You are on page 1of 36

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO ESPECIAL PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA

DE PROFESSORES NA EDUCAO ESPECIAL

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO


FACULDADE DE CINCIAS/BAURU DEPARTAMENTO DE EDUCAO

TICA PROFISSIONAL: (RE) PENSANDO CONCEITOS E PRTICAS

BAURU/2008

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Vice- Presidente Jos Alencar Gomes da Silva Ministro de Estado da Educao Fernando Haddad Secretria da Educao Especial Claudia Pereira Dutra Reitor da Universidade Estadual Paulista Jlio De Mesquita Filho Marcos Macari Vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald Diretor da Faculdade de Cincias Henrique Luiz Monteiro Vice- Diretor Joo Pedro Albino Coordenadora do Curso: Prticas em Educao Especial e Inclusiva na rea da Deficincia Mental. Vera Lcia Messias Fialho Capellini

DIVISO TCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAO UNESP Campus de Bauru

371.9 N352e

Neme, Carmem Maria Bueno. tica profissional: repensando conceitos e prticas / Carmem Maria Bueno Neme, Mrcia Cristina Argenti Perez In: Prticas em educao especial e inclusiva na rea da deficincia mental / Vera Lcia Messias Fialho Capellini (org.). Bauru : MEC/FC/SEE, 2008. 12 v. : il. ISBN 1. Educao inclusiva. 2. tica. 3. Educao especial I. Neme, Carmem Maria Bueno. II. Perez, Mrcia Cristina Argenti. III. Capellini, Vera Lcia Messias Fialho. IV. Ttulo.

Ficha catalogrfica elaborada por Maria Thereza Pillon Ribeiro CRB 3.869

Prezado professor ou profissional das reas afins

Este caderno parte do material didtico, produzido por uma equipe de especialistas em Educao Especial, para subsidiar o desenvolvimento do curso de aperfeioamento em Prticas em Educao Especial e Inclusiva na rea da Deficincia Mental. Esse material objetiva a veiculao de informaes sobre a educao da pessoa com deficincia mental e seus desdobramentos para a incluso social desta populao. Os cadernos que compem o material didtico so: 1. Educao a distncia: desafios atuais. 2. Educao especial: histria, etiologia, conceitos e legislao vigente. 3. Desenvolvimento humano e educao: diversidade e incluso. 4. tica profissional: (re) pensando conceitos e prticas. 5. Informtica aplicada educao especial. 6. Famlia-escola: discutindo finalidades, rupturas e desafios no processo educativo. 7. Sexualidade infantil e orientao sexual na escola. 8. Repensando a avaliao. 9. Prticas educativas: ensino colaborativo. 10. Prticas educativas: adaptaes curriculares. 11. Prticas educativas: manejo comportamental e comportamentos pr-sociais. 12. Prticas educativas: criatividade, ludicidade e jogos. No curso, sero trabalhados temas gerais visando a possibilitar o acesso s informaes sobre as causas da deficincia mental, aspectos conceituais, histricos e legais da educao especial, alm de contedos especficos para auxiliar a sua prtica pedaggica voltada para a diversidade, de maneira que, se necessrio, voc utilize adequaes curriculares para garantir o aprendizado de todos os alunos. Esperamos que este material possa contribuir a todos os profissionais que participam da construo de uma sociedade mais justa, mais solidria e mais igualitria para todos.

Bom trabalho! Vera Lcia Messias Fialho Capellini Coordenadora do Curso

Apresentao UNIDADE I - O que tica: alguns conceitos importantes UNIDADE II - A tica profissional: a tica do professor UNIDADE III - Educao em foco: as contradies e os desafios da Escolarizao UNIDADE IV - A escola em uma perspectiva inclusiva e tica Referncias Bibliografia Consultada Indicaes: Sites Filmes e Vdeos

3 5 12

16 21 27

Apresentao Ol !! Sou o Sr. tica e voltei a ocupar espao nas discusses atuais sobre a vida e a
conduta humano social como h muito tempo no acontecia. Vivemos um momento, num pas e num mundo em que as pessoas no so incentivadas a refletir sobre seu comportamento ou sobre o bem coletivo. poca do individualismo exacerbado, do consumismo desenfreado, da acumulao de bens e de informaes, da busca do sucesso a todo custo e do descartvel (quem no serve = produz bens de capital = deve ser descartado). tambm a poca da impacincia e da intolerncia, onde a legitimao da hipocrisia e da corrupo tem conseqncias piores do que o prprio ato de corromper e falsificar. No entanto, se quisermos sobreviver como seres humanos, se quisermos continuar habitando este maravilhoso planeta e se quisermos manter a liberdade e a democracia, teremos que pensar e fazer TICA, educando para a cidadania e para a preservao de valores como igualdade, tolerncia e dignidade. Neste caderno, dedicado discusso de questes ticas e da tica profissional do professor e da educao inclusiva, voc poder compreender melhor a importncia deste tema nos dias atuais, refletindo como estas questes interferem em seu cotidiano, em sua profisso, em sua escola e em suas relaes com seus alunos. Se as pessoas no forem ensinadas a pensar e a praticar a tica, se no dermos nossa contribuio como educadores, muito pouco podemos esperar no presente e no futuro quanto melhoria de nossas condies de vida. Para isto, organizamos este caderno da seguinte forma:

Na UNIDADE I vamos estudar aspectos atuais e conceituais acerca da tica, que fazem dela algo que todo mundo discute e vive, mas que geram sempre muitas dvidas. TEMPO DE ESTUDO: cerca de 1 hora.

Na UNIDADE II discutiremos as aplicaes da tica na prtica profissional, enquanto uma reflexo que se traduz em atitudes fundamentais, especialmente para os que tm outros seres humanos que dependem de seu trabalho. TEMPO DE ESTUDO: cerca de 1 hora.

Na UNIDADE III vamos discutir a escola, suas contradies e desafios escolarizao.TEMPO DE ESTUDO: cerca de 1 hora.

Na UNIDADE IV vamos refletir sobre a escola enquanto uma das importantes vias de acesso cidadania e oportunidade educacional para todos, retomando os aspectos ticos da conduta profissional do professor como coresponsvel neste processo. TEMPO DE ESTUDO: cerca de 1 hora.

As Referncias Bibliogrficas e a Bibliografia Consultada visam apresentar as fontes nas quais nos baseamos para elaborar este caderno e indicar caminhos para os que querem se aprofundar um pouco mais nesses temas.

Inclumos indicaes de vdeos e sites que podem ser procurados por voc, quando quiser aprofundar seus conhecimentos e reflexes sobre os temas tratados aqui.

Esperamos apresentar com simplicidade um assunto dos mais relevantes e imprescindveis para todo ser humano, especialmente para o educador. Esperamos ainda que possa se apaixonar por estas reflexes, fundamentais para nossa qualidade de vida e nossa prtica profissional como educadores.

