You are on page 1of 8

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

ARTIGO Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica


David Epelbaum Zimerman
1

Sociedade de Psicanlise de Porto Alegre - SPPA

RESUMO

O presente trabalho objetiva traar as principais transformaes que esto se processando no autor, no que diz respeito sua contempornea posio, a partir da qual compreende e maneja a clnica da grupoterapia psicanaltica. Para tanto so enfocados os principais aspectos do campo analtico grupal, que esto presentes em sua clnica cotidiana: Seleo e Composio de um grupo, Resistncia e Contraresistncia, Transferncia e Contratransferncia, Comunicao, Actings, Atividade Interpretativa, Insight, Elaborao e Crescimento Mental. Palavras-chave: Grupos; Psicanlise de grupo; Setting (psicanlise).

My personal changes in the psychoanalytic group therapy practice


ABSTRACT

This work aims to delineate the mains transformations experienced by the author related to his contemporary position as a therapist that marks his understandings and practice in the psychoanalytic group practice clinic. To do so, this work focuses the most important aspects of the group analytic space, which are present in the quotidian of the clinic: Selecting people and the Composition of a Group, Resistance and Counter Resistance, Transference and Counter Transference, Communication, Acting Out, Interpretative Activity, Insight, Elaboration and Mental Growth. Keywords: Group; Group Psychoanalyis; Setting (psychoanalysis).

Mis cambios personales en la practica de grupoterapia psicanalitica


RESUMEN

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 4

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

Esto trabajo tiene objetivo de trazar las principales transformaciones que estn si procesando en el autor, en que hace respecto a su contempornea posicin, partir de la cual comprende y maneja la clnica de grupo terapia psicoanaltica. Para esto son evocados los principales aspectos del campo analtico grupal, que estn presentes en su clnica cotidiana: Seleccin y Composicin de un Grupo, Resistencia y Contra resistencia, Transferencia y Contra transferencia, Comunicacin, Crecimiento Mental. Palabras clave: Grupos; Psicoanalisis de grupo; Setting (Psicoanalisis). Actings, Actividad Interpretativa, Insight, Elaboracin y

De forma muito sintetizada, creio que se pode afirmar o fato de que, na atualidade, a aplicao da Dinmica de Grupos abrange um largo leque de utilizaes, desde as dos Grupos de Reflexo em suas inmeras modalidades (ensino, treinamento de profissionais, lideranas, entre outras) at a de mltiplas variedades de Grupos Teraputicos, com relevo para a Grupoterapia Psicanaltica (ZIMERMAN, 2000). Os grupos teraputicos, no os de funcionamento estritamente psicanaltico, tm revelado um significativo desenvolvimento e uma progressiva demanda, como, por exemplo, a terapia de casal, a de famlia, grupos com psicticos, egressos, grupos de auto-ajuda, com crescente aplicao na rea da medicina. Em relao psicoterapia analtica de grupo propriamente dita, no se observa o mesmo crescimento que o descrito nos grupos anteriores. Pelo contrrio, aps o incio de sua aplicao na dcada de 1950, e o vigoroso florescimento na de 1960, as dcadas seguintes, at os dias atuais, tm sido marcadas por uma certa estagnao, fato que se deve a mltiplos fatores, que no cabe esmiu-los aqui. Assim, a Psicoterapia Psicanaltica de Grupo (ou a Grupoanlise, como denominada no pujante movimento em Portugal) nos ltimos 40, 50 anos, tm sofrido profundas transformaes, na sua teoria, tcnica e prtica. Particularmente, em minha clnica privada, continuo praticando-a, h mais de 40 anos, no s porque uma atividade que me d grande prazer, mas acima de tudo porque eu acredito na eficincia dos resultados realmente psicanalticos obteno de profundas mudanas da estrutura do psiquismo logo, com significativos resultados nos comportamentos e relacionamentos na vida exterior. No presente trabalho pretendo dar o meu testemunho pessoal acerca de como as aludidas transformaes tm se processado na minha forma de entender e de praticar a grupoanlise. Assim, a seguir, enumero as minhas mudanas mais notrias, acompanhando os principais aspectos que caracterizam um processo psicanaltico efetivado num campo grupal, cujas maiores caractersticas so: a Seleo e Composio do Grupo Analtico; o Setting; as

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 5

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

Resistncias e a Contraresistncia; as Transferncias e a Contratransferncia; as diversas formas de Comunicao; os Actings; a Atividade Interpretativa; o Insight, a Elaborao e o Crescimento Mental.

