You are on page 1of 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS - RS

140 - Psiclogo

Instrues Gerais
Caro Candidato:

TARDE

Leia com ateno e cumpra rigorosamente as seguintes instrues. Elas so parte da prova e das normas que regem este Concurso Pblico. 1. Este Caderno de Provas contm 40 questes objetivas a serem respondidas. Recebido da fiscalizao da sala, voc deve conferi-lo, verificando se est completo. Caso contrrio, deve solicitar a sua substituio. 2. O Caderno de Provas pode ser usado livremente para fazer rascunhos (clculos, desenhos etc.), a fim de concluir pelas respostas s questes formuladas. 3. O tempo de durao total das provas ser de 3 (trs) horas , includa a leitura das instrues e o preenchimento dos cartes de leitura ptica (cartes de respostas). 4. No ser permitida a sada definitiva do candidato da sala antes de transcorrida uma (1) hora do incio da prova. 5. Cada questo oferece 5 alternativas de resposta representadas pelas letras a, b, c, d e e, sendo somente uma correspondente resposta correta . 6. Iniciada a prova, vedado formular perguntas, pois o entendimento das questes parte integrante da mesma. 7. No permitido comunicar-se com outro candidato ou socorrer-se de consultas a livros, anotaes, agendas eletrnicas, gravadores, usar mquina calculadora, telefone celular e/ou similares ou qualquer instrumento receptor/transmissor de mensagens. 8. No CARTO DE LEITURA PTICA PERSONALIZADO (CARTO DE RESPOSTAS), voc deve preencher totalmente apenas uma alternativa (a, b, c, d, e) de cada questo, com caneta de ponta grossa azul ou preta, suficientemente pressionada, conforme o exemplo:

95 96 97

A A A B B

D D

E E

9. Ao final da prova, voc deve devolver fiscalizao da sala o CARTO DE RESPOSTAS devidamente assinado no verso, sem amass-lo ou dobr-lo, porquanto ele insubstituvel.

10.

importante que o candidato na devoluo do seu Carto de Respostas, ao final da sua Prova, assine a Listagem que atestar a entrega do mesmo.

11. O Caderno de Provas poder ser entregue aos candidatos desde que os interessados em receb-lo permaneam na sala, at 2 (duas) horas aps o incio das provas. 12. A questo no assinalada ou assinalada com mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada, ou que vier com outra assinalao que no a prevista no item 8, nula. 13. Os dois ltimos candidatos devero permanecer na sala at a entrega da prova pelo ltimo candidato. 14. O Gabarito Oficial ser divulgado at 5 dias teis aps a realizao desta prova objetiva, nos sites www.pelotas.com.br e www.conesul.org. BOA PROVA!

Portugus
INSTRUO: AS QUESTES DE 01 A 10 REFEREMSE AO TEXTO A SEGUIR. A PTRIA (S) DE CHUTEIRAS1 (Adaptado) Para a imensa maioria, o futebol o nico motivo para o exerccio de seu sentimento, digamos, patritico. ________, num pas onde existe pouco do que se orgulhar. Assim, a cada quatro anos o brasileiro se veste de verde-amarelo e incorpora aquele sentimento que deveria ser permanente. At a tudo bem. J que no temos do que nos orgulhar em outros campos mais importantes como os da tecnologia, das cincias, da educao, dos indicadores sociais, da poltica, que nos orgulhemos ao menos do nosso futebol. O problema comea quando este sentimento se _______ e extrapola os limites do razovel, e/ou passa a ser manipulado por outros interesses que no o esportivo. Por fora de interesses comerciais gigantescos e pela atuao de uma mdia que supervaloriza o espetculo, tratando-o como o acontecimento mais importante do planeta, o pas perde o senso do razovel, e durante cerca de um ms levado a uma espcie de catarse coletiva, onde nada mais parece importar a no ser a conquista do caneco. A se acreditar no que a mdia insistiu em fazer crer, adversrios como Austrlia e Japo, em tudo e por tudo superiores ao Brasil, no passariam de pases de quinta categoria pelo simples fato de seus jogadores coitados! - no terem a mesma habilidade de nossos craques com a bola nos ps. Eu trocaria toda a nossa magnificncia futebolstica pela metade do desenvolvimento tcnico, cientfico, e social destes pases. (...) Em tempo, mergulhados nesta onda _____ que insistiu em vender a imagem de um pas nota dez em matria de futebol, mal paramos para pensar que no bem assim. Idntico aos demais setores, o futebol brasileiro no aquilo que muitos querem fazer crer. O que somos, na verdade, grande exportador de craques, que fazem a alegria dos torcedores de clubes espanhis, italianos, alemes e franceses. Mas o futebol brasileiro nossos clubes, nossos campeonatos to pobre, medocre e ineficiente quanto a nossa educao, a nossa sade, a nossa tecnologia, e por a vai.
Disponvel em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/ 07/357124.shtml . Acesso em: 21 abr. 2008.

