You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN CAMPUS PONTA GROSSA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

ADRIANO HENRIQUE FERNANDO BAUTZ HENRIQUE LAROCCA CARBONAR VICTOR PRETTI

RELATRIO EXPERIMENTAL 5: DENSIDADE DE LQUIDOS E SLIDOS

PONTA GROSSA 2011

Resumo Sabe-se que existem inmeras substncias diferentes. Elas so reconhecidas pelas suas propriedades, que podem ser extensivas (dependem do tamanho da amostra) ou intensivas (no dependem do tamanho da amostra). Devido a isso, as propriedades intensivas so as mais utilizadas pra analisar e reconhecer substncias, pois apresentam as mesmas caractersticas quaisquer que sejam as quantidades das amostras. Nesse relatrio, focaremo-nos em apenas uma das propriedades: densidade. Essa propriedade definida como a razo entre a massa de amostra e seu volume.

SUMRIO 1.0 1.1 1.2 2.0 3.0 3.1 3.2 4.0 4.1 4.1.1 4.1.2 4.1.3 4.1.4 4.2 5.0 INTRODUO ................................................................................................. 4 Conceito de densidade ...................................................................................... 4 Clculo da densidade ........................................................................................ 4 OBJETIVO ......................................................................................................... 7 MATERIAIS E MTODOS ................................................................................. 8 MATERIAIS ....................................................................................................... 8 MTODOS ........................................................................................................ 8 RESULTADOS E DISCUO ........................................................................... 9 Clculo para lquidos ......................................................................................... 9 Massas medias para lquidos: ........................................................................ 9 Massas calculadas para lquidos ................................................................... 9 Volume Calculado do Picnmetro: ............................................................... 10 Clculo da densidade dos lquidos: .............................................................. 10 Clculo para slidos: ....................................................................................... 11 CONCLUSO .................................................................................................. 12

REFERNCIAS ......................................................................................................... 13

1.0 INTRODUO

1.1 Conceito de densidade A densidade definida como a massa da unidade de volume de uma substncia. umas das propriedades que caracterizam uma substncia, onde uma caracterstica prpria de cada material, por isso classificada como sendo uma propriedade especfica. O mtodo mais indicado para a determinao dessa propriedade o do Picnmetro, porm existem outros, como o uso do densmetro. A tcnica da picnometria mais usada para determinar a densidade relativa de um lquido (razo entre a massa da substncia cuja densidade procura-se calcular e a massa de um igual volume de uma substncia padro). Pra isso utilizado o picnmetro, um pequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa. Ele possui uma abertura larga e uma tampa perfurada na forma de um fino tubo longitudinal, de modo que sua capacidade sempre ser a mesma. Ao se encher um picnmetro, deve-se ter cuidado pra evitar a formao de bolhas, pois estas so fontes de erros experimentais.

(OLIVEIRA BOLO CORRA 2008)

1.2 Clculo da densidade Esta medida calculada pela razo entre a massa de uma substncia e o volume ocupado por esta massa.

Densidade = volume

massa

A primeira medida indica a quantidade de matria presente em uma determinada unidade de volume. J a segunda, indica a relao entre a densidade de duas substncias As densidades de slidos e lquidos so comumente expressas em gramas por centmetro cbico, que equivale a g/mL. (RUSSEL 1994; MARTINS-2008) A densidade dos slidos nem sempre maior que a dos lquidos e tambm as dos gases. Ou seja, para medirmos a densidade de um objeto qualquer precisamos saber a sua massa e volume, onde a massa pode ser medida por uma balana. Os slidos contm consistncia muito alta na qual vai resultar uma grande quantidade de massa num volume pequeno, pois suas molculas se encontram muito unidas uma das outras. E se tivermos densidades diferentes com o mesmo nvel de gua a maior densidade desloca no menor volume, pois tem mais massa em um volume pequeno. J nos lquidos que tem densidades menores as partculas de suas molculas se encontram mais distanciadas uma das outras. (SKROOG 2007) No caso da gua e do leo elas no se misturam devido uma das principais formas se interao entre molculas que por meio de foras eletrostticas (atrai). A gua, apresenta em sua estrutura um plo negativo, localizado no oxignio, e plos positivos nos hidrognios. Devido esta caracterstica polar, a gua tende, na maioria das vezes, a interagir com molculas que apresentam plos definidos em sua estrutura, o que no o caso do leo que tem caracterstica apolar constitudo de tomos de carbono e hidrognio; a extremidade polar solvel em gua (hidrfila que tem afinidade por gua). A parte apolar insolvel em gua, e denomina-se hidrfoba (que tem averso por gua e afinidade por leos e gorduras), mas evidentemente solvel em solventes apolares por isso que no se misturam. Em alguns casos podem conseguir uma mistura destas substncias, onde tem que acrescentar uma terceira substncia que chamada de tensoativa, onde elas vo ter afinidades tanto com o leo quanto com a gua, estas molculas envolvem as molculas de leo, permitindo um interao com a gua, um exemplo

