You are on page 1of 13

18

Tabagismo e Aspectos Nutricionais

Jane Domingues de Faria Oliveira

179

ma vida saudvel comea na infncia, com uma alimentao saudvel, com atividades fsicas variadas e regulares, com um ambiente familiar estruturado e uma socializao estimulada. A escola, a famlia e a comunidade na qual a criana est inserida daro suporte e conforto para que ela se desenvolva adequadamente, tornando-se um cidado ntegro na sociedade. Alm de todas as aes polticas e sociais voltadas ao combate e preveno do tabaco, nos mais diferentes nveis de penetrao da sociedade, cabe ressaltar a importncia de projetos educativos e permanentes nas escolas, que serviro como importantes locais para que aconteam aes de promoo da sade de controle do tabagismo.

A importncia de aes anti-tabagistas


Na adolescncia em particular, a preveno ao uso do tabaco, j que esse a porta para outras drogas, deve ser considerada prioridade para uma vida com qualidade. O apoio constante dos pais, uma convivncia social que favorea comportamentos saudveis e a ao da escola no sentido de promover a sade so elementos fundamentais para decises inteligentes quanto ao uso ou no de drogas (ROSEMBERG, 2002). Como um hbito alimentar saudvel baseia-se em quatro elementos: horrios definidos, quantidade adequada a cada faixa etria, qualidade dos alimentos e mastigao correta, o tabagismo estabelece uma relao com a nutrio, quando salientamos os prejuzos causados pelo tabaco. Quem fuma tem quatro vezes mais chances de contrair doena de gengiva, podendo adquirir periodontite, halitose e cncer bucal. O tabaco aumenta a descamao da gengiva, destruio do tecido e pode ter como conseqncia srios problemas periodontais, ocorrendo alterao no paladar (INCA, 2001). A preveno primria a forma mais eficiente de controlar a pandemia do tabagismo. Programas de preveno reduzem o uso do tabaco e salvam vidas. Alm disso, importante lembrarmos de que mais de 85% dos brasileiros comeam a fumar antes dos 19 anos; de que a nicotina pode funcionar como porta de entrada de outras drogas; e de que cada real investido na preveno economiza trs pela reduo dos custos de sade com as doenas relacionas ao tabagismo (CONSELHO NACIONAL DE SADE, 2002). Os hbitos tabagistas iniciam-se em mdia ao 13 anos; aos 14 anos e meio esses hbitos podem dar lugar a um fumante dirio. Esse dados tm base em estimativas realizadas em vrios pases. Para o caso do Brasil, 99% dos fumantes exatamente nessa fase da vida. a poca da auto-afirmao, da luta para ser aceito, da necessidade de integrao e o cigarro uma forma de socializao, o ato de fumar proporciona uma sensao de liberdade, rebeldia e prazer. H 15 anos, a OMS classificou o tabagismo como uma doena crnica peditrica.

