiro Sanches era a instituio de outro tipo de colgio: este voltado para formar meninas fidalgas. Sendo as mes as primeiras educadoras, tais escolas preparariam aquelas que, em primeiro lugar, teriam por misso a formao das novas geraes. Percebe-se, todavia, que a preocupao com a instruo das mulheres tem tambm o objetivo de ensinar a elas quais eram as coisas permitidas e as proibidas; o que deveria ser lido e o que estava proscrito. Nesse sentido,
Todas as primeiras ideias que temos provm da criao que temos das mes, amas e aias; e se estas forem bem educadas nos conhecimentos da verdadeira religio, da vida civil e das nossas obrigaes, reduzindo todo o ensino destas meninas fidalgas geografia, histria sagrada e profana, e ao trabalho de mos senhoril, que se emprega no risco, bordar, pintar e estofar, no perderiam tanto tempo em ler novelas amorosas, versos que nem todos so sagrados, e em

Embora no se conheam documentos que nos autorizem

a admitir qualquer afinidade entre o pensamento iluminista das cartas de Ribeiro Sanches e a orientao doutrinria do pombalismo, ainda que seja nos anos mais dramticos da disputa com os jesutas, o certo que estas cartas no deixaram de ter repercusso, pois a criao do Colgio dos Nobres, por elas preconizada, logo encontrou o firme apoio do gabinete de Dom Jos I (Carvalho, 1978, p. 91).

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

289

Carlota Boto

outros passatempos onde o nimo no s se dissipa, mas s vezes se corrompe. Mas o pior desta vida assim empregada que se comunica aos filhos, aos irmos e aos maridos. (Sanches, s.d., p. 190-191)

O Verdadeiro mtodo de estudar como projeto pedaggico de Verney Lus Antnio Verney (1713-1792) era filho de pai francs e me portuguesa. Nasceu em Lisboa e foi aluno do Colgio Jesutico de Santo Anto. Depois frequentou Artes e Teologia na Universidade de vora. De l, seguiu para a Itlia, onde defendeu tese em Teologia (Cidade, 1985, p. 143). Defensor da filosofia moderna, que se assentava na fundamentao cientfica newtoniana, Verney postula a renovao dos estudos do reino portugus sob nova base moderna. Para ele, isso supunha colocar de parte autores consagrados como Aristteles, Galeno ou Hipcrates. Luis Antnio Verney, iluminista, foi com D.Lus da Cunha e Antnio Nunes Ribeiro Sanches referncia terica do pombalismo. Seu principal texto Verdadeiro mtodo de estudar foi publicado antes na Itlia do que em Portugal, onde logo depois tambm era impresso. Veio a pblico, pela primeira vez, em 1746, em Npoles. Era um manual escrito na forma de cartas que contemplava variados aspectos da cultura: lgica, gramtica, ortografia, metafsica etc. (Maxwell, 1996, p. 12). Em suas cartas, Verney, de alguma maneira, articula por meio da crtica satrica formas alternativas de se ensinar. Ele reputa como fundamental uma reforma que abrangesse, em Portugal, todo gnero de estudos: os menores (escolas de primeiras letras e colgios secundrios) e os maiores (universidades). Para o caso das escolas menores especialmente no nvel elementar Verney declara que bastava examinar o interior das instituies de ensino para verificar que os mestres sobrecarregavam a memria das crianas com coisas desnecessarssimas (Verney, s.d., p. 76). O excessivo apelo aos castigos derivaria, na vida escolar, dessa incapacidade de ensinar as

coisas importantes e da incompetncia para facilitar o caminho para entend-las (idem, ibidem). Recomenda Verney que, em vez dos longos perodos em latim, devia o mestre ensinar ao discpulo compor bem uma orao portuguesa breve uma carta, um cumprimento, ou coisa semelhante (idem, p. 78). O estudante faria isso com muito maior facilidade do que realizava suas composies em latim, j que agora o faz em uma lngua que sabe, na qual o mestre pode claramente mostrar-lhe os erros (idem, ibidem). Verney advertia os contemporneos para o que compreendia ser a realidade dos colgios; dos quais saam homens que, alm de no saber latim, no eram sequer capazes de redigir uma carta em portugus (idem, p. 79). luz dessa preocupao com os temas relativos ao ensino da lngua, Verney critica a ignorncia existente em matria de cincia moderna, bem como o uso de tratados obsoletos sobre questes da fsica, o excessivo apego a um aristotelismo fora de poca, e tambm o inaceitvel recurso ao argumento de autoridade. Tudo isso paralisaria a razo o que era, ainda, agravado pela excessiva valorizao do verbalismo no ensino das cincias. Para Verney, em matria de cincias, no interessa quem disse o que. No interessa tanto como isso foi dito. O que parecia fundamental era verificar se a experincia comprova a veracidade da hiptese. Ao tratar agora do conhecimento das cincias, o autor encaminha-se para abarcar sua apreciao, no apenas dos estudos dessas matrias, mas dos modos de organizao das chamadas escolas maiores ou universidades. Verney enfatiza a necessidade de se observar para saber. Compreender a natureza das coisas seria para ele observar bem e, para tanto, havia de se possuir um juzo claro: observar muito, e bem, ou saber-se servir dos que o fizeram; e fundar os seus raciocnios em princpios evidentes, quais so os matemticos (Verney, s.d., p. 176). Sublinha sempre que apenas a experincia poder conduzir ao conhecimento. Somente, pois, luz da observao que se poder discorrer sobre qualquer coisa. Ns no temos conhecimento imediato das naturezas; unicamente temos dois meios para o conseguir: observar as propriedades; e ver se,

290

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

mediante alguma resoluo, podemos chegar a conhecer os princpios de que se compe esta ou aquela entidade fsica (idem, p. 177). Mais do que isso, no devemos querer que a natureza se componha segundo as nossas ideias; mas devemos acomodar as nossas ideias aos efeitos que observamos na natureza (idem, ibidem). Finalmente, Verney argumenta que a cincia aristotlica enredada em suas noes de matria, forma e privao no possui aparato conceitual para apreender, de fato, as realidades descortinadas pela cincia moderna. Tanto a lgica aristotlica quanto a razo escolstica eram absolutamente insuficientes para explicar os fenmenos da natureza. Assim como fizera o mdico Ribeiro Sanches,6 Verney que no era mdico critica severamente os modos de se ensinar a medicina. Ambos Ribeiro Sanches e Verney aconselhavam o adiantamento da filosofia natural (fsica e cincias naturais) e da clnica. Propugnavam o abandono da filosofia peripattica e da Medicina galeno-rabe (Guerra, 1983, p. 283). Alm disso, os iluministas portugueses destacam o primado das manifestaes objetivas da doena, basea do no conhecimento das cincias exatas e naturais; o desenvolvimento do ensino e da prtica da anatomia e da cirurgia (idem, ibidem). Enfim, parecia imperioso substituir como se dizia poca a experincia da autoridade pela autoridade da experincia. Verney identificava desdobramentos de uma ignorncia a outra: o desconhecimento da fsica e da qumica era fundamento para a ausncia de conhecimentos na medicina. A mesma estupidez conduzia ao desprezo pela anatomia. Desconhecendo-se a anatomia, erravam-se os diagnsticos e abusava-se de remdios errados. A cirurgia era um saber apenas prtico, sem qualquer estatura terica, j que esta requereria intrinsecamente conhecimento de anatomia.
6