I.

O que tica: alguns conceitos importantes

tica pode ser entendida como uma reflexo sobre comportamentos humanos, de uma maneira diferente do que fazem os psiclogos, os socilogos, os bilogos ou outros estudiosos do comportamento humano (VALLS, 2006)

A reflexo sobre nossas aes e a prpria realizao de determinadas aes e no de outras, pode ser denominada TICA.

Fazer tica refletir sobre o comportamento humano, buscando identificar o que bom ou mau, correto ou incorreto, construtivo ou destrutivo, na perspectiva da vida e da qualidade de vida individual e coletiva.

O que bom ou mau passa por critrios scio-culturais e histricos, antes que se tenha um posicionamento individual.

De acordo com Valls (2006), os problemas tericos da tica podem ser separados didaticamente em dois campos:

Os problemas gerais e fundamentais (conscincia, liberdade, valor, bem, lei, etc.).

http://www.podbr.com/data/images/shn/etica.jpg

Os problemas especficos de aplicao concreta (tica profissional, tica poltica, tica sexual, biotica, etc.).

http://istoedinamica.terra.com.br/blogdinheiro/fotos/137lixao.jpg

Na vida real, esses problemas tratados de diferentes pontos de vista pelas diferentes reas do conhecimento humano, no aparecem separadamente. Alm disso, tica no um conjunto de regulamentos prontos e definitivos que podem ser consultados quando temos que decidir sobre alguma conduta. Tambm no algo que pertence nossa natureza: no h uma natureza humana que defina o que bom ou mau, antes da reflexo. Tudo isso depende do conjunto de regras pertinentes a um grupo social (moral). Vale lembrar que as pessoas mudam, assim como os conceitos, os valores e as culturas se modificam com o tempo.

Para Gianotti (1992, p. 243), existem muitas formas de moralidade, sendo que cada grupo social ou profissional tem sua identidade, delineada por normas consentidas. A infrao destas normas gera censura ou mesmo a excluso daquele grupo determinado Quando a reflexo e a deciso relacionam-se a definitivo! condutas profissionais, a questo Nada Este o grande desafio ainda mais importante, pois implica em se assumir normas de conduta que devem ser da postas em prtica no exerccio da atividadereflexo profissional. Um bom exerccio profissional tica. significa no apenas competncia terico-tcnica, mas a capacidade de respeitar e ajudar a construir a dignidade, a cidadania e o bem-estar daqueles com os quais nos relacionamos e que dependem de nossa ao. A tica se reporta, necessariamente, a toda prtica humana, seja ela profissional ou no. A rigor, existe, ou deveria existir, uma tica aplicada a cada atividade profissional
(Aguiar; texto captado em 15/08/07 em

A tica como ramo da Filosofia surgiu com os grandes filsofos da antiga Grcia, a http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml partir das reflexes de Scrates, Plato e Aristteles, prosseguindo e se modificando com os Romanos e no decorrer de toda a histria do conhecimento humano (JAPIASSU; MARCONDES, 1996). No sculo XX, aps a Segunda Guerra Mundial, o mundo se transformou pelo sofrimento e reflexo gerados por esse conflito armado que afetou valores, conceitos e a vida da populao mundial.

Em 1945 foi criada a Organizao das Naes Unidas (ONU) que elaborou um documento histrico, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, concludo em 1948. Esse documento visa ampliar os direitos e liberdades fundamentais de todas as pessoas e eliminar a possibilidade de fatos como os ocorridos na Segunda Grande Guerra. Infelizmente, ainda no se colocou em prtica todos os princpios deste documento (Fundao Victor Civita, caderno 8, tica e Cidadania, 2002)

A Declarao Universal dos Direitos Humanos baseou-se em princpios antigos que foram retomados e fortalecidos pela Revoluo Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade constituem a fonte na qual nos inspiramos para buscar uma vida justa,

digna e cidad, em que as discriminaes e os preconceitos no tenham mais lugar (FUNDAO VICTOR CIVITA, 2002)

A noo tica moderna: a tica e a moral


tica no se constitui em um catlogo de valores particulares e alheios prtica dos grupos sociais, das sociedades e das reas do saber. Para Chau (2003), a tica moderna trata de um determinado coletivo, como ele se desenvolveu e como age. J, a moral um dos objetos da tica um conjunto de regras gerais de uma sociedade que, ao ser introjetada pelas pessoas, torna-se uma questo de conscincia individual.

Ser moral significa se adequar e viver de acordo com as normas de uma determinada sociedade. Ser imoral significa conhecer as normas e no segui-las. O indivduo considerado amoral o que no segue as normas sociais por desconhec-las ou no compreender os seus valores. A tica, entretanto, est acima da moral: ela analisa e critica a moral, embora com ela se relacione. A moral diz respeito aos conceitos abstratos de certo e errado para cada conscincia, enquanto a tica procura resolver os dilemas dos grupos por meio da reflexo e do debate social acerca da ao concreta desta ou daquela comunidade. A tica, portanto, relaciona-se com o Direito, com a Justia, com a Poltica, com as Leis e com as prticas cientficas e profissionais (ROSAS, 2002).

Ser tico significa viver coerentemente com uma linha tica, aproximando o que penso daquilo que fao, buscando o benefcio e a qualidade de vida de todos, da humanidade. A finalidade da tica orientar a prtica (VALLS, 2006)

Aprender a viver em sociedade, buscando o bem-estar e a qualidade de Mas como encontrar os limites, de muitos vida as para snteses todos o grande desafio particulares, de muitas tico da atualidade.

determinaes; o que o bem para a coletividade?

Ao discutir a existncia tica, Chau (2003, p.8) trata da diferenciao entre senso e conscincia moral. Para a autora, nossos sentimentos e aes, assim como nossas dvidas acerca da correo de uma determinada deciso, exprimem nosso senso

moral. O julgamento (razo) sobre a deciso a tomar se d por meio de nossa conscincia moral, posta em ao pelo senso moral. O senso e a conscincia moral, desta forma, relacionam-se aos valores (justia, integridade, generosidade; etc.), aos sentimentos gerados pelos valores (vergonha, culpa, admirao, raiva, dvida, etc.), bem como s decises tomadas (aes e suas conseqncias individuais e coletivas). Portanto, o senso moral e a conscincia moral no so dados pela natureza: so indissociveis da cultura, so escolhas das pessoas que vivem numa determinada cultura ou grupo. Para Chau (2003, p.9), os contedos dos valores podem variar, mas sempre esto ligados a um valor mais profundo: o BEM. Por meio de nosso juzo de valor que definimos comportamentos como BONS ou MAUS. Nosso juzo tico de valor fundamenta-se em normas que determinam o que deve ser feito, quais obrigaes, intenes e aes so corretas ou incorretas.

