You are on page 1of 6

Atividade Experimental

Cincias Naturais 8. Ano

A Tragdia do Prestige
L com ateno o seguinte excerto de um artigo publicado a 20 de novembro de 2002 na Siconline: Acidentes com petroleiros so grandes responsveis pela morte do planeta Todos os anos mais de trs mil milhes de litros de crude so derramados nos oceanos, seja por conta dos acidentes com petroleiros, pelas aces de manuteno, pela explorao em alto mar, entre outras fontes de poluio. Exxon Valdez e Erika so os nomes de tragdias recentes, a que se soma agora a do "Prestige". Os acidentes como o que atingiu a costa da Galiza tm efeitos devastadores na biodiversidade e no ciclo da vida no planeta.
Isabel Marques da Silva

Os recifes, as reas hmidas, as zonas de trocas de mars, as praias so algumas das zonas do ecossistema mais afectados pelas mars negras, com a morte de espcies de fauna e flora. No caso do "Prestige", o acidente ocorreu na chamada Zona Hmida de Importncia Internacional, segundo a Conveno de Ramsar. Este tratado especifica formas de cooperao internacional para a conservao destas zonas, consideradas raras e muito significativas para conservar a diversidade biolgica. 1.Com base na informao fornecida no texto, refere qual a pior consequncia dos acidentes com petroleiros.

1 Atividade Experimental: Luminosidade e Oxignio


Luminosidade Material: 2 Gobels gua leo com chocolate

Procedimento Experimental: 1 Coloca gua em dois gobels. 2 Adiciona chocolate com leo a um dos gobels. 3 Observa o que acontece luminosidade da gua.

Interpretao dos resultados: 1. Considerando esta atividade, explica porque motivo alguns organismos como as plantas, so afetados pelo derrame de petrleo.

Oxignio Material: 2 Tubos de ensaio 4 Caracis gua leo Suporte para tubos de ensaio

Procedimento Experimental: 1 Coloca gua e dois caracis em cada tubo de ensaio. 2 Coloca leo num dos tubos de ensaio, de modo a que este cubra toda a superfcie da gua. 3 Observa o que acontece aos caracis em cada um dos tubos.

Interpretao dos resultados: 1. Como explicas os resultados obtidos? 2. Considerando esta atividade, explica como o derrame de petrleo pode levar morte dos organismos.

2 Atividade Experimental: As propriedades isolantes das penas


Material: Penas Esguicho com gua Gobel leo

Procedimento Experimental: 1 Borrifa uma pena com um esguicho. 2 Observa os resultados. 3 Coloca leo num gobel. 4 Mergulha a pena em leo. 5 Volta a borrifar a pena com gua. 6 Observa os resultados.

Interpretao dos resultados: 1. O que acontece quando se borrifa a pena com gua? 2. Depois de colocar o leo, o que acontece quando se borrifa a pena com gua? 3. Tendo em conta esta atividade, explica porque razo as aves morrem de frio quando as suas penas apresentam manchas de petrleo.

3 Atividade Experimental - Viscosidade do Petrleo e capacidade de infiltrao


na areia Material: 2 tinas de vidro 1 gobel Areia grossa Areia fina leo Chocolate leo Agua salgada com

Procedimento Experimental: 1 Enche dois recipientes, um com areia grossa e outro com areia fina. 2 Com o dedo, pressiona cada um dos terrenos em quatro pontos, para obteres quatro depresses por recipiente. 3 Verte para cada uma das reas assim obtidas, uma das seguintes substncias: - leo - leo misturado com gua salgada - Chocolate com leo 4 Observa e compara as diferentes velocidades de infiltrao dos fluidos. - Chocolate com leo misturado com gua salgada

Interpretao dos resultados: 1. Qual dos fluidos usados (leo ou chocolate com leo) se infiltra mais rapidamente? 2. Porque que a velocidade de infiltrao maior num recipiente do que no outro? 3. O que acontece quando os fluidos so misturados com gua salgada? 4. Considerando que o petrleo do Prestige tem uma viscosidade elevada, explica em que medida os seus efeitos poderiam ser ainda mais graves. 5. Tendo em conta os resultados da atividade, explica porque motivo o petrleo tem um efeito devastador e persiste durante muito tempo.

4 Atividade Experimental: A ao do vento


Material: Tina Areia gua salgada leo Secador de cabelo

Procedimento Experimental: 1 Coloca num recipiente transparente um monte de areia compactado. 2 Enche um gobel com gua salgada 3 Entornar lentamente o lquido no recipiente 4 Colocar um pouco de leo. 5 Com um secador de cabelo simula a ao do vento, segundo vrias direces. 6 Observa os resultados.