D. Joo V teria consultado Ribeiro Sanches sobre uma pos-

svel reforma dos estudos mdicos (Guerra, 1983, p. 286). Ribeiro Sanches escreveu ento, em 1761, um texto intitulado Mtodo para aprender a estudar a Medicina o qual procurei abordar em O enciclopedismo de Ribeiro Sanches: pedagogia e medicina na confeco do Estado (Boto, 1998).

Verney (s.d., p. 207) reconhece que o bom prtico , de fato, aquele que domina a causa particular dessa determinada enfermidade para pod-la curar. Porm o prprio saber prtico por isso mesmo s seria enriquecido pelo conhecimento da anatomia. O corpo uma mquina a ser esquadrinhada; e no se cura s apalpadelas (idem, p. 208). A destreza necessria ao cirurgio vista por Verney como absolutamente tributria de seu co nhecimento anatmico, e ele d exemplos de como o desconhecimento poderia ser funesto na prtica cirrgica: conheci uma senhora a quem um clrigo deslocou duas costelas, querendo consertar-lhe uma; e ficou toda a sua vida com uma deformidade nas costas (Verney, s.d., p. 215). Finalmente, para concluso desse tpico, o texto assinala que, de todos os perigos, o pior seria o de recorrer quelas pessoas que, dizendo possuir poderes mgicos, arrogam-se para si a virtude de curar. Era necessrio tornar racional o aprendizado da medicina e especialmente era urgente introduzir a matria da anatomia com base no estudo de cadveres humanos. S assim seria superada a ignorncia relativamente ao conhecimento do corpo humano, de suas enfermidades e de suas possibilidades de cura. Lus Antnio Verney parte de um pressuposto jusnaturalista para defender sua concepo de tica: os homens nasceram todos livres, e todos so igualmente nobres (s.d., p. 194). Os primeiros grupos sociais j teriam reconhecido a necessidade de se conferir racionalidade vida em comum, alm de ordem e obedincia. Para isso, era indicado meditar sobre os costumes. As pessoas dependem umas das outras. Os mais virtuosos dentre os homens tendem a se destacar tanto em tempos de guerra quanto em tempos de paz. Sendo assim, costumam ser mais prestigiados do que os outros. Esse o verdadeiro princpio da nobreza. Por a, talvez erroneamente, acreditou-se que as pessoas transmitiam a seus filhos suas prprias virtudes. Assim conclui Verney o que confere a nobreza ao sujeito no o prncipe, mas a educao recebida: se conduzirem esta criana a um pas incgnito, e for criado por viles, h-de ser vilo e no prncipe, e em

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

291

Carlota Boto

tudo se parecer com quem a criou (s.d., p. 200). A pedra de toque do carter e da verdadeira estirpe da alma seria, nesse sentido, a educao recebida; j que os inteligentes sabem muito bem que o sangue do pai poder comunicar ao filho alguma enfermidade hereditria, como gota, escorbuto, glico, epilepsia etc.; mas de nenhum modo lhe comunica nem vcios nem virtudes (idem, p. 202). Muitas vezes, pelo contrrio, aqueles que so socialmente reputados como nobres frequentemente adquirem hbitos afetados, quando no pouco civis. Inclusive, muitos, para fingirem uma nobreza mui elevada, at so descorteses: no cumprimentam quem os sada; no respondem a quem lhes escreve; ou, se o fazem, de uma maneira mais injuriosa que civil (idem, p. 203). Verney aqui tambm como Ribeiro Sanches um defensor da instruo das mulheres. Sero mes de famlia; e, portanto, primeiras mestras. Ensinam as crianas a falar. Dirigem a economia das casas. Tudo isso, por si, j constituiria motivo para que elas fossem instrudas na cultura das letras. Alm disso, o estudo formar seus costumes. Exatamente por no terem assunto com suas mulheres ignorantes (porque as julgam tolas no trato) que homens casados vo a outras partes procurar divertimentos pouco inocentes (Verney, s.d., p. 217). Nesse sentido, instruir as mulheres seria uma forma de obteno de paz e de harmonia familiar. Alm disso, cada donzela deveria aprender a ter o seu livro de contas, em que assente a receita e despesa, porque sem isso no h casa regulada (idem, p. 223). Muitas vezes as senhoras ficam vivas e os bens so arruinados exatamente porque elas no possuem qualquer noo do modo de conservar e aumentar as rendas de suas fazendas (idem, ibidem). Por tudo isso, os trabalhos manuais e especialmente as prendas de salo7 seriam menos importantes do que
7

os conhecimentos rudimentares da leitura, da escrita e do clculo. Desse modo, Verney prope que o ensino feminino seja, tanto quanto possvel, o mesmo que se deveria aplicar aos rapazes:
O primeiro estudo das mes deve ensinar-lhes por si ou, tendo possibilidade, por meio de outra pessoa capaz os primeiros elementos da f etc., explicando-lhes bem todas estas coisas, o que podem fazer desde a idade de cinco anos at os sete. Depois, ler e escrever portugus corretamente. Isto o que rara mulher sabe fazer em Portugal. No digo eu escrever corretamente, pois ainda no achei alguma que o fizesse; mas digo que pouqussimas sabem ler e escrever; e muito menos fazer ambas as coisas corretamente. Ortografia e pontuao, nenhuma as conhece. As cartas das mulheres so escritas pelo estilo das bulas, sem vrgulas nem pontos; e algumas que os pem, pela maior parte, fora do seu lugar. Este um grande defeito, porque daqui nasce o no saber ler e, por consequncia, o no entender as coisas. (Verney, s.d., p. 218)