Os indivduos no so seres independentes das comunidades concretas, nas quais nascem, Embora as pessoas possuam aspectos individuais, particulares, que devem crescemprprios, vivem e morrem

ser levados em conta, tm tambm aspectos comuns, adquiridos na vida coletiva. Ningum nasce pai, me, advogado, cientista ou professor. Ser isto ou aquilo, s tem sentido dentro de uma comunidade concreta, que se identifica com determinados paradigmas e que definem a tica de seu grupo. Da mesma forma, ningum nasce cidado: torna-se cidado pela educao. o convvio com os outros que nos torna humanos, e a educao que forma o homem para a vida social ou comunitria (Palma Filho, 2003). Cidadania, dignidade, autonomia, tolerncia e outros valores ticos no nascem com a gente. um contnuo processo de aprendizagem; uma busca incessante do homem em sua trajetria histrica. Tais valores (abstratos) s se tornam concretos (tica) por meio da anlise crtica, da reflexo e do conhecimento; de sentimentos, da conscincia e de aes. Para complementar as reflexes acerca dos valores ticos, reproduzimos um texto que pode ser encontrado com outros de igual importncia em:
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/ (captado em 12/08/07)

Tolerncia: um valor tico para o sculo XXI


"A tolerncia reconhece e respeita a diversidade cultural contrapondo-se cultura que domina e marginaliza as outras"

Recentemente 147 chefes de Estado e de governo participaram em Nova York do encontro denominado Cpula do Milnio das Naes Unidas. O documento final elenca seis valores fundamentais para as relaes internacionais neste sculo: liberdade, igualdade, solidariedade, tolerncia, respeito natureza e responsabilidade compartilhada. Aos trs primeiros, inaugurados na Revoluo Francesa, somam-se agora outros trs, que retratam a realidade especfica dessa virada do milnio. De fato, estes correspondem a trs grandes desafios de que tomamos conscincia, enquanto humanidade, nas duas ltimas dcadas: a degradao ambiental que ameaa a vida do planeta como um todo, a nossa interdependncia na soluo dos problemas e a necessidade de convivncia na diversidade de raas, crenas e culturas. Este ltimo, ou seja, a tolerncia, o propsito de nossa reflexo. O conceito de tolerncia foi construdo na modernidade como pressuposto do valor liberdade, a grande marca da tica moderna. Contudo, a tolerncia entendida no contexto atual tem sentido to especfico que no somente o diferencia daquele do iluminismo mas, em alguns aspectos, at mesmo o contradiz. Da porque o consideramos um valor tico para o sculo XXI. O pensamento moderno introduz o valor tolerncia principalmente no mbito das relaes entre o catolicismo e as outras correntes do cristianismo. Foi neste sentido que Jonh Locke publicou em 1689 Carta acerca da tolerncia e Voltaire, em 1763, Tratado sobre a tolerncia. Tendo como referncia o cristianismo e as idias iluministas, o sentido moderno de tolerncia acabou por significar a atitude de suportar aquele ou aquilo que se apresentasse como desvio da norma, do padro, do modelo. O ato de tolerar referia-se, pois, ao comportamento do superior em relao ao inferior, a conotao ainda presente em muitos dicionrios. Na ltima dcada, entretanto, o termo reaparece no debate filosfico com dois sentidos bastante prprios. O primeiro resgata a tradio do pensamento liberal moderno, reafirmando o respeito diversidade cultural, porm, agora inserida numa democracia pluralista. J o segundo opera o conceito de tolerncia articulando a diversidade cultural e a desigualdade social. O que brota um novo conceito de tolerncia, em que a tica da convivncia entre os diferentes implica na ao solidria para a superao das desigualdades sociais. Aqui a tolerncia reconhece e respeita a diversidade cultural, contrapondo-se hegemonia de uma cultura que domina e marginaliza as outras.

A vida e a qualidade de vida no vo melhorar apenas por meio do

As questes ticas esto relacionadas nossa vida intersubjetiva e dependem de nossa conscincia moral: valores e sentimentos; decises e aes relacionadas aos
tico dentro da famlia, da escola e da comunidade. mas pelo debate e pelo comportamento

desenvolvimento cientfico e tecnolgico,

conceitos de BEM e de MAL, do que construtivo ou destrutivo para as pessoas e para a sociedade (CHAU, 2003) Uma boa educao escolar fundamental para a erradicao da misria e da ignorncia, bem como para a construo de um pas melhor. Para isto, preciso

enfrentar os dilemas e as contradies da educao e da escolarizao como direito e oportunidade para todos.

To diferentemente iguais.....

http://ctc.fmrp.usp.br/casadaciencia/bibliotecas/imagens/grupos/diversidade.jpg

As pessoas mudam; a sociedade, os modelos de famlia, as relaes entre as pessoas e o estilo de vida mudaram muito nas ltimas dcadas. A escola e o educador precisam refletir sobre estas mudanas e repensar valores e aes, construindo uma nova prxis. A tica uma prxis. Pois o agente, a ao e a finalidade do agir so inseparveis.
(CEMBRANELLI, 2007)

II. A tica profissional: a tica do professor


A base de uma sociedade democrtica reside na educao pblica de qualidade, que oferea a todos as mesmas oportunidades educativas. Esta garantia fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento em todos os sentidos, de todas as crianas e jovens de uma sociedade. Todos devem estar seriamente comprometidos com uma educao de qualidade que promova o desenvolvimento das capacidades das pessoas, para que possam viver uma vida plena, contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade. O professor e a equipe escolar so elementos-chave para que os princpios de igualdade de oportunidades, tolerncia, justia, liberdade e confiana na comunidade passem da reflexo ao, eliminando preconceitos e discriminaes que impedem a vida e a qualidade de vida de tantas crianas e jovens em nossa sociedade. O exerccio de critrios responsveis est no centro da atividade profissional e das aes dos professores e equipe escolar (CONTRERAS, 2002) A tica profissional comea com a reflexo e deve ser inciada antes da prtica profissional. Ao escolher uma profisso, todo indivduo passa a ter responsabilidades e deveres profissionais obrigatrios. Ser tico basicamente aprender a agir sem prejudicar os demais, pensando tambm na felicidade e alegria de viver.

Viver e no ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Gonzaguinha

Como educador, ser tico gerar possibilidades de escolha, mesmo quando as condies scio-culturais so marcadas pela falta de recursos. gerar condies para que barreiras possam ser ultrapassadas. Nas palavras do educador:

No se pode oferecer uma escola pobre para o pobre, de tal forma que aumentem-se as barreiras para a aquisio da cultura (Jos Misael do Valle, 2006; aula inaugural da Ps-Graduao em Ensino de Cincias).