EM RELAO SELEO E COMPOSIO DO GRUPO

Neste particular no fiz maiores mudanas: continuo valorizando a necessidade de, antes de incluir determinado paciente em um grupo analtico, optar por proceder a uma prvia entrevista individual. Assim, sobremaneira, valorizo a sua motivao para se tratar em grupo; o grau de sua psicopatologia, concomitantemente com a valorizao das evidncias de sua reserva de capacidades positivas que, muitas vezes, esto encobertas, latentes. Tambm valorizo o meu sentimento contratransferencial, o qual me informa se o paciente a ser includo no grupo, que j est em funcionamento, ir se encaixar, ou no, com os demais e vice-versa. Quando da composio de um novo grupo, eu procuro manter uma certa heterogeneidade dentro de um grupo homogneo: por exemplo, um grupo homogneo composto por pessoas de caractersticas neurticas, que se equivalem em termos de uma boa estrutura mental, porm til que haja alguma distino quanto idade, sexo, profisso, predominncia de traos fbicos, ou obsessivos, depressivos, paranides, narcisistas (ZIMERMAN, 2004). Em princpio, creio que uma imensa maioria de pacientes que procuram anlise de grupo podem ser aceitos desde que sua patologia no seja por demais excessiva, ou seja, por exemplo, um paciente paranide, ou depressivo, ou narcisista, entre outros, em um grau to elevado que representam um risco de impedirem um andamento normal da dinmica grupal psicanaltica.

RELATIVAMENTE AO SETTING DO CAMPO GRUPAL

Na atualidade, vou muito alm do clssico enfoque nas tratativas de regras e combinaes prticas ( evidente que, no incio do grupo, conservo as combinaes relativas a dias, horrios e tempo de durao das sesses, honorrios, plano de frias, porm evito fazer uma srie de longas recomendaes, como aprendi a fazer h algumas dcadas passadas). Quando afirmo que vou alm das necessrias combinaes prvias, tenho o propsito de enfatizar a importncia do campo grupal, como sendo uma espcie de reconstruo da famlia original de cada componente, tendo como cenrio a criao de um novo espao, com outros valores e um diferente manejo da maneira como os respectivos e primitivos pais e demais familiares modelaram o mundo interno e externo do passado de cada um deles. Em outras palavras, na atualidade, dou uma enorme importncia pessoa real do grupoterapeuta no tocante sua forma autntica de funcionar como um novo modelo de identificao, decorrente de sua forma de transmitir aos seus pacientes a sua qualidade de possuir um amor s verdades, de como ele enfrenta as angstias que surgem, de sua forma de pensar, comunicar,

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 6

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

respeitar e de reconhecer capacidades latentes dos pacientes, que, embora soterradas por massas de neuroses esto pedindo passagem, a maneira de como o grupoterapeuta abranda a rigidez e crueldade de eventuais superegos, de uma busca de socializao em lugar de um radical narcisismo.