Enfim, cobrindo praticamente todos os campos da instruo, o trabalho de Verney possibilitava uma avaliao panormica da situao do ensino portugus; por cuja leitura em larga medida Pombal se pautaria para levar a efeito as suas reformas educativas (Marques, 1984, p. 325). A escola pblica traada pelo Marqus de Pombal Quando sobe ao trono D. Jos I, em 1750, Sebastio Jos de Carvalho e Melo toma posse como ministro da Secretaria do Exterior e da Guerra. Ele trazia consigo a experincia diplomtica e o que observara no exterior. Convivera durante anos com uma comunidade de expatriados portugueses (Maxwell, 1996, p. 10); os quais, na grande maioria das vezes,

Como diz Rmulo de Carvalho (1986, p. 417), aquiopro

gressivismo de Verney no foi suficiente para vencer os preconceitos dizado das de classe. Ao dizer quando avalia a futilidade do apren prendas de salo que nas senhoras grandes no to condenvel aplicar-se a estes divertimentos inocentes, se o fazem com o fim de no ficarem ociosas (Verney, s.d., p. 227), Verney distingue as

pessoas nobres das outras. Essa contradio tpica dos autores iluministas; e o Iluminismo portugus no fugiria regra.

292

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

tinham deixado o pas por se sentirem perseguidos ou tolhidos pela ao inquisitorial. Mas havia outro aspecto tambm fundamental: as preocupaes de Pombal tambm refletiam as de uma gerao de funcionrios pblicos e diplomatas portugueses que haviam meditado muito sobre a organizao imperial e as tcnicas mercantilistas (idem, ibidem). O padro econmico mercantilista e no ainda a economia de mercado era compreendido pelos contemporneos como o grande responsvel pelo vigor poltico e pela riqueza econmica dos pases centrais da Europa. Laerte Ramos de Carvalho (1978) consagrou no Brasil a ideia de que teria havido ao menos duas reformas pombalinas da instruo pblica, posto que vincula o ano de 1759 reforma dos estudos menores e o ano de 1772 reforma dos estudos maiores (ou da Universidade). Mas, luz da interpretao de Antnio Nvoa (1987), Ruth M. Chitt Gauer (2001, 2004) e Tereza Fachada Levy Cardoso (2002), seria mais adequado compreendermos a existncia de dois (ou mais) momentos de uma mesma reforma dos estudos; at porque as medidas implementadas relativamente aos estudos menores continuaram a ser elaboradas at a dcada de 1770 e, do mesmo modo, algumas diretrizes relativas aos estudos maiores so anteriores. Pode-se dizer que a reforma dos estudos gestada e executada por Pombal, em suas diferentes etapas, revolucionou a estrutura do ensino portugus. Fechou os colgios da Companhia de Jesus. Expulsou os jesutas do Reino e de seus domnios sob pretexto de que eles teriam participado de alguma maneira de um suposto atentado contra o rei. Confiscou seus bens. Muitos membros da Companhia foram deportados. Por Alvar de 28 de junho de 1759, o futuro Marqus de Pombal reestruturou os chamados estudos menores. Criou-se, a partir dali, a acepo de aulas rgias, compreendendo tanto as classes de primeiras letras quanto as classes de humanidades daquilo que, posteriormente, se caracterizar como ensino secundrio. Assinala Tereza Fachada Levy Cardoso (2004) que a palavra rgio tem um carter ambguo, porque, ao mesmo tempo em que remete figura do

monarca, reiterando uma tradio absolutista, que persiste perodo afora, representa tambm o avano que o termo traz, pela contraposio tradio de ensino por parte da Igreja (p. 182). Eram, em sua grande maioria, classes de primeiras letras, incluindo o ensino da leitura, da escrita, da aritmtica, do catecismo e dos preceitos da civilidade; mas havia tambm classes de latim, grego, hebreu e retrica (Marques, 1984, p.337). Em todas elas, era proibido aos mestres e professores valerem-se dos livros e materiais de ensino utilizados pelos jesutas.8 O Alvar de 28 de junho de 1759 parte da constatao de que existiria uma decadncia em todos os campos dos estudos do Reino. Tal decadncia era atribuda ao escuro e fastidioso mtodo (in Almeida, 2000, p. 32) que os padres jesutas introduziram nos colgios sob sua responsabilidade. O projeto da Reforma era, ento, o de reaver o que Pombal denomina mtodo antigo: reduzido aos termos smplices, claros e de maior facilidade que se pratica atualmente nas naes mais polidas da Europa (idem, ibidem). Haveria, pelo plano pombalino, um diretor dos estudos responsvel por fazer observar tudo o que se contm neste alvar e sendo-lhe todos os professores subordinados (idem, ibidem). Esse
8

Thas Nvia de Lima e Fonseca (2006, p. 3709) sublinha

que, para o caso da Capitania de Minas Gerais, at que fossemim plantadas as reformas na educao durante a administrao do Marqus de Pombal, no governo de Dom Jos I, foi pouco visvel a institucionalizao da instruo elementar, na Capitania, j que no houve aqui a presena dos estabelecimentos educacionais jesutas ou de qualquer ordem religiosa. Mesmo considerando as determinaes constantes nas Ordenaes do Reino, as aesno sentido de promover o ensino das primeiras letras ou o ensino secundrio estavam, em geral, restritas aos particulares. A partir das reformas pombalinas e principalmente depois da criao das aulas rgias, tornaram-se mais freqentes as referncias a esse tipo de educao na documentao administrativa. Foram recorrentes os ofcios enviados pelas Cmaras das vilas mineiras ao rei, solicitando a instalao de aulas, associando a necessidade da educao como instrumento de civilizao, o que significa reforar a formao moral, cvica e religiosa da populao.

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

293

Carlota Boto

diretor dos estudos, auxiliado por comissrios9 que inspecionariam as escolas, deveria verificar o que faziam os professores, o que deixavam de fazer, alm de adverti-los e corrigi-los (idem, ibidem), quando isso se fizesse necessrio. Eram su bordinados do diretor dos estudos todos os professores das escolas menores (Gomes, 1984, p. 9). Por isso, caberia a ele controlar os progressos dos alunos. O projeto previa tambm que o diretor deveria ter todo o cuidado em extirpar as controvrsias e de fazer com que haja entre eles (professores) uma perfeita paz e uma constante uniformidade de doutrina, de sorte que todos conspirem para o progresso de sua profisso e aproveitamento de seus discpulos (Alvar, 2000, p.32). No deixa de ser revelador o fato de o Alvar de 1759 se referir ao ofcio do magistrio como profisso (Mendona, 2005). O Alvar de Pombal indicava tambm as matrias que deveriam constituir as aulas rgias; e, alm disso, prescrevia quando e onde elas deveriam ser abertas. Chegava a recomendar livros para uso das escolas, de modo que fossem escolhidos compndios alternativos queles utilizados pelos colgios jesuticos. As aulas rgias seriam abertas a todos, sem distines de classe. Quanto reforma dos estudos maiores ou universitrios j destacava Rogrio Fernandes (1992), ela teria sido deflagrada quando a Junta da Providncia Literria, a que presidiam o Cardeal da Cunha e o prprio Marqus de Pombal, elaborou em 1771 o Compndio Histrico do Estado da Universidade de Coimbra (Compndio, 1972, p. 88). O referido documento oferece um preciso diagnstico do que teriam sido os estragos realizados pela Companhia de Jesus nos estudos portugueses; especialmente nos estudos universitrios.