180

Aspectos histricos do tabaco

tabaco uma erva da famlia das solanceas, tem folhas longas, amplas e macias, suas flores so vistosas e rseas, seu nome cientfico Nicotiana Tabacum. Dessa planta extrada uma substncia chamada nicotina; suas folhas quando dessecadas, constituem o fumo ou tabaco. Dele, as pessoas fazem uso de diversas maneiras: inalado como cigarro, cachimbo, charuto, cigarro de palha, aspirado como rap ou mascado como fumo-de-rolo. Comeou a ser utilizada no ano 1000 a.C. nas sociedades indgenas da Amrica Central, em rituais religiosos, com o objetivo de purificar, contemplar, proteger e fortalecer os mpetos guerreiros. Alm disso, esses povos acreditavam que a substncia tinha o poder de predizer o futuro. A planta chegou ao Brasil provavelmente pela migrao de tribos tupi-guaranis. A partir do sculo XVI, o seu uso foi introduzido na Europa, por Jean Nicot, diplomata francs vindo de Portugal, aps ter cicatrizado uma lcera em sua perna, at ento incurvel. No incio, o tabaco foi utilizado para fins curativos; j no sculo XVII, foi difundido atravs do cachimbo para sia e frica. No sculo seguinte, XVIII, surgiu a moda de aspirar rap, ao qual foram atribudas qualidades medicinais; Catarina de Mdicis, rainha da Frana, o utilizava para aliviar enxaquecas. No sc. XIX, surgiu o charuto que veio da Espanha, atingindo toda a Europa, Estados Unidos e demais continentes, lugares em que o tabaco era utilizado para demonstrao de ostentao. Por volta de 1840 a 1850, surgiram as primeiras descries de homens e mulheres fumando cigarros, mas foi somente aps a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) que o consumo apresentou grande expanso. Em medos do sculo XX, com o desenvolvimento de estratgias de marketing e publicidade sobre o cigarro, o seu uso espalhou-se por todo o mundo. A partir da dcada de 60, surgiram os primeiros relatrios cientficos, relacionando o cigarro ao adoecimento do fumante, hoje existem inmeros trabalhos cientficos que comprovam os malefcios do tabagismo sade do fumante e do no fumante exposto fumaa do cigarro. A folha do tabaco, pelo importante aspecto econmico do produto no Brasil, foi incorporada ao braso da Repblica. Atualmente o fumo cultivado em todas as partes do mundo, sendo responsvel por uma enorme atividade econmica, que envolve milhes de dlares. (Apesar do grande malefcio que o tabaco provoca, ele uma das drogas mais consumidas mundialmente (INCA, 2001)).

181

Nmeros do Tabagismo

o Brasil, um tero da populao adulta fuma, sendo 16,7 milhes de homens e 11,2 milhes de mulheres. Segundo estatsticas do INCA (Instituto Nacional do Cncer, 2001), estima-se 200 mil bitos anuais relacionados ao fumo. No mundo, h 1,1 bilho de fumantes para uma populao estimada em 6 bilhes de pessoas, ou seja, um sexto do planeta fuma (OMS, 2003). A eficincia do tabaco em provocar doenas prova de contestao. Isso porque 30% dos cnceres so associados ao fumo, assim como 90% das mortes decorrentes de cncer no pulmo, 85% das doenas pulmonares crnicas, 25% dos problemas cardacos e 25% dos acidentes vasculares cerebrais. O tabagismo tambm pode causar aneurisma arterial, trombose vascular, lcera do aparelho digestivo, infeces respiratrias e impotncia sexual no homem. O tabaco tambm afeta o sistema imunolgico, aumentando a obteno de infeces por bactrias e vrus em at 400%. A Organizao Mundial da Sade j classificou o tabagismo como doena, j que um cigarro corresponde a menos cinco minutos de vida; dessa forma um fumante vive aproximadamente dez anos a menos do que viveria, prejudicando muito sua qualidade de vida.

Pontos-Chave do Tabagismo
No mundo: As tendncias de tabagismo no mundo mostram aumento. Grupos em que tem havido maior aumento da prevalncia de tabagismo: mulheres e jovens. Um tero da populao mundial com 15 anos ou mais fumante. Atualmente, morrem no mundo cinco milhes de pessoas por doenas tabaco-relacionadas. O tabagismo est inversamente associado a nvel socioeconmico. No Brasil: Um tero da populao adulta fumante. H evidncias de que houve reduo da prevalncia de tabagismo entre adultos, nos ltimos anos. As maiores redues do tabagismo tm ocorrido nas classes sociais mais altas. Tem havido aumento da prevalncia de tabagismo em grupos especficos, como mulheres e jovens. Cerca de 200.000 bitos por ano so atribuveis ao tabaco.

