You are on page 1of 15

16/4/2010

EPIDEMIOLOGIA

Parte 01 PROFa. PROFa . MSc MSc. . MARISE RAMOS DE SOUZA

EPIDEMIOLOGIA
ETMOLOGICAMENTE: EPI=SOBRE DEMOS= POPULAO LOGOS = TRATADO Epidemiologia portanto, o estudo de alguma coisa que aflige (afeta) a populao.

EPIDEMIOLOGIA
Rouquayrol, 2003

Cincia que estuda o processo sade-doena em coletividades humanas, analisando a distribuio e os fatores determinantes das enfermidades, danos sade e eventos associados sade coletiva, propondo medidas especficas de preveno, controle, ou erradicao de doenas, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administrao e avaliao das aes de sade

16/4/2010

CETRO CONCURSOS - Soluo em Concursos Pblicos Prefeitura Municipal de Cruzeiro SP 2006


21. A epidemiologia uma cincia que pode dar suporte s medidas governamentais relacionadas sade. A definio de epidemiologia : (A) Cincia que estuda prioritariamente a mortalidade e suas conseqncias. (B) Cincia que fiscaliza e determina as vacinas que devem ser disponibilizadas no esquema bsico. (C) Cincia que estuda morbidades e mortalidade em destaque em uma comunidade em determinado perodo. *(D) Cincia que estuda a relao sade-doena em uma comunidade, analisando a distribuio e os fatores determinantes dos agravos sade. (E) Cincia que estuda a prtica da sade pblica e fiscaliza as condies sociais, econmicas e ambientais de uma populao.

HISTRIA NATURAL DAS DOENAS Denomina-se Histria Natural da Doena (HND), um conjunto de processos interativos, compreendendo as inter-relaes do agente, do suscetvel (hospedeiro) e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras foras que criam o estmulo patolgico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estmulo, at as alteraes que levam a um defeito, invalidez, recuperao ou morte (Leavell & Clark, 1976).

ESTRUTURA EPIDEMIOLGICA
O AMBIENTE - Deve ser entendido como o conjunto de todos os fatores que mantm relaes interativas com o agente etiolgico e o hospedeiro, sem se confundir com os mesmos. (Ambiente: Fsico, Biolgico, Social (econmico, poltico, cultural e psicossocial).

O AGENTE - Embora, de um modo geral, se considere que cada doena infecciosa (no infecciosa ou agravos sade) tem seu agente etiolgico especfico, deve-se ter claro que no h um agente nico da doena.

16/4/2010

ESTRUTURA EPIDEMIOLGICA

O HOSPEDEIRO (SUSCETVEL) - aquele onde a doena se desenvolver e ter oportunidade de se manifestar clinicamente. O homem, como espcie, suscetvel a um grande nmero de agentes do meio, de natureza viva ou inorgnica, que com ele interagem, provocando disfunes.

HISTRIA NATURAL E PREVENO DE DOENAS E AGRAVOS SADE


Inter-relaes de diversos fatores

Agente Suscetvel Ambiente:: So todos os fatores que mantm relaes interativas com o agente e o suscetvel. 1. Scio-econmicos: 2. Scio-polticos 3. Scio-culturais 4. Psico-sociais

M U L T I C A U Z A L I D A D E

MORTE
DEFEITO/INVALIDEZ

HORIZONTE CLNICO
SINAIS E SINTOMAS ALTERAO FISIOLGICAS

RECUPERAO

Interao suscetvel estmulo - reao


Perodo de patognese

Perodo de pr-patognese

Promoo da sade
INFORMAO EDUCAO COMUNICAO PROMOO DE DIREITOS HUMANOS

Reabilitao Proteo especfica


IMUNIZAO SADE OCUPACIONAL PROTEO CONTRA ACIDENTES

Diagnstico precoce e tratamento imediato


DIAGNSTICO E ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL SERVIOS DE PREVENO SECUNDRIA LOGSTICA DA INSUMOS

Limitao de incapacidade
Evitar futuras complicaes. - Evitar seqelas.