Como consta da obra de Laerte Ramos de Carvalho (1978, p.116),

os Comissrios eram designados, nos diferentes lugaresdo Reino e de seus domnios, para fazer o levantamento do nmero de professores existentes, tirando informao sobre sua vidaecos tumes, a fim de levar ao conhecimento do diretor geral dos estudos ampla notcia do estado em que se achavam as escolas em cada localidade.

A crtica severa do Compendio Historico do Estado da Universidade de Coimbra Companhia de Jesus vem expressa na prpria continuidade do texto que d ttulo ao documento: no tempo da invaso dos denominados jesutas e dos estragos feitos nas sciencias e nos professores e directores que a regiam pelas maquinaes, e publicaes dos novos estatutos por elles fabricados (Compndio, 1972). Suprimir os vestgios da Companhia de Jesus significava, poca, substitu-la altura. Em primeiro lugar, desconstruir o suposto atraso; em seguida, formular uma alternativa. Quando foi feita a reforma da universidade, aos novos professores catedrticos de Coimbra e vora foi concedido o uso de residncias dos jesutas expulsos (Maxwell, 1996, p. 205). Ainda a propsito da estrutura do currculo, uma das censuras explicitadas no Compndio pombalino dizia respeito ao fato de as escolas maiores bem como todos os colgios controlados pelos jesutas limitarem o estudo da moral ao conhecimento da moral aristotlica. A tica de Aristteles era, segundo consta do Compndio, adotada como obra para se ler nas escolas da Universidade de Coimbra; para se difundir nas Aulas de todos esses Reinos; e para constiturem nela o venenoso charco, donde saram as mortferas inundaes (Compndio, 1972, p. 204). O argumento aqui cristo. A obra do filsofo grego do sculo IV a.C. considerada mpia, ateia, prejudicial e indigna, por no ser regida pelos preceitos do cristianismo. Curiosamente, a denncia do Compndio repudia os estatutos jesuticos vigentes na Universidade de Coimbra em virtude de uma defesa religiosa: a moral crist. A est uma das tantas contradies do discurso iluminado do sculo XVIII. O Compndio tambm severo ao denunciar o atraso dos mtodos com que se ensinava em Coimbra. No caso dos cursos jurdicos, por exemplo, as aulas eram sempre uniformemente organizadas luz do que o documento chama de mtodo analtico (Compndio, 1972, p. 262). O mtodo analtico corresponderia a aulas centradas em comentrios de textos considerados clssicos. Muitas vezes os professores ficavam presos a questinculas, fazendo longas digresses sobre

294

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

uma s lei ou captulo (idem, ibidem); mas que era tido como aquele que contemplaria a questo central e prpria do texto. Essas lies analticas (idem, ibidem) eram explicaes dadas sempre do mesmo modo, todos os anos, invariavelmente pelo mesmo professor, fazendo com que, no transcurso de sua vida universitria, o estudante travasse contato com pouqussimos textos e doutrinas; e ainda elas sem a conexo e deduo, que mais que tudo concorrem para elas bem se perceberem, e se imprimirem melhor na memria (idem, ibidem). Lia-se pouco; ouvia-se e copiava-se muito. Os lentes da universidade expunham, amide, somente algumas leis e captulos avulsos, cujas concluses prin cipais e doutrinas a elas pertencentes, e que nos mesmos textos se tratam, no podem bastar para a necessria instruo dos ouvintes (Compndio, 1972, p. 262-263). Por causa disso, os estudantes enfadavamse das aulas, muitas vezes deixavam a universidade sem terem chegado a aprender, e nem ainda a ouvir as principais Regras e Primeiros Princpios de todas as matrias do Direito (idem, p. 263) como usualmente acontecia. Alm disso, os comentrios dos professores tornavam-se postilas, que para as mesmas lies se ditavam (idem, ibidem). E os alunos no estudavam pelos textos, mas pelas postilas. Tudo isso era feito sem qualquer domnio do que o Compndio qualifica por impreterveis subsdios da interpretao genuna dos Textos (idem, ibidem). Nada disso seria to descabido complementa o documento caso esse referido mtodo analtico fosse seguido do estudo sinttico dos princpios e da doutrina do direito. Os estudantes precisariam aprender no apenas a interpretar corretamente as leis e os cnones, mas, se fossem mais textuais, seriam mais hbeis para entenderem bem os textos; saberiam deduzir deles as suas verdadeiras concluses (idem, p. 264). No estudo da medicina, a situao no era melhor. A ineficcia dos estudos preparatrios do curso de medicina tambm era um tpico bastante destacado no Compndio pombalino. Formava-se em medicina sem ser preparado para a prtica mdica; sem sequer haver aprendido anatomia; sem que o sujeito houvesse

assistido a cirurgias. Enfim, a formao dos mdicos era completamente alheia prtica do ofcio mdico. No se ocupava de observar o que mdicos faziam com pessoas que adoeciam. Com a reforma do curso de medicina, Pombal dava concretude s sugestes que lhe haviam sido feitas por parte da gerao de estrangeirados com quem conviveu. O ponto de partida da reforma do curso de medicina era o seguinte: a autoridade, comparada com a experincia e com a demonstrao racional, de nada vale (Guerra, 1983, p. 293). O substrato da reforma ser, portanto, o de considerar as grandes descobertas que modificavam o olhar da compreenso biolgica como, por exemplo, a descoberta de Harvey de que o sangue circula no corpo. Na descrio feita das aulas ministradas para o curso de medicina, o Compndio reitera aquele binmio tpico, das lies e das disputas; estas ltimas transformando-se, muitas vezes, em brigas ruidosas especialmente em ocasio de exames. A descrio fala por si mesma:
A Aula da Medicina oferecia, ento, um espetculo notvel, ao qual concorriam os Estudantes das mais Faculdades para se divertirem. Enfurecia-se o Presidente; gritavam os Arguentes; acendia-se o Defendente; todos queriam ter razo; e, como estavam dela distantes, nenhum sossegava, todos clamavam; e s vencia quem era mais destro e sutil em lanar palavras picantes. O Defendente saa com tudo aprovado, podia ser promovido honra dos Graus Acadmicos, e depois ir exercitar livremente a Medicina em prejuzo comum de todo este Reino. (Compndio, 1972, p. 340)