2.

Analise as afirmaes sobre o emprego dos nexos. I. No trecho num pas onde existe pouco do que se orgulhar, o nexo est corretamente empregado e poderia ser substitudo, sem prejuzo para o significado do perodo ou para a estrutura sinttica, por em que. II. No trecho onde nada mais parece importar a no ser a conquista do caneco, o nexo destacado est indevidamente empregado, uma vez que o seu referente uma espcie de catarse coletiva, que no indica lugar. III. O nexo que inicia o ltimo perodo do primeiro pargrafo indica causa. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) e) Apenas a I. Apenas a II. Apenas a III. Apenas a I e a II. I, II e III.

3.

O nexo destacado em que nos orgulhemos ao menos do nosso futebol poderia ser corretamente substitudo por a) b) c) d) e) ento. embora. todavia. porquanto. conquanto.

4.

Assinale a alternativa que apresente pontuao no prescrita pela norma culta. a) o futebol o nico motivo para o exerccio de seu sentimento, digamos, patritico. b) A se acreditar no que a mdia insistiu em fazer crer, adversrios como Austrlia e Japo, em tudo e por tudo superiores ao Brasil, no passariam de pases de quinta categoria pelo simples fato de seus jogadores coitados! - no terem a mesma habilidade de nossos craques com a bola nos ps. c) Eu trocaria toda a nossa magnificncia futebolstica pela metade do desenvolvimento tcnico, cientfico, e social destes pases. d) Idntico aos demais setores, o futebol brasileiro no aquilo que muitos querem fazer crer. e) O que somos, na verdade, grande exportador de craques, que fazem a alegria dos torcedores de clubes espanhis, italianos, alemes e franceses.

5.

Texto escrito depois da derrota do Brasil para a Frana na Copa do Mundo de 2006. 1. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto. a) b) c) d) e) compreensivo exacerba ilusria compreensvel exacerba ilusionista compreensivo ezacerba ilusionista compreensvel exaserba ilusria compreensivo exaerba ilusria

O uso do futuro do pretrito nos dois ltimos perodos do segundo pargrafo passariam e trocaria indica um(a) ________ do autor em relao aos fatos discutidos no pargrafo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. a) b) c) d) e) hiptese. certeza. dvida. exagero. indeciso. 140 - Psiclogo

6.

Ao empregar a palavra coitados, no segundo pargrafo, o autor a) demonstra que tem pena dos jogadores que no so craques. b) critica a exaltao aos nossos jogadores feita pela mdia. c) critica a forma como Japo e Austrlia tratam de seus craques. d) lamenta que o Brasil no tenha o mesmo desenvolvimento tcnico da pases como Japo e Austrlia. e) sugere que o Brasil no tem craques assim to famosos.

Legislao
11. Uma vez satisfeitas as condies legais para investidura em cargo pblico, conforme Regime Jurdico dos Funcionrios Pblicos de Pelotas, a posse dever verificar-se no prazo de ________ dias, contados do ato de publicao. Se a posse no ocorrer dentro do prazo previsto, o ato de nomeao ficar, automaticamente, considerado ___________. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. a) b) c) d) e) 10 (dez) prorrogado por igual perodo. 15 (quinze) sem efeito. 20 (vinte) sem efeito. 30 (trinta) empossado. 45 (quarenta e cinco) como desistncia.

7.

Idntico, no segundo perodo do ltimo pargrafo, refere-se a a) b) c) d) e) pas. aquilo. futebol brasileiro. exportador. desenvolvimento tcnico.

12. a elevao de funcionrio do cargo de sua classe, pelo critrio do merecimento, para o de classe de nvel de vencimento mais elevado. Esta alterao de nvel de classe chamada de a) b) c) d) e) aproveitamento. reverso. promoo. acesso. realocao.

8.

Em qual das alternativas o verbo destacado no tem a mesma predicao dos demais? a) e incorpora aquele sentimento que deveria ser permanente. b) e pela atuao de uma mdia que supervaloriza o espetculo c) o pas perde o senso do razovel d) que nos orgulhemos ao menos do nosso futebol. e) e extrapola os limites do razovel

13. Analise as afirmaes sobre licena para tratar de interesses particulares, pelos funcionrios estveis do Municpio de Pelotas. I. O requerente aguardar, em exerccio, a concesso da licena, sob pena de demisso por abandono do cargo. II. O incio da licena ocorrer logo aps a concesso, sem nenhuma restrio. III. Terminada a licena, o funcionrio reassumir imediatamente o exerccio, sempre que possvel, no mesmo setor em que anteriormente trabalhava. IV. O funcionrio estvel poder obter licena, sem direito a vencimento, para tratar de assuntos particulares pelo prazo mximo de 1 (um) ano. Quais esto corretas? a) b) c) d) e) Apenas a I e II. Apenas a I e III. Apenas a II e III. Apenas a III e IV. Apenas a II e a IV.

