You are on page 1of 30

Ponto 2: As figuraes tpicas do homicdio no ordenamento positivo nacional e o estudo sistemtico de seu tratamento penal (CP, artigo 121).

O direito existe por causa do homem O centro do universo jurdico o ser humano (viso antropocntrica do Direito) O objeto mais relevante da tutela penal deve ser a vida

Homicdio A morte de vida humana extra-uterina praticada por outrem.

Homicdio Viso histrica da morte

Morte Clnica Paralisao da funo cardiorespiratria Morte Biolgica Destruio molecular Morte Cerebral Paralisao das funes cerebrais Lei 9434/97

Lei 9.434/97 Art. 3. A retirada post mortem de tecidos, rgos e partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento dever ser precedido de diagnstico de morte enceflica, constatada e registrada por dois mdicos no participantes das equipes de remoo e transplante, mediante utilizao de critrios clnicos e tecnolgicos definidos por resoluo do Conselho Federal de Medicina

Homicdio Simples Art. 121. Matar algum: Pena recluso de 6 (seis) a 20 (vinte) anos

Crime material Produz resultado material Exame necroscpico (autpsia) Exame de corpo de delito direto; Exame de corpo de delito indireto (desaparecimento de vestgios).

Objeto Jurdico (bem protegido) : a vida humana Objeto material (onde recai a conduta) : a pessoa

Sujeito ativo: qualquer pessoa (crime comum)

Autoria mediata Autoria colateral Autoria incerta

Sujeito passivo : qualquer pessoa (algum)

Vida extra-uterina (parto) Prova da existncia de vida (docimasia, circulao) Descabe anlise da viabilidade do recmnascido

TACRSP : (...) a morte do feto durante o parto configura crime de homicdio, a menos que seja praticado pela prpria me, sob influncia do estado puerperal, caso em que o crime a identificar-se ser infanticdio. Desde o incio do parto (que se d com o rompimento do saco amnitico) a morte do feto constituir homicdio (RT 729/571)

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi)

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta;

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta;
"Quem, a curta distncia, desfere tiro na cabea do ofendido, ocasionando-lhe leses de especial gravidade, revela, de maneira ntida, a inteno de matar" (TJSP - RT, 433/379).

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta; Dolo eventual assume-se o risco da produo do resultado;

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta; Dolo eventual assume-se o risco da produo do
resultado;
"Assume o risco de matar e responde por crime doloso aquele que desfecha tiros de revlver sobre um grupo de homens, vindo a atingir o seu companheiro, em regio perigosa e com xito letal" (TJMT - RT, 401/436).

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta; Dolo eventual assume-se o risco da produo do
resultado;
"Qualquer pessoa, por mais rstica que seja, tem a noo elementar de que, desferindo foiadas em outrem, produzindo-lhe ferimentos gravssimos, assume o risco de causar-lhe a morte. Essa previsibilidade elementar" (RT, 376/204).

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta; Dolo eventual assume-se o risco da produo do resultado; Dolo indeterminado no se importa em produzir um ou outro resultado (ferir ou matar);

Tipo Subjetivo: Dolo genrico no exige qualquer finalidade especial, bastando a vontade de matar (animus necandi) Dolo direto o agente quer realizar a conduta; Dolo eventual assume-se o risco da produo do resultado; Dolo indeterminado no se importa em produzir um ou outro resultado (ferir ou matar); Dolo geral (aberratio causae).

TJSP : (...) torna-se difcil admitir que algum possa ser responsvel pela morte de outrem, que se suicidou, por haver sido a sua esposa por aquele difamada (RT 497/321)

TJSP : Homicdio Dolo eventual Desclassificao para a modalidade culposa Ru no quis o resultado morte e tambm no assumiu o risco de produzi-lo Culpa consciente, tambm chamada de culpa com previso, esperando o agente que o evento no ocorra (...) (JTJ 220/315)

doloso e no simplesmente culposo o procedimento de quem conduz a vtima parte mais profunda de um aude, abandonando-a ali e provocando sua morte, por no saber nadar (RT 443/432)

Consumao e tentativa: Intercriminis: cogitao; preparao; execuo e consumao.

Consumao e tentativa: Consuma-se com a morte da vtima.

Consumao e tentativa: Tentativa imperfeita: O processo executivo interrompido.

Consumao e tentativa: Tentativa imperfeita: O processo executivo interrompido. Tentativa perfeita ou acabada: O processo de execuo esgotado.
Disparando vrias vezes o revlver contra a vtima, s no a atingindo devido a erro de pontaria, comete o acusado, em tese, homicdio tentado (RT 571/326)

Consumao e tentativa: Tentativa imperfeita: O processo executivo interrompido. Tentativa perfeita ou acabada: O processo de execuo esgotado. Tentativa branca ou incruenta: No resulta ferimento na vtima.

Consumao e tentativa:

Desistncia voluntria Arrependimento eficaz (art. 15 CP).