Uma das principais dificuldades assinaladas pelo Compndio referia-se ausncia de uma ordem certa no ensino das matrias (Compndio, 1972, p. 330). Assim, alguns aprendiam os Aforismos de Hipcrates no terceiro ano; e outros no quinto, conforme as matrias que o Lente ensinava quando eles principiavam seus estudos (idem, ibidem). Depois que deixavam a faculdade, a prtica dos que se haviam formado em medicina pela Universi dade de Coimbra era simplesmente a de purgar, san grar, etc.; sem saber as ocasies oportunas em que

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

295

Carlota Boto

deviam aplicar esses remdios (idem, p. 342). Por no se terem habituado observao mdica, no eram capazes de conhecer as enfermidades; e, pela mesma razo, no sabiam prescrever remdios. Enfim, no sabiam curar. Por isso, toda gente achava que poderia fazer as vezes de mdico.
Tal era o estudo pblico da Medicina e tais os mdicos que dele saam. E que diremos da inumervel cpia de Cirur gies, de Boticrios, de Barbeiros, de Charlates, de Segredistas, de Mezinheiros, de Impostores e at de mulheres Curadeiras, que, pelas Cidades, pelas Vilas, pelos Lugares e Campos se metiam a praticar a Medicina; e conseguiam a fortuna de serem atendidos e chamados at que a triste experincia de muitas mortes, de que eram rus, os fizesse ser desprezados? Teramos aqui um largussimo campo para discorrer, e fazer ver quanto essa praga infeccionou o Estado. (Compndio, 1972, p. 342-343)

O Compndio assinala com veemncia a necessidade de se introduzir a prtica de dissecao de cadveres humanos no curso de medicina da universidade. S isso permitir que os discpulos aprendam a conhecer a estrutura, a configurao, a conexo de qualquer parte do corpo humano com outras partes (Compndio, 1972, p. 326). Enfim, recuperar o atraso portugus era interagir com a transformao do estado das coisas em reascon sideradas estratgicas. Assim eram a educao (tanto os estudos menores quanto os maiores), a justia e a medicina. Da o privilgio dado pelo Compndio tanto formao jurdica quanto ao ensino da medicina. Reformar os estudos universitrios bem como reformar a instruo de primeiras letras e secundria era o passaporte para a Reforma do Estado; um Estado que se pretendia includo em seu tempo competitivo e potente. Consideraes finais: 250 anos depois; o legado dessa escola rastreada Um pas como os outros, a contas nunca certas com o tempo (Loureno, 1999, p. 109). Poderamos emprestar a bela frase de Eduardo Loureno para nos

referirmos a esse Portugal do final do sculo XVIII. Diz Maxwell (1996, p. 104) que foram trs os objetivos principais da ao pombalina em matria de ensino: trazer a educao para o controle do Estado, secularizar a educao e padronizar o currculo. De fato, temos aqui uma sntese do que fizera o Marqus. Mas havia nisso uma preocupao com a demarcao das fronteiras. Nesse sentido, a expulso dos jesutas tambm era uma necessidade imperiosa do Estado portugus. Por causa da ao jesutica, os indgenas brasileiros resistiam a submeter-se autoridade portuguesa, que eles viam como inimiga (idem, p. 54). Pombal desejava a miscigenao para estabelecer o povoamento brasileiro, sem que, para tanto, ocorresse uma grande emigrao dos portugueses. Era preciso, por todas as razes, retirar os jesutas do controle das terras e das naes indgenas. Era necessrio traar a fronteira brasileira. O Estado necessitava disso. A coeso do Brasil significava naquele momento a fora de Portugal. Os orculos do Marqus de Pombal como j foram chamados os autores aqui estudados (Guerra, 1983, p. 287) haviam alertado os contemporneos sobre a fragilidade histrica do Estado portugus; sobre a necessidade de se estabelecer um plano mediante o qual o controle dos assuntos da instruo passasse de mos religiosas para a tutela do Estado; sobre a urgncia de, nesse mesmo sentido, reformarem-se os cursos universitrios, que preparariam os funcionrios do Reino. Tratava-se de pensar em um novo modo de gerir a justia; tratava-se de fazer com que as pessoas vivessem mais e, vivendo mais, pudessem se tornar hbeis para aprender coisas teis. Tratava-se, sobretudo, de formar no territrio e nas colnias um modo de ser Portugal que fosse mais avanado, mais racional, mais moderno (Gauer, 1996, 2001). Finalmente, preciso compreender que Iluminismo no houve um s: foram vrios. H o Iluminismo da racionalidade e do progresso; mas h aquele que acentua a decadncia nacional; aquele temeroso do atraso... O Iluminismo portugus racionalizador, centralizador, secularizador no era laico; e no era demasiadamente adepto da extenso das liberdades

296

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

individuais (Maxwell, 1996, p. 170). Mesmo assim, a ao do Estado pombalino, em consonncia com o pensamento iluminista portugus, foi alm e trouxe medidas que no apenas favoreceram a laicidade ao reforar o poder do Estado na ao poltica e no controle pblico como promoveram tambm uma via emancipatria que ficaria clara no liberalismo portugus do sculo XIX e nas lutas por libertao nacional que aconteciam no Brasil daqueles tempos. O Iluminismo constitudo de luzes e sombras (PallaresBurke, 2001, p. 53-54). Mas em Portugal como tambm aconteceria depois na Frana a ao poltica radicalizou o pensamento iluminista que a precedeu. Como ressaltou Jos Vicente Serro (1989,p.12), o pombalismo chega a ser maior do que o prprio Pombal. Tratava-se, no limite, de um projeto de gesto; empreendido, portanto, por um conjunto de homens e de entidades institucionais, unidos numa espcie de rede de solidariedades polticas e pessoais, que tinha por centro a figura do Marqus de Pombal. Para o autor, o pombalismo significou a construo do moderno Estado portugus com uma clara vertente intervencionista; tida como imprescindvel em decorrncia da debilitao sofrida por Portugal nos anos que antecederam o reinado de D. Jos, e que haviam presenciado a desorganizao dos servios administrativos, o aumento da corrupo, a proliferao de faces intestinas, uma grande indefinio de competncias (idem, p. 13). O pombalismo luz das ideias iluministas que lhe precederam dignificou, em contrapartida, o estatuto de funcionrios pblicos como parte integrante duma entidade institucional ampla: o Estado (idem, p. 16). Para concluir, creio que preciso tomar cuidado com um aspecto. Pombal criou para si uma posteridade antecipada. Foi capaz de produzir representaes, de fomentar uma autoimagem que indicasse ao futuro os significados desejados de sua biografia e muito especialmente de sua dimenso poltica. Porm, como recorda Falcon (1982, p. 361), preciso que se tenha clareza de que nem sempre coincidem as prticas de uma poltica ilustrada e as representaes que tinham sobre elas os prprios protagonistas:

