You are on page 1of 3

A HIPTESE DE OPARIN E HALDANE

As extremadas condies reinantes na Terra primitiva.

Em 1920, os cientistas Oparin e Haldane, desenvolvendo paralelamente trabalhos correlacionados, propuseram a hiptese sobre o surgimento da vida na Terra. A pesar das diferenas, em sntese, concordavam que esse fenmeno teria iniciado a partir de molculas orgnicas presentes na atmosfera primitiva, posteriormente percoladas ao oceano, combinando-se a substncias inorgnicas. Segundo eles, ocorriam na Terra primitiva, intensos processos vulcnicos, emitindo grande quantidade de gases (molculas): metano CH 4, amnia NH3, gs hidrognio H2 e gua H2O. Suspensos na atmosfera, por ao da fora gravitacional, aumentavam proporcionalmente a concentrao, conforme as freqentes erupes que ocorriam. Acredita-se que o ambiente era bastante redutor, conseqente da inexistncia ou baixa concentrao do gs oxignio (O 2). Na poca, aps as constantes oscilaes trmicas, passou a Terra por estgio de resfriamento ocasionando as precipitaes (chuvas), acumulando gua nas depresses da crosta terrestre, surgindo os quentes e rasos mares primitivos. A atmosfera do planeta, desprovida de camada de oznio (O 3), era constantemente bombardeada com radiao ultravioleta (UV) e descargas eltricas. Essas condies intempestivas propiciaram agitao e energia suficiente para as molculas suspensas, iniciarem arranjos mais complexos. Pela ao da chuva, as molculas orgnicas eram ento arrastadas para os mares, que pela ao do tempo, transformou-se em uma imensa sopa nutritiva, rica em compostos orgnicos, eventualmente formando os coacervados (juno de molculas circundadas por gua). Os coacervados, sistemas semi-isolados, alm das reaes qumicas em seus interiores, intercambiavam substncias com o meio. A hiptese de Oparin e Haldane equipou o surgimento de sistemas semelhantes aos coacervados, evolutivamente mais elaborados, provavelmente constitudos por lipdios, protenas e cido nuclico.

Experincia de Urey-Miller

A experincia de Urey-Miller foi uma experincia concebida para testar a hiptese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida.

Reproduo da experincia de Urey-Miller. Segundo esta hiptese, as condies na Terra primitiva favoreciam a ocorrncia de reaes qumicas que transformavam compostos inorgnicos em compostos orgnicos precursores da vida. Em 1953, Stanley L. Miller e Harold C. Urey da Universidade de Chicago realizaram uma experincia para testar a hiptese de Oparin e Haldane que ficou conhecida pelos nomes dos cientistas. Esta experincia tornou-se na experincia clssica sobre a origem da vida. A experincia de Miller consistiu basicamente em simular as condies da Terra primitiva. Para isto criou um sistema fechado, onde inseriu os principais gases atmosfricos, tais como gs carbnico, oxignio, metano, alm de gua. Atravs de descargas eltricas, e ciclos de aquecimento e condensao de gua, obteve aps algum tempo, diversas molculas orgnicas. Deste modo, conseguiu demonstrar experimentalmente, que nas condies primitivas da Terra, seria possvel aparecerem molculas orgnicas atravs de reaes qumicas na atmosfera. Estas molculas orgnicas so indispensveis para o surgimento da vida.

Hiptese Oparin-Haldane ou Hiptese Heterotrfica


Segundo Oparin, em ambiente aquoso, compostos orgnicos teriam sofrido reaes que iam levando a nveis crescentes de complexidade molecular, eventualmente formando agregados colides, ou coacervados. Esses coacervados seriam aptos a se "alimentar" rudimentarmente de outros compostos orgnicos presentes no ambiente, de forma similar a um metabolismo primitivo. Os coacervados no eram ainda organismos vivos, mas ao se formarem em enormes quantidades, e se chocarem no meio aquoso durante um tempo muito longo, eventualmente atingiriam um nvel de organizao que desse a propriedade de replicao. Surgiria a uma forma de vida extremamente primitiva. Haldane supunha que os oceanos primordiais funcionassem como um imenso laboratrio qumico, alimentado por energia solar. Na atmosfera, os gases e a radiao UV originariam compostos orgnicos, e no mar formaria-se ento uma sopa quente de enormes quantidades de monmeros e polmeros. Grupos desses monmeros e polmeros adquiririam membranas lipdicas, e desenvolvimentos posteriores eventualmente levariam s primeiras clulas vivas. Estavam ao menos parcialmente corretos, quanto a origem de aminocidos e outros tijolos bsicos da vida, como comprovou-se com o experimento de Urey-Miller, em 1953, que simulava essas condies atmosfricas, e o de Juan Or em 1961. Os experimentos foram repetidos com diversas atmosfricas hipotticas, sempre obtendo resultados similares. Posteriormente, Sidney Fox levou o experimento um passo adiante fazendo que esses tijolos bsicos da vida se unissem em proteinides - molculas polipeptidicas similares a protenas - por simples aquecimento. No trabalho seguinte com esses aminocidos e pequenos peptdeos foi descoberto que eles podiam formar membranas esfricas fechadas, chamadas de microesferas. Fox as descreveu como formaes de protoclulas, acreditando que fossem um passo intermedirio importante na origem da vida. As microesferas tinham dentro de seu envoltrio um meio aquoso, que mostrava movimento similar a ciclose. Eram capazes de absorver outras molculas presentes no seu ambiente; podiam formar estruturas maiores fundindo-se umas com as outras, e em certas situaes, destacavam-se protuberncias minsculas de sua superfcie, que podiam se separar e crescer individualmente. As pesquisas nesse sentido no pararam por a, sendo ainda muito importantes os experimentos e hipteses levantadas por nomes como Manfred Eigen, Sol Spiegelman, Thomas Gold, A. G. Cairns-Smith, e uma srie de outros trabalhos mais atuais. http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/estudo-carbono.htm

You might also like