9.

No trecho mal paramos para pensar que no bem assim, a palavra destacada refere-se a a) grande exportador de craques. b) alegria de torcedores de clubes espanhis, italianos, alemes e franceses. c) futebol brasileiro. d) um pas nota dez em matria de futebol. e) conquista do caneco.

10. Assinale a nica afirmativa que no tem relao com os argumentos utilizados no texto. a) O Brasil exporta muitos craques do futebol. b) A mdia supervaloriza nosso futebol e nossos craques. c) Os brasileiros no devem exaltar o futebol apenas. d) O futebol brasileiro tambm apresenta problemas. e) No Brasil, interesses comerciais transformam a Copa do Mundo no acontecimento mais importante do planeta.

14. Segundo a Constituio Brasileira, em seu captulo VII do ttulo III, qual o prazo de validade de um Concurso Pblico? a) b) c) d) e) Trs anos, renovvel indefinidamente. Dois anos, renovvel por mais dois. Um ano, renovvel por mais trs. Dois anos, renovvel por mais quatro. Um ano , renovvel por mais um.

140 - Psiclogo

15. Considera-se infrao disciplinar o ato praticado pelo funcionrio com violao dos deveres e das proibies decorrentes do cargo que exerce, e sujeito a penas disciplinares. A pena de demisso ser aplicada, exceto nos casos de a) desobedincia e falta de cumprimento dos deveres. b) abandono de cargo. c) revelao de segredo de que tenha conhecimento em razo de suas funes. d) acumulao proibida. e) insubordinao grave em servio. 16. A Constituio Federal, em seu artigo 40, veda a adoo de requisitos e critrios diferenciados para concesso de benefcio de aposentadoria para os servidores pblicos, a no ser em casos previstos em lei. Analise os seguintes itens: I. portadores de deficincia. II. servidores que exeram atividades de risco. III. servidores que sejam filiados a partidos polticos. Qual(is) dos itens anteriores se encaixa(m) nas excees previstas na lei acima? a) b) c) d) e) Apenas o I. Apenas o I e o II. Apenas o II e o III. Apenas o I e o III. I, II e III.

19. Analise as seguintes situaes para um servidor pblico estvel perder seu cargo. I. em virtude de sentena judicial transitada em julgado. II. em virtude de demisso sumria determinada por sua chefia. III. mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. Qual(is) das situaes est(o) de acordo com o disposto no artigo 41, pargrafo 3da Constituio Federal? a) b) c) d) e) Apenas a II. Apenas a I e a II. Apenas a I e a III. Apenas a II e a III. I, II e III.

20. Um funcionrio da Prefeitura deve afastar-se, por quarenta dias, de suas funes para realizar um curso na Universidade Federal de Pelotas. O referido funcionrio solicita a concesso de Ajuda de Custo para fazer frente s despesas que ter com o citado curso. O Departamento Administrativo opina pelo indeferimento do benefcio, com base na legislao vigente. Qual o dispositivo legal apontado pelo Departamento ? a) Afastamento para cursos no faz jus Ajuda de Custo. b) O curso no ser efetuado fora do municpio. c) O curso ser realizado em Unidade Federal de Ensino. d) A concesso de dirias seria a forma legal de auxiliar o funcionrio. e) O funcionrio no ter despesas extras de alimentao e transporte, no se justificando nenhum auxlio.

17. Depois de quanto tempo de exerccio efetivo sero estveis os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico? a) b) c) d) e) Um ano. Dois anos. Trs anos. Quatro anos. Cinco anos.

Conhecimentos Especficos
21. De acordo com a Resoluo N 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia, a respeito do Sistema de Avaliao de Testes Psicolgicos (SATEPSI), esto com pareceres favorveis a sua utilizao os seguintes testes: a) Rorschach, Bender (Kopitz),Colmbia - CMMS (Escala de Maturidade Mental Colmbie TATE. b) Zulliger, Entrevista Familiar Estruturada, WAIS e TAT. c) Inventrio de Estilos Parentais, Teste Gestltico Viso-Motor de Bender - Sistema de pontuao gradual (B-SPG), CAT e WISC. d) As Pirmides Coloridas de Pfister, CAT, G-36 e WAIS. e) BATERIA TSP, QUATI, Rorschach e Bateria Fatorial CEPA.

18. O que acontece com o servidor estvel quando o cargo que ele exerce extinto? a) Ele ser demitido. b) Ficar em disponibilidade, sem remunerao, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. c) Ficar em disponibilidade, com remunerao equiparada a um iniciante, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. d) Ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. e) Ele dever fazer novo concurso pblico para poder ser aproveitado em outro cargo.