A imagem que o ministro faz de si mesmo e do seu governo, a conscincia que revela do poder real e dos deveres e atribuies dos ministros e secretrios de Estado, seu universo mental, em suma, no tm nada em comum com a filosofia do despotismo ilustrado.

Pombal foi moderno, at onde era possvel a Portugal daquele tempo ser. Foi a conscincia-possvel (Goldman, 1972) de uma gerao de estrangeirados. Foi iluminista; mas foi, acima de tudo, homem de ao. Pelo discurso, mas especialmente pelos atos, ele, de fato pode-se dizer , enterrou os mortos e cuidou dos vivos. No se compreender a lgica do ensino pblico brasileiro sem que essa histria seja muito bem rastreada uma histria de 250 anos atrs... Referncias bibliogrficas
ALVAR de 28 de junho de 1759. In: ALMEIDA, Jos Ricardo Pires. Instruo pblica no Brasil (1500-1889): histria e legislao. 2. ed. rev. So Paulo: Educ, 2000. p. 31-34. ALVAR de 11 de janeiro de 1760. In: ALMEIDA, Jos Ricardo Pires. Instruo pblica no Brasil (1500-1889): histria e legislao. 2. ed. rev. So Paulo: Educ, 2000. p. 35-36. ALMEIDA, Jos Ricardo Pires. Instruo pblica no Brasil (15001889): histria e legislao. 2. ed. rev. So Paulo: Educ, 2000. ANDRADE, Antnio Alberto Banha de. Verney e a projeco de sua obra. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa/Ministrio da Educao e da Cincia, 1980. AULETE, Francisco J. Caldas. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa: feito sobre o plano de F. J. Caldas Aulete v.II, 3. ed. Lisboa: Ed. Lisboa; Parceria Antnio Maria Pereira, [s.d.] BOTO, Carlota. Iluminismo e educao em Portugal: o legado do sculo XVIII ao XIX. Revista da Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, v.22, n. 1, p. 169-191, 1996. ________. O enciclopedismo de Ribeiro Sanches: pedagogia e medicina na confeco do Estado. Histria da Educao, Pelotas, Editora da UFPEL, v.2, n. 4, p. 107-117, set. 1998. CARDOSO, Tereza Fachada Levy. As luzes da educao: fundamentos, razes histricas e prticas das aulas rgias no Rio de Janeiro (1759-1834). Bragana Paulista: Edusf, 2002.

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

297

Carlota Boto

________. As aulas rgias no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2004. p. 179-191. CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instruo pblica. So Paulo: Saraiva/EDUSP, 1978. CARVALHO, Rmulo de. Histria do ensino em Portugal: desde a fundao da nacionalidade at o fim do regime de Salazar-Caetano. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1986. CATROGA, Fernando. Caminhos do fim da histria. Coimbra: Quarteto, 2003. ________. Entre deuses e csares: secularizao, laicidade e religio civil. Coimbra: Almedina, 2006. CIDADE, Hernni. Portugal histrico-cultural. Lisboa: Presena, 1985. COMPNDIO histrico do estado da Universidade de Coimbra (1771). Coimbra: Por Ordem da Universidade, 1972. CUNHA, Lus da. Testamento poltico, ou carta escrita pelo grande D. Luz da Cunha ao Senhor Rei D. Jos antes do seu governo. So Paulo: Alfa-mega, 1976. ELIAS, N. O processo civilizador: uma histria dos costumes v.1. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. ________. O processo civilizador: formao do Estado e civilizao v. 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. FALCON, Francisco Jos Calazans. A poca pombalina; poltica econmica e monarquia ilustrada. So Paulo: tica, 1982. FERNANDES, Rogrio. O pensamento pedaggico em Portugal. 2 ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa/Ministrio da Educao, 1992. FERREIRA, Joaquim. Prefcio. In: SANCHES, A. N. Ribeiro. Cartas sobre a educao da mocidade. Porto: Editorial Domingos Barreira, [s.d.]. p. 7-85. FONSECA, Thas Nvia de Lima e. Discurso poltico e prticas educativas no Brasil do sculo XVIII. 2006. Disponvel em: <www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/331ThaisNiviaLi maFonseca.pdf. 2006>. p. 3702-3711. Acesso em: 14 jun. 2009. ________. Instruo e assistncia na Capitania de Minas Gerais: as aes das cmaras s escolas para meninos pobres (1750-1814). Revista Brasileira de Educao, v.13, p. 535-544, 2008. GAUER, Ruth M. Chitt. A modernidade portuguesa e a reforma pombalina de 1772. Porto Alegre: Edipucrs, 1996. ________. A construo do Estado-Nao no Brasil: a contribuio dos egressos de Coimbra. Curitiba: Juru, 2001.

