You are on page 1of 3

Distopia Genital

Distopia Genital ou Prolapso dos rgos plvicos, corresponde a um ou mais rgos plvicos que se encontram fora do seu lugar habitual. So fatores envolvidos na topografia normal: Fator endcrino estrognio (para distopia ocorre a falta deste hormnio, como na menopausa) Fator dinmico envolve aumento da presso intra-abdominal; como constipao, mico, evacuao, partos naturais, tosse, obesidade, posies que favoream o aumento da PIA, DPOC, entre outras. Fator Anatmico a manuteno da esttica dos rgos plvicos feita por dois aparelhos anatmicos: o aparelho de suspenso e o de sustentao. Suspenso localiza-se entre o assoalho plvico e o peritnio parietal, formado por tecido conjuntivo elstico e musculatura lisa que se distribui ao redor do colo uterino e parte superior da vagina atravs dos ligamentos pubovesicuterinos, ligamentos cardinais/paracervical e ligamentos uterossacros. E o de sustentao constitudo pelo assoalho plvico, sendo composto pelo diafragma plvico (msculo elevador do nus e msculo isquiococcgeo), diafragma urogenital (msculo tranverso profundo do perneo, msculos esfcter-anal, isquiocavernosos, bulbocavernosos e transversos superficiais do perneo) e fscia endoplvica (que liga os rgos plvicos s paredes plvicas; e outro folheto que recobre o tero, vagina, bexiga e reto formando as fscias vesicovaginal e retovaginal). Fisiopatologia O prolapso genital conseqncia de um rompimento do equilbrio da esttica plvica, podendo ser provocado por alteraes congnitas que acarretam enfraquecimento dos aparelhos de suspenso e sustentao, ou por um aumento crnico da presso intraabdominal (PIA). A etiologia mais comum a multiparidade, envolvendo 70% dos casos. Outros fatores so: defeitos qualitativos do colgeno, alteraes neurolgicas, rotura perineal, enfraquecimento dos ligamentos cardinais, retroverso e medioverso uterinas (provocam aumento da presso intra-abdominal). Fator endcrino Fator dinmico | | |____________Fator anatmico_________________| | | Distopia/Prolapso Prolapso vaginal anterior Envolve a descida da parede vaginal anterior, e conhecida como uterocele e/ou cistocele. A cistocele pode ser classificada em central, lateral ou mista. > A lateral causada por desinsero lateral da fscia pubovesicocervical. > A central ou de distenso resulta do estiramento da parede vaginal anterior, levando formao de defeito central na fscia pubocervical. Tratamento Mulheres com prolapso vaginal anterior assintomticas no necessitam de tratamento. Mulheres sintomticas sem resduo ps-miccional com alto risco cirrgico pode ser indicado a utilizao de pressrios vaginais.

A cirurgia indicada para todos os tipos de cistocele colporrafia anterior (abertura da parede vaginal anterior e plicatura da fscia pubovesicocervical na linha mdia). Mas no caso de defeito para vaginal a conduta ideal a reinsero da fscia pubovesicocervical ao arco tendneo da fscia plvica. sempre recomendvel o estudo urodinmico antes da cirurgia. Prolapso uterino Este ocorre pelo enfraquecimento ou por leso dos ligamentos cardinais e uterossacros; e consiste no deslocamento do tero, que em casos mais avanados pode exteriorizar-se atravs da fenda vaginal. Pode ser acompanhado de prolapsos das paredes vaginais anteriores/posteriores, rotura perineal, e alongamento hipertrfico do colo. Este ltimo diferenciado do prolapso atravs da cervicometria (passagem do histermetro no orifcio interno). Exame fsico: Inspeo dinmica com manobra de Valsalva ou pinamento do colo uterino com pina de Pozzi/Museux. Tratamento: > O prolapso assintomtico no necessita de tratamento > Quando sintomtico o tratamento pode ser conservador ou cirrgico. Conservador inclui exerccios da musculatura plvica e pessrios (para casos de alto risco cirrgico). Cirrgico pode ser realizado atravs da retirada parcial do colo uterino e uma cervicofixao anterior dos ligamentos cardinais, em pacientes que desejam fertilidade futura, pacientes com alongamento hipertrfico do colo e pacientes com risco cirrgico mais elevado. E o tratamento cirrgico tambm pode ser a histerectomia vaginal associada a correo das leses presentes, em estgios mais avanados. Medidas profilticas em relao ao prolapso da cpula vaginal so recomendadas. > E pacientes idosas, com risco cirrgico e sem vida sexual ativa podem ser submetidas obliterao da vagina. Prolapso de cpula vaginal Este ocorre por leses das estruturas de suporte durante histerectomia ou outras cirurgias plvicas, ou adelgaamento dessas estruturas. Tratamento envolve a fixao da cpula vaginal ao promotrio do sacro, na aponeurose do msculo retoabdominal ou ao ligamento sacroespinhoso e a obliterao vaginal (colpocleise Cirurgia de LeFort) em muheres que no desejam mais manter vida sexual. Enterocele Ocorre quando o intestino delgado se insinua pela cpula vaginal devido um defeito na fscia retovaginal, colocando o peritnio em contato direto com a vagina. Geralmente est associada retocele alta pelo enfraquecimento da parede vaginal posterior e superior, e maior parte das enteroceles occore aps histerectomias. Diagnstico feito atravs do toque combinado (toque retal + toque vaginal), pede-se paciente que realize a manobra de Valsalva. Caso o mdico sinta a ala intestinal de encontro ao seu dedo, conclui-se que se trata de enterocele. Tratamento cirrgico. Prolapso de parede vaginal posterior A manifestao clnica a retocele, que ocorre em resultado do enfraquecimento da fscia retovaginal e dos seus pontos de fixao s margens dos msculos elevadores do nus.

Tratamento consiste na colporrafia porterior com plicatura da fscia retovaginal, podendo tambm utilizar tela de propileno para reforar a parede. A correo da rotura perineal e a reconstituio do corpo perineal tambm devem ser efetuadas. Os sintomas so comuns todos os tipos de prolapso. O mais comum a sensao de peso ou desconforto na regio da genitlia externa, que se agrava em posio ortosttica por tempo prolongado. E o sinal mais comum a exteriorizao de uma bola na vagina. Pode ocorrer tambm sangramento pelo atrito com roupa ntima, dispaurenia, disfuno sexual. Casos de incontinncia urinria ou polaciria so resultantes de uma hipermotilidade uretral e se associam com a perda da sustentao vaginal anterior. O diagnstico das distopias genitais clnico. A USG pode ser usada em casos de suspeita de alguma patologia que esteja provocando o prolapso, como tumores. Outros tratamentos: esletroestimulao, TRH (terapia de reposio hormonal), fisioterapia, exerccios fsicos.

You might also like