You are on page 1of 2

Madeira Osmopressurizada

Informaes ao Consumidor Diviso Preservao de Madeiras


INFORMAES AO CONSUMIDOR OSMOPRESSURIZADA a madeira de reflorestamento submetida a um processo industrial de tratamento por clula cheia a vcuo-presso. Atravs da impregnao profunda em suas camadas permeveis com o produto OSMOSE K 33 C, a Madeira OSMOPRESSURIZADA, aps a cura, tem assegurado proteo por longo tempo contra o ataque de fungos apodrecedores, de insetos (brocas e cupins) e de furadores marinhos (moluscos e crustceos). O produto OSMOSE K 33 C, denominado quimicamente como CCA - Arseniato de Cobre Cromatado-xido -Tipo C, fabricado sob rigoroso controle de qualidade, tendo por base as Normas ABNT, AWPA, AS e BS. O produto OSMOSE K 33 C aplicado na madeira somente em unidades industriais de tratamento, as Usinas de Preservao de Madeiras (UPM), projetadas e construdas em circuito fechado, garantindo assim, segurana ao meio ambiente. Toda UPM deve estar registrada no IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) para poder operar. A Madeira OSMOPRESSURIZADA fabricada com qualidade controlada porque todas as etapas do processo produtivo seguem as normas existentes, alm de padres de controle desenvolvidos com base em muita pesquisa e na experincia de muitos anos no mercado da preservao de madeiras. A seleo das rvores nos reflorestamentos, o dimensionamento, os cortes, as furaes, os encaixes, a secagem e o tratamento preservativo especfico para cada finalidade de uso da madeira so controlados para garantir a qualidade da Madeira OSMOPRESSURIZADA em qualquer situao. Para cada situao de exposio, existe uma Categoria de Uso que define o preservativo e a reteno a ser utilizada no tratamento da madeira, conforme estabelecido na norma NBR 7190 Estruturas de Madeira. CARACTERSTICAS DA MADEIRA OSMOPRESSURIZADA Est protegida contra o ataque de fungos apodrecedores; de insetos (brocas e cupins) e furadores marinhos (moluscos e crustceos). Isto porque est impregnada profundamente, em suas camadas permeveis, com o produto OSMOSE K 33 C (CCA xido - Tipo C); por ser obtida a partir de espcies de reflorestamento de ciclo curto (Eucalipto e Pinus), a Madeira OSMOPRESSURIZADA um recurso natural renovvel; no tem alterada a sua condutibilidade eltrica; o tratamento no contribui para a corrosividade dos metais em contato; adquire colorao esverdeada; aceita qualquer acabamento posterior, inclusive, aumenta a vida til desses acabamentos; pode ser colada ou revestida com adesivos e resinas habitualmente utilizados em compensados e painis.

CUIDADOS COM A MADEIRA OSMOPRESSURIZADA A madeira tratada com Osmose K 33 C somente poder ser comercializada aps a fixao primria, a qual se d em aproximadamente 10 dias aps o tratamento, em funo da temperatura ambiente; a madeira tratada no oferece risco ambiental em condies normais de utilizao e armazenagem; a madeira tratada no oferece risco toxicolgico agudo. A toxicidade deve ser considerada apenas na forma fumos gerados pela queima; para manipular a madeira tratada, utilizar apenas luvas de raspa, ou similar, e calado de segurana para evitar leses mecnicas. Em caso de lixamento ou corte utilizar mscara de proteo contra p; manter os EPIs devidamente limpos e em condies adequadas de uso, realizando periodicamente inspees e possveis manutenes e/ou substituies de equipamentos danificados. Lavar as roupas contaminadas separadamente, evitando contato com outros utenslios de uso pessoal. No fumar, comer ou beber durante a manipulao da madeira tratada; como medida de precauo, em situaes em que a madeira tratada com Osmose K 33 C possa entrar em contato direto e freqente com seres humanos e animais domsticos, recomendamos a aplicao de um acabamento de superfcie, como o OSMOCOLOR Stain. no utilizar a madeira tratada em nenhuma circunstncia em que partculas de madeira possam se tornar componente de comida ou rao animal. Exemplos deste tipo de uso so: tbuas de cortar carne, cochos, tonis, revestimento interno de silos; no queime a madeira tratada em churrasqueiras, lareiras, fornos de comida ou aquecedores residenciais. Quando queimada, a madeira tratada pode desprender produtos txicos na fumaa e nas cinzas e a inalao de fumos liberados pela queima pode provocar irritao respiratria, ocular e sintomas sistmicos; em caso de queima acidental da madeira tratada, mantenha-se afastado e chame o corpo de bombeiros; no armazenar a madeira tratada junto com bebidas e alimentos, inclusive os destinados a animais. Manter a madeira tratada longe do fogo ou de fontes de calor e locais midos;

Pgina 1 de 2
PROIBIDA A REPRODUO TOTAL OU PARCIAL, POR QUALQUER MEIO OU TCNICA SEM A AUTORIZAO PRVIA DA MONTANA QUMICA S.A

Madeira Osmopressurizada
Informaes ao Consumidor Diviso Preservao de Madeiras
CONSIDERAES SOBRE A DESTINAO FINAL As peas e resduos de madeira tratada no podem ser reutilizados na fabricao de produtos destinados queima como carvo ou briquetes; tambm no podem ser utilizadas como combustvel em foges, lareiras, churrasqueiras ou para qualquer tipo de queima a cu aberto porque podem produzir gases txicos. No utilize a madeira tratada na construo de colmias, principalmente nas partes que estaro em contato direto com o mel; em caso de descarte, o procedimento ideal para a destinao final enviar os resduos de madeira tratada para um aterro industrial controlado e que esteja devidamente autorizado pelo rgo ambiental local, de acordo com a legislao ambiental municipal e estadual vigentes. uma alternativa para evitar o descarte com destinao final da madeira tratada em aterro industrial o reuso, pois elas podem ser reutilizadas para fabricao de outros produtos como cercas, dormentes de jardim, estacas em estacionamentos ou recicladas e utilizadas na fabricao de compsitos de madeira. para as madeiras tratadas provenientes da construo civil, de acordo com a Resoluo CONAMA 307/02 que estabelece critrios e procedimentos para uma gesto adequada destes resduos, as madeiras so classificadas na classe B, pois so resduos reciclveis para outras destinaes, tais como: plsticos, papel/papel, vidros, metais e outros; Consulte os rgos ambientais sobre procedimentos alternativos adequados para a disposio de resduos (reuso, reciclagem, aterro industrial e incinerao).

Madeira OSMOPRESSURIZADA marca registrada da MONTANA QUMICA S.A. para outras informaes consulte nosso departamento tcnico.

INFORMAES AO CONSUMIDOR DIVISO PRESERVAO DE MADEIRAS MADEIRA OSMOPRESSURIZADA FEVEREIRO 2010.

Montana Qumica S.A. Rua Ptolomeu, 674 CEP 04762-040 So Paulo SP Brasil Tel. (11) 3201-0200 Fax.: (11) 5521-2137 e-mail:montana@montana.com.br www.montana.com.br

Pgina 2 de 2
PROIBIDA A REPRODUO TOTAL OU PARCIAL, POR QUALQUER MEIO OU TCNICA SEM A AUTORIZAO PRVIA DA MONTANA QUMICA S.A

You might also like