de molcula tensoativa o detergente por isso que quando lavamos um prato com gordura s a gua no consegue remover e junto com o detergente j consegue. J na caso do gelo na gua e no lcool, quando o gelo esta na gua sua densidade inferior a da gua que 1g/cm 3. Porm quando o gelo se encontra no lcool a densidade maior que a do lcool, que 0,79g/cm 3, sendo que densidade do gelo 0,92g/cm3. A gua quando induzida pelo calor suficientemente pequeno para permitir que as molculas de gua se liguem de forma estvel (em gua pura aos 0 C), as ligaes entre as zonas de polarizao positiva e negativa das molculas so imobilizadas por ligaes de van der Waals as quais as mantm em posio. Assim, as molculas da gua vo sendo progressivamente presas na estrutura, formando-se o gelo. Devido formao desta rede, e reduo de entropia que corresponde ordenao das molculas, o gelo tem uma energia interna inferior da gua, onde elas se agitam muito pouco onde assim o gelo um cristal.Por isso que na gua o gelo flutua e no lcool ele afunda, pois suas molculas so ordenadas e uma quantidade menor de molculas ocupam um espao maior. Alguns fatores influenciam na densidade como composio qumica, estado fsico da amostra e, principalmente, a temperatura. Quando uma substncia aquecida ou resfriada, seu volume aumenta ou diminui, ou seja, a densidade tambm muda. Outro fator que influencia a densidade de uma substncia a presso, porm, como esta influncia muito menor que a da temperatura, ela no considerada. (OLIVEIRA BOLO CORRA 2008)

Tabela de algumas substncias a 25, 1atm (RUSSEL 1994) 2.0 OBJETIVO Determinar a densidade do lcool etlico 92,8%, Hidrxido de sdio a 0,1M, cloreto de sdio 0,1M e da celulose micro cristalina, bem como a calibrao do picnmetro.

3.0 MATERIAIS E MTODOS

3.1 MATERIAIS Picnmetro Becker 100mL Balana Analtica Banho Maria Termmetro de Mercrio gua destilada previamente destilada lcool etlico 92,8% Hidrxido de sdio 0,1M Cloreto de sdio 0,1M Celulose Micro Cristalina

3.2 MTODOS Mediu-se a massa do picnmetro vazio, repetindo o procedimento trs vezes. Em seguida, colocou-se no picnmetro gua destilada, colocando este em gua temperatura ambiente para que entrasse em equilbrio, em seguida, com a balana analtica, obteve-se a massa de gua, calculada pela mdia entre as trs medidas observadas. Ento, em outro laboratrio, o qual apresentava uma temperatura ambiente maior que a observada no primeiro, lavou-se o picnmetro com lcool etlico e, em seguida realizou-se a medida da massa do lcool etlico, utilizando o mesmo mtodo aplicado para a determinao da massa de gua, porm realizando apenas uma medida, devido ao fato dessa substncia ser muito voltil. Aps a medida, observouse a temperatura da substncia com o auxlio de um termmetro de mercrio. Realizou-se o mesmo procedimento com o Hidrxido de sdio e em seguida com o Cloreto de sdio. Iniciou-se, ento, o procedimento para determinar a densidade da celulose micro cristalina. Colocou-se aproximadamente 1g do slido no picnmetro. Em seguida, preencheu-se metade da vidraria com gua destilada, e, colocando e

