You are on page 1of 3

cientico

http://www.cientica.50megs.com/arqueologiah...

Free Web Site - Free Web Space and Site Hosting - Web Hosting - Internet Store and Ecommerce Solution Provider - High Speed Internet

Search the Web

ARQUEOLOGIA
OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO
INTRODUO E NDICE DOS RESUMOS

JUDASMO e CRISTIANISMO PRIMITIVOS


(baseado no estudo dos MANUSCRITOS DAS CAVERNAS DE QUMRAM numa coletnea de artigos da BIBLICAL ARCHAEOLOGY REVIEW publicada por HERSHEL SHANKS )

O PERGAMINHO DO TEMPLO

OS MANUSCRITOS DE QUMRAN : Considerado o maior achado arqueolgico da atualidade, os MANUSCRITOS DO MAR MORTO so uma srie de mais de 800 textos encontrados em cavernas, escritos e lnguas hebraicas primitivas e que datam de 2000 anos e lanam uma luz direta sobre o longnquo perodo da onde emergiram o CRISTIANISMO e o JUDASMO RABNICO. 1-Em 70 depois de Cristo os romanos destruram Jerusalm e o seu Templo, o que cou para trs desta data mergulhou na obscuridade da histria, uma barreira impenetrvel para os estudiosos e consequentemente para o entendimento humano sobre o surgimento do cristianismo e do judasmo dito rabnico, o judasmo dos dias de hoje. Antes de 70 A.D. sabe-se que haviam vrios tipos de judasmo que procuravam impor sua inuncia, depois da destruio do Templo de Jerusalm, emergiu uma nica corrente judaica, um judasmo normativo, que hoje denominamos judasmo rabnico. Note bem : apenas uma OUTRA forma de judasmo sobreviveu destruio do ano 70 - O CRISTIANISMO, que com algumas transformaes veio a dominar o mundo ocidental. Que o leitor entenda que quando se denomina o cristianismo primitivo de "uma outra forma de judasmo" isto correto, quer queira ou no o cristianismo surgiu como um corrente judaica, inspirada, concebida, por um judeu, num meio estrita e exclusivamente judeu. Os primeiros cristos eram judeus. 2-O mais antigo documento ps-70 do judasmo rabnico a MISHN e data de 200 A.D.

1 de 3

19-08-2012 17:05

cientico

http://www.cientica.50megs.com/arqueologiah...

As epstolas de PAULO foram escritas antes da destruio do Templo. No h nenhum outro tipo de literatura crist, com ecxeo talvez do EVANGELHO DE MARCOS, que date daquela poca. 3- DA vem a diculdade dos estudiosos compreenderem como os 2 movimentos importantes : JUDASMO RABNICO e CRISTIANISMO surgiram de toda a extraordinria variedade de judasmo pr ano 70. Os 2 desenvolveram-se do mesmo solo do judasmo anterior ao ano 70. 4-De repente a arqueologia encontra em nossos dias OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO, uma biblioteca de mais de 800 volumes, originais, verdadeiros, intocados, sem erros de compilaes, tradues ou modicaes tendenciosas, no, so simplesmente uma multido de textos incorrompidos, um retrato vivo e colorido de uma poca remota, um material muito mais vezes mais puro e original do que a to compilada e traduzida bblia hebraica ou crist. E estes textos ainda contm quase todos os livros do antigo testamento , mas desta feita sem distores, um material original e puro. 5-MANUSCRITOS DO MAR MORTO a denominao para o material inscricional encontrado em 11 cavernas no vale chamado QUMRAN, na margem noroeste do mar morto. MAS frequentemente os estudioso incluem ainda manuscritos encontrados da mesma poca encontrados em vales prximos como MURABAAT , NAHAL HEVER, KHIBET MIRD, e MASSADA. s vezes a denominao abrange documentos at do vale DALIYEH ao norte de JERIC. 6- Os documentos foram escritos entre 250 A.C. e 68 D.C. Em 68 a comunidade de Qumram foi destruda pelos romanos, antecedendo ao ataque de Jerusalm em 70 a.d. O texto de estudo a seguir baseado na leitura do livro "PARA COMPREENDER OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO" que uma COLETNEA DE ARTIGOS DA REVISTA ESPECIALIZADA : "BIBLICAL ARCHEOLOGY REVIEW" , organizada por HERSCHEL SHANKS, o livro aborda os estudo bblico arquelogico dos manuscritos do mar morto no seu sentido mais restrito, OU SEJA, somente o estudo dos pergaminhos encontrados nas 11 cavernas de QUMRAN.

NDICE
1)- GENERALIDADES E ARQUEOLOGIA DOS MANUSCRITOS 2)- COMUNIDADE DE QUMRAN - SERIAM ESSNIOS 3)- COMUNIDADE DE QUMRAN - SERIAM SADUCEUS 4)- COMUNIDADE DE QUMRAN - ESSNIOS OU SADUCEUS ? 5)- O DOCUMENTO DE DAMASCO 6)- ORIGEM PALESTINA X ORIGEM BABILNICA 7)- O PERGAMINHO DO TEMPLO 8)- O PERGAMINHO DO TEMPLO X CRISTIANISMO PRIMITIVO 9)- O PERGAMINHO DO TEMPLO e o SEXTO LIVRO DA TOR 10)- O TEXTO POR TRS DO TEXTO DA BBLIA HEBRAICA 11)- RELATO POLITESTA DA BBLIA HEBRAICA 12)- OS MANUSCRITOS DE QUMRAN E O CRISTIANISMO

vista area do stio arqueolgico de Qumran

2 de 3

19-08-2012 17:05

cientico

http://www.cientica.50megs.com/arqueologiah...

nforas onde foram encontrados manuscritos

HOME

3 de 3

19-08-2012 17:05

You might also like