You are on page 1of 1

Curso Profissional de Tcnico de Apoio Infncia Disciplina de Expresso Corporal, Dramtica e Musical

CARACTERIZAO DA DISCIPLINA A disciplina de Expresso Corporal, Dramtica e Musical integra trs vertentes fundamentais para o desenvolvimento das dimenses pessoal, social e profissional do aluno enquanto futuro tcnico de apoio infncia. So elas: Expresso Corporal Expresso Dramtica Expresso Musical Estas vertentes, so poderosos meios de comunicao e apesar de terem caractersticas prprias esto intimamente relacionadas e complementam-se mutuamente. O domnio destas formas de expresso pressupem uma diversificao de experiencias de aprendizagem, objectivando um progressivo conhecimento, domnio e utilizao do corpo, sentido e esttico, bem como o contacto com diferentes materiais, que podero ser explorados, manipulados e transformados de forma a que o individuo tome conscincia de si prprio, numa descoberta constante do mundo que o rodeia.

EXPRESSO CORPORAL O indivduo medida que vai crescendo vai dominado o seu corpo e tomando conscincia das suas potencialidades. O corpo o instrumento de relao com o mundo e fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagens que se prolongam durante toda a vida. As actividades propostas, devem explorar as diferentes formas de utilizar e de sentir o corpo trepar, deslizar, correr, saltar Outras formas de movimento, permitem ainda a interiorizao de aspectos vrios como a lateralidade, esquema corporal, manipulao de materiais Os materiais e espaos utilizados devem ser explorados de forma a tirar partido das suas potencialidades, diversificando e enriquecendo as oportunidades de expresso motora.

EXPRESSO DRAMTICA uma actividade onde o prprio corpo assume-se como meio privilegiado de expresso e comunicao, promovendo a criao de novas situaes de comunicao verbal e no verbal, novos papeis e a sua caracterizao, explorando vivencias, historias conhecidas ou inventadas, pequenos dilogos Viajando pelo mundo da fantasia e do faz de conta.

EXPRESSO MUSICAL uma forma de expresso, que se baseia na explorao, identificao e produo de sons e ritmos. Esta aprendizagem realiza-se com base no conhecimento das diversas caractersticas dos sons, bem como de cinco aspectos fundamentais nomeadamente escutar, cantar, danar, tocar e criar. Podem ser utilizados instrumentos de percusso simples, pandeiretas, xilofones, objectivando uma cultura musical mais alargada e o desenvolvimento da sensibilidade esttica. No 10 ano de escolaridade e integrando as trs vertentes, sero lecionados os seguintes mdulos: Mdulo 1- O Corpo, Veculo de Expresso (Expresso Corporal) Mdulo 2-O Espao e Tempo de Ao (Expresso Dramtica) Mdulo 3 -Expresso pelo Som (Expresso Musical)

You might also like