REINSERO SOCIAL SUPORTE ESPECIALIZADO HUMANIZAO

Preveno primria

Preveno secundria

Preveno terciria

Nveis de aplicao das medidas preventivas

http://concursos.acep.org.br/ITAPIPOCA2006. 28. Em relao histria natural e preveno de doenas (modelo Leavell & Clark), constituemse como medidas de preveno primria: A) o diagnstico precoce e o tratamento imediato dos casos. B) a proteo especfica e a limitao da incapacidade. C) o diagnstico precoce e a promoo da sade. *D) a proteo especfica e a promoo da sade.

16/4/2010

dados

informao

O raciocnio epidemiolgico implica a quantificao - construo de medidas (indicadores) que possam representar a experincia no de indivduos mas de muitos deles Medidas da ocorrncia de doenas, bitos, outros agravos sade e eventos associados sade

Os epidemiologistas estudam a distribuio de freqncias e padres de ocorrncia de enfermidades ou outros eventos de sade uma populao.

Para isto, descreve a caracteriza os eventos de sade em termos de tempo, espao e pessoa. "quem? "quem ? "como? "como ?" "onde? "onde ? "quando? "quando ?"

"por qu? qu?"

Na perspectiva de identificar desigualdades e iniqidades em sade

16/4/2010

O que anlise de dados em epidemiologia? Sumarizao de dados populacionais para a obteno de: medidas ou imagens (grficos, mapas, etc.) que facilitem ou permitam a interpretao dos dados e desse modo se viabilize a produo do conhecimento desejado.

O Mtodo Epidemiolgico - (Etapas)

1. Epidemiologia Descritiva - consiste na descrio da distribuio, em termos de freqncia, da ocorrncia de doenas ou agravos sade, com relao ao tempo, local e atributos pessoais. 2. Formulao de Hiptese(s) - aps os conhecimentos adquiridos na etapa anterior, o epidemiologista formula hipteses referentes aos fatores ou causas que expliquem os agravos sade.

O Mtodo Epidemiolgico - (Etapas)

3. Teste de Hiptese(s) - se destina a comprovar ou no a veracidade da(s) hiptese(s) formulada(s), atravs de vrios modelos de estudo. 4. Confirmao da(s) Hiptese(s) - se confirmada passa condio de tese ou teoria.

16/4/2010

Epidemiologia Descritiva VARIVEIS EPIDEMIOLGICAS

PESSOA: QUEM?
Caractersticas herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitrio, etc etc. . ); Atividades (trabalho, esportes, religiosas, costumes, etc etc. . ); prticas

Circunstncias de vida (condio social, econmica e do meio ambiente) ambiente). .

TEMPO: QUANDO?
A cronologia de fundamental para epidemiolgica. epidemiolgica . uma doena a sua anlise

A distribuio dos casos de determinada doena por perodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doena evolui. evolui.

16/4/2010

A distribuio cronolgica apresentaapresenta -se como:

TENDNCIA SECULAR
So as variaes na incidncia/prevalncia ou mortalidade/letalidade de doenas observadas por um longo perodo de tempo, geralmente dez anos ou mais mais. .

VARIAO CCLICA
So variaes com ciclos peridicos e regulares. regulares. O comportamento cclico das doenas resulta de recorrncias nas suas incidncias, que podem ser anuais ou de periodicidade mensal ou semanal. semanal. Na variao cclica, portanto, um dado padro repetido de intervalo em intervalo. intervalo.

16/4/2010

VARIAO SAZONAL
Ocorre quando a incidncia das doenas aumenta sempre, periodicamente, em algumas pocas ou estaes do ano, meses do ano, dias da semana, ou em horas do dia dia. . Por exemplo, dengue (nas pocas quentes do ano), acidentes de trnsito (horas de muita movimentao urbana deslocamento para o trabalho ou escola). escola).