182

Esse panorama aponta para a necessidade de programas direcionados ao controle do tabagismo em mbito escolar. A escola o local onde o estudante passa uma grande parte do seu tempo, onde ocorrem importantes estgios de desenvolvimento, a infncia e a adolescncia, e essas fases correspondem com o perodo que ocorre, na maioria dos casos, a iniciao ao uso do tabaco. A atividade fsica tem um papel educativo relevante, podendo representar uma oportunidade impar para vivncias positivas e enriquecedoras, centradas na promoo de um estilo de vida ativo.

O Tabaco

fumaa do cigarro contm 4.720 substncias qumicas, destas, 43 substncias provocam cncer, chamadas carcinognicas, pois alteram o ncleo das clulas. A nicotina a responsvel pelo sabor e aroma da fumaa, e tambm a causadora do vcio, alm de reduzir a chegada do sangue nas artrias e no sistema nervoso central. Outra substncia altamente cancergena o alcatro; no tabaco encontram-se tambm metais pesados como o chumbo, o cdmio e o carbono 14, que um elemento radioativo. Com todos esses dados, fcil concluir que o hbito de fumar pode trazer conseqncias devastadoras para o organismo humano (INCA, 2001).

Efeitos fisiolgicos do uso tabaco


uando o fumante d uma tragada, a nicotina absorvida pelos pulmes, chegando ao crebro aproximadamente em dez segundos. Os principais efeitos da nicotina no sistema nervoso central consistem em: elevao leve do humor (estimulao) e diminuio do apetite. A nicotina considerada estimulante leve, apesar de um grande nmero de fumantes relatar sensao de relaxamento quando fumam. Essa sensao provocada pela diminuio do tnus muscular. Essa substncia, quando utilizada ao longo do tempo, pode provocar o desenvolvimento de tolerncia, ou seja, o indivduo tende a consumir um nmero cada vez maior de cigarros para sentir os mesmos efeitos que, originalmente, eram produzidos por doses menores. Alguns fumantes, quando suspendem repentinamente o consumo de cigarros, podem sentir fissura, um desejo incontrolvel de fumar, irritabilidade, agitao, priso de ventre, dificuldade de concentrao, sudorese, insnia, tontura e dor de cabea. Esses sintomas caracterizam a sndrome de abstinncia, desaparecendo dentro de uma ou duas semanas.

183

A tolerncia e a sndrome de abstinncia so alguns dos sinais que caracterizam o quadro de dependncia provocado pelo uso do tabaco. O crebro dependente de nicotina tem sua neurobiologia modificada pelo uso contnuo da substncia, funcionando de modo diferente de um crebro no-dependente. O uso da nicotina altera a estrutura do Sistema Nervoso Central (SNC), modificando a fisiologia do mesmo. Como a maioria das drogas de carter estimulante, a nicotina produz sensaes desagradveis no indivduo como nuseas, tosse e tontura em suas primeiras experincias. Os sintomas aversivos tendem a desaparecer com o uso continuado da droga. A nicotina tambm produz um aumento dos batimentos cardacos, na presso arterial, na freqncia respiratria e na atividade motora. Quando um indivduo fuma, a nicotina imediatamente distribuda pelos tecidos. No sistema digestivo, provoca diminuio da contrao do estmago, dificultando a digesto. Ocorre tambm um aumento da vasoconstrio e da fora dos batimentos cardacos (ROSEMBERG, 2002).

Sndrome da Abstinncia
Segundo o CONSELHO NACIONAL DE SADE (2002), a abstinncia do cigarro: Aps 20 minutos: a presso arterial tende a normalizar, assim como a freqncia do pulso e a temperatura das mos e dos ps. Aps 08 horas: nvel de monxido de carbono no sangue diminui, aumenta o nvel de oxigenao no sangue. Aps 24 horas: diminui riscos de problemas cardacos. Aps 48 horas: as terminaes nervosas comeam a regenerar-se, o olfato e o paladar ficam mais aguados, ocorre a diminuio do monxido de carbono no organismo e uma diminuio em torno de 50% de chance de infarto. Aps 72 horas: a rvore brnquica relaxa, favorecendo a respirao, a capacidade pulmonar aumenta e a sua funo aumenta em at 30%. Aps 02 semanas a 3 meses: a circulao sangunea aumenta e a prtica de atividade fsica torna-se menos cansativa. De 1 a 9 meses: diminui a tosse, a congesto nasal, a fadiga e a dispnia (falta de ar); o movimento ciliar dos brnquios volta ao normal, purificando os pulmes, reduzindo os riscos de infeces respiratrias e aumento da capacidade fsica.

