You are on page 1of 23

16022011

PrimeirosSocorros

PrimeirosSocorros
Os primeiros socorros so o primeiro atendimento prestado vtima em situaes de acidente ou infortnio, por um socorrista, no local do acidente. acidente.

16022011

PrimeirosSocorros
Os primeiros socorros dividemse em trs patamares diferentes: diferentes: Cuidados Bsicos Suporte Bsico de Vida (SBV SBV) ) Suporte Avanado de Vida (SAV) SAV)

PrimeirosSocorros
Cuidados Bsicos Bsicos: : Saber actuar correctamente nas situaes mais simples e que na maioria das vezes faz a diferena para a resoluo do problema (ex (ex: : tratar uma ferida, uma queimadura, um sangramento, etc etc. .)

16022011

PrimeirosSocorros
Suporte Bsico de Vida Vida: : O SBV o segundo elo da cadeia de sobrevivncia. sobrevivncia . A sua funo essencial na reanimao a de ganhar tempo no sentido de maximizar as restantes intervenes / tratamentos. tratamentos.

PrimeirosSocorros
Suporte Bsico de Vida Vida: : Suporte Bsico de Vida (SBV SBV) ) j inclui os seguintes elementos elementos: : avaliao inicial inicial; ; manuteno das vias areas; areas; ventilao com ar expirado expirado; ; compresso do trax trax. .

16022011

PrimeirosSocorros
Suporte Avanado de Vida Vida: : O suporte avanado de vida (SAV) (SAV) consiste na ressuscitao com uso de equipamento adicional ao usado no suporte bsico e podem ser aplicadas tcnicas de uso exclusivo mdico ou pessoal treinado treinado. .

PrimeirosSocorros
A funo importante do socorrista a de manter a vtima viva at chegada de ajuda tcnica adequado, adequado, bem como no provocar outras leses ou agravar as j existentes existentes. .

16022011

ObjectivosGeraisdoSocorrismo
1. Salvarvidas; 2. Impedirmaioresdanosoucomplicaes; 3. Prestarajuda/assistnciaaopessoalmais qualificadoqueentretantochegaraolocal (mdico enfermeiro) (mdico, enfermeiro).

ComoSocorrer?
Semprequehumacidente,existeumasrie depassosquepodemserdadosnosentidode MELHORAR edeNOAGRAVARoestadoda vtima.

16022011

PrincpiosgeraisdosPrimeiros Socorros

Prevenir Alertar Socorrer

PrincpiosgeraisdosPrimeiros Socorros

Prevenir
A preveno a melhor soluo para evitar acidentes. acidentes .

16022011

PrincpiosgeraisdosPrimeiros Socorros

Alertar
Informando as autoridades responsveis pelo socorro de emergncia (GNR; (GNR; PSP; PSP; INEM; INEM; Corporaes de Bombeiros, etc etc... ...), ), e plas ao corrente da situao anormal e para a qual necessrio prestar o respectivo socorro. socorro.

PrincpiosgeraisdosPrimeiros Socorros

Socorrer
definir um conjunto de situaes prioritrias em relao a todas as outras, quer na prestao dos Primeiros Socorros quer na evacuao para o centro hospitalar, uma vez que compromete a vida da vtima. vtima.

16022011

PlanodeAcodeSocorro
Proteger olocaldoacidente Examinar olocaleavtima Prestar osprimeirossocorros Outros Socorros Evacuao eTransporte

PrimeirosSocorros
Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgncia. Os primeiros socorros so ajudas que se do imediatamente depois de as pessoas sofrerem um acidente. Devemos ter conhecimentos bsicos para poder ajudar correctamente e sempre mo uma caixa de primeiros socorros.

16022011

AlgunsAcidentesquepodem ocorrer:
Desmaio Pequenosferimentos Acidentescomelectricidade Queimaduras Picadasdeinsectos Objectosestranhosnosolhos,ouvidos,gargantaenariz Sangramentonasal(pistxis) hemorragia Estadodechoque Inconsciente Envenenamentoporviaoral Envenenamentoporviarespiratria Fractura

DESMAIO
Deitar a pessoa com a cabea de lado e mais baixa que as pernas. pernas .

Desapertalhe as roupas roupas. .

Mantla confortavelmente e aquecida. aquecida.