140 - Psiclogo

22. O exame das funes mentais um importante recurso nas decises teraputicas e tambm no que se refere compreenso do paciente. Relacione as colunas abaixo, considerando a funo mental e sua patologia. ( ( ( ( ) aprosexia, hipoprosexia ) alexia, afasia ) hiperestesias, hipoestesias ) lentificao, desagregao

24. A respeito da entrevista, possvel afirmar que I. a dinamicidade que caracterstica das relaes humanas se faz presente na relao estabelecida entre entrevistador-entrevistado, possibilitando que fenmenos relacionais aconteam. II. independente do referencial terico que a sustente, a entrevista clnica deve estar em harmonia com o objetivo a que se prope. Isso possibilita que se definam estratgias tcnicas a serem utilizadas. III. para uma adequada conduo da entrevista, o entrevistador deve estar disponvel para o outro, auxiliando-o a sentir-se vontade e, assim, facilitando o desenvolvimento de uma aliana. IV. o entrevistador deve ser um facilitador da expresso dos motivos que levam uma pessoa a buscar ajuda, aceitando a ansiedade que possa estar presente em temas evocados durante a entrevista. Esto corretas a) b) c) d) e) apenas I, II e IV. apenas I, II e III. apenas II, III e IV. nenhuma. todas.

I. Linguagem II. Pensamento III. Ateno IV. Senso-percepo Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) II, IV, III e I II, III, I e IV III, I, IV e II IV, II, III e I III, II, IV e I

23. Piaget quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criana, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele prprio chama de fases de transio (Piaget, 1975). Sobre essas possvel afirmar que a) no estgio pr-operatrio, a criana ainda no capaz de substituir um objeto ou acontecimento por uma representao, mas esta substituio possvel, graas funo simblica. b) no estgio sensrio-motor, o beb comea a construir esquemas de ao para assimilar mentalmente o meio. As noes de espao e tempo so construdas pela ao, configurando, assim, uma inteligncia essencialmente prtica. c) no estgio operatrio-concreto, a criana desenvolve noes de tempo, espao, velocidade, ordem, casualidade, sendo ento capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de no se limitar mais a uma representao imediata, depende do mundo concreto para abstrair. d) no estgio pr-operatrio, desenvolve-se o conceito da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representao de uma ao no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformao observada. A criana passa a ser capaz de pensar logicamente, formular hipteses e buscar solues, sem depender mais s da observao da realidade. e) a representao no estgio operatrio formal permite criana uma abstrao total, porm, limitando-se mais representao imediata e s relaes previamente existentes.

25. Em um processo Psicodiagnstico, organiza-se a bateria de testes levando em considerao fatores como: idade, nvel sociocultural, comprometimentos permanentes ou temporrios (de ordem sensorial, motora, etc) ou tambm fatores situacionais como, por exemplo, uso de medicao que possa ter efeito sobre o paciente. Sobre a Bateria de Testes, possvel afirmar que a) o emprego de uma srie de testes possibilita uma validao intertestes dos dados obtidos, a partir de cada um dos instrumentos utilizados, permitindo que haja uma menor margem de erro e um melhor fundamento para se chegar a inferncias clnicas. b) o emprego de uma Bateria de Testes deve priorizar o instrumento ao paciente, uma vez que para que resultados vlidos sejam alcanados fundamental garantir as condies bsicas desse instrumento. c) os testes a serem utilizados devem ser padronizados, atendendo requisitos de fidedignidade e validade, de forma a garantir a uniformidade tanto da aplicao quanto da interpretao dos resultados. Porm, o psiclogo pode flexibilizar sua correo/interpretao, uma vez que isso no afetar os resultados. d) ao ser questionado pelo paciente acerca dos objetivos de determinado teste, o psiclogo deve ser sensvel, mas evasivo, no necessitando que seja esclarecido ao paciente tais quesitos. e) em um plano de avaliao, para a organizao da Bateria de Testes, no h limite para o numero de testes a ser utilizado, pois isso possibilita maior quantidade de dados.

140 - Psiclogo

26. De acordo com o DSM-IV-TR, os Transtornos de Personalidade caracterizam-se por apresentar um padro global e persistente de vivncia ntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivduo, generalizado e inflexvel, tendo seu incio na adolescncia ou no incio da idade adulta, estvel ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuzo. Sintomas como: afeto inadequado ou constrito; no ter amigos ntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; idias de referncia (exceto delrios de referncia), aparncia ou comportamento esquisito, peculiar ou excntrico; ansiedade social excessiva que no diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranides, em vez de julgamentos negativos acerca de si prprio e que no ocorra exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia; Transtorno do Humor com caractersticas psicticas, outro Transtorno Psictico ou um Transtorno Global do Desenvolvimento, caracterizam o Transtorno a) b) c) d) e) de Personalidade Anti-social. Delirante. de Personalidade Esquiva. de Personalidade Esquizotpica. de Personalidade Narcisista.