QUANTO AO FENMENO DO SURGIMENTO DE RESISTNCIAS

Durante dcadas trabalhei com a concepo clssica de que as resistncias dos pacientes eram nefastas para uma boa evoluo do processo analtico, porm desde os anos 80 dei-me conta de que o modo de como ns, os grupoterapeutas da poca da mesma forma com o que ocorria, e ainda ocorre, nas anlises individuais, manejvamos com as resistncias (silncios prolongados, atrasos, faltas, discordncias em relao ao terapeuta, atuaes, entre outros) de uma maneira mais crtica, fato que reforava nos pacientes um superego j bastante rgido, na maioria das vezes. Na atualidade, entendo que a presena de alguma forma de resistncia esteja indicando alguma forma de comunicao no-verbal, portanto ela pode tornar-se um excelente instrumento para o terapeuta poder entender melhor o que, como e para o que o paciente est ocultando consciente ou inconscientemente, assim se protegendo de ser mal entendido pelo grupo, ou desqualificado, rejeitado, humilhado e sentimentos afins, representativos de antigos traumas infantis que permanecem negados, porm ainda esto ativos. Dou tanta importncia a essa maneira de lidar com as resistncias manifestas, que costumo utilizar uma adaptao do conhecido refro dize-me como resistes e dir-te-ei quem s. Quanto ao surgimento de uma contraresistncia, a minha ateno fica dirigida para eu me aperceber se um sentimento unicamente meu prprio, diante de determinadas situaes difceis, ou se, inconscientemente, posso estar pactuando com o paciente (ou com a totalidade do grupo) no risco de estarmos construindo alguma forma de um conluio inconsciente, do tipo de uma forte negao (dos sentimentos erticos, agressivos, narcisistas, entre outros), ou se nos enredamos nas malhas de um conluio do tipo de uma recproca fascinao narcisista, ou de um conluio de uma mtua acomodao numa anlise que est estagnada, porm todos acham que est tudo andando bem, e assim por diante.

TRANSFERNCIA E CONTRATRANSFERNCIA

Desde

pioneirismo

de

Freud

sabemos

que

processo

psicanaltico,

fundamentalmente, repousava no clssico trip: resistncia, transferncia e interpretao. Nas ltimas dcadas, principalmente a partir de uma forte aceitao das concepes de Bion acerca do paradigma da psicanlise vincular, no mais possvel centrarmos toda nossa ateno unicamente no fenmeno da transferncia emanada dos pacientes, sem levar em

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 7

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

conta a contratransferncia que ela mobiliza na pessoa do terapeuta, principalmente quando se trata de pacientes muito regressivos. Em outras palavras: trata-se de um vnculo transferencial contratransferencial em que um (ou a totalidade do grupo) influencia o grupoterapeuta e viceversa. A concepo clssica ditada por Freud de que a transferncia um claro exemplo de uma continuada compulso repetio das necessidades, na atualidade, mudou fundamentalmente o seu significado, de modo que a aludida frase se inverteu e ficou assim: a transferncia uma necessidade de repeties de antigos traumas psquicos que foram muito mal resolvidos. Parece ser um mero jogo de palavras, porm se o leitor ficar atento vai perceber a profundeza da inverso da frase, porque a nfase recai numa extremada tentativa de os paciente repetirem seus primitivos traumas, que os respectivos pais no souberam manejar, para dar uma nova oportunidade de o grupoterapeuta (ou o psicanalista individual) compreender, conter, dar um novo significado e preencher as faltas e falhas acontecidas no seu passado. Outro ponto que julgo de grande importncia em relao ao fenmeno da transferncia o fato de que ainda predomina a classificao das transferncias em positiva e a negativa, fato que induziu nos analistas a falsa crena de que, acompanhando o significado corrente dessa adjetivao, a transferncia positiva seria sempre a boa, enquanto a negativa seria a m. H muito tempo no trabalho mais assim, pelo contrrio, observo que a positiva pode no passar de uma extrema idealizao ou de um conluio resistencial, sem abrir um necessrio espao analtico para sentimentos agressivos, enquanto a difamada transferncia negativa pode estar significando um excelente passo para uma melhora, no sentido de uma maior confiana do paciente em constatar que ele no to perigoso e indesejado como imaginava e nem que os demais (colegas de grupo e principalmente o terapeuta) tambm no so to frgeis ou intolerantes como seus pais primitivos foram. Um bom manejo da transferncia negativa abre o caminho para a aquisio da espontaneidade e liberdade! Quanto ao surgimento da contratransferncia, ao que j foi antes referido, cabe acrescentar que este fenmeno pode tomar duas direes na mente do grupoterapeuta: um, ele se identifica com o que vem dos pacientes, principalmente a projeo dentro dele dos pais primitivos dos pacientes e, assim, ele vai ficar enredado numa contratransferncia patolgica, repetindo e reforando o modelo dos pais do seu passado. Outra possibilidade consiste na possibilidade de o terapeuta aproveitar os sentimentos desagradveis que o paciente provoca nele, s que com a diferena de que no fica envolvido patologicamente, mas, sim, pelo contrrio, percebe que o que ele est sentindo uma forma de o paciente lhe comunicar atravs de uma linguagem no verbal - no caso uma comunicao provinda de efeitos contratransferenciais, ou seja, o que o analista est sentindo naquela hora um uma rplica do que o paciente est sentindo h dcadas, quem sabe, desde que nasceu e no consegue verbalizar com palavras. Se o analista conseguir fazer essa sintonia com o inconsciente dos