Interpretao dos resultados: 1. Tendo em conta esta actividade, coloca uma hiptese para o facto do crude do Prestige no ter atingido a costa portuguesa.

5 Atividade experimental: Petrleo e Temperatura


Material: 3 gobels gua Chocolate leo com

Procedimento Experimental: 1 Mistura chocolate com leo, com gua a diferentes temperaturas (gua mantida no frigorfico, gua temperatura ambiente, gua aquecida) 2 Observa o movimento das partculas que ficam em suspenso. Interpretao dos resultados: 1. Tendo em conta esta actividade e considerando que a grande profundidade, a temperatura da gua mais baixa, coloca uma hiptese sobre o que acontecer ao crude do Prestige.

6 Atividade Experimental: Combater o desastre


Material: 2 Gobels leo gua Guardanapos Detergente da loia

Procedimento Experimental: 1 Coloca gua nos gobels. 2 Junta um pouco de leo em cada gobel.

3 Coloca um guardanapo de papel sobre o leo em gua num dos gobels e observa os resultados. 4 Coloca detergente da loia no outro gobel e observa os resultados.

Interpretao dos resultados: 1. Qual dos mtodos usados actua mais rapidamente? 2. Existem agentes fsicos com a mesma aco do guardanapo de papel nesta atividade experimental. Essas substncias podem ser usadas para combater os efeitos do derramamento de petrleo. Qual a principal vantagem e desvantagem destes agentes? 3. Para combater o derramamento do petrleo podem ser usados dispersantes qumicos semelhantes ao detergente da loia. Quais as vantagens e desvantagens da utilizao desses dispersantes?

Discusso Geral
Completa as informaes relativas s atividades que realizadas, na tabela seguinte.

Atividades 1

Observaes

Concluses

1. Que factores esto relacionados com a disperso do petrleo. 2. De que modo, o petrleo pode provocar a morte dos organismos, perturbando o equilbrio dos ecossistemas.

Atividades

Observaes

Concluses

1. 1 2.

O chocolate com leo diminui a luminosidade da gua

1.

O petrleo, atravs da diminuio da luminosidade da gua provoca a morte das plantas O petrleo atravs da diminuio do oxignio na gua provoca a morte dos animais O petrleo leva morte pelo frio de aves e animais porque estes perdem as propriedades isolantes das suas penas e plos.

O chocolate com leo diminui a quantidade 2. de oxignio dissolvido na gua

1. 2

A pena perde impermeabilidade devido ao 1. leo 1.

O petrleo tem capacidade de se infiltrar no substrato, pelo que pode persistir neste muito tempo.

1.

Os fluidos tm capacidade para se infiltrar no substrato. 2. O seu efeito ser mais devastador se for menos viscoso, porque se infiltra mais depressa. espaos existirem entre os gros de 3. substrato mais aquele se infiltra. por envenenamento e asfixia. O petrleo provoca a morte dos organismos que vivem na areia

2.

Quanto menos viscoso o fluido e mais

A disperso do leo depende da direco e O crude do Prestige no atingiu a costa portuguesa devido aco 4 intensidade do vento. do vento.

As partculas em suspenso de chocolate com O petrleo do Prestige, como se encontra na gua a temperaturas 5 leo movem-se rapidamente na gua quente e muito baixas, provavelmente ter pouca capacidade para se quase no se movem na gua fria. dispersar. 1. Existem vrios processos para combater o derrame de petrleo. Todos estes processos tm vantagens e limitaes. 2. A principal vantagem dos agentes fsicos constiturem um mtodo limpo de combate ao derramamento de petrleo, porque no se est a misturar nenhuma substncia na gua. A principal desvantagem ser um mtodo cuja aco lenta. 1. 6 2. O detergente dispersa o leo provocando a desvantagem causarem poluio porque o seu uso implica sua rpida dissoluo na gua. introduzir uma substncia estranha ao ecossistema, no constituem um mtodo neutro. Outra desvantagem o facto da sua aco consistir na disperso e no na remoo do petrleo. 4. Outros processos para combater o derrame so: incendiar o derrame, sistemas de conteno e absoro mecnicos, barreiras e aspiradores. O guardanapo absorve o leo, retirando-o 3. lentamente da gua no combate ao derramamento de petrleo. A principal A principal vantagem dos dispersantes a sua rapidez e eficcia

You might also like