28. De acordo com os conceitos da Terapia Familiar Sistmica, o que correto afirmar? a) A coalizo um conceito importante na Terapia Familiar e que consiste em uma aliana entre membros de uma famlia que constituam uma triangulao. b) O estilo transacional no qual no existem diferenciaes claras entre os sub-sistemas familiares chamado de Famlia Desligada. c) No desenvolvimento normal da famlia, cada membro de uma famlia exerce um papel, que o diferencia dos demais. Esse papel ser estvel de forma que garanta a continuidade da famlia. d) A Teoria Familiar Sistmica est fundamentada no fato de que o homem no um ser isolado, mas sim, um sujeito ativo e reativo em sua troca com o meio, o qual influencia e influenciado por ele. e) Diz-se que uma famlia Emaranhada quando as variaes de comportamento de seus membros no afetam o comportamento dos demais membros dessa mesma famlia. 29. Leia as seguintes afirmativas sobre a adolescncia. I. Busca ou ressignificao da identidade o tema central da adolescncia. uma fase do ciclo vital de profundas transformaes, no qual necessrio abdicar, perder, romper algo para embrenhar-se nesse novo cenrio. II. O corpo um territrio de destaque quando se fala sobre adolescncia, uma vez que atravs dele que se evidenciam as manifestaes de mudanas e das diferenas relacionadas infncia. III. A pulso sexual, que na infncia era predominantemente auto-ertica, passa a ser genital na puberdade. o momento em que o jovem abre mo das fantasias da bissexualidade para ingressar na vida sexual adulta. IV. Nesta fase ocorre a deslocalizao temporal, que entendida como se houvesse uma falta de relao entre a noo de tempo interno e o cronolgico, ou entre o tempo psicolgico e a realidade. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) e) Apenas I, II e III. Apenas II,III e IV. Apenas I, III e IV. Todas. Nenhuma.

27. Em seleo de pessoal, a busca por pessoas capacitadas no recente. Atualmente, influenciada por novas teorias, que foram criadas por presses e pela complexidade das relaes de Trabalho, os aspectos sociais e comportamentais do trabalho passaram a ter maior valor. O objetivo com isso identificar potenciais talentos, otimizando as escolhas e buscando maior assertividade no resultado do processo. Com relao s competncias incorreto afirmar: a) Um conceito atual de competncia (Durand,1998) baseia-se em trs dimenses, que so interdependentes e necessrias a determinado objetivo: conhecimento (informao, saber o porqu e o que), habilidade (tcnica, saber como, capacidade) e atitude (querer fazer, identidade, determinao). b) O desenvolvimento de competncias individuais leva, necessariamente, s competncias organizacionais, independente de haver ou no um direcionamento e condies para que isso ocorra. c) Os sistemas de recursos Humanos dirigidos para as competncias devem estar relacionados aos cargos/trabalho e devem refletir competncias e valores essenciais, capacidades e prioridades. d) As competncias organizacionais devem ser desenvolvidas coletivamente na empresa, com a premissa do desenvolvimento de competncias individuais. e) O desenvolvimento de competncias deve acontecer atravs da aprendizagem individual e coletiva, envolvendo simultaneamente as trs dimenses do modelo, isto , pela apropriao de conhecimentos, consistncia de habilidades e adoo de atitudes relevantes para uma organizao.

140 - Psiclogo

30. Considerando a Teoria Psicanaltica de Freud, o que incorreto afirmar? a) O perodo de latncia caracteriza-se pelo fato de que as pulses sexuais so inibidas e direcionadas para atividades relacionadas aprendizagem social, intelectual e moral. b) No caso da menina, na conflitiva edpica, ao perceber-se castrada, passa a depreciar sua me, independente da qualidade da relao predipiana que tenha estabelecido com ela. Isso se d como uma censura figura materna que no lhe deu um rgo genital com um pnis apropriado. c) No caso do menino, pode haver em inverso do desejo no dipo invertido: um desejo sexual pelo genitor do mesmo sexo e um desejo de morte do genitor de sexo oposto. d) No Complexo de dipo, o pai pode ser percebido de trs formas diferentes: odiado como um rival, tomado como ideal ou ainda como objeto de desejo. e) A passagem do dipo para a menina tem como principal afeto a inveja do pnis, mas no necessrio que se afaste da figura materna, apesar de v-la como rival. 31. De acordo com Ferro (1995), a Hora do Jogo pode ser entendida como um meio pela qual a criana dramatiza, representa, comunica, elabora e modula angstias. Leia as seguintes afirmaes sobre a Hora do Jogo. I. A criana, atravs do brincar, assinala continuamente, desde seu ponto de vista, o que est acontecendo no campo relacional, quais so suas defesas, disfunes e potencialidades. II. A Hora do Jogo uma narrao, por meio de uma linguagem especfica, que traduz o mundo interno da criana. III. Apesar de amplamente utilizada, a Hora do Jogo no possibilita o aparecimento de fenmenos transferenciais. IV. O que nos permite interpretar uma Hora de Jogo, ou seja, dar um sentido a ela, a constituio de um setting e de um contrato, porque dessa forma, o psiclogo se coloca dentro de uma situao teraputica. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) e) Apenas II, III e IV. Apenas I, II e III. Apenas III e IV. Apenas I, II e IV. Todas.