TJSP: Tendo a possibilidade de persistir na agresso, mas dela desistindo voluntariamente, no age o acusado com animus necandi, que requisito essencial da tentativa de homicdio (RT 566/304)

10

(...) Acusado que apenas desferiu um tiro na vtima, embora estivesse seu revlver plenamente municiado. Desistncia voluntria. Desclassificao para o delito de leses corporais (RT 527/335)

Distines: Matar art. 121 Lesionar art. 129 3 Estuprar art. 213 c/c art. 223, PU Roubar art. 157, 3 Incendiar/Explodir art. 251 c/c art. 258 Cometer crime ambiental Lei 9605/98 art. 58, III

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

11

TACRSP: O valor social ou moral do motivo do crime de ser apreciado no segundo a opinio ou ponto de vista do agente, mas com critrios objetivos, segundo a conscincia tica-social geral ou senso comum (RT 417/101)

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Valor social Valor moral

Por motivo de relevante valor moral, o projeto entende significar o motivo que, em si mesmo, aprovado pela moral prtica, como, por exemplo, a compaixo ante o irremedivel sofrimento da vtima (caso de homicdio eutansico) (RJTJESP 41/346)

12

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Emoo e no paixo

EMOO Transitria perturbao Ocorre e passa Ira momentnea Abrupta e fugaz Flagrante de adultrio

PAIXO Emoo em estado crnico Permanece, incubando-se dio recalcado Lenta e duradoura Cime doentio

13

TJMG: (...) questo passional, to s, no pode ser alegada para a reduo da pena (RT 775/656)

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Estado de nimo caracterizado pelo calor do momento

"O homicdio privilegiado a que alude o art. 121, 1, do CP de 1940 o determinado pelo impetus, pelo impulso psicofsico relativo que surge no auge da emoo. Mas, no apenas esta, em si, que faz merecer o privilegium, porm a emoo derivada da injusta provocao da vtima" (TJSP - RT, 608/324).

14

O fato da vtima ter atropelado e matado o filho do ru no caracteriza a hiptese do homicdio privilegiado se agiu de modo refletido e, deliberadamente, armouse de revlver ao procurar o desafeto, sabendo previamente onde e quando encontr-lo (RT 776/562)

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero.

"Ofender a honra da me do agente constitui, sem dvida, provocao injusta. motivo que causa emoo violenta, a ensejar imediata reao" (TJSP RT, 568/270).

15

"Evidente que no se pode vislumbrar no gesto da vtima que desfaz ou procura desfazer o namoro ou mesmo noivado com o acusado, injusta provocao capaz de privilegiar o homicdio" (TJSP - RT, 508/334).

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Apesar de o texto legal dispor da faculdade de reduo da pena pelo juiz esta reduo obrigatria por se tratar de direito subjetivo do acusado.

Homicdio privilegiado: 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. As formas de privilgio so pessoais no se comunicando aos co-autores que tenham agido por outro motivo.

16

HOMICDIO QUALIFICADO

2 Se o homicdio cometido: (...) Pena - recluso, de doze a trinta anos. Maior periculosidade do agente Causa especial de majorao da pena
Crime Hediondo

I - mediante paga ou promessa de recompensa, (...); Dinheiro ou qualquer outra vantagem Paga prvia; promessa posterior Concurso necessrio

I - (...) ou por outro motivo torpe;

Vil, repugnante, amoral (inveja, rivalidade, usura) Cime no considerado motivo torpe Vingana depende do que a originou

17

I - (...) ou por outro motivo torpe;

STJ: (......) a vingana, por si s, sem outras circunstncias, no caracteriza o motivo torpe (RSTJ 142/467)

II - por motivo ftil; matar por motivo de pequena importncia ausncia de prova do motivo no motivo ftil cime no considerado motivo ftil vingana depende do que a originou no se admite motivao torpe e ftil

II - por motivo ftil; "O motivo ftil quando notadamente desproporcionado ou inadequado, do ponto de vista do homo medius e em relao do crime de que se trata. Se o motivo torpe revela um grau particular de perversidade, o motivo ftil traduz o egosmo intolerante, prepotente, mesquinho, que vai at a insensibilidade moral" (TJSP - RJTJSP; 73/310).

18

II - por motivo ftil; STF:(...) ftil o motivo insignificante, mesquinho, manifestamente desproporcional em relao ao resultado e que, ao mesmo tempo, demonstra insensibilidade moral do agente (RT 467/450)

II - por motivo ftil; STJ: (...) a reao do ru a agresses verbais e fsicas da vtima no caracteriza, por si s, a qualificadora do motivo ftil, prevista no artigo 121, 2, II, do CP (RT 787/564)

II - por motivo ftil; STJ: (...) a no-identificao concreta de motivo no pode ser reconhecida como ftil (RSTJ 157/545)

19

II - por motivo ftil; TJMG:(...) inaceitvel que o motivo ftil e o motivo torpe coexistam para um nico crime (RT 614/291)

III - com emprego de veneno, (...); venefcio exige-se prova pericial toxicolgica

III - com emprego de (...), fogo, explosivo, (...); Verificar a inteno do agente Incendiar/Explodir art. 251 c/c art. 258 O dano gerado absorvido