retirando este em Banho Maria por trs vezes, para retirar possveis bolhas. Em seguida, colocando o picnmetro em um Becker com gua temperatura ambiente, por aproximadamente 10 minutos, a gua destilada entrou em equilbrio. Completouse ento o picnmetro com gua destilada e realizou-se a medida da massa do conjunto picnmetro, gua e celulose micro cristalina. Tomando a diferena na medida da massa do conjunto com a gua e sem a gua, pode-se calcular, por meio da densidade da gua, qual o volume deste lqido presente no picnmetro. importante lembrar que as medidas para esse procedimento foram realizadas trs vezes.

4.0 RESULTADOS E DISCUO

4.1 Clculo para lquidos

4.1.1 Massas medias para lquidos:

Picnmetro Vazio 27,0707g 27,0710g 27,0710g

Picnmetro com gua 60,4389g 60,4373g 60,4358g

Picnmetro com lcool etlico

Picnmetro com Hidrxido de sdio

Picnmetro com Cloreto de Sdio

54,1074g

60,5745

60,5180g

4.1.2 Massas calculadas para lquidos Massa mdia do picnmetro:

Massa mdia do picnmetro com gua:

Massa de gua:

10

Massa de lcool etlico: 51,5385gMassa de Hidrxido de Sdio: 60,5745=33,5036g

Massa de Cloreto de Sdio: 60,5180=33,4771g Massa de Hidrxido de sdio 33,5036g Massa de Cloreto de sdio 33,4771g

Picnmetro Vazio 27,0709g

Massa de gua

Massa de lcool etlico

60,4389g

4.1.3 Volume Calculado do Picnmetro: Densidade da gua a 19 C: 0,998405g/cm

4.1.4 Clculo da densidade dos lquidos: Densidade do lcool:

0,7313g/cm

Erros percentual: | |

11

Densidade do Hidrxido de sdio:

=1,00095g/cm Densidade do Cloreto de Sdio

=1,00082g/cm

4.2 Clculo para slidos:

Massa de Celulose Micro Cristalina: 1.0835g Massa do picnmetro com gua e celulose micro cristalina:

Volume de celulose micro cristalina: 0,7738ml Logo: =0,7747g/cm

12

5.0 CONCLUSO Os resultados encontram-se dentro do esperado, visto que, os possveis erros se se devem ao fato de que algumas substncias analisadas eram muito volteis. Ainda importante destacar que por se tratar de anlise analtica, possveis gorduras passadas da pele para o picnmetro, bolhas de ar presentes no lquido, e a variao da temperatura ambiente ocorrida durante o processo pode ter influenciado nos resultados. Estes erros foram minimizados com o uso de toalhas de papel para o manuseio do picnmetro, ebulio prvia da gua destilada e o uso do Banho Maria para a retirada de bolhas. importante ressaltar que o clculo do erro percentual s pode ser calculado para o lcool etlico, por ser o nico valor tabelado encontrado nas referncias e que o erro de 7,31% aceitvel por no se tratar de uma experincia de anlise quantitativa. Esse erro se deve, principalmente, ao fato da substncia ser muito voltil, logo, as medidas foram afetadas.

13

REFERNCIAS

RUSSEL, John Blair. Qumica Geral. So Paulo: Makron Books, 1994. SKOOG, D.A; WEST, D.M; HOLLER, F.J; CHOUCH, S.R Fundamentos de Qumica Analtica. 8 Edio. Editora Cengage Learning. P 37

OLIVEIRA BOLO CORRA, M.C; VITOR PARANHOS, R.M; FURTADO DA COSTA, R.F Prticas de Qumica Geral I - Cursos de Engenharias. 5 Edio. 2008 CENTRO UNIVERSITRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS UNILESTEMG MARTINS, V.C. Apostila de Mecanica dos Solos - Cursos de Engenharia Civil. 2008 UNIVERSIDADE ESTATUAL DE PONTA GROSSA

You might also like