32. Combine os transtornos indicados a seguir com os efeitos correspondentes. ( ) Substncia psicoativa legal que pode provocar insnia, diurese, fluxo desconexo do pensamento e da fala. ( ) Substncia que pode provocar alteraes comportamentais e psquicas como euforia e ansiedade, prejuzo do julgamento, taquicardia, aumento do apetite e boca seca. ( ) Substncia que pode deixar o usurio hipervigil, ansioso, tenso ou irritado e que provoca evidente perda de peso, insnia e alterao no julgamento. ( ) Substncia que pode ter como efeito a contrao das pupilas, torpor, fala enrolada, prejuzo da ateno e memria e pode ser utilizada como analgsico. I. Cocana II. Cafena III. Opiceos IV. Maconha Assinale a alternativa que contm a seqncia que preenche correta e respectivamente as lacunas, de cima para baixo. a) b) c) d) e) I, II, III e IV. II, III, I e IV. II, IV, III e I. IV, III, II e I. II, IV, I e III.

33. Segundo Papalia, Olds e Feldman (2006), a fase de desenvolvimento chamada de meia-idade um construto relativamente novo. Esse termo comeou a ser introduzido na virada do sculo XX. Porm, com o aumento da expectativa de vida, que vai bem alm da criao dos filhos, essa fase tornou-se uma etapa distinta do desenvolvimento com normas, papis e desafios prprios. Assim, leia as seguintes afirmaes sobre essa fase evolutiva. I. A maioria das pessoas possui boas condies fsicas, cognitivas e emocionais, tendo muitas responsabilidades e diferentes papis, sentindose competentes para dar conta deles. II. A maioria das pessoas so saudveis e no tm limitaes funcionais, embora a hipertenso possa ser um importante problema de sade. III. Nessa fase, as pessoas demonstram boa capacidade de resolver problemas prticos, uma vez que as capacidades mentais bsicas esto em seu auge. IV. As causas de estresse ocupacional incluem sobrecarga de trabalho e conflitos interpessoais, sendo que o acmulo de estressores menores pode ser mais prejudicial do que grandes estressores. Qual(is) est(o) correta(s)? a) b) c) d) e) Apenas III e IV. Apenas II e III. Apenas I e IV Apenas II, III e IV. Todas.

140 - Psiclogo

34. No tratamento de comportamentos dependentes, a Entrevista Motivacional uma interveno estruturada que vem sendo largamente utilizada e tem por objetivo aumentar a motivao do paciente. Prochaska e DiClemente (1982) identificaram os estgios motivacionais em que se encontra o paciente no que se refere ao grau de reconhecimento acerca de seu abuso de substncias como um problema e qual sua prontido para mudana. Assinale quais so esses estgios. a) Pr-contemplao,contemplao, determinao, ao, manuteno, recada. b) Pr-contemplao, contemplao, recada, empatia, determinao, ao. c) Ao, manuteno, contemplao, auto-eficcia, recada, argumentao. d) Pr-contemplao, contemplao, ao, manuteno, discrepncia e) Determinao, ao, recada, empatia, argumentao. 35. Ocampo (1981) define o Psicodiagnstico como uma situao com papis definidos e com um contrato no qual uma pessoa pede ajuda (paciente) e outra se responsabiliza por essa ajuda (psiclogo). Sobre o Psicodiagnstico possvel afirmar que I. uma situao de durao limitada, na qual devese conseguir uma descrio e compreenso o mais profunda possvel da personalidade total do paciente. II. ao concluir um psicodiagnstico, necessrio explicar a dinmica do caso, a partir do material coletado, integrando-o num quadro global. III. realizar o enquadramento que deve conter: o esclarecimento dos respectivos papis, local e durao das entrevistas, durao aproximada do processo, honorrios, sigilo, alm do motivo da busca. IV. em um psicodiagnstico de crianas ou adolescentes, a entrevista de devoluo deve ser realizada apenas com os pais do paciente. Isso deve ser considerado uma vez que eles so os responsveis pelo paciente destas faixas etrias. V. Laudo e/ou Parecer so documentos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia, que afirma que tais documentos no devem ser entregues aos pais ou ao paciente, porque o seu texto tcnico e poderia confundilos. Quais esto corretas? a) b) c) d) e) Apenas I, II e III. Apenas II, III e V. Apenas III, IV e V. Apenas I, II, III e IV. Todas.