Diferentes autores definem a tica profissional como um conjunto de normas de conduta com uma funo reguladora da tica aplicada ao exerccio profissional. A tica profissional regularia a relao do profissional com sua clientela, visando a preservao da dignidade humana e do bem-estar no contexto social e cultural no qual a profisso exercida. Todas as profisses esto vinculadas tica profissional, mesmo que esta no se expresse por um conjunto de normas ou cdigo especfico. De modo geral, as profisses esto referidas a regulamentos que determinam sua natureza e seus limites, com um carter normativo e at mesmo jurdico (VICENTIN, 2005).

Cdigos de tica profissional so regras que foram criadas atravs de uma reflexo A tica profissional construda a partir de questes amplas e muito importantes que

vo alm do campo profissional especfico. Dilemas como o aborto, a pena de morte, a eutansia,a violncia, o suborno, a corrupo, o desemprego, dentre tantas outros que hoje enfrentamos, so questes morais que pedem uma profunda reflexo tica de todos os profissionais, em qualquer rea da atividade profissional. A tica no pode ficar confinada dimenso privada e individual. Grandes problemas ticos se localizam na famlia, na sociedade civil e no Estado. Cada profissional tem responsabilidades que extrapolam o individual, configurando-se responsabilidades sociais que envolvem no s os que dependem de seu trabalho, mas a sociedade como um todo (VALLS, 2006) A ao profissional requer competncia e eficincia, alm de atitudes e condutas consonantes com princpios ticos essenciais. Uma classe profissional se define pela natureza comum do conhecimento exigido e pela identidade de habilidades especficas, necessrias ao desempenho de uma determinada profisso dentro de uma sociedade (COSTA; GOMEZ, 2003) O desempenho profissional tico, depende de qualidades pessoais que podem ser adquiridas com esforo no decorrer da atividade profissional e que, integradas ao modo de ser do profissional, facilitam a incorporao e o desempenho dos deveres profissionais.

tica, mas na verdade um conjunto de

por meio da compreenso do mundo, dos outros e de ns mesmos, alm das interaes entre todos, que nos tornamos preparados para o incerto, aprendemos a intervir e estabelecer o alicerce para a cidadania (ALARCO, 2003) tica Profissional: Como esta reflexo? Alguns questionamentos podem ajudar a iniciar esta reflexo. Estou agindo coerentemente com os princpios ticos que norteiam minha profisso? Estou sendo um bom profissional, agindo com competncia e correo no meu dia-adia de trabalho? No desempenho de meu trabalho, estou preocupado com o bem-estar e o desenvolvimento pleno de meus alunos, disponibilizando oportunidades verdadeiras para que sejam beneficiados por minha ao profissional? Meus relacionamentos profissionais esto voltados para o respeito dignidade humana e a construo do bem-estar no contexto scio-cultural em que me encontro? O que fao est adequado ao conjunto de valores e de atitudes essenciais que assumi ao exercer esta profisso? Quais so esses valores e atitudes fundamentais? At que ponto, com minha conduta profissional, estou promovendo a incluso de meus alunos com necessidades especiais; estou sendo autnomo e promovendo a autonomia e a tolerncia; estou dialogando com meus pares estimulando a tica discursiva, a reflexo tica, a abertura e a empatia? At que ponto estou agindo eticamente, fazendo o que deve ser feito, independentemente de ter ou no algum me olhando, me supervisionando ou me elogiando? Para que o professor desempenhe seu relevante papel social na promoo de uma sociedade tica, necessrio que assuma compromissos profissionais bsicos consigo mesmo, com a prtica profissional, seus colegas de profisso, seus alunos, pais, comunidade e sociedade

Com base em texto publicado em http://www.fenprof.pt (FEDERAO NACIONAL DOS PROFESSORES FENPROF; captado em 10/08/07), sintetizamos alguns dos indicadores que podem nortear a reflexo e a tica profissional do professor:

Colaborar para oferecer a todos uma educao de qualidade, justificando a confiana pblica e aumentando o respeito pela profisso; Garantir que o conhecimento profissional seja constantemente aperfeioado e atualizado; Lutar junto a seus pares, para a obteno de condies de trabalho justas, incentivando o ingresso de pessoas altamente qualificadas na profisso; Apoiar todos os esforos para promover a democracia e os direitos humanos por meio da educao; Respeitar os direitos de todas as crianas e, em particular dos alunos, para que possam se beneficiar da educao; Promover o bem-estar de todos os alunos, protegendo-os de intimidaes e abusos fsicos e psicolgicos ou quaisquer formas de violncia; Atentar para os problemas que afetam o bem-estar dos alunos, tratando-os com cuidado, dedicao e respeito profissional; Auxiliar para que todos os alunos desenvolvam um conjunto de valores, de acordo com os padres internacionais de direitos humanos; Reconhecer a individualidade e as necessidades especficas de cada aluno, estimulando-o para que desenvolva plenamente suas potencialidades; Proporcionar condies para o desenvolvimento concreto do direito e do sentimento dos alunos de pertencerem comunidade; Exercer a autoridade com justia e solidariedade; Garantir que a relao privilegiada entre professor e aluno no seja utilizada para fins de controle ideolgico ou outras finalidades; Colaborar para o desenvolvimento de relaes amigveis e de respeito profissional com os colegas; Manter a confidencialidade sobre informaes relacionadas aos colegas, obtidas no decurso da prtica profissional, a menos que seja impedido por lei ou dever profissional; Reconhecer o direito dos pais de acompanharem, por meios previamente estabelecidos, o bem-estar e o progresso de seus filhos na escola; Respeitar a autoridade legal dos pais, mas tambm auxiliar e aconselhar, tendo em vista o interesse da criana; Empreender todos os esforos possveis para envolver ativamente os pais na educao das crianas e jovens, auxiliando o processo de aprendizagem de todos os alunos, indistintamente.
"Hoje, mais do que nunca, os professores so educadores para o futuro"
Ricardo Jorge Costa; Jos Antonio Caride Gmez; Jornal "a Pgina" , ano 12, n 125, Julho 2003, p. 11

http://www fenprof pt

III. Educao em foco: as contradies e os desafios da escolarizao

A educao escolar constitui-se um desafio para a sociedade, j que sua organizao e funcionamento nunca garantiram igualdade de condies e oportunidades para toda

a populao. A instituio escolar, estruturada racionalmente pelo modelo de sistema de ensino e administrada pelo Estado, uma organizao que se estrutura a partir do sculo XVIII de forma concomitante com a expanso do capitalismo e com o advento da conquista dos direitos para o exerccio da cidadania.

com o processo de modernizao da sociedade que a escola se faz necessria para a formao da populao em geral. No entanto, a educao escolar, mesmo com a democratizao do acesso ao ensino, permaneceu diferenciada entre os segmentos sociais, pois para a classe dominante, a escola foi idealizada como um meio de formao intelectual e acadmica; j para as camadas populares, a escola era vista como um meio de qualificao para o trabalho e de mobilidade social.