LUGAR: ONDE?
Utiliza-se a distribuio geogrfica para identificar de que Utilizaforma as doenas se distribuem no espao (urbano/rural, distrito sanitrio, bairro, Municpio, etc etc. .), associando a sua alta ocorrncia ocorrncia. . Exemplo: baixas coberturas vacinais, precariedade no Exemplo: saneamento bsico, mananciais contaminados por microorganismos, existncia ou no de uma rede bsica de ateno sade, etc. etc.

Em relao ao local de transmisso, os casos podem ser classificados como: Caso autctone o caso confirmado que foi detectado no mesmo local onde ocorreu a transmisso. Casos alctone o caso confirmado que foi detectado em um local diferente daquele onde ocorreu a transmisso.

16/4/2010

Prefeitura Municipal de Betim 2007


QUESTO 36 Caso alctone de uma doena : a) caso oriundo do mesmo local onde ocorreu a doena. *b) caso importado de uma outra localidade onde ocorreu a doena. c) caso assintomtico oriundo do mesmo local onde ocorreu a doena. d) caso de doena grave no importando o local onde ocorreu a doena.

FORMAS DE OCORRNCIAS DAS DOENAS

CASO ESPORDICO
Quando, em uma comunidade, verificaverifica-se o aparecimento de casos raros e isolados de uma certa doena, a qual no estava prevista, esses casos so chamados de casos espordicos. espordicos. Exemplo: Exemplo : peste (transmitida pela picada de pulgas infectadas com a bactria Yersinia pestis. pestis.

16/4/2010

CONGLOMERADO TEMPORAL DE CASOS


Um grupo de casos para os quais se suspeita de um fator comum e que ocorre dentro dos limites de intervalos de tempo, significativamente, iguais, medidos a partir do evento que, supostamente, foi a sua origem origem. . Exemplo: Exemplo : leptospirose (doena infecciosa

causa pela bactria do gnero Leptospira).

ENDEMIA
Quando a ocorrncia de determinada doena apresenta variaes na sua incidncia de carter regular, constante, sistemtico. sistemtico . Assim, endemia a ocorrncia de uma determinada doena que, durante um longo perodo de tempo, acomete, sistematicamente, populaes em espaos delimitados e caracterizados, mantendo incidncia constante ou permitindo variaes cclicas ou sazonais ou atpicas. atpicas. Exemplo: tuberculose (causada pelo Mycobactrium Exemplo: tuberculosis) e malria (causada por protozorios do gnero Plasmodium).

EPIDEMIA
As epidemias caracterizam caracterizam-se pelo aumento do nmero de casos acima do que se espera, comparado incidncia de perodos anteriores anteriores. . O mais importante, contudo, o carter desse aumento descontrolado, brusco, significante, temporrio. temporrio. Se, em uma dada regio, inexiste determinada doena e surgem dois ou poucos casos, podepode-se falar em epidemia, dado o seu carter de surpresa. surpresa. Exemplo: Exemplo : o aparecimento de dois casos de sarampo em uma regio que, h muitos anos, no apresentava um nico caso caso. . Exemplo: Exemplo : epidemia de dengue. dengue.

10

16/4/2010

SURTO EPIDMICO
CostumaCostuma -se designar surto quando dois ou mais casos de uma determinada doena ocorrem. ocorrem.

em locais circunscritos, como instituies, escolas, domiclios, edifcios, cozinhas coletivas, bairros ou comunidades, aliados hiptese de que tiveram, como relao entre eles, a mesma fonte de infeco ou de contaminao ou o mesmo fator d e risco, o mesmo quadro clnico e ocorrncia simultnea. simultnea .

PANDEMIA
DD-se o nome de pandemia ocorrncia epidmica caracterizada por uma larga distribuio espacial que atinge vrias naes naes. .

Prefeitura Municipal da Serra Concurso Pblico para rea de Sade 16 - O Servio de Epidemiologia do Centro Municipal de Sade de Serra foi solicitado para investigar a ocorrncia de uma doena infectoinfecto-contagiosa (sarampo) que vinha h cerca de cinco semanas atingindo vrias crianas de uma mesma escola, localizada em uma comunidade de baixa renda. renda. Isso caracteriza: caracteriza: (A) epidemia; (B) endemia; (C) pandemia; (D) foco endmico; *(E) surto epidmico.