184

Estudos tm demonstrado que o fumo pode ser o mais importante fator de risco para o desenvolvimento e progresso da doena periodontal. O fumante tem maior chance de ter doena periodontal e mais severa do que paciente no fumante. Tambm, possui maior formao de clculo nos dentes, bolsas periodontais mais profundas entre o dente e a gengiva, e perde mais osso e tecido de suporte. Os problemas periodontais causados ao indivduo que faz uso de tabaco (mascando ou fumando), so causados por vrias substncias qumicas como a nicotina e o alcatro. Elas causam um aumento do acmulo de placa e clculo que irritam a gengiva e levam infeco (SCHALL, 1995).

Tabaco e Paladar

Um estudo cientfico americano confirmou um importante ganho de peso: mais de 12,7 quilogramas pode ser esperado por 10% dos homens e 13% das mulheres que deixam de fumar. Dois teros de todos os fumantes que interrompem o hbito de fumar engordam, com maiores aumentos naqueles que fumavam mais de 15 cigarros ao dia. A preocupao com o ganho de peso pode inibir tentativas de parar de fumar, principalmente entre as mulheres. Alguns estudos tm demonstrado que uma das razes pelas quais meninas comeam a fumar o medo aliado crena de que fumar emagrece (INCA, 2001). Os fumantes tendem a pesar menos do que os no fumantes. Alguns estudos sugerem que o tabagismo aumenta a taxa metablica em 6 a 10% (cerca de 200 calorias) e quando os indivduos deixam de fumar a taxa diminuiu. Se o apetite e a ingesto de alimentos aumentam, como comum nos relatos daqueles que abandonam o tabaco, o ganho de peso inevitvel. A maioria dos estudos relacionados ao abandono do tabaco e ganho de peso indica que ocorre um aumento da ingesto de alimentos doces, aps a interrupo, como um mecanismo compensatrio (ROSEMBERG, 2002).

Tabagismo e Ganho de Peso

185

Para a questo do ganho de peso associado com a cessao de fumar, algumas recomendaes so importantes: Reforar que parar de fumar benfico mesmo com risco de ganho de peso. Recomendar atividade fsica. As pessoas devem ser motivadas a aumentar a atividade fsica, o que reduz significantemente a tendncia de ganho de peso aps a cessao, servindo tambm como uma atividade alternativa para ajudar a suportar a falta do cigarro nesse perodo. Recomendar uma dieta balanceada com acompanhamento de uma nutricionista.

