You are on page 1of 4

Competncias e Habilidades - Cincias Humanas - Matriz de

Competncias e Habilidades de Histria e Geografia - Ensino Fundamental

EIXOS COGNITIVOS VI. Dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica. VII. Construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. VIII. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaesproblema. IX. Relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. X. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. COMPETNCIAS GERAIS F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histricos e geogrficos. F2 - Compreender o papel das sociedades no processo de produo do espao, do territrio, da paisagem e do lugar. F3 - Compreender a importncia do patrimnio cultural e respeitar a diversidade tnica. F4 - Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, de forma a favorecer uma atuao consciente do indivduo na sociedade. F5 - Compreender o processo histrico de ocupao do territrio e a formao da sociedade brasileira. F6 - Interpretar a formao e organizao do espao geogrfico brasileiro, considerando diferentes escalas. F7 - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. F8 - Compreender a organizao poltica e econmica das sociedades contemporneas. F9 - Compreender os processos de formao das instituies sociais e polticas a partir de diferentes formas de regulamentao das sociedades e do espao geogrfico. HABILIDADES I H1 H6 H11 II H2 H7 H12 III H3 H8 H13 IV H4 H9 H14 V H5 H10 H15

F1 F2 F3

F4 F5 F6 F7 F8 F9

H16 H21 H26 H31 H36 H41

H17 H22 H27 H32 H37 H42

H18 H23 H28 H33 H38 H43

H19 H24 H29 H34 H39 H44

H20 H25 H30 H35 H40 H45

H1 - Identificar diferentes formas de representao de fatos e fenmenos histrico-geogrficos expressos em diferentes linguagens. H2 Reconhecer transformaes temporais e espaciais na realidade. H3 - Interpretar realidades histricas e geogrficas estabelecendo relaes entre diferentes fatos e processos sociais. H4 - Comparar diferentes explicaes para fatos e processos histricos e/ou geogrficos. H5 Considerar o respeito aos valores humanos e diversidade scio-cultural, nas anlises de fatos e processos histricos e geogrficos. H6 Identificar fenmenos e fatos histrico-geogrficos e suas dimenses espaciais e temporais, utilizando mapas e grficos. H7 Analisar geograficamente caractersticas e dinmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituio do espao. H8 Interpretar situaes histrico-geogrficas da sociedade brasileira referentes constituio do espao, do territrio, da paisagem e/ou do lugar. H9 Comparar os processos de formao socioeconmicos e geogrficos da sociedade brasileira. H10 Comparar propostas de solues para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural. H11 Identificar caractersticas de diferentes patrimnios tnico-culturais e artsticos. H12 Reconhecer a diversidade dos patrimnios tnico-culturais e artsticos em diferentes sociedades. H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestaes populares como representao do patrimnio regional e cultural. H14 - Comparar as diferentes representaes tnico-culturais e artsticas. H15 Identificar propostas que reconheam a importncia do patrimnio tnico-cultural e artstico para a preservao das memrias e das identidades nacionais. H16 Identificar em diferentes documentos histricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social. H17 Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos histricos. H18 Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores ticos e morais na vida cotidiana. H19 Discutir situaes da vida cotidiana relacionadas a preconceitos tnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza. H20 Selecionar criticamente propostas de incluso social, demonstrando respeito aos direitos humanos e diversidade sociocultural. H21 Identificar em diferentes documentos histricos e geogrficos vrios movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformao da realidade. H22 Investigar criticamente o significado da construo e divulgao dos marcos histricos relacionados histria da formao da sociedade brasileira.

H23 Interpretar o processo de ocupao e formao da sociedade brasileira, a partir da anlise de fatos e processos histricos. H24 Analisar relaes entre as sociedades e a natureza na construo do espao histrico e geogrfico. H25 Avaliar propostas para superao dos desafios sociais, polticos e econmicos enfrentados pela sociedade brasileira na construo de sua identidade nacional. H26 Identificar representaes do espao geogrfico em textos cientficos, imagens, fotos, grficos, etc. H27 Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formao e organizao do espao geogrfico, que contemplem a dinmica entre a cidade e o campo. H28 Analisar interaes entre sociedade e natureza na organizao do espao histrico e geogrfico, envolvendo a cidade e o campo. H29 Discutir diferentes formas de uso e apropriao dos espaos, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformaes no tempo. H30 A partir de interpretaes cartogrficas do espao geogrfico brasileiro, estabelecer propostas de interveno solidria para consolidao dos valores humanos e de equilbrio ambiental. H31 Associar as caractersticas do ambiente (local ou regional) vida pessoal e social. H32 Identificar a presena dos recursos naturais na organizao do espao geogrfico, relacionando transformaes naturais e interveno humana. H33 - Relacionar a diversidade morfoclimtica do territrio brasileiro com a distribuio dos recursos naturais. H34 - Analisar criticamente as implicaes sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histrico-geogrficos. H35 Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histrico-geogrficos especficos, tendo em vista a conservao do ambiente. H36 - Identificar aspectos da realidade econmico-social de um pas ou regio, a partir de indicadores socioeconmicos graficamente representados. H37 Caracterizar formas de circulao de informao, capitais, mercadorias e servios no tempo e no espao. H38 - Comparar os diferentes modos de vida das populaes, utilizando dados sobre produo, circulao e consumo. H39 Discutir formas de propagao de hbitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatrios do ambiente e da sociedade. H40 Comparar organizaes polticas, econmicas e sociais no mundo contemporneo, na identificao de propostas que propiciem eqidade na qualidade de vida de sua populao. H41 - Identificar os processos de formao das instituies sociais e polticas que regulamentam a sociedade e o espao geogrfico brasileiro. