You are on page 1of 9

ESCOLA MUNICIPAL DE ENS.

FUNDAMENTAL CORONEL JOO PINHEIRO


ALUNO: _______________________________________________________________________N_______ DIRETOR(a): __________________________________________ DISCIPLINA: ________________________ SRIE: _____________________________ TURMA: ___________________ TURNO: __________________ PROFESSOR: __________________________________________________DATA: _____________________

FUTSAL
O surgimento da Confederao Brasileira de Futebol de Salo (CBFS) deu-se em 1979 quando os esportes brasileiros sofreram

transformaes radicais j reclamadas h algum tempo, a mais importante foi o desaparecimento da Confederao Brasileira de Desportos, responsvel pelo futebol e vrias outras modalidades que no tinham Entidades Nacionais organizadas e dependiam da CBD.

Assim, no dia 15 de Junho de 1979, no Rio de Janeiro, foi oficialmente fundada a Confederao Brasileira de Futebol de Salo, sendo os seguintes os estados fundadores: Cear, Rio de Janeiro, So Paulo, Esprito Santo, Sergipe, Amazonas, Pernambuco, Maranho, Bahia, Paraba, Mato Grosso, Braslia, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amap, Alagoas e Gois.

No dia 27 de agosto do mesmo ano foi eleita e empossada a primeira Diretoria da CBFS, tendo como presidente o Dr. Acio de Borba Vasconcelos. Na ocasio, Fortaleza, capital do Estado do Cear, foi escolhida oficialmente como sede da nova Entidade. A dimenso internacional do futsal iniciou-se desde a criao, no Brasil, da Federao Internacional de Futebol de Salo - FIFUSA - em 1971, com sede em So Paulo. Seu objetivo era desenvolver e dirigir, com exclusividade, o Futebol de Salo Mundial. Hoje o futsal brasileiro, j esta disseminado e espalhado pelos 5 (cinco) continentes. Ademais, a humanizao e agilizao das regras do futsal, hoje adotadas, propiciou sua consolidao, com milhares de adeptos em todos os recantos do mundo. Saliente-se, por oportuno, que os rigores e a extenso das temporadas invernosas nos continentes europeu, asitico e ocenico contribuem, grandemente para que o futsal constitua-se na grande opo desportiva dos ginsios e quadras cobertas.

Em 1989 a FIFA homologou a superviso do futsal mediante extino da FIFUSA e a criao de sua Comisso de Futsal. A FIFA quem organiza os Campeonatos Mundiais hoje. Por ser o futsal largamente praticado em, pelo menos, cem (100) pases, nos cinco (5) continentes, j satisfaz as exigncias do Comit internacional para ser reconhecido como esporte olmpico. Acredita-se que falta muito pouco para que o Futsal - nascido e desenvolvido no Brasil - seja admitido nas Olimpadas. As potencialidades - como lazer e como desporto de rendimento - aliados ao seu nvel tcnico de representatividade, sua importncia scio-cultural, sua difuso interna e externa e aos inmeros ttulos j conquistados pelo Brasil em competies internacionais, impem um apoio incondicional e prioritrio ao futsal, por ser uma modalidade desportiva de razes essencialmente brasileiras, que atende s preferncias individuais e sociais da
2

populao brasileira, e, se espraia, indomada e irreversivelmente, por todos os recantos do mundo. FUNDAMENTOS FUTSAL Domnio

Domnio habilidade

a de a

recepcionar bola. O objetivo de recepcion-la partes do corpo.

com as diversas

Controle Controlar a bola diferente de domin-la. Enquanto esta ao trata-se da recepo da bola, aquela se refere a mant-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deix-la cair ao cho.

Controlar a bola diferente de domin-la. Enquanto esta ao trata-se da recepo da bola, aquela se refere a mant-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deix-la cair ao cho.

Conduo

A conduo quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra bsica: a bola deve estar prxima do condutor. Essa conduo pode ser feita em linha reta ou em ziguezague, outra maneira para se conduzir pode ser com a parte interna ou externa do p.

Chute O chute surge quando do contato com a bola em direo meta adversria ou para afastar o perigo de um ataque adversrio. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo, chute sempre a mesma coisa, o que muda o objetivo. Quais seriam as possveis trajetrias de chute? Rasteira, meia-altura e alta. Quais seriam os tipos, as maneiras de chutar? Com o dorso ou de peito de p, de bate-pronto ou semi-voleio, de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura. Cabeceio H exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetrias, isto , pode ser em linha reta, para o alto ou em direo ao cho. Passe O passe s acontece quando h duas pessoas. Passa-se quando um algum envia a bola para um outro algum. Em geral passa-se a bola com os ps, mas tambm pode sair um passe com a cabea, com o peito, a coxa ou ombro.

O passe classificado quanto distncia, trajetria (altura), execuo (parte do corpo), ao espao de jogo (quadra) e habilidade. Distncia: Curto - at 4 metros; Mdio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros. Trajetria: Rasteiro, meia altura, parablico. Execuo: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso. Espao de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo. Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabea, calcanhar, ombro, parablico ou cavado.

Drible no futsal O drible feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversrio. Esse "passar pelo adversrio" exigir, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudana de direo, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa certa: o que dificulta a habilidade de marcar a perda do equilbrio. Logo, o drible eficaz aquele que provoca no outro o desequilbrio. Finta no futsal Finta, ao contrrio do drible, realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obt-la. O professor que ensina a fintar tem o objetivo de levar o atleta a enganar o seu adversrio para receber a bola. Marcao no futsal Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma ou tirando-a; tambm objetiva impedir que o adversrio receba a bola, passe ou chute. Antecipao Antecipa-se quando se toma frente do adversrio. classificada a em ofensiva e defensiva.
5

A antecipao pode ser

Proteo de Bola no futsal Proteger significa manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversrio. Porm, no se trata de drible. Tcnica para proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar a fim de realizar o desarme. A oposio deve ser feita com o tronco e o brao. Habilidade do Goleiro no futsal Habilidades do goleiro: pegada, reposio, lanamento, defesas altas, defesas baixas, sadas de gol, jogo de quadra.

Novas regras do futsal: fique por dentro das mudanas


As regras do futsal sofreram novas mudanas, que j so vlidas para todas as competies da atual temporada. As alteraes foram aprovadas pela comisso de arbitragem para futsal da FIFA em setembro de 2010, mas entraram em vigor no ms de janeiro deste ano. Segundo o presidente da Liga Juizforana de Futebol de Salo (LJFS), Adilson Mattos, que participou no final de janeiro, em Florianpolis, do Congresso Nacional de Arbitragem da Confederao Brasileira de Futebol de Salo (CBFS), o objetivo tornar a regra do futsal uma regra mundial, j que existem pases que usam suas prprias regras, o que tem impedido a modalidade de se tornar um esporte olmpico. Assim, todos os pases que adotam a regra FIFA vo passar pelas mudanas. A lista de mudanas ampla cerca de 90 e as principais alteraes esto ligadas a atuao dos goleiros. So vrias novidades na regra. A primeira envolve a participao dos goleiros no jogo, o que, na nossa avaliao, foi maior mudana. Primeiramente, independe se goleiro linha ou se goleiro. Se ele cobrou arremesso de meta, s vai poder tocar com o p se a bola tocar antes no adversrio. Com a bola em jogo, depois de defesa, se o goleiro passar para o companheiro, s poder tocar na bola se ela estiver no ataque. Se o goleiro cobrar lateral, ele s pode receber o passe em seu campo uma nica vez. Caso qualquer uma dessas situaes seja descumprida, ser marcado tiro livre indireto contra a equipe, explicou Mattos. O diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Fisch de Figueiredo, afirmou, no site da entidade, que as mudanas em relao atuao do goleiro tm como objetivo evitar que os times usem a estratgia para, na expresso do futsal, cozinhar o jogo. No ter

mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso, mudaram a regra, disse o dirigente. Outra novidade est relacionada cronometragem do tempo de jogo. Se quando a mesa encerrar a partida j tiver sido desferido um chute, o rbitro ter que esperar a definio do lance, com seus possveis desdobramentos. Na cobrana de lateral, a bola poder ficar at 25 cm para fora da quadra. No tiro de incio ou reincio, s valer o gol se a bola tocar em outro atleta. Tambm foi criada uma rea tcnica para os treinadores, o que no existia anteriormente. As mudanas tambm afetam os rbitros, que no podero usar jias nem relgios. As regras j foram testadas em competies internacionais que foram realizadas a partir de setembro do ano passado, como 6 Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sulamericano Sub-20 e o I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Os amistosos da Seleo Brasileira tambm foram na nova regra.

QUADRA DE FUTSAL

ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUNDAMENTAL CORONEL JOO PINHEIRO


ALUNO: _______________________________________________________________________N_______ DIRETOR(a): __________________________________________ DISCIPLINA: ________________________ 8

SRIE: _____________________________ TURMA: ___________________ TURNO: __________________ PROFESSOR: __________________________________________________DATA: _____________________

ATIVIDADE AVALIATIVA III BIMESTRE (4,0 PONTOS) 1) A Confederao Brasileira de Futsal, foi oficialmente fundada em: 15 de maio de 1979, no Rio de Janeiro; 15 de junho de 1979, no Rio de Janeiro; 15 de Julho de 1979, em So Paulo; 15 de Setembro de 1979, em So Paulo; 2) Os campeonatos mundiais de futsal hoje so organizados pela:
a. b. c. d.

FIFUSA; CBF; FIFA; FIVB; 3) No Futsal domnio :


a. b. c. d.

Habilidade de controlar a bola no p; Conduo da bola na quadra; Chute direto em direo a rea adversria; Habilidade de recepcionar a bola; 4) Fazem parte dos fundamentos do futsal:
a. b. c. d.

Domnio, controle, chute; Controle, arremesso e cabeceio Domino, cabeceio e saque; Domnio, controle e saque; 5) O surgimento da confederao brasileira de futsal, CBFs deu-se em:
a. b. c. d. a. b. c. d.

1979; 1989; 1969; 1999;

You might also like