Tabagismo e o Envelhecimento
Alm dos efeitos j bastante conhecidos do envelhecimento, como aumento da presso sangunea, perda do tecido muscular, compresso vertebral ou alterao ssea, o avano da idade pode levar tambm a um aumento significativo do peso, caso no seja acompanhado por atividades fsicas regulares e reeducao alimentar. Entre os 25 e os 65 anos, o indivduo que no pratica atividades fsicas perde, por conta do processo de envelhecimento natural, entre 10% a 16% da sua massa magra, tambm conhecida como massa muscular ou massa livre de gordura, com influncia direta sobre o metabolismo basal, que a quantidade de energia despendida pelo organismo em repouso para manter funes vitais do corpo. Aps os 25 anos, observa-se tambm, uma diminuio mdia de 5% no ritmo do metabolismo basal a cada dcada. No processo de envelhecimento, pessoas sedentrias comeam a perder porcentagens significativas de minerais, gua e protenas (trs substncias que compem a massa muscular, diminuindo assim, o ritmo do metabolismo basal). O resultado dessa desacelerao um acmulo cada vez maior de gordura corporal, alm de menor queima calrica, e alterao de outras funes vitais do organismo, como a gastrointestinal, a cadiovascular, a metablica e a msculo-esqueltica (ROSEMBERG, 2002). O tabagismo um dos fatores de risco tambm para a osteoporose, provavelmente pelos efeitos txicos sobre os osteoblastos (clula ssea responsvel pela formao do osso), que prejudicam a absoro do clcio. A alterao do metabolismo de clcio contribui para acelerar a perda ssea e favorece o desenvolvimento de osteoporose senil (MAHAN & KRAUSE, 2002). As pesquisas tm demonstrado que o tabaco um fator de risco para fraturas vertebrais, do antebrao e quadril em mulheres magras; as concluses desses estudos sugerem que as mulheres que fumam cerca de 01 mao de cigarros ao dia apresentam um dficit de 05 a 10% na densidade ssea, o que aumenta o risco de fratura. Uma anlise de 48 estudos de fumantes e no-fumantes mostrou que por volta dos 85 anos o risco cumulativo para fratura de quadril era de 19% em fumantes e de 12% em no-fumantes. Havia uma resposta dose - quanto mais uma mulher fumasse, maior o risco de fratura (MAHAN & KRAUSE, 2002). A prtica regular da atividade fsica um excelente auxlio na melhoria do estado psicolgico, como por exemplo, no controle da ansiedade ou outras alteraes orgnicas no processo de cessao do tabaco (NAHAS, 2001).

186

Tabaco e Gravidez
Quando a me fuma durante a gravidez, o feto tambm fuma, recebendo as substncias txicas do cigarro atravs da placenta. A nicotina aumenta o batimento cardaco do feto, reduo de peso no recmnascido e tambm menor estatura, podendo tambm causar alteraes neurolgicas importantes. O risco de abortamento espontneo, entre outras complicaes na gestao, maior nas gestantes que fumam. Durante a amamentao, as substncias txicas do cigarro so transmitidas para o beb atravs do leite materno (INCA, 2001).

Fumantes Passivos
A fumaa do cigarro exposta no ar, em ambientes fechados, coloca em risco a sade das pessoas que no fumam, chamado de fumantes - passivos, e que dividem o mesmo ambiente dos fumantes. Dependendo do ambiente e do tempo de exposio, os fumantes passivos podem estar inalando involuntariamente o equivalente a dez cigarros por dia. As principais evidncias de risco sade do fumante passivo so cncer de pulmo (30% de risco de desenvolver a doena); as doenas coronarianas equivalem a 24%; tambm podem apresentar irritao ocular, irritao das vias areas superiores, exacerbao da asma e otite mdia (OMS, 2003). As crianas que convivem com pais fumantes tm maior freqncia de resfriados, com maior risco de apresentar outras doenas respiratrias como bronquite e pneumonia. Pesquisas evidenciam as perdas econmicas causadas pelo cigarro em fumantes e fumantes passivos: - Faltas ao trabalho, queda de produtividade, aposentadorias precoces, mortes prematuras, custos com a manuteno de imveis, aparelhagens, tapetes, cortinas danificados, incndios rurais e urbanos, acidentes de trabalho, acidentes de trnsito. O cigarro considerado pela OMS (2003) como um grande agente de poluio domstica e ambiental, tendo em vista que as pessoas passam 80% de seu tempo dirio em locais fechados, como trabalho, residncia e lazer. Onde quer que algum esteja fumando, so encontradas partculas da fumaa do cigarro, principalmente em locais fechados, residenciais ou pblicos. As concentraes das substncias txicas na fumaa rapidamente excedem os nveis considerados padres para a qualidade do ar (CONSELHO NACIONAL DE SADE, 2002).

187

Como a prtica da atividade fsica auxilia no combate ao tabagismo?