________. O pensamento iluminista portugus e a influncia na formao da intelectualidade brasileira. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Cmara (Orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil v. 1: sculos XVI-XVIII. Petrpolis: Vozes, 2004, p.146-157. GOLDMAN, L. Cincias humanas e filosofia. So Paulo: Difuso Europeia do Livro, 1972. gomes, Joaquim Ferreira. Estudos de histria e de pedagogia. Coimbra: Livraria Almedina, 1984. GUERRA, Miller. A reforma pombalina dos estudos mdicos. In: Como interpretar Pombal? Lisboa/Porto: Brotria, 1983. p.277-295. LOURENO, Eduardo. A nau de caro. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1999. MARQUES, A. H. de Oliveira. Histria de Portugal v.II. Lisboa: Palas Editores, 1984. MARTINS, Oliveira. Histria de Portugal. Lisboa: Guimares Editores, 1991. MAXWELL, Kenneth. Marqus de Pombal: paradoxo do Iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. MENDONA, Ana Waleska P. C. A reforma pombalina dos estudos secundrios e seu impacto no processo de profissionalizao do professor. Educao, Universidade Federal de Santa Maria/RS, v.30, n. 2, p. 27-41, 2005. MONCADA, Lus Cabral. Um iluminista portugus no sculo XVIII: Luiz Antonio Verney. Coimbra: Armnio Amador Editor, 1941. MORIN, Edgar. Pensar a Europa. Mira-Sintra: Europa-Amrica, 1988. MOTA, Carlos Guilherme. Os juristas na formao do EstadoNao brasileiro (sculo XVI a 1850) v.I. So Paulo: Quartier Latin, 2006 (Coleo Juristas Brasileiros). NVOA, Antnio. Le temps des professeurs v.I. Lisboa: INIC, 1987. ________. Evidentemente: histria da educao. Portugal: Asa, 2005. PALLARES-BURKE, Maria Lcia Garcia. Educao das massas: uma sombra no Sculo das Luzes. In: VIDAL, D.; HILSDORF, M. L. S. (Orgs.). Tpicas em histria da educao: Brasil 500 anos. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2001. p. 53-66. PEREIRA, Miguel Baptista. Modernidade e secularizao. Coimbra: Almedina, 1990.

298

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade

ROMANO, Roberto. Moral e cincia: a monstruosidade no sculo XVIII. So Paulo: Senac, 2003. SANCHES, A. N. Ribeiro. Cartas sobre a educao da mocidade. Porto: Editorial Domingos Barreira, [s.d.]. SARAIVA, Jos Hermano. Breve histria de Portugal. 3. ed. Lisboa: Bertrand, 1989. SAVIANI, Dermerval. Histria das idias pedaggicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. SERRO, Jos Vicente. Sistema poltico e funcionamento institucional no pombalismo. In: MARQUES DA COSTA, Fernando; DOMINGUES, Francisco Contente; MONTEIRO, Nuno Gonalves (Orgs.). Do Antigo Regime ao Liberalismo (1750-1850). Lisboa: Vega, 1989. p. 11-21. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Cmara (Orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil v. 1, p. 146-157, sculos XVI-XVIII. Petrpolis: Vozes, 2004. VERNEY, Lus Antnio. Verdadeiro mtodo de estudar. 3. ed. Porto: Editorial Domingos Barreira, [s.d.]. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. 15.ed. So Paulo: Pioneira, 2000.

CARLOTA BOTO, doutora em histria social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (FFLCH-USP), professora da Faculdade de Educao na mesma instituio. bolsista produtividade do CNPq. Publicaes importantes: A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revoluo Francesa (So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996); O enciclopedismo de Ribeiro Sanches: pedagogia e medicina na confeco do Estado (Histria da Educao. FaE/ UFPel, v.2, n. 4., p. 107-117, set. 1998); Iluminismo e educao em Portugal: o legado do sculo XVIII ao XIX (In: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Cmara (Orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil. Volume 1: sculos XVI-XVIII. Petrpolis: Vozes, 2004. p. 158-178); Reforma pombalina 28 de junho de 1759 (In: BITTENCOURT, Circe. Dicionrio de datas da Histria do Brasil. So Paulo: Contexto, 2007). Pesquisa em andamento: A escola da Revoluo Francesa: poltica e pedagogia na agenda pblica. E-mail: reisboto@usp.br Recebido em julho de 2009 Aprovado em novembro de 2009

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

299

Resumos/Abstracts/Resumens

Isabel Cristina Alves da Silva Frade Uma genealogia dos impressos para o ensino da escrita no Brasil no sculo XIX O objetivo deste artigo caracterizar e compreender diferentes modelos e formatos de livros escolares ou de outros impressos para ensinar os princpios da escrita, utilizados na Provncia de Minas Gerais e no Brasil a partir do incio do sculo XIX. Anterior a uma produo escolar mais autoral de livros para ensinar a ler, encontramos menes sobre o uso de abecedrios, cartas do ABC e silabrios. Na ausncia de materiais conservados, buscaram-se indcios de como eles se apresentavam e eram utilizados em fontes primrias (correspondncias, relatrios, mapas de desempenho) produzidas na Provncia de Minas Gerais, desde 1823. Com essas fontes, problematizamos o uso de tabelas, tbuas e cartas. Outro conjunto de fontes analisado constitudo por quatro livros brasileiros e um livro traduzido para o portugus, cujos ttulos continham as denominaes silabrio, abecedrio e cartas de ABC. A investigao baseia-se no s nos campos da histria da leitura e do livro (Roger Chartier), que abordam as formas dos textos, dos impressos e de seus usos, mas tambm nos estudos da histria da alfabetizao e da educao, no mesmo perodo. Para uma anlise comparativa, fontes secundrias francesas ajudam a compreender a forma e os usos de tabelas, abecedrios e silabrios. Palavras-chave: impressos, tbuas, tabelas, cartas de ABC, silabrios, abecedrios, histria da alfabetizao, cultura escrita, escolarizao da escrita. A genealogy of printed material for teaching writing in Brazil in the nineteenth century The aim of this article is to characterize and understand the different models and formats of textbooks or other printed material for teaching the basics

of writing, used in the Province of Minas Gerais and in Brazil, from the early nineteenth century. Before the production of more authorial books to teach reading at school, we find mention of the use of literacy primers, ABC letters and first reading books. In the absence of well preserved materials, we searched for evidence of how they were presented and used, in primary sources (correspondence, reports, performance charts) produced in the Province of Minas Gerais since 1823. With these sources the use of tables, boards and letters was problematised. Another set of sources examined is composed of four Brazilian textbooks and a book translated into Portuguese, whose titles contained such denominations as first reading book, literacy primers and ABC letters. The research is based not only on studies related to the history of books and reading (Roger Chartier), which deal with the types of text, printed matter and their uses but also to studies on the history of literacy education in the same period. For a comparative analysis, French secon dary sources help to understand the form and uses of tables, literacy primers and first reading books. Key words: printed material, boards, tables, ABC letters, first reading books, literacy primers, history of literacy, written culture, school taught writing Una genealoga de los impresos para la enseanza de la escrita en Brasil en el siglo XIX El objetivo de este artculo es ca racterizar y comprender diferentes mo delos y formas de libros escolares o de otros impresos para ensear los principios de la escritura, utilizados en la Provincia de Minas Gerais y en Brasil a partir del inicio del siglo XIX. Anterior a una produccin es co lar ms autoral de libros para ensear a leer, encontramos menciones sobre el uso de abecedarios, cartas de ABC y silabarios. En la falta de materiales conservados, se buscaron indicios de cmo ellos se presentaban