11

16/4/2010

VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA

5 Conferncia Nacional de Sade 1975

Institudo o Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica SNVE (Lei 6.259 Dec. Dec. 78 78. .231/ 231/76 76) )

Segundo a Lei n 8.080/90 vigilncia epidemiolgica


um conjunto de aes que proporciona o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos.

12

16/4/2010

Vigilncia Epidemiolgica (VE)


Definio: Definio: Informao Deciso - Ao. Finalidade: Finalidade: Recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. agravos .

Governo do Paran - 2004


A vigilncia epidemiolgica tem como propsito fornecer orientao tcnica permanente para os que tm a responsabilidade de decidir sobre a execuo de aes de controle de doenas e agravos. agravos. Considerando essa afirmao, assinale a alternativa correta. correta. a) A informao limita o desencadear de aes por meio do planejamento. planejamento . b) Informao o dado no analisado. analisado. *c) O eixo central da vigilncia epidemiolgica o processo de informaoinformao-decisodeciso-ao. ao. d) Informao no implica interpretao por parte do usurio. usurio. e) O planejamento em sade independe das informaes e da epidemiologia. epidemiologia .

So funes da vigilncia epidemiolgica: coleta de dados; dados; processamento dos dados coletados coletados; ; anlise e interpretao processados; processados ; dos dados

recomendao das medidas de controle apropriadas; apropriadas ;

13

16/4/2010

So funes da vigilncia epidemiolgica: promoo indicadas; indicadas ; das aes de controle

avaliao da eficcia e efetividade das medidas adotadas; adotadas; divulgao de informaes pertinentes pertinentes. .

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE - GOIS UEG 2004


Questo 1 A vigilncia epidemiolgica um servio que rene um conjunto de aes que permite acompanhar a evoluo das doenas na populao. populao. PodePode-se dizer que um termmetro, funcionando como um indicador de quais aes devem ter prioridade no planejamento da assistncia sade. sade. Entretanto, para que a vigilncia epidemiolgica possa propor aes de preveno e controle. controle. Marque a alternativa que relaciona, na seqncia CORRETA, essas etapas: etapas: a) Coleta de dados, notificao, processamento dos dados, anlise dos dados, recomendao de medidas de controle e preveno, promoo de aes de controle e preveno, avaliao e implantao do programa do Ministrio da Sade. Sade . b) Notificao, processamento dos dados, anlise dos dados, aes de controle de preveno e promoo, avaliao e divulgao das informaes. informaes. *c) Coleta de dados, processamento dos dados, anlise dos dados, recomendao de medidas de controle e preveno, promoo das aes de controle e preveno, avaliao da eficcia das medidas e divulgao das informaes. informaes. d) Coleta de dados, notificao, anlise dos dados e implementao de aes de promoo e preveno. preveno.

Prefeitura de Betim - 2007


So propsitos e funes epidemiolgica, EXCETO: da vigilncia

a) tornar disponveis informaes atualizadas sobre a ocorrncia de doenas e agravos. b) coleta, processamento, anlise e interpretao de dados sobre doenas e agravos. c) recomendao e promoo de medidas de controle para doenas e agravos. *d) fabricao de insumos alopticos usados para controle de doenas e agravos.

14

16/4/2010

UNIFAP/DEPSEC Concurso Pblico GEA/2004


11 11. . A vigilncia epidemiolgica tem como propsito fornecer orientao tcnica permanente para os profissionais de sade que tm a responsabilidade de deciso referente execuo de aes de controle de doenas e agravos, por isso a vigilncia epidemiolgica um importante instrumento de de: : (A) alta produo de bens, educao e habitao adequada adequada. . *(B) planejamento, organizao, operacionalizao dos servios de sade. (C) consumo, sistema de necessidade e fiscalizao sanitria sanitria. . (D) monitorizao, coeficientes de cesarianas, efeitos adversos para a sade sade. . (E) preocupaes da comunidade, proviso de bens pblicos, tecnologia do conhecimento conhecimento. .

15

You might also like