Logo que recuperar os sentidos, darlhe lquidos aucarados (ex: (ex : gua com acar)

16022011

PEQUENOSFERIMENTOS
Limpar muito bem a zona da ferida com gua e sabo, sabo, de preferncia com gua corrente. corrente.

Colocar um penso ou uma compressa esterilizada sobre a ferida para evitar a infeco. infeco .

ACIDENTESCOMELECTRICIDADE
Desligaracorrenteelctrica.(Ateno (Ateno! !Notocarnavtima semp previamenteterdesligado g acorrente). ) Limparmuitobemazonadaferidacomgua esabo e arrefecerolocalcomgua.Estetipodeferidasuma queimadura Aplicarumacompressa esterilizada sobreaqueimadura.

10

16022011

QUEIMADURAS
Limpar muito bem a zona da ferida com gua e sabo. sabo. Arrefecer a zona queimada com gua fria at que a vitima no sinta dor. dor. Depois de arrefecer convenientemente a zona, usar uma pomada ou creme hidratante, hidratante, em grande quantidade. quantidade. Cobrir a ferida com uma compressa esterilizada esterilizada. . Nota: Nota : As flictenas (bolhas de gua) locais, no se furam nem se rebentam nem se retira a pele das mesmas mesmas. .

PICADASDEINSECTOS
Tirar o ferro com uma pina ou uma agulha desinfectada, com muito cuidado para no apertar a bolsa de veneno que se encontra junto ao ferro. Tentar no coar a zona e lavla, sem a pressionar. Colocar uma compressa fria ou eventualmente gelo caso exista, para diminuir a dor e o prurido. Caso exista, aplicar uma pomada antihistamnica.

11

16022011

OBJECTOSESTRANHOS...

NOSOLHOS
No deixar a vtima esfregar ou apertar lh . os olhos olhos. Colocar abundantemente soro fisiolgico ou gua no olho atingido, tentando lavar o mais possvel. possvel . Se isso no resolver, , cobrir o(s) ( ) olho(s) ( ) atingido(s) g ( ) com compressas esterilizadas sem apertar e procurar ajuda. Se o objecto estiver cravado no olho no tentar retirlo lo. .

12

16022011

...NOSOUVIDOS
No tentar retirar objectos introduzidos nem colocar nenhum instrumento no canal auditivo (ex: (ex: cotonetes). cotonetes). No bater na cabea para que o objecto saia a no ser que se trate de um insecto vivo vivo. . Procurar ajuda especializada imediatamente imediatamente. .

...NAGARGANTA
Nunca puxar os objectos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. interior. Deixar a pessoa tossir com fora fora. . Este A soluo mais eficiente quando no h asfixia. asfixia . Se o objecto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procurar ajuda tcnica. S a pessoa no Se consegue tossir i com fora, f f falar l ou chorar, h sinal i l de que o objecto pode estar a obstruir as vias respiratrias, o que significa que pode haver asfixia.

13

16022011

...NONARIZ
Instruir a vtima para respirar somente pela boca, orientando a tambm para assoar o nariz nariz. . No introduzir nenhum instrumento nas narinas para retirar o objecto. objecto . Se ele no sair, procurar auxlio tcnico.

SANGRAMENTONASAL
Sentar a pessoa com a cabea inclinada para a frente e boca. dizerlhe para respirar pela boca. Pressionar as narinas com os dedos. dedos. Se a hemorragia parar, em seguida lavar a zona em volta do nariz e da boca com gua. gua . Caso no pre, procurar ajuda especializada especializada. i li d . importante que a pessoa no se assoe durante bastante tempo aps estancar a hemorragia. hemorragia.

14

16022011

Estadodechoque
Se a vitima apresentar pulso rpido rpido, respirao acelerada e superficial, suores frios, frio e palidez porque poder estar em ESTADO DE CHOQUE.

Estadodechoque
Oquesedevefazer? Desapertararoupa; Acalmaravtima,conversandocomela; Levantaraspernasacercade30cmdocho; Agasalharavtima,porexemplotapandoacomuma manta. Oquenosedevefazer? Dardebeber.

15

16022011

Inconsciente
Se a vtima no reage a estmulos verbais e no reage a estmulos fiscos, encontrase INCONSCIENTE INCONSCIENTE. .