Refletir sobre alguns encontros e desencontros da educao escolar envolve um exerccio de compreenso da dinmica de movimentos educacionais, historicamente legitimados, como o caso do processo de democratizao do ensino escolar, efetivado ao longo do sculo XX, segundo interesses polticos e econmicos, na forma de acesso das massas populares aos bancos escolares, sem garantias de qualidade no acesso aos saberes escolares.

A instituio escolar mostra-se como instrumento de educao diferenciado das formas bsicas existentes, como a famlia e a comunidade, que se configuram pela fragmentao e assistematizao de suas prticas. Ao contrrio, a cultura propagada pela instituio escolar apresenta-se com o intuito de produzir e reproduzir uma homogeneidade social, sendo parcialmente determinada por conflitos e por relaes de dominao. Os grupos dominantes desempenham uma forte influncia

nas orientaes das instituies escolares no que se refere seleo dos contedos, constituio dos currculos e s prticas educativas.

Ao refletirmos sobre as contradies da histria da educao escolar, observamos que ao mesmo tempo em que princpios de igualdade so ressaltados com o acesso escolarizao, procedimentos de segregao social so legitimados, oferecendo uma qualidade de ensino desigual para os diferentes segmentos sociais. Devemos ressaltar que o incentivo democratizao do ensino a servio do desenvolvimento econmico fez com que a educao escolar fosse responsabilizada pelo avano econmico e pela amenizao das desigualdades sociais. Todavia, essa lgica foi fortemente abalada com a massificao do ensino, j que esta consolidou e reproduziu as desigualdades sociais, alm de produzir desigualdades escolares.

Segundo Althusser (1989), as escolas historicamente legitimaramse como espaos da sociedade que integram as tarefas e as habilidades divididas pelas relaes de trabalho, produzindo princpios que direcionam e harmonizam as relaes sociais no trabalho e na sociedade. Sendo assim, a escola contribui para a construo da subjetividade, visto que recebe educandos de diferentes classes sociais que absorvem habilidades necessrias para, posteriormente, ocuparem posies especficas de classe na diviso ocupacional do trabalho.

Bourdieu e Passeron (1982) superam em suas consideraes a relao da escola como um instrumento de reproduo da sociedade, uma vez que acreditam que as prticas escolares so relativamente autnomas e que as influncias sociais, polticas e econmicas so indiretas. Deste modo, ao contrrio das relaes de dominao e controle social estarem diretamente interferindo na estruturao e funcionamento das escolas, os autores denunciam uma influncia ainda mais

perversa, que se constitui no universo simblico da dominao. Nas prticas escolares, ao invs de se impor disciplina, opresso e controle das reprodues das relaes de poder, sutilmente busca-se unificar em todo o processo de escolarizao princpios e valores de uma classe dominante, que direciona os interesses de poder e diferenciao, legitimados pelos ensinamentos valorizados e institudos no currculo escolar.

Bourdieu (1994) enfatiza que a sociedade de classes se mantm por uma violncia simblica que vai alm das excluses produzidas pelo poder econmico, pois o poder das representaes simblicas torna-se um elo mediador entre os interesses da classe dominante e a efetivao da manipulao na vida cotidiana. Sendo assim, no universo escolar os interesses das classes dominantes no so impostos de forma arbitrria e sim embutidos no currculo escolar e nas prticas de ensino como necessrios e naturais para a ordem e desenvolvimento da sociedade. Para Nogueira e Nogueira (2002, p. 87):
Formalmente, a escola trataria a todos de modo igual, todos assistiriam s mesmas aulas, seriam submetidos s mesmas formas de avaliao, obedeceriam s mesmas regras e, portanto, supostamente, teriam as mesmas chances. Bourdieu mostra que na verdade, as chances so desiguais. Alguns estariam numa condio mais favorvel do que outros para atenderem s exigncias, muitas vezes implcitas da escola.

As teorias da reproduo cultural abrem caminho para uma compreenso mais profunda do currculo e das prticas de ensino, uma vez que se acredita que a cultura escolar a cultura dominante camuflada; a grade curricular, os contedos, as avaliaes seriam escolhidos em razo de conhecimentos, valores e interesses das classes dominantes.

A estrutura hierrquica do sistema de ensino promove a prtica de diferenciao de cada aluno de acordo com a altura at a qual ascendeu na pirmide do sistema escolar e segundo o itinerrio pelo qual chegou l (SACRISTN, 2001, p.47). A escola, ao estabelecer seu currculo e suas prticas de ensino, pode legitimar e reproduzir as desigualdades sociais, convertendo-as em diferenas na

aprendizagem, relacionadas aos mritos e dons individuais dos educandos.

A democratizao do acesso freqncia escolar e aos saberes, a interao entre escola e comunidade, o dilogo entre professores e alunos, a reviso de mtodos e recursos pedaggicos e a adoo de uma nova mentalidade da educao para a formao dos educandos so condies indispensveis para a superao dos graves problemas da educao brasileira.

Converter as desigualdades sociais de acesso escolarizao depende da instaurao de valores sociais coletivos acerca da valorizao e necessidade da cultura escolar para a formao e desenvolvimento dos educandos. Podemos pensar na tica como o caminho para a renovao da educao escolar. Devemos nos questionar: o que significa igualdade hoje? Como exigir que professores da Educao Bsica, aqui no Brasil, mobilizem-se de modo a enfrentar questes de ordem tica em suas prticas profissionais, se so desvalorizados e desrespeitados pela sociedade? Como superar estas contradies?

Para finalizarmos, apresentamos um texto de Paulo Freire que atenta para questes relacionadas ao processo de constituio do ser educador.

Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Texto captado no site:

www.seebce.org.br/dudh.htm, em 14/05/99.

IV.

A escola numa perspectiva inclusiva e tica

Embora o bem comum no dependa apenas da escola e da educao, na escola, e por meio da educao que as crianas e jovens devem ter a oportunidade de viver e aprender estes valores. Uma das mais importantes vias de acesso para a cidadania a escola comprometida com princpios e comportamentos ticos fundamentais. A escola e o professor so os principais agentes de superao das inmeras contradies sociais com as quais convivemos e que nos fazem pensar, que nos levam a refletir e a fazer tica. no convvio escolar que crianas e jovens podem ter importantes experincias dignificantes e construtivas de sua personalidade e cidadania, mas tambm na escola que podem experienciar situaes significativas de fracasso e de excluso social precocemente. O preconceito e a discriminao; o desrespeito e a humilhao, so srios obstculos ao bem-estar e conquista da cidadania, demonstrando a brutal intolerncia diferena que ainda existe em nossa sociedade. Quando julgamos algum sem conhec-lo, estamos praticando o pr conceito, pois estamos formando opinies (julgamentos) que comumente desvalorizam e

desrespeitam a pessoa. Os esteretipos so criados quando fazemos generalizaes superficiais e distorcidas, aplicando este julgamento para todos os membros de um grupo que apresentam determinadas caractersticas comuns. Em geral, os esteretipos desqualificam o grupo de indivduos que pertencem a determinado sexo, raa ou grupo social. Preconceitos e esteretipos levam discriminao: fazer com que o outro se sinta diminudo, menos importante e menos digno (FUNDAO VICTOR CIVITA, 2002)

Vivemos rodeados de pessoas diferentes de ns e somos, tambm, diferentes para os outros que nos rodeiam. Podemos dizer que no h uma s pessoa igual outra, mas ao mesmo tempo, somos iguais, apesar de nossas diferenas; afinal, somos todos seres humanos!

