You are on page 1of 8

1

Habilitao Profissional Plena Tcnico em Eletrnica Eletrnica Industrial 4 Ano Apostila sobre Motores de Induo Trifsicos II Prof. Ariovaldo Ghirardello

Motor de induo trifsico - Conjugados Curva conjugado X velocidade


Definio O motor de induo tem conjugado igual a zero velocidade sncrona. medida que a carga vai aumentando, a rotao do motor vai caindo gradativamente, at um ponto em que o conjugado atinge o valor mximo que o motor capaz de desenvolver em rotao normal. Se o conjugado da carga aumentar mais, a rotao do motor cai bruscamente, podendo chegar a travar o rotor. Representando num grfico a variao do conjugado com a velocidade para um motor normal, vamos obter uma curva com aspecto representado na figura abaixo.

Curva conjugado x rotao Co: Conjugado bsico - o conjugado calculado em funo da potncia e velocidade sncrona.

Cn: Conjugado nominal ou de plena carga - o conjugado desenvolvido pelo motor potncia nominal, sob tenso e frequncia nominais.

Cp: Conjugado com rotor bloqueado ou conjugado de partida ou, ainda, conjugado de arranque - o conjugado mnimo desenvolvido pelo motor bloqueado, para todas as posies angulares do rotor, sob tenso e freqncia nominais. Comentrios 1) Esta definio leva em conta o fato de que o conjugado com o rotor bloqueado pode variar um pouco conforme a posio em que se trava o motor. 2) Este conjugado pode ser expresso em Nm ou, mais comumente, em porcentagem do conjugado nominal.

3) Na prtica, o conjugado de rotor bloqueado deve ser o mais alto possvel, para que o rotor possa vencer a inrcia inicial da carga e possa aceler-la rapidamente, principalmente quando a partida com tenso reduzida. Na curva abaixo destacado e definido alguns pontos importantes. Os valores dos conjugados relativos a estes pontos so especificados pela norma NBR 7094 da ABNT, e sero apresentados a seguir: Cmin: Conjugado mnimo - o menor conjugado desenvolvido pelo motor ao acelerar desde a velocidade zero at a velocidade correspondente ao conjugado mximo. Na prtica, este valor no deve ser muito baixo, isto , a curva no deve apresentar uma depresso acentuada na acelerao, para que a partida no seja muito demorada, sobreaquecendo o motor, especialmente nos casos de alta inrcia ou partida com tenso reduzida. Cmx: Conjugado mximo - o maior conjugado desenvolvido pelo motor, sob tenso e freqncia nominal, sem queda brusca de velocidade. Na prtica, o conjugado mximo deve ser o mais alto possvel, por duas razes principais: 1) O motor deve ser capaz de vencer, sem grandes dificuldades, eventuais picos de carga como pode acontecer em certas aplicaes, como em britadores, calandras, misturadores e outras. 2) O motor no deve arriar, isto , perder bruscamente a velocidade, quando ocorrem quedas de tenso, momentaneamente, excessivas. Categorias - valores mnimos normalizados Conforme as suas caractersticas de conjugado em relao velocidade e corrente de partida, os motores de induo trifsicos com rotor de gaiola, so classificados em categorias, cada uma adequada a um tipo de carga. Estas categorias so definidas em norma (NBR 7094), e so as seguintes: Categoria N Conjugado de partida normal, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Constituem a maioria dos motores encontrados no mercado e prestam-se ao acionamento de cargas normais, como bombas, mquinas operatrizes, ventiladores. Categoria H Conjugado de partida alto, corrente de partida normal; baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, transportadores carregadores, cargas de alta inrcia, britadores, etc.

Categoria D Conjugado de partida alta, corrente de partida normal; alto escorregamento (+ de 5%). Usados em prensas excntricas e mquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos peridicos. Usados tambm em elevadores e cargas que necessitam de conjugados de partida muito altos e corrente de partida limitada. As curvas conjugado X velocidade das diferentes categorias podem ser vistas na figura abaixo:

Curvas Conjugado x Velocidade, das diferentes categorias Categoria NY Esta categoria inclui os motores semelhantes aos de categoria N, porm, previstos para partida estrela-tringulo. Para estes motores na ligao estrela, os valores mnimos do conjugado com rotor bloqueado e do conjugado mnimo de partida so iguais a 25% dos valores indicados para os motores categoria N. Categoria HY Esta categoria inclui os motores semelhantes aos de categoria H, porm. previstos para partida estrela-tringulo. Para estes motores na ligao estrela, os valores mnimos do conjugado com rotor bloqueado e do conjugado mnimo de partida so iguais a 25% dos valores indicados para os motores de categoria H. Os valores mnimos de conjugado exigidos para motores das categorias N e H (4, 6 e 8 plos), especificados pela norma NBR 7094, so mostrados nas tabelas abaixo. Para motores da categoria D, de 4, 6 e 8 plos e potncia nominal igual ou inferior a 150cv, tem-se, segundo a NBR 7094, que: a razo do conjugado com rotor bloqueado (Cp) para conjugado nominal (Cn) no deve ser inferior a 2,75. A norma no especifica os valores de Cmin e Cmx. A NBR 7094 no especifica os valores mnimos de conjugados exigidos para motores 2 plos, categorias H e D.