A prtica regular da atividade fsica pode auxiliar o fumante e o ex-fumante a obterem uma maior aptido fsica, melhorando sua qualidade de vida, diminuindo o risco de doenas crnicas, como problemas cardacos que esto relacionados intimamente com o tabaco, auxiliar no controle de peso e tambm no processo de cessao, favorecendo o aumento da auto-estima e o controle da ansiedade. O fumante deve fazer uma avaliao mdica para diagnosticar sua condio fsica, para que haja um programa adequado para cada situao. Embora sejam necessrias pesquisas mais detalhadas, a maioria dos mdicos acredita que a atividade fsica regular fundamental no processo do combate ao tabagismo. Existem alguns fatores positivos para a realizao da prtica da atividade fsica quando o indivduo est deixando de fumar ou j exfumante: Melhoria da aptido fsica: normalmente os fumantes apresentam nveis prejudicados da sua aptido fsica, e a prtica de um programa regular de exerccios poder melhorar seu sistema respiratrio, cardaco e pulmonar, aumentando tambm sua resistncia muscular. Ao iniciarmos qualquer atividade fsica, a nossa respirao aumenta, aumentando o nosso consumo de oxignio e a produo de gs carbnico, com isso, a nossa respirao sofre um ajuste proporcional intensidade da atividade. Diminuio do risco de doenas relacionadas com o tabagismo: a prtica regular da atividade fsica pode diminuir vrios fatores de risco e tambm reduzir o risco de doenas cardacas e alguns tipos de cncer, como cncer no pulmo, na garganta, no esfago; auxiliando no combate contra algumas conseqncias patolgicas decorrentes do tabagismo. Combate ao ganho de peso: a queima de calorias por meio da atividade fsica pode auxiliar o ex-fumante a evitar o tpico ganho de peso. A caminhada diria de aproximadamente 5 km queima a mesma quantidade de calorias que um pacote de cigarros por dia, mas sem os prejuzos para a sade do indivduo (NAHAS, 2001).

Metodologia
Avanos conceituais e metolgicos recentes, bastante difundidos em artigos cientficos sobre os procedimentos relacionados mudana de hbitos nocivos sade, difundem a idia de que a mudana de comportamento um processo dinmico, alm de uma simples atitude do indivduo de estar ou no pronto para a mudana. Trata-se do modelo de estgios de mudana, que descreve o processo de mudana de comportamento, aplicvel a muitas condies de risco sade. Pode ser aplicado para a anlise do nvel de envolvi-

188

mento ou adoo do hbito de realizar atividade fsica regular de pessoas ou populaes. So quatro estgios de mudana: PR-CONTEMPLAO: estgio caracterizado pela ausncia da conscientizao sobre a importncia da mudana de comportamento. O indivduo tambm pode negar sua importncia ou assumir a opinio de que a mudana gera custos que superam os benefcios. Mesmos para os indivduos conhecedores dos riscos sade associados a alguns hbitos, elevado o nmero daqueles que, includos nesse estgio, tendem a minimizar a severidade ou probabilidade de acometimento por conseqncias adversas relativas a esses comportamentos. CONTEMPLAO: o indivduo sente-se motivado e envolvido com a possibilidade da mudana comportamental, a partir de um conjunto de fatos e estmulos dados pelo ambiente, pela famlia e pela equipe de sade. Aes educacionais que facilitem o entendimento sobre a relao do comportamento e os riscos sade, em geral favorecem a mudana da situao anterior para esse estgio de contemplao. AO: o indivduo, envolvido na prtica regular de atividade fsica, tem maior chance de manter-se nesse estgio ao definir metas possveis de serem atingidas a curto e longo prazo. Tambm adaptar o programa de exerccios para atingir sucessos imediatos e reduzir riscos de conseqncias adversas, como leses e agravos do sistema locomotor. MANUTENO: para evitar o retorno aos antigos comportamentos no saudveis, os profissionais de sade devem adotar, durante o acompanhamento da prtica da atividade fsica, aes preventivas diferenciadas. O indivduo deve sentir-se dono das prprias decises relacionadas sade e realizao do programa de atividade fsica proposto. Este deve estar preparado para reconhecer e auto-gerenciar as mudanas conseguidas com a progresso do programa de atividade fsica, alm de controlar pequenas situaes do ambiente familiar e do trabalho, relacionado ao comportamento de risco. Os programas de interveno de controle de hbitos e comportamentos tambm devem estimular a capacidade de deciso do indivduo, definindo limites flexveis que permitam alteraes no comprometedoras das metas e objetivos iniciais (PROCHASKA & DiCLEMENTE, 1983).