J pensou se no existissem as diferenas? O mundo seria um tdio enorme! Nada teramos a aprender, nada a mudar ou superar, nada que colorisse o mundo e nos despertasse para pensar...

Veja este trecho de um belssimo poema de Drummond de Andrade e reflita: Todas as guerras do mundo so iguais. Todas as fomes so iguais. Todos os amores, iguais, iguais, iguais. Iguais todos os rompimentos. A morte igualssima. Todas as criaes da natureza so iguais. Todas as aes, cruis, piedosas ou indiferentes so iguais. Contudo, o homem no igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Ningum igual a ningum. Todo ser humano um estranho mpar.
(Carlos Drummond de Andrade. A palavra Mgica. Rio de Janeiro: Record, 1997)

Infelizmente, vivemos rodeados de intolerncia, indiferena, preconceito e discriminao! Pesquisas sobre violncia psicolgica sofrida por crianas e adolescentes tidos como diferentes (atualmente chamada de buylling), mostram que a escola o lugar onde isto mais acontece, gerando srios e duradouros prejuzos ao desenvolvimento e

vida destas pessoas. Algumas nunca se recuperam e chegam a desenvolver doenas psquicas e sociais muito graves (FANTE, 2005) Essas crianas e adolescentes so discriminados e passam a ser vtimas de chacotas por serem gordinhos ou magrinhos; por serem negros; por usarem culos; por no ouvirem; dentre outras condies que os levam a ser vistos como diferentes pelas outras crianas e pelos adultos, que tambm os identificam por apelidos e no previnem nem impedem este tipo de violncia. Programas escolares criados para prevenir e eliminar tais prticas de violncia mostram ser eficazes quando dele participam ativamente professores, pais e toda a comunidade da escola.

Embora no Brasil j tenhamos um documento desde 1990, constitudo por leis e medidas de proteo integral criana e ao adolescente, o Estatuto da Criana e do Adolescente ainda pouco conhecido e, por vezes, no aplicado. A escola deveria ser o local privilegiado no qual os direitos de todas as crianas e jovens fossem respeitados e protegidos, principalmente quando existe qualquer tipo de risco para sua sade, dignidade, bem-estar e desenvolvimento integral. A educao de qualidade um direito de todos e, de acordo com o Plano Nacional de Educao, as crianas com deficincias tm o direito de receber educao, de preferncia na rede regular de ensino (art. 208, III). O direito educao e, sempre que possvel, em conjunto com os demais alunos nas escolas regulares, a diretriz atual, para a mxima integrao das pessoas com necessidades especiais (http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees). Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), cerca de 10% da populao tm deficincias de diferentes ordens: visuais; auditivas; fsicas; mentais; mltiplas e comportamentais, alm de superdotao ou altas habilidades. A escola inclusiva o grande avano a ser conquistado, garantindo o pleno atendimento diversidade humana (http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees) Cabem, portanto escola e ao professor, do ponto de vista tico, promover atitudes respeitosas e de acolhimento aos seres humanos que apresentam deficincias,

demonstrando em suas relaes com seus alunos, o que significa tolerncia e cidadania. Terminamos, reproduzindo um trecho de entrevista concedida por Paulo Freire sobre a Escola Cidad, gravada em So Paulo, no Instituto Paulo Freire, para a srie Projeto Poltico-Pedaggico da escola, apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/MEC, de 20/04 a 30/04 de 1997. A srie teve a consultoria de Moacyr Gadotti e a mediao de Gaudncio Frigotto (http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/)
Ento, o respeito fala do outro implica saber escutar o outro e no posso ser um educador democrtico se eu no escuto o outro. Ainda do ponto de vista do saber ou do aprender a escutar, h uma importncia fundamental no saber escutar diferente. Como que pode uma professora que se pensa democrtica no dar ouvido fala do diferente? Quer dizer, voc discrimina o diferente s porque ele diferente de voc. Ento, aprender a escutar o diferente, a cultura diferente, aprender a valorizar o diferente de ns absolutamente fundamental para o exerccio da autonomia. Quer dizer, a professora que fecha seus ouvidos dor, indeciso, angstia, curiosidade do diferente a professora que mata no diferente a possibilidade de ser

Sabemos que a educao um direito social e para que a educao se coloque no campo dos direitos, necessrio reconhecer o direito diferena. Esta questo precisa ser levada a srio pelos educadores e pelos polticos.
Especialmente na profisso docente afirma-se e reivindica-se a condio tica na medida em que estamos a falar de profissionais que trabalham na sociedade e que devem trabalhar, necessariamente, em prol dela (COSTA; GOMEZ, 2003). Na verdade, a condio de uma sociedade que garante a todos os seus membros o usufruto efetivo de bens materiais, simblicos e polticos. a qualidade da sociedade que assegura a seus integrantes a condio de cidadania. Ainda que diferentes entre si, por tantos outros aspectos, numa sociedade efetivamente democrtica, os homens tornam-se iguais sob o ponto de vista da condio comum de cidados (SEVERINO, 1994, p. 98) (...)Grande parte dos problemas que enfrentamos como categoria profissional, inclusive no interior das salas de aula, parece ter relao imediata com essa lastimvel desconfiana quanto interveno escolar e, por extenso, atuao do educador. Alm disso, se a imagem social da escola est ameaada, algo de ameaador est acontecendo tambm com a idia de cidadania no Brasil, uma vez que no h cidadania sustentvel sem escolarizao (AQUINO, 2000, p. 105).

Terminamos, enfatizando o compromisso que a escola tem de realizar a formao moral de seus alunos, num modelo educativo que qualifique a condio existencial do homem em sociedade: uma educao cidad e democrtica.