36. De acordo com o Cdigo de tica Profissional dos Psiclogos, no vedado a) desviar para atendimento particular prprio, com fins lucrativaos, pessoa em atendimento ou atendida em instituies com a qual mantenha qualquer tipo de vnculo. b) realizar diagnsticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de servios psicolgicos em meios de comunicao. c) sugerir servios de outros psiclogos, sempre que, por motivos justificveis, no puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informaes necessrias continuidade do trabalho. d) apresentar, atravs dos meios de comunicao, resultados de avaliao psicolgica de indivduos ou grupos, assim como diagnosticar situaes, oferecendo solues conclusivas. e) omitir ao paciente/cliente, na prestao de servios psicolgicos, informaes concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional. 37. Em 1994, a Ateno primria em Sade recebeu um reforo quando iniciou a implementao do Programa Sade da Famlia (PSF). Esta uma estratgia de Ateno Bsica para consolidar o Sistema nico de Sade (SUS). Determine se so Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Atuar de forma integral, priorizando aspectos de promoo da sade, preveno e tratamento das enfermidades, centralizando sua ao na ateno hospitalar. ( ) Possibilitar o acesso universal e contnuo a servios de sade, reafirmando os princpios de universalizao, descentralizao, integralidade e participao na comunidade. ( ) Criar laos de compromisso e de coresponsabilidade entre os profissionais da sade e a populao atravs de aes de promoo, preveno e assistencial ao indivduo e da famlia. ( ) Criar condies para responsabilizar unicamente o governo pela sade da populao e no das pessoas por sua sade, centralizando, desta forma, os servios. Assinale a alternativa que contm a seqncia de letras que preenche correta e respectivamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) FVFV FVVF VFVF FFVF VVFF

140 - Psiclogo

38. Os dispositivos que caracterizam o trabalho do Psiclogo em sade pblica, exigiram que este profissional se adaptasse a essa realidade. So caractersticas do trabalho do Psiclogo nesse setor: a) Suas atividades devem privilegiar a ateno bsica, especialmente com grupos na comunidade e ateno especializada, bem como com atendimentos domiciliares multiprofissionais. b) Manter total e irrestrito sigilo com relao aos seus atendimentos, escolhendo o local de atendimento do paciente e marcando os atendimentos de acordo, exclusivamente, com sua disponibilidade de horrios. c) Avaliar, do ponto de vista administrativo, o desempenho da equipe, estimulando os profissionais de sade, envolvidos no trabalho, a promoverem uma auto-anlise. d) Seus atendimentos devem privilegiar a ateno aos objetivos teraputicos e de promoo de sade, e no de preveno. e) Seus atendimentos devem se restringir a atendimentos individuais. 39. O DSM-IV-TR define como um dos critrios para Retardo Mental um desempenho intelectual significativamente abaixo da mdia, com QI de aproximadamente 70 ou menos, em testes aplicados individualmente. Alm desse, so critrios para Retardo Mental, de acordo com esse Manual: a) Ausncia de iniciativa espontnea para compartilhar alegria, interesses ou realizaes e comprometimento acentuado no uso de comportamentos no-verbais como contato visual direto, expresso facial e gestos para regular a interao social. b) Preocupao insistente com um ou mais padres estereotipados e restritos de interesse, anormais no que se refere a intensidade e foco e adoo visivelmente inflexvel de rotinas ou rituais especficos e no funcionais. c) Dficits ou deficincias simultneas, tendo tambm dificuldade significativa em pelo menos duas reas dentre: comunicao, cuidados pessoais, vida no lar,aptides sociais/interpessoais, auto-orientao, aptides escolares funcionais, trabalho, lazer, sade e segurana. d) Comprometimento qualitativo de interao social manifestado por dificuldade no uso de mltiplos comportamentos no-verbais, como contato visual direto, expresso facial, postura corporal ou incapacidade para desenvolver relacionamentos apropriados. e) Comprometimento qualitativo da comunicao como atraso ou ausncia total de desenvolvimento da linguagem falada, no acompanhado por tentativas compensatrias como gestos ou mmica. Uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou fala idiossincrtica. 140 - Psiclogo