189

Teste de Fagerstrom : Avaliao do grau de dependncia de tabaco: 1. Quanto tempo depois de acordar voc fuma o primeiro cigarro? ( ) de 1 a 5 minutos ................3 ( ) entre 06 e 30 minutos ........2 ( ) entre 31 e 60 minutos ........1 ( ) mais de 60 minutos ...........0 2. Voc tem dificuldade de ficar sem fumar em locais proibidos? (cinema, igreja...) ( ) Sim ....................................1 ( ) No ....................................0 3. O primeiro cigarro da manh o que traz mais satisfao? ( ) Sim ....................................1 ( ) No ....................................0 4. Voc fuma mais nas primeiras horas da manh do que no resto do dia? ( ) Sim ....................................1 ( ) No ....................................0 5. Voc fuma mesmo quando acamado por doena? ( ) Sim ....................................1 ( ) No ....................................0 6. Quantos cigarros voc fuma por dia? ( ) menos de 11.......................0 ( ) de 11 a 20...........................1 ( ) de 21 a 30...........................2 ( ) mais de 30..........................3 Total de pontos = ____________ Pontuao: 0 a 4: Dependncia Leve 5 a 7: Dependncia Moderada 8 a 10: Grande Dependncia!!! Dificuldade de parar de fumar devido aos sintomas de abstinncia.

190

Futebol de mesa com sopro

Atividades Respiratrias:

Materiais: Bolinhas de isopor (pequenas) Canudinhos de refrigerante Traves de futebol de boto Desenvolvimento da atividade: 1. Dividir os alunos em duas equipes. 2. Cada participante poder fazer trs tentativas a gol. 3. A equipe que marcar o maior nmero de pontos ser vencedora. Objetivo: Verificar a importncia da respirao Atividades com lngua de sogra e cachimbo

BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministrio da Sade. Instituto Nacional do Cncer - INCA. Abordagem e Tratamento do Fumante-Consenso 2001. Rio de Janeiro:INCA, 2001. CONSELHO NACIONAL DE SADE. Desenvolvimento do Sistema nico de Sade no Brasil: Avanos, Desafios e reafirmao de Princpios e Diretrizes, 2002. GONALVES & VILARTA. Qualidade de vida e atividade fsica - explorando teorias e prticas. Barueri, Manole, 2004. MAHAN, k. KRAUSE, E.S. Alimentos, nutrio & dietoterapia. 10 ed. So Paulo, Roca, 2002. NAHAS, M. V. Atividade Fsica, Sade e Qualidade de Vida: Conceitos e sugestes para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2001. PROCHASKA, J.O. & DiCLEMENTE, C.C.Trans-Theoretical therapy. Psycotherapy Theory, Research and Pratic, 19, 276-278, 1983 ROSEMBERG, J. Pandemia do Tabagismo: Enfoques Histricos e Atuais. So Paulo, Secretaria Estadual de Sade, 2002. SCHALL, V. T; STRUCHINER, M. Educao no contexto da Epidemia de HIV/AIDS: Teorias e Tendncias Pedaggicas. In Czeresnia, D; Santos, E.M; Barbosa, R. H.; Monteiro, S. (orgs) AIDS- Pesquisa Social e Educao. Rio de Janeiro, Hucitec,1995.

191

You might also like