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 8

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

pacientes, ele abriu as portas para a mais importante qualidade de um grupoterapeuta: a capacidade de empatia.

COMUNICAO

Se, em pocas pioneiras, a interpretao do grupoterapeuta era dirigida ao grupo como um todo, hoje a nfase consiste em dirigir a atividade interpretativa para os vnculos e configuraes vinculares que se estabelecem entre todos. Tambm cabe destacar o importantssimo problema dos transtornos da comunicao; os distintos papis que cada um, e todos do grupo, representam; a projeo do grupo interior no mundo exterior; a compulso repetio dos enredos dos antigos traumas e outros fenmenos afins. Igualmente vale sublinhar que na atualidade a figura da pessoa real do grupo-terapeuta, indo muito alm de seu papel de pantalha transferencial e de sua funo interpretativa, tambm funciona como sendo um novo modelo de identificao para os seus pacientes. Talvez mais do que numa anlise individual, a grupoterapia psicanaltica propicia ao terapeuta uma melhor observao e manejo dos trs principais vetores inerentes aos processos de comunicao: a forma de transmisso das mensagens; a forma de recepo das mesmas e os distintos canais pelos quais flui a comunicao. Assim, quanto Transmisso, cabe estabelecer uma sensvel diferena entre as diferentes formas de transmitir, baseado no princpio de que, na maioria das vezes, a forma de como o sujeito transmite mais importante do que o prprio contedo do discurso (a fala num tom magistral? arrogante? acusatria? confusa? excessivamente tmida? ambgua?). Em relao Recepo das mensagens, determinado paciente (ou a totalidade do grupo) est conseguindo escutar? ( diferente de, simplesmente ouvir) e o terapeuta est sabendo fazer uma escuta da escuta?; a escuta pode estar sendo paranide? (desconfia de tudo que ouve e tende a porfiar) ou submissa-passiva? (concorda com tudo, sem parar para refletir), ou a escuta excessivamente narcisista? (neste caso, tudo o que o paciente, ou o analista ouve, passa a girar em torno de seu prprio umbigo). Relativamente aos Canais de comunicao, na atualidade est ganhando uma grande relevncia comunicao no verbal que se expressa de vrias maneiras, como a linguagem corporal (manifestaes externas em roupas, penteados, postura, gestos e somatizaes), a conduta (os actings podem ser uma excelente fonte de comunicao do inconsciente).

ATIVIDADE INTERPRETATIVA

Particularmente, essa a maior transformao que se processou na minha maneira de trabalhar em anlise individual ou grupal. Assim, deliberadamente, utilizei a expresso atividade interpretativa e no a clssica terminologia a interpretao, porque esta ltima ainda guarda o rano de que o analista atravs unicamente da interpretao daria a sentena