40. O tratamento biolgico do retardo mental no constitui como uma opo vivel. O tratamento do Retardo Mental, em geral, assemelha-se ao das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Quanto a tratamento desse quadro, correto afirmar que I. o tratamento para pessoas com retardo mental pode ser auto-corretivo, no requerendo interveno especial. Somente os pais recebem orientao sobre como conversar com seus filhos. II. envolve intervenes comportamentais para readquirir aptides perdidas e tratamento comportamental e farmacolgico para ajudar a diminuir os problemas comportamentais. III. compreende intervenes comportamentais para adquirir aptides tais como aquelas relacionadas s funes bsicas relacionadas, por exemplo, a cuidados pessoais. O sucesso no ensino dessas aptides pode ser avaliado pelo grau de independncia que a pessoa consegue atingir. IV. a interveno educacional importante, mas deve ser realizada exclusivamente em escolas especializadas, independente do grau de retardo apresentado pelo paciente. V. as iniciativas educacionais podem ser utilizadas para retificar o processamento bsico de problemas subjacentes, iniciativas para melhorar as aptides cognitivas e trabalhar as aptides comportamentais para compensar problemas especficos. Quais esto corretas? a) b) c) d) e) Apenas III e V. Apenas II, III e V. Apenas II e IV. Apenas III, IV e V. Todas.

10

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS - RS GABARITO OFICIAL DAS PROVAS APLICADAS - 25/05/2008 - APS OS RECURSOS
Portugus 1 103 104 Agente Administrativo Agente Fiscal A A 2 D D 3 D D 4 B B 5 C C 6 E E 7 B B 8 D D 9 B B Matemtica Conhecimentos Especficos

Grupo 1

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 A A E E D D D D B B D D C C A A E E B B C C B B A A E E C C D D E E B B D D B B E E B B D D C C A A E E C C B B A A D D E E

Grupo 2 1 101 102 105 106 107 Contnuo Motorista Merendeira Operador de Mquinas Telefonista A A A A A 2 B B D D D 3 B B D D D 4 D D B B B 5 D D C C C 6 B B E E E 7 E E B B B 8 C C D D D 9 D D B B B

Portugus

Matemtica

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 C C A A A A A E E E D D D D D E E D D D A A B B B C C D D D B B C C C A A A A A D D E E E E E B B B C C C C C B B D D D D D C C C A A E E E E E D D D C C C C C D D C C C D D N N N B B B B B B B D D D A A C C C C C B B B B B E E E A A D D D D D A A A B B D D D C C C C C D D A A A E E B B B C C D D D D D C C C

Grupo 3 1 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 Agente de Trnsito e Transporte Auxiliar de Educao Infantil Intrprete de Libras Tcnico em Segurana do Trabalho Agente de Tributos Assistente Social Bibliotecrio Dentista Enfermeiro Engenheiro de Segurana Jornalista Mdico - rea Clnico Geral Mdico - rea Psiquiatra Mdico do Trabalho Nutricionista Orientador Educacional Professor de Educao Infantil Professor de Libras Usurio Nativo Professor I Professor II - Educao Artstica Professor II - Educao Fsica Professor II - Msica Professor II - Matemtica Professor II - Geografia Professor II - Histria Professor II - Cincias Professor II - Filosofia Professor II - Ingls Professor II - Portugus Professor II - Espanhol Professor III - Biologia Professor III - Qumica B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B 2 E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E 3 A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A 4 C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

Portugus 5 A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A 6 B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B 7 C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C 8 D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D 9 D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D

Legislao

Conhecimentos Especficos

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N N D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C A N C E D B C A D C C C D B B C N A A C A D A C B E D B D D A N D C B B A A C C B A D C D A D D N E N A D A B D D D E D C A B N B E E B D E E D A C C B B N A E E A C B E C N B E A B A A E B A A E A E D C A B A B A D A B B D C E A E D E C N C B B D E D E A D E B A A A A A B E D A D E B B D B C D D A N D C B D E B E D B D A C D A D B D A D E E A C D B E C D A C B D B E C B A B B A A C B B D D B C C C B B D E B A C E A E C C A B C C E C C C A B D C B E A A E A D C E C D E D E D A C N B B D C B A C E A E B C D A E A E C D D D E C B B E A E A D E C E A B B A D D B B C A C D D A E B E C E A E B A A C B B A E B A D B E A D A A A B D A C E B B D E E A C C D C D B D B B B A D C D B E E C A E B B C D D E C B B C D C B B C B E C B C N C C B E B E N B E A E C A D A A B D D A E D D D B B E C E D D D D C C N C C D E A E B D C B B A E B A C C E A E E A C E E D B C C E A A A C A A C A B A D D B E B C C E A C B B D B E A A A E C C B B B A A B E E A C B N A E B E E B E B E E E N A E B A C B E E E D C E B D C B B D E E C C D C C A D A C E D A C D D B E C B N E E N N C N N N C C C N C C N D A D A B E D B E E C C D D C B C E E C C C C C C C C C C C C C A B B C C A C A C D C B C A B E C B C C C C C C C C C C C C C C D C C E D C A D D C C D E D D A D B D D D D D D D D D D D D D D

140

Psiclogo

You might also like