ALARCO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2003. ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideolgicos do estado. Lisboa: Editorial Presena/Martins Fontes, 1989. AQUINO, J.G. Erro e fracasso na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. AQUINO, J. G. Do cotidiano escolar: ensaios sobre tica e seus avessos. So Paulo: Summus, 2000. BRASIL.Plano Nacional de Educao. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees; captado em 15/08/07. BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1982. BOURDIEU, P. Poder simblico. Lisboa: Editora. Difel, 1994. CEMBRANELLI, F. Um projeto de humanizao: para que, para quem? 2007.

http://www.portalhumaniza.org.br/ph/texto.asp)

CHAU, M. A existncia tica. Cadernos de Formao: Pedagogia Cidad - tica e Cidadania, So Paulo: UNESP- Pr-reitoria de graduao, 2003, p. 7-13 CONTRERAS, Jos. A autonomia de professores. Traduo: Sandra Trabucco Valenzuela. So Paulo: Cortez, 2002. COSTA, R.J.; GMEZ, J.A.C. Hoje, mais do que nunca, os professores so educadores para o futuro. Jornal A Pgina, ano 12, no. 125, julho 2003, p. 11; A Pgina da Educao; http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp (captado em 10/08/07) FANTE, C. Fenmeno Bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. Campinas: Versus, 2005. FEDERAO NACIONAL DOS PROFESSORES FENPROF http://www.fenprof.pt captado em 10/08/07. FREIRE, P. Poltica e educao. So Paulo: Cortez, 1993.

FUNDAO VICTOR CIVITA. tica e cidadania. Programa de Aprendizagem para Professores dos Anos Iniciais da Educao Bsica-, caderno 8; So Paulo: FVC, 2002. GIANOTTI, J.A. Moralidade Pblica e Moralidade Privada. In: Adauto Novaes (org). tica. So Paulo: Companhia das Letras, 1992, p.239-245. JAPIASSU, H; MARCONDES, D. Dicionrio bsico de filosofia. 3. Ed. Rio de Janiero: Jorge Zahar Editor, 1996. NOGUEIRA, C.M.M.; NOGUEIRA, M.A. A Sociologia da educao de Pierre Bourdieu: limites e contribuies. Educao e sociedade, Campinas, vol, 23, n.78, 2002, p. 5678. PALMA FILHO, J.C. Cidadania e educao. Cadernos de Formao: Pedagogia Cidad - tica e Cidadania, So Paulo: UNESP- Pr-reitoria de graduao, 2003, p. 95-112.
ROSAS, V.B. Afinal, o que tica? http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei. 2002.

SACRISTN, J.G. A educao obrigatria: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001. SEVERINO, A.J. Filosofia da educao: construindo a cidadania. So Paulo: FTD, 1994. UNESP- Bauru; Ncleo pela Tolerncia. Faculdade de Arquitetura e Artes, Depto de Cincias Humanas. Boletim Informativo. Ano I- No. 1, 2001; captado em 12/08/07:
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/

VALLS, A.L.M. O que tica. Coleo Primeiros Passos. So Paulo: Brasiliense, 2006. VICENTIN, S. O professor e a tica profissional; http://www.sinpropar.org.br/ 2005.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

AGUIAR, Emerson Barros. http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml captado em


12/08/07.

BAPTISTA, I. Entrevista. http://www.apagina.pt/arquivo/ImprimirArtigo.asp, captado em 15/08/07 BOURDIEU, P. Escritos de educao. Petrpolis: Vozes, 2001. LOT, G. (coord). Programa Caf com Letras PADRE BETO, Palestra- tica: igualdade e diversidade. DVD, Bauru: Livraria Jalovi, 2007. PARO, V.H Reprovao escolar: renncia Educao. So Paulo: Xam, 2001.

PEREZ, M.C.A. Infncia, famlia e escolarizao: prticas educativas e seus efeitos no desempenho de crianas das camadas populares. So Carlos: Suprema, 2007. PEREZ, M.C.A e BORGHI, R.F.(Orgs.) Educao: polticas e prticas. So Carlos: Suprema, 2007.
PETITAT, A. Produo da escola, produo da sociedade. Porto Alegre: Artes Mdicas., 1994. SROUR, Robert Henry. http://br.geocities.com/educatrabalho/etica.html. captado em
16/08/07

VASQUES, M.H.B; PALIPRIO, F.C.M.C. Educao: Pluralidade, tica e Competncia na Formao Profissionalizante Continuada dos Educadores.

http://www.hottopos.com/vdletras7/monica.htm, 2003.

Artigo: BOING, Luiz Alberto. A Profissionalizao Docente www.pedroarrupe.com.br/upload/A%20Profissionalizao%20Docente.pdf

http://www.mj.gov.br/sndh - Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

http://unicef.org.br- Unicef (rgo das Naes Unidas)


http://mec.gov.br (Ministrio da Educao) http://ibase.org.br Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas.

http://www.direitoshumanos.usp.br- Comisso de Direitos Humanos da USP


http://www.mj.gov.br/sndh - Secretaria Nacional dos Direitos Humanos

http://www.apagina.pt http://www.crmariocovas.sp.gov.br http://www.scielo.br http://www.fenprof.pt

1- Reflita sobre os dilemas abaixo:

Ana professora h mais de 20 anos. Sente-se cansada pelas condies adversas de seu trabalho: poucos recursos, baixos salrios, muitos alunos com dificuldades de aprendizagem e muitos outros indisciplinados. Naquele dia, Marcos, um aluno que demonstrava dificuldades para respeitar limites, estava mais agitado. Ana, descontrolada, lhe disse, na frente de todos os colegas, que seus problemas de comportamento tinham origem na sua dinmica familiar e na sua situao scioeconmica (por no conhecer seu pai e morar na favela). O que voc acha da atitude de Ana? De que outra maneira ela poderia lidar com a situao? Comente, fazendo uma reflexo que inclua os conceitos de tica e da tica do professor, que estudamos nesta disciplina.
Excludo: -

Clia professora da segunda srie. No incio do ano, quando a professora da primeira srie lhe apresentou sua futura turma, avisou que a aluna Bia no aprendia os contedos ministrados, independente da forma como eram apresentados, mas que, em compensao, era uma aluna quieta e obediente, dessas que nem parece que est na sala. Alertada pela colega, Clia, no decorrer do ano, no prestou muita ateno em Bia, pois concordou que ela no aprendia mesmo e, em sua sala, havia muitas crianas, muitas delas indisciplinadas, exigindo muito de sua ateno. O que voc acha da postura de Clia? Comente, fazendo uma reflexo que inclua os conceitos de tica e da tica do professor, que estudamos nesta disciplina. As respostas destas questes devem ser postadas no TelEduc, no Portiflio individual e conter, no mximo, 15 linhas.
Excludo: em

2- Discuta com pelo menos 2 colegas de profisso, o que entendem por tica. A seguir, discutam qual o papel do professor na reflexo e nas aes ticas na sociedade. Faam anotaes das respostas do grupo, sintetizem e redijam uma narrativa de 10 a 15 linhas sobre a experincia e exponham suas consideraes a respeito do assunto. A narrativa deve ser postada no TelEduc, no Portiflio individual e conter, no mximo, 15 linhas.
Excludo: faa Excludo: Excludo: .