Conjugado com rotor bloqueado (Cp), conjugado mnimo de partida (Cmim) e conjugado mximo (Cmx) de motores da categoria N, relativos ao conjugado nominal (Cn).

Conjugado com rotor bloqueado (Cp), conjugado mnimo de partida (Cmim) e conjugado mximo (Cmx) de motores da categoria H, relativos ao conjugado nominal (Cn).

Caractersticas dos motores de induo Embora os motores sejam, na sua maioria, declarados como pertencendo categoria N, a exemplo da maioria dos motores encontrados no mercado, os valores reais tpicos dos conjugados normalmente excedem em muito os exigidos em norma. Na maioria dos casos excedem at mesmo, os mnimos exigidos para a categoria H. Isto significa uma curva conjugado x velocidade bastante alta, trazendo as seguintes vantagens: 1)Rpida acelerao em caso de partida pesada, como bombas de pisto, esteiras carregadas, cargas de alta inrcia, compressores com vlvulas abertas, etc.

2)Atendimentos de casos especiais, como os mencionados acima, com motores padro de estoque, com vantagens de preo, prazo e entrega. 3)Permitem o uso de sistemas de partida com tenso reduzida, como chaves estrelatringulo, em casos normais, sem prejuzo da perfeita acelerao da carga. 4)Devido ao elevado valor do conjugado mximo, enfrentam, sem perda brusca de rotao, os picos momentneos de carga e as quedas de tenso passageiras. Isto fundamental para o acionamento de mquinas sujeitas a grandes picos de carga, como britadores, calandras, etc.

Inrcia da carga
O momento de inrcia da carga acionada uma das caractersticas fundamentais para verificar, atravs do tempo de acelerao, se o motor consegue acionar a carga dentro das condies exigidas pelo ambiente ou pela estabilidade trmica do material isolante. Momento de inrcia uma medida da resistncia que um corpo oferece a uma mudana em seu movimento de rotao em torno de um dado eixo. Depende do eixo em torno do qual ele est girando e, tambm, da forma do corpo e da maneira como sua massa est distribuda. A unidade do momento de inrcia kgm2. O momento de inrcia total do sistema a soma dos momentos de inrcia da carga e do motor (Jt = Jm + Jc). No caso de uma mquina que tem rotao diferente do motor (por exemplo, nos casos de acionamento por polias ou engrenagens), dever ser referida a rotao nominal do motor conforme abaixo:

A inrcia total de uma carga um importante fator para a determinao do tempo de acelerao.

Tempo de acelerao
Para verificar se o motor consegue acionar a carga, ou para dimensionar uma instalao, equipamento de partida ou sistema de proteo, necessrio saber o tempo de

acelerao (desde o instante em que o equipamento acionado at ser atingida a rotao nominal). O tempo de acelerao pode ser determinado de maneira aproximada pelo conjugado mdio de acelerao.

O conjugado mdio de acelerao obtm-se a partir da diferena entre o conjugado do motor e o conjugado da carga. Seu valor deveria ser calculado para cada intervalo de rotao (a somatria dos intervalos forneceria o tempo total de acelerao). Porm, na prtica, suficiente que se calcule graficamente o conjugado mdio, isto , a diferena entre a mdia do conjugado do motor e a mdia do conjugado da carga. Essa mdia pode ser obtida, graficamente, bastando que se observe que a soma das reas A1 e A2 seja igual a rea A3 e que a rea B1 seja igual a rea B2 ( ver figura abaixo).

Regime de partida
Devido ao valor elevado da corrente de partida dos motores de induo, o tempo gasto na acelerao de cargas de inrcia aprecivel resulta na elevao rpida da temperatura do motor. Se o intervalo entre partidas sucessivas for muito reduzido, isto levar a uma acelerao de temperatura excessiva nos enrolamentos, danificando-os ou reduzindo a sua vida til. A norma NBR 7094 estabelece um regime de partida mnimo que os motores devem ser capazes de realizar: a) Duas partidas sucessivas, sendo a primeira feita com o motor frio, isto , com seus enrolamentos temperatura ambiente e a segunda logo a seguir, porm, aps o motor ter desacelerado at o repouso. b) Uma partida com o motor quente, ou seja, com os enrolamentos temperatura de regime. A primeira condio simula o caso em que a primeira partida do motor malograda, por exemplo, pelo desligamento da proteo, permitindo-se uma segunda tentativa logo a seguir. A segunda condio simula o caso de um desligamento acidental do motor em funcionamento normal, por exemplo, por falta de energia na rede, permitindo-se retomar o funcionamento logo aps o restabelecimento da energia. Como o aquecimento durante a partida depende da inrcia das partes girantes da carga acionada, a norma estabelece os valores mximos de inrcia da carga para os quais o motor deve ser capaz de cumprir as condies acima. Os valores fixados para motores de 2, 4, 6 e 8 plos esto indicados na tabela abaixo.

Corrente de rotor bloqueado - Valores mximos normalizados


Os limites mximos da corrente com rotor bloqueado, em funo da potncia nominal do motor e vlidos para qualquer nmeros de plos, esto indicados na tabela abaixo, expressos em termos da potncia aparente absorvida com rotor bloqueado em relao potncia nominal, kVA/cv ou kVA/kW.

You might also like