You are on page 1of 6

LEITURA MUSICAL

Todo som obtido, seja ele de um instrumento ou qualquer outro meio sonoro, pode ser escrito de forma musical. Mozart escrevia suas composies baseados nos gritos de sua mulher, quando no, nos sons obtidos no choque das bolas de sinuca. , uma maneira meio absurda de criar algo musical, mas isso realidade. PENTAGRAMA J sabe-se que existem 12 notas, separadas por meio tom cada, sete delas so as chamadas notas naturais (C, D , E, F, G, A, B - leia-se d, r, mi, f, sol, l , si) e as demais cinco so sustenidos (#) - que elevam a nota meio-tom -, ou bemis (b) - que abaixam a nota meio-tom. Assim, entre C e D temos uma nota, que pode ser chamada de C# ou de Db. Nunca demais lembrar que entre E e F e entre B e C h apenas meio-tom. Por isso, em geral no se usam E#, Fb, B# ou Cb. Para representar as 12 notas, a escrita musical utiliza o pentagrama, um sistema de cinco linhas: As cinco linhas do pentagrama 3 4 5

1 E quatro espaos:

1 espao

2 espao

3 espao

4 espao

Cada linha ou espao representa uma nota diferente. Quanto mais alto no pentagrama, mais agudo o som. Para determinar qual nota est representada em cada linha, utiliza-se uma clave. A guitarra utiliza a clave de Sol (G), que determina que a nota sobre a segunda linha G (correspondente ao G da terceira corda da guitarra). Assim, fica mais simples voc entender porque as doze notas so representadas, como j vimos, assim (a alterao, # ou b, vem sempre antes da nota): Utilizando os sustenidos:

Diferentes instrumentos da orquestra utilizam diferentes claves. O baixo eltrico, por exemplo (seguindo seu irmo mais velho, o contrabaixo acstico), utiliza a clave de F, que situa as notas do pentagrama numa regio mais grave. A guitarra tambm alcana algumas notas graves (no como o baixo), e podemos escrev-las, porm necessrio linhas extras, na qual so chamadas linhas (e espaos) suplementares graves ou agudos. Ex. de notas suplementares graves. E A D Ex. de notas suplementares agudas.

Resumindo, vimos pentagrama, linhas, espaos, clave de Sol e linhas suplementares. Na verdade, tudo muito simples, e a prtica pode tornar a leitura musical to fluente como a leitura das palavras. Ficando seguro destas pequenas informaes, seu estudo vai comear render cada vez mais. Mas no relaxe achando que tudo ser sempre simples assim: vamos comear a ver coisas mais complexas.

www.otanielguitar.hpg.com.br

Se voc estiver levando a srio esse estudo, j pode com certeza olhar as notas na pauta, saber seus nomes e como encontr-las no brao do instrumento. No entanto iremos estudar agora a durao das mesmas. Por exemplo, imagine uma linha que o tempo passando:
(direo do tempo)

Agora divida o tempo em intervalos iguais - 4 segundos, por exemplo - marcados pela batida da sua mo:

Fcil, no? Ento divida cada intervalo de tempo em dois outros iguais:.

Depois divida novamente:

Teoricamente, o tempo pode ser dividido em dois at o ponto em que nosso crebro j no consegue distinguir a separao entre duas batidas, e elas parecem uma nica nota contnua (por volta de 20hz, ou 20 batidas por segundo). Vamos tomar 4 segundos como um padro e represent-lo por uma figura:

Esta figura (acima) chamada de semibreve (em ingls whole note). A partir dela, vo aparecer as demais, que valem sempre a metade da anterior. A mnima (half note) que, no nosso exemplo, valeria 2 segundos (abaixo):

A semnima (quarter note), vale 1 segundo (abaixo):

As demais: colcheia (eight note), semicolcheia (sixteenth), fusa e semifusa (menos que semifusa dificilmente usamos): Colcheia semicolcheia fusa

4 colcheias em grupo semifusa

semicolcheias em grupo coma

fusas em grupo

semifusas em grupo 2

comas em grupo
www.otanielguitar.hpg.com.br

S o que vai variar o padro de tempo escolhido. por isso que, ao incio de qualquer partitura, h uma indicao de andamento, em geral baseado na semnima. Vamos colocar estes ritmos nos compassos, e voc j tem o necessrio para sair lendo umas mels por a. Alis, j v dando uma olhada no que pintar. Basicamente se formos analisar os valores que cada figura possui, teremos a seguinte concluso:

De posse destas figuras, temos que ter uma referncia:

(100 semnimas por minuto) Agora, vamos entender a noo de compasso. Marque com a mo seqncias de dois tempos de mesma durao, um forte (F - bata firme!) e um fraco (f - bata de leve!): F f F f F f etc... Ou ento de trs tempos, um forte e dois fracos: F f f F f f F f f etc... A primeira binria (duas batidas), a segunda, ternria (trs batidas). Em seguida, vamos chamar a nossa semibreve de uma medida inteira, ou 1/1. Assim, a mnima valer 1/2, a semnima 1/4, a colcheia 1/8 etc. Por isso que os americanos as chamam whole-note, half-note, quarter-note, eighth-note etc. Ento, quando voc encontrar esta medida no incio da pauta musical,

... j sabe que 2/4 (diz-se dois por quatro) no uma frao, mas uma frmula de compasso binria, com duas semnimas por compasso. Uma o tempo forte, a outra o fraco. Voc poder encontrar tambm o 3/4 (trs por quatro), com uma forte e duas fracas, ou o super comum 4/4 (quatro por quatro), como uma forte-uma fraca- uma meio forteuma fraca:. Os compassos x/4 tm como referncia a semnima, mas so comuns os compassos x/8, como o 3/8 (trs por oito)

... ou 6/8 (seis por oito), com referncia na colcheia. Os demais aparecem, mas no so to comuns. Dentro dos limites de tempo do compasso, as notas podem distribuir suas duraes de inmeras maneiras, e isso que d variedade rtmica s melodias baseadas na mesma frmula de compasso:

www.otanielguitar.hpg.com.br

PAUSAS As famosas pausas so tambm identificadas por diferentes figuras, abaixo destaco-as.

Preenchendo os Compassos Este o nosso captulo final sobre figuras rtmicas. Como vimos, a durao das notas definida pelas diferentes figuras rtmicas e pela frmula de compasso (2/4, 3/4, 4/4, 6/8, 12/8, etc.). A cada figura corresponde uma pausa de igual valor. Vimos antes o ponto de aumento, que possibilitava pensar em estruturas ternrias.. Agora, vamos supor uma estrutura binria, em que queremos inserir trs notas de igual durao num espao onde cabiam apenas duas: Ex 1: Estrutura binria, com dois tempos subdivididos em dois no segundo compasso.

Ex 2: Forando a barra, com mais notas do que cabem no compasso (2/4 = dois tempos de semnima por compasso).

Aqui, hora de utilizarmos as famosas quilteras: redividir o tempo. Onde cabiam duas colcheias de igual durao, passam a caber trs, tambm de igual durao. Basta indicar com um arco a nova diviso do tempo: Ex 3: Inserindo tercinas: trs tempos de igual durao. Usa-se um nmero e/ou uma chave para indicar.

Tercina de semnima

Tercina de colcheia

www.otanielguitar.hpg.com.br

Quando usamos trs notas em lugar de duas, temos a quiltera mais comum, a tercina. Mas quem fua livros de rock e jazz vai encontrar quintinas (cinco notas onde normalmente caberiam quatro), septinas (sete no lugar de seis ou de oito), onzinas (onze sobre oito), etc...

Ex. 4: quintinas, cinco notas onde cabiam quatro.

Quintinas de semicolcheia.

Quintina de colcheia.

Ex. 5: septinas de fusa (sete notas em lugar de seis) e onzinas de semicolcheia (onze semicolcheias em lugar de oito.

Para estudar as quilteras, retome aquele exerccio que apresentamos no incio deste curso. Pegue a linha do tempo, e bata intervalos iguais, estabelecendo um padro rtmico: /________/________/_______/________/________/_______/_____ 1 seg. 1 seg. 1 seg. etc... Sem mudar o padro (use, se preciso, o metrnomo), toque, dentro de cada tempo, diferentes quantidades, sempre subdividindo cada tempo em partes iguais: /__1seg__/_1seg.__/_1seg._/_(etc...)_/_______/________/_______/ 1..... 1....2.... 1..2..3 1..2..3..4 1.2.3.4.5 etc... Seria semelhante a escrevermos algo assim:

Para facilitar, marque a cabea dos compassos (o primeiro tempo) NOTA PONTUADA (ponto de aumento) A nota poder aparecer pontuada quando o compositor quiser aumentar o valor da mesma exatamente a metade do seu valor original, exemplo: No andamento 4/4, a mnima vale 2 tempos. Se colocarmos um ponto de aunento, a mesma valer 3 tempos (metade de 2 1, logo 2 + 1 = 3 tempos).

No andamento 4/4, a semnima vale 1 tempo.

Se colocarmos um ponto de aumento, a mesma valer 1, tempo (metade de 1 , logo 1 + = 1, tempo).

www.otanielguitar.hpg.com.br

Obs.: Pode-se concluir que o ponto de aumento aumenta a metade dop valor da nota. Pegue uma partitura e identifique as figuras estudadas. A seguir coloquei alguns compassos simples com TAB para treinamento. INSPIRAO

Etc... OUTRAS NOTAES DE ESCRITA VOC PODE BAIXAR NO SITE DO GUITARRISTA OTANIEL

http://www.otanielguitar.hpg.com.br

www.otanielguitar.hpg.com.br

You might also like