y eran utilizados, en fuentes primarias (correspondencias, velatorios, mapas de desempeo) producidas en la Provincia de Minas Gerais, desde 1823. Con estas fuentes, se problematiza el uso de tablas y cartas. Otro conjunto de fuentes analizado es constituido por cuatro libros brasileos y un libro traducido para el portugus, cuyos ttulos contenan las denominaciones silabario, abecedario y cartas de ABC. La investigacin se fundamenta no slo en los campos de la historia de la lectura y del libro (Roger Chartier), que abordan las formas de los textos, de los impresos y de sus usos, como tambin en los estudios de la historia de la alfabetizacin y de la educacin, en el mismo perodo. Para un anlisis comparativo, fuentes secundarias fran cesas ayudan a comprender la forma y los usos de tablas, abecedarios y sila barios. Palabras clave: impresos, tablas, cartas de ABC, silabarios, abecedarios, historia de la alfabetizacin, cultura escrita, escolarizacin de la escritura. Carlota Boto A dimenso iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras universidade O presente artigo tem por propsito discutir o tema da educao luz da interseco entre os ideais polticos e pedaggicos de trs pensadores iluministas portugueses Dom Lus da Cunha, Antnio Nunes Ribeiro Sanches e Luiz Antnio Verney e a reforma dos estudos empreendida pelo Marqus de Pombal. A ao de Pombal como ministro do reino portugus foi, em certa medida, embasada por reflexes tericas acerca de Portugal e da crise do imprio portugus. Essas reflexes, entre outros aspectos, destacavam ser uma necessidade histrica para o desenvolvimento do pas o Estado portugus tomar para si o controle das questes do ensino em todos os seus nveis. Ao expulsar os jesutas, ao
407

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

Resumos/Abstracts/Resumens

idealizar o modelo das aulas-rgias, mas, sobretudo, ao reformar os estudos da Universidade de Coimbra, a prtica da ao pombalina indicava sua filiao terica ao movimento iluminista portugus. Palavras-chave: instruo pblica; Portugal; histria da educao; Marqus de Pombal; Iluminismo. The illuminist dimension of the Pombaline reform of studies: from literacy to the university The objective of this article is to discuss the theme of education in the light of the intersection between the political and pedagogic ideals of three Portuguese Enlightenment thinkers Dom Luis da Cunha, Antonio Nunes Ribeiro Sanches and Luiz Antonio Verney and the educational reform carried out by the Marquis of Pombal. The action of Pombal as minister of the Portuguese kingdom was to some degree based on theoretical reflections on Portugal and the crisis of the Portuguese empire. Such reflections, among other aspects, emphasized that, for the country to develop, the Portuguese government was historically bound to take control of teaching issues at all levels. By expelling the Jesuits, idealizing the model of the regal-classes, but, above all, by reforming the studies of the University of Coimbra, the practice of Pombals action indicated its theoretical affiliation with the Portuguese Enlightenment movement. Key words: public education; Portugal, history of education; Marquis of Pombal; Enlightenment La dimensin iluminista de la reforma pombalina de los estudios: de las primeras letras a la universidad Este artculo tiene como propsito discutir el tema de la educacin a la luz de la interseccin entre los ideales polticos y pedaggicos de tres pensadores iluministas portugueses Don Luis da Cunha, Antnio Nunes

Ribeiro Sanches y Luiz Antnio Verney y la reforma de los estudios emprendida por el Marqus de Pombal. La accin de Pombal como ministro del reino de Portugal fue, en cierta medida, sustentada por reflexiones tericas acerca de Portugal y de la crisis del imperio portugus. Tales reflexiones, entre otros aspectos, destacaban que era una necesidad histrica para el desarrollo del pas, el Estado portugus tom para s el control de las cuestiones de la enseanza en todos sus niveles. Al expulsar los jesuitas, al idealizar el modelo da las clases regias, mas, sobretodo, al reformar los estudios de la Universidad de Coimbra, la prctica de la accin pombalina indicaba su filiacin terica al movimiento iluminista portugus. Palabras clave: instruccin pblica; Portugal; historia de la educacin; Marqus de Pombal; Iluminismo Danilo R. Streck Entre emancipao e regulao: (des) encontros entre educao popular e movimentos sociais O artigo analisa a dupla face da educao popular na sua relao com os movimentos sociais na Amrica Latina, como subsidiria e promotora destes. Por um lado, pode-se dizer que a educao popular a expresso pedaggica dos movimentos e como tal aliada na conquista de direitos polticos e civis. Ao mesmo tempo, enquanto processo pedaggico, ela tambm uma instncia formadora e orientadora da sociedade e dos prprios movimentos sociais. Analisam-se as mudanas nas relaes entre a educao popular e os movimentos sociais especialmente a partir da dcada de 1990, quando entram em cena novas forma de regulao e controle. So destacados dois temas neste estudo: os territrios de resistncia e as respectivas pedagogias, e a questo da nova governabilidade e as implicaes para a educao popular.

Palavras-chave: educao popular; movimentos sociais; Paulo Freire; Amrica Latina Between emancipation and regulation: (mis)matches between popular education and social movements The article analyzes the double face of popular education in its relation with social movements in Latin America, functioning both as subsidiary and as their promoter. In this sense, one can say that popular education is the pedagogical expression of social movements and, as such, is an ally in the struggle for political and civil rights. At the same time, popular education, as a pedagogical process, fulfils a formative and directive role within society and for the very social movements. In this article, emphasis is placed on analysis of the changes in the relation between popular education and social movements, especially after 1990, when new forms of regulation and control are developed. Two related themes are highlighted in this study: the territories of resistance and their respective pedagogies, and the quest for new forms of governance and their implications for popular education. Key words: popular education; social movements; Paulo Freire; Latin America Entre emancipacin y regulacin: (des)encuentros entre la educacin popular y movimientos sociales Este artculo analiza la faz dupla de la educacin popular en su rela cin con los movimientos sociales en Amrica Latina, como subsidiaria y promotora de estos. Por un lado, se puede decir que la educacin popular es la expresin pedaggica de los movimientos y como tal est aliada en la conquista de los derechos polticos y civiles. Al mismo tiempo, como proceso pedaggico, ella es tambin una instancia formadora y orientadora de la sociedad y de los propios movimientos sociales. Se estudian las

408

Revista Brasileira de Educao v. 15 n. 44 maio/ago. 2010

You might also like