You are on page 1of 4

E. E. Professor Alberto Pacheco./08 RECUPERAO 4 BIMESTRE - Portugus - 6 srie. ALUNO: 1.

1.Reconhea o sujeito e o predicado dos textos abaixo: a) Duas belas meninas passeavam pela calada. b) Saram, naquele dia, o tio e a tia. c) Pedalavam o pai e a filha. 2. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) sujeito simples (2) sujeito composto (3) sujeito oculto ( ( ( ) Suas palavras deixaram-no magoado. ) Fechou os olhos, meio tonto. ) Aplausos choveram na reunio.

3. Leia os pequenos textos abaixo e identifique o sujeito dos verbos neles destacados e classifique-os. a) Rita e Ademar saram cedo de casa. Mas tiveram uma surpresa: o carro no estava mais na garagem. Rita se lamentou: Roubaram nosso carro! b) O cachorro Do quarto prximo, chega a voz irritada da arrumadeira: _ Meu Deus! a gente mal estende a cama e j vem esse cachorro deitar em cima! Salta da pra fora! E Lili, muito formalizada: _ Finoca! O cachorro tem nome! (Mrio Quintana, Poesias) 4. Releia este poema, de Ida Dias: Sapatinho de cristal O luar espalha magia pelo ar. Banha-se em prata a carruagem de lata. Vira brocado vestido de riscado. Pingos de luar, brocado: tecido de sega com bordados em relevo feito com fios dourados ou prateados. riscado: tecido de algodo com listras.

anel e colar E na escadaria real um sapatinho de cristal. Ah! O luar espalha magia pelo ar... (Cano da menina descala. Belo Horizonte: RHJ, 1993.) a) Identifique o sujeito dos seguintes predicados: . banha-se em prata: . espalha magia pelo ar: b) Identifique o predicado do seguinte sujeito: . a carruagem de lata: 5. Leia o poema que voc j conhece. Karma Dentre sucessos, dentre fracassos, Saltos de carinho e tropeos na dor, Do p da montanha ao cimo, Quis Eros, o deus do amor, Que eu no acabasse no abismo Mas nos seus braos. (Dirio de uma paixo. So Paulo: Gerao Editorial, 2003.)

Faa trs grupos separando as preposies puras das contraes e das combinaes encontradas no poema lido.

AVALIAO DE PORTUGUS 4 BIMESTRE 6 SRIE. ALUNO: Leia o texto abaixo e responda s questes de 1 a 4 que se seguem: Voc est falando grego? bem provvel que os brasileiros tenham herdado essa expresso dos ingleses. Afinal, o grego no to distinto do portugus (j que influenciou muito o latim em sua formao). Vale citar que, entre os gregos, quando alguma coisa incompreensvel, eles dizem que a pessoa est falando chins. Veja como outros povos dizem quando no entendem alguma coisa: o espanhol: Voc est falando chins. o alemo: Voc est falando espanhol. o russo: Voc est falando chins. o italiano: Voc est falando turco. o francs: Voc est falando hebraico. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos Lngua Portuguesa. So Paulo: Panda Books, 2003.p. 44.) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Em que tempo verbal se encontra? No texto, um mesmo verbo aparece empregado vrias vezes no gerndio. Qual esse verbo? Qual o verbo de ligao que aparece no texto? Quanto locuo verbal tenham herdado, que forma verbal simples (com um nico verbo) poderia substituir toda a locuo, sem provocar prejuzo para o sentido do texto? E qual poderia substituir toda a toda a locuo est falando? Qual o nico verbo que est no infinitivo? Como voc explica o fato de o brasileiro usar a expresso Voc est falando grego?, j que o grego no to distinto(diferente) do portugus? Em que situao brasileiros e outros povos usam a expresso Voc est falando...? ?

8.

Leia o poema que segue, de Ulisses Tavares, e responda s questes 9 e 10. Karma Dentre sucessos, dentre fracassos, Saltos de carinho e tropeos na dor, 9. Do p da montanha ao cimo, Quis Eros, o deus do amor, Que eu no acabasse no abismo Mas nos seus braos. (Dirio de uma paixo. So Paulo: Gerao Editorial, 2003.)

Quais os dois nicos verbos que aparecem no texto? Eles so de ao ou de ligao?

10. Justifique o ttulo do poema (Karma), sabendo que no dicionrio o significado da palavra carma destino. Leia este poema. A juventude um sonho.

A juventude eu um grilo. A juventude uma paixo. A poesia um sonho. A poesia um grilo. A poesia uma paixo. A juventude poesia. Carlos Queiroz Telles. Sonhos, grilos e paixes. So Paulo: Moderna, 1990. a) De que se fala na primeira estrofe do poema?

b) E na segunda estrofe? c) Qual a forma verbal usada no texto? A que verbo se refere?

d) O que esse verbo indica no texto: ao ou modo de ser? e) ( ( ( Qual destas frases mais se aproxima do sentido do verso Juventude poesia? ) A juventude gosta de poesia. ) A juventude faz poesia. ) A juventude parece poesia.
ANNC IO: GOL ANO 2006 GER. IV City, prata, duvido igual! estado de zero. R$ 27.000,0 0. Urgente. Tratar: 9986754 4 a) b) c) d) Contar uma histria. Dar um aviso. Dar uma notcia. Vender um produto.

11. Leia o anncio direita retirado de um jornal e responda questo.

You might also like