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 9

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

final das verdades. Hoje no penso mais assim; antes disso, creio que o mais importante estimular os pacientes a pensarem, de modo que prefiro fazer uma atividade mais ampla, como, e principalmente, a formulao de perguntas que os instiguem a refletir, a confrontar o que dizem com o que fazem, o que iluso (princpio do prazer) e o que realidade (princpio da realidade), o quanto sua conduta ditada pelo seu lado infantil (parte psictica da personalidade) ou pelo seu lado adulto, maduro (parte no psictica). Tampouco, na atualidade, fao sistematicamente um reducionismo transferencial de tudo que os pacientes dizem ao clssico chavo do tudo isto que vocs esto dizendo refere-se a mim, aqui e agora..., no obstante o fato de que quando a transferncia est manifestamente presente, ela deve ser assinalada e trabalhada nos porqus e para o qu. Assim, cabe dizer que existe transferncia em tudo, porm nem tudo deve ser trabalhado como sendo obrigatoriamente uma transferncia no campo analtico. Ainda em relao atividade interpretativa, creio ser importante enfatizar que uma determinada interpretao no basta ser correta, exata, mas, sim, ser avaliada por sua eficcia, ou seja, se ela mobilizou novas reflexes e associaes e, principalmente, se ela atingiu a condio da aquisio de um verdadeiro (no intelectual) insight. Repiso a importncia de o terapeuta no se satisfazer unicamente com a adequao de sua interpretao, visto que fundamental que ele esteja atento para o destino que ela toma na mente dos pacientes, de acordo com a possibilidade de que determinados pacientes tenham uma constante atitude de negao, de se recusarem a conhecer as verdades penosas e, assim, inconscientemente, desvitalizam tudo o que foi assinalado pelo terapeuta. Tambm cabe acentuar que a, assim chamada, transferncia negativa quando devidamente entendida e trabalhada pelo terapeuta, pode ser altamente positiva no sentido de ajudar o crescimento mental dos pacientes. Ainda relativamente atividade interpretativa, na minha formao eu aprendi que no deveria dar espao para que algum paciente do grupo interpretasse a algum colega seu, ou ao grupo todo, porque isso seria uma atuao, no sentido de que ele estava competindo com o grupoterapeuta. Hoje penso e ajo bem diferente: at estimulo que eles pensem e verbalizem o que esto sentindo e refletindo o que est se passando no grupo e qual a leitura que cada um esteja fazendo de si prprio e dos demais.

INSIGHT, ELABORAO E CRESCIMENTO MENTAL

O insight, ou seja, a capacidade de o paciente adquirir uma viso (sight) de seu interior (in) que lhe permita, aos poucos, ir fazendo e conhecendo o mapeamento de seu psiquismo. Em resumo, pode-se afirmar que a atividade interpretativa leva aos insights, e que um conjunto destes, merc de uma adequada e progressiva elaborao, promove um crescimento mental: utilizo essa ltima terminologia, acompanhando a Bion que a prefere, no lugar da clssica expresso cura que ele entende deva ficar restrita ao campo da medicina, que lida com

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 10

Revista da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Jan.-Jun. 2008, Vol. 9, No. 1, pp. 4-11.

doenas concretas, palpveis, com possibilidade de cura definitiva, enquanto os psicanalistas se confrontam com aspectos abstratos, ocultos, porque inconscientes na maioria das vezes, e nunca totalmente curadas. Assim, tambm o grupoterapeuta, antes de objetivar a uma cura completa de seus pacientes, deve pensar em termos de propiciar a eles o crescimento de um equipamento mental que os possibilitem a enfrentar, de forma bastante mais adequada e menos desgastante, a traumas, perdas, situaes angustiantes em geral, alm de proporcionar a eles uma socializao, com um apego afetivo famlia, trabalho, amigos e com o direito de usufrurem a prazeres e lazeres.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ZIMERMAN, D. Fundamentos bsicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. ZIMERMAN, D. Manual de tcnica psicanaltica: Uma re-viso. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. Endereo para correspondncia David Epelbaum Zimerman E-mail: dgzimer@terra.com.br Recebido em 06/07/08. 1 Reviso em 15/09/08. Aceite final em 20/10/08.

Mdico. Psicanalista Didata da Sociedade de Psicanlise de Porto Alegre.

ZIMERMAN, D. E. Minhas mudanas pessoais na prtica de grupoterapia psicanaltica. 11

You might also like