TEMPO TOTAL DEDICADO A ESTA DISCIPLINA: 10 horas.

Esperamos que nossos objetivos tenham sido atingidos e que voc tenha gostado do tema que estudamos!!

Carmen e Marcia.

O pescador de iluses.Direo Terry Gilliam (EUA, 1991) Um radialista bemsucedido sem compromissos ticos, vive uma crise de conscincia e encontra em seu caminho um homem simples que muda sua trajetria de vida. Este filme mostra como os valores e atitudes mudam o comportamento das pessoas. A guerra do fogo. Direo Jean-Jacques Annaud (Frana/Canad, 1981) Um filme pico sobre o homem primitivo e a descoberta do fogo. Pode propiciar um bom debate sobre o processo de humanizao. Gnio Indomvel. Direo Gus Van Sant e outros (EUA, 1997) O filme mostra a vida de um jovem muito inteligente, que apresenta conduta social bastante inadequada. Vrios profissionais tentam atend-lo sem contudo, obter sucesso. Sua vida muda quando um psiclogo consegue realizar o tratamento. Relao de filmes que tratam, entre outros assuntos, sobre pessoas portadoras de deficincias e Educao Inclusiva: Feliz Ano Velho. Roberto Gervitz. Brasil: Elite, 1987. 120 min. Nacional. Adaptao do livro "Feliz Ano Velho", romance autobiogrfico do escritor Marcelo Rubens Paiva. Narra a trajetria de Mrio, um jovem universitrio que fica tetraplgico em um acidente e comea a relembrar fatos de sua vida. Filhos do Silncio. Randa Haines. Estados Unidos: CIC, 1986. 118 min. Drama. Professor especialista em linguagem dos sinais conhece e ajuda a introspectiva Sarah (Marlee Matlin), uma surda-muda problemtica, com dificuldades de se relacionar com as pessoas. Forrest Gump - O Contador de Histrias. Robert Zemeckis. Estados Unidos: CIC, 1994. 142 min. Comdia. Divertida e inteligente histria sobre um jovem de Q.I. baixo (Tom Hanks) que acaba participando indiretamente dos mais importantes acontecimentos histricos dos Estados Unidos nas ltimas dcadas. Gaby - Uma Histria Verdadeira. Luis Mandoki. Estados Unidos: 1987. 100 min. Drama. Baseado na histria de Gabriela Brimmer, garota que nasceu com distrbio neurolgico que a impede de falar, andar ou se mexer. Com a ajuda da me e da governanta, ela consegue superar suas limitaes e escrever um livro. O Homem Elefante. David Lynch. Inglaterra/Estados Unidos: VTI, 1980. 125 min. Drama. Um ingls deformado devido a uma doena congnita, atrao de um circo de aberraes, tenta reconquistar sua dignidade com a ajuda de um mdico. Baseado em uma histria verdica. Mentes que Brilham. Jodie Foster. Estados Unidos: 1991. 99 min. Drama/Suspense. As dificuldades de uma criana de sete anos, com inteligncia muito acima da mdia e

extremamente tmida. A me superprotetora e os interesses da diretora de uma escola para crianas superdotadas impedem que o garoto supere suas dificuldades de relacionamento. . Meu Filho, Meu Mundo. Gleen Jordan. Estados Unidos: Film Ways TV Productions, 1979. 96 min. Drama. Drama feito para televiso a partir da obra de Barry N. Kaufman. retratada a luta de um casal que tem um filho autista. So abordados temas como a deficincia mental e questes ligadas psicologia, infncia e adolescncia. Disponvel na videoteca do CRE. Meu P Esquerdo. Jim Sheridan. Irlanda/Inglaterra: LK-Tel, 1989. 100 min. Drama. Baseado numa histria real. Narra a trajetria de um garoto com paralisia cerebral, nascido numa pobre famlia irlandesa. Ao crescer, Christy tem a chance de mostrar ao mundo seu talento como escritor, poeta e pintor, utilizando, para isso, seu p esquerdo como nica ferramenta. Para Lembrar um Grande Amor. Jeff Bleckner. Estados Unidos: Wayne Threm, James Thompson, 1985. 95 min. Drama. Narra a histria da poetisa Barbara Wyatt Hollis que, no auge de sua carreira, enfrenta uma doena que afeta sua memria, suprimindo gradualmente sua sade fsica e mental. Disponvel na videoteca do CRE. Perfume de Mulher. Martin Brest. Estados Unidos: CIC, 1992. 157 min. Drama. Estudante trabalha como acompanhante de um militar cego e angustiado em um final de semana. O comportamento excntrico e autodestrutivo do militar, agravado pela bebida, resulta em uma relao repleta de dramas e revelaes. O Piano. Jane Campion. ustria/Frana/Nova Zelndia: Paris, 1993. 120 min. Europeu. No final do Sculo 19, a viva Ada McGrath (Holly Hunter) viaja com a filha para a Nova Zelndia, onde se tornar a esposa de um fazendeiro, num casamento arranjado. Na bagagem, ela leva um piano. A msica ajuda a personagem a superar a realidade bruta e selvagem. Rain Man. Barry Levinson. Estados Unidos: Warner, 1988. 140 min. Drama. Charlie um jovem egosta que comea a cuidar do irmo autista Raymond para ficar com a herana do pai. Os dois irmos tero de conviver com as diferenas em uma intensa jornada de conhecimento mtuo. O Silncio. Mohsen Makhmalbaf. Ir/Frana: PlayArte, 1998. 76 min. Europeu. Khorshid um garoto cego cujo ouvido apurado permite que ele trabalhe como afinador em uma loja de instrumentos musicais. Certa vez, ouve melodias tocadas por um msico ambulante. Os novos sons viram uma obsesso ao jovem garoto. Uma Lio de Amor. Jessie Nelson. Estados Unidos: PlayArte, 2001. 133 min. Drama. Mostra a luta de Sam Dawson (Sean Penn), um homem com problemas mentais, para ficar com a filha, quando a assistente social constata que a garota superou o pai intelectualmente e decide lev-la a um orfanato.

Excludo: -

Sugesto para reflexo: Veja o filme: Perfume de Mulher. a) Faa uma anlise do comportamento e das perspectivas de vida da personagem principal, com deficincia visual, antes e depois de seu

relacionamento com o rapaz que foi contratado como seu cuidador quando seus familiares viajaram. O que mudou? Como mudou e, segundo sua interpretao, o que levou mudana? b) O que acha da escola apresentada no filme, em termos dos conceitos de moral e tica que estudamos?

OBS: esta atividade apenas uma sugesto e no ser exigida na disciplina. Mas seria interessante poder realizar esta discusso com seus colegas!

You might also like