Inconsciente
Oquesedevefazer? Transportar a vtima para um lugar arejado arejado; ; Desapertar a roupa; roupa; Deitla na posio lateral de segurana (vtima deitada de bruos com a cabea virada para o lado direito com brao direito flectido, servindo de apoio cabea e perna direita flectida, apoiada na perna esquerda) esquerda). . Oquenosedevefazer? Dardebebervtima.

16

16022011

PosioLateraldeSegurana PLS
1 2

EnvenenamentoporViaOral
Seavtimaingeriuprodutovenenoso,sofreuumenvenenamento porviaoral. Oquesedevefazer? SeingeriuumPRODUTONOCORROSIVO, CORROSIVO,provocarlheo vmito oquepoderserfeitodandoabeberguamorna commuitosal. SeingeriuumPRODUTOCORROSIVOOUDERIVADODO PETRLEO, PETRLEO,darlheabeberleitefrio. Oquenosedevefazer? SeavtimaingeriuumPRODUTOCORROSIVO(ex:lixvia) lixvia)ou DERIVADODOPETRLEO PETRLEO, ,NUNCA provocarovmito.

17

16022011

Envenenamentoporviarespiratria
Se a vtima sente tonturas e est eufrica (caso da intoxicao por Monxido de Carbono) Carbono) ou ento sentese a desfalecer (caso da intoxicao por Gs Butano), Butano), pode ter sofrido um ENVENENAMENTO POR VIA RESPIRATRIA. RESPIRATRIA .

Envenenamentoporviarespiratria
Oquesedevefazer? Levaravtimaparaumlocalarejado, arejado tendoocuidadodeno respiraroarcontaminado; Deixaravtimaemrepouso; Aguardarsocorroprofissional; Seavtimativerumaparagemrespiratriaapenasumsocorrista deveraplicarrespiraobocaaboca. Oquenosedevefazer? Entrarnolocalcontaminado,semprotecorespiratria, tornandoseoutravtima. Seogsforinflamvelligarinterruptores.

18

16022011

Fractura
Se a vtima apresentar dor localizada, mobilidade anormal, incapacidade de fazer alguns movimentos, hemorragia (no caso de fractura exposta), muito possivelmente tem uma FRACTURA. FRACTURA.

Fractura
O que se deve fazer? O menor nmero possvel de movimentos vtima; vtima ; Instalala confortavelmente confortavelmente; ; Cortar a roupa, se necessrio; necessrio; Imobilizar a articulao articulao; ; Se a fractura for exposta, colocar uma compressa compressa. . O que no se deve fazer? Pegar na vtima. vtima.

19

16022011

Devem estar disponveis os seguintes materiais:


Tesoura de pontas redondas (para maior segurana)

Fita adesiva impermeabilizada para feridas que devam permanecer secas

Ligaduras de diferentes tamanhos e formas, para ligar membros ou segurar as compressas

20

16022011

Sorofisiolgico

Pensosrpidos

Lenosdescartveisparalimpezageral

Termmetroparaavaliaratemperatura

Analgsico/antipirticoparaacalmaradorebaixara febre(ex:paracetamol)

Cremeantihistamnico,parapicadasealergias

21

16022011

Pinasparaextracodeespinhos,ferrode abelhas,pequenoscorposestranhos

Compressasesterilizadasparacobrirferidase eventualmenteolhos.

Manual de Primeiros Socorros de forma a actuar correctamente em caso de urgncia urgncia. .

Luvasdeltex

22

16022011

Primeirossocorrosquesoum desastre!
Nunca usar borra de caf, sal, acar ou qualquer outro produto para estancar uma hemorragia. hemorragia. Usar um pano limpo para comprimir o local. local. Em caso de um traumatismo, nunca colocar gua quente na regio. regio. Colocar sempre fria, de preferncia gelo. gelo. Nunca use clara de ovo, pasta de dentes, manteiga, vinagre ou qualquer pomada em queimaduras. queimaduras. A tendncia agravar a leso. leso. No provocar o vmito ou tomar leite em caso de ingesto de alguma substncia desconhecida desconhecida. . S se isso for recomendado no rtulo do produto produto. . No insistir em remover objectos em ouvidos e nariz nariz. . Devem ser retirados por especialistas, com material adequado adequado. . Em caso de perfurao com faca por exemplo, no abdmen, no trax, na cabea, etc, etc, no retirar retirar. . Em caso de crise convulsiva, nunca tente puxar a lngua da criana. criana.

VilaRealI

Obrigadoatodos
CarlosSimoAlves

23

You might also like