20

III - com emprego de (...), asfixia, (...);

Impedimento da funo respiratria mecnica - esganadura - estrangulamento - enforcamento - sufocao - afogamento / soterramento - imprensamento txica - uso de gs - confinamento

III - com emprego de (...), tortura, (......); Sujeita a vtima a graves e inteis sofrimentos Deve ser aplicada antes da morte (concurso 211 CP)

III - com emprego de (...) ou outro meio insidioso ou cruel (...); Dissimulado armadilha ou fraude (sabotagem)

21

III - com emprego de (...) ou outro meio insidioso ou cruel (...); "Meio cruel todo aquele que produz padecimento fsico intil ou mais grave do que o necessrio e suficiente para a consumao do homicdio. E meio brbaro, martirizante, denotando, de parte do agente, a ausncia de elementar sentimento de piedade" (TJSP RJT/SP, 99/443).

III - com emprego de (...) ou outro meio insidioso ou cruel (...); "Bater em velho at este morrer configura, iniludivelmente, a qualificadora do emprego de meio cruel" (TJSP - RT, 553/347).

III - com emprego de (...) ou de que possa resultar perigo comum; TJSP: Se os agentes para consumarem o homicdio disparam diversas vezes na rua, atingindo transeuntes, fica caracterizada a qualificadora prevista no artigo 121, 2, III, do CP, pois resultou perigo comum (RT 771/583)

22

IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; TJSP: Homicdio durante o amplexo sexual: traio caracterizada (RT 458/337)

IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; TJMG: Desavena anterior: inexistncia de traio (RT 521/463)

IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; Emboscada - tocaia

23

IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; Dissimulao - engano (material ou moral)

IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; "Age com a qualificadora da surpresa o marido que adentra o lar, quando sua esposa estava na cozinha, e a alveja, mortalmente, com diversos tiros de revlver, sem que a mesma pudesse esboar qualquer defesa" (TJSC - RT, 523/438).

V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime:

24

TJMG: Premeditao no qualificadora (RT 534/396)

Homicdio qualificado-privilegiado possvel que o homicdio seja qualificado e privilegiado a mesmo tempo como, por exemplo, a eutansia provocada por veneno. Isto s ocorre quando as qualificadoras forem de carter objetivo (meios ou modos de execuo).

O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia tm admitido a coexistncia do homicdio qualificado e do homicdio privilegiado. O privilgio (circunstncia subjetiva) pode coexistir com a qualificadora, desde que consista esta ltima em circunstncia objetiva, referente ao meio e modo de execuo do homicdio (RT, 528/397, 680/ 406 e 736/605).

25

Homicdio qualificado-privilegiado STJ: Admite-se a figura do homicdio privilegiadoqualificado, sendo fundamental, no particular, a natureza das circunstncias. No h incompatibilidade entre circunstncias subjetivas e objetivas, pelo que o motivo de relevante valor moral no constitui empeo a que incida a qualificadora da surpresa (RT 680/406).

Homicdio qualificado-privilegiado STF: H incompatibilidade no reconhecimento simultneo do motivo ftil e do estado de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima - dois elementos estritamente subjetivos e de coexistncia inadmissvel (RT, 585/420)

Homicdio qualificado-privilegiado no crime hediondo Circunstncias subjetivas (privilegiadoras) so preponderantes

26

Art. 67 - No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia

Homicdio eutansico com veneno Pai que mata estuprador da filha por asfixia

De acordo com o posicionamento do STJ, no h incompatibilidade, em tese, na coexistncia de qualificadora objetiva do crime de homicdio, como, por exemplo, a forma de execut-lo - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido - com a sua forma privilegiada - impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima.

HOMICDIO CULPOSO Artigo 121, 3 - Se o homicdio culposo: Pena deteno, de um a trs anos.

27

HOMICDIO CULPOSO Artigo 121, 3 - Se o homicdio culposo: Pena deteno, de um a trs anos. No queria causar a morte nem assumiu o risco de produzi-la Agiu com imprudncia, negligncia ou impercia

TAMG:Age com imprudncia e incide na sano penal quem, a pretexto de proteger viveiro de pssaros, em lugar acessvel a vizinhos, amigos e crianas, faz instalao eltrica que, ao simples e desprevenido contato com a tela, ocasiona a morte de uma delas (RT 444/421)

Homicdio culposo qualificado Aumento de pena 4 No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos.

28

Homicdio culposo qualificado Aumento de pena 4 No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos.

PERDO JUDICIAL Artigo 121, 5 Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.

"Para a concesso do perdo judicial, com fundamento no art. 121, 5, faz-se mister que o acusado demonstre as graves conseqncias que lhe atingiram, como o sofrimento ou as graves seqelas decorrentes do sinistro" (TACrim - RJDTACrim, 25/73).

29

Smula 18 (STJ): A sentena concessiva do perdo judicial tem natureza declaratria da extino da punibilidade, no subsistindo qualquer efeito condenatrio

Crimes de trnsito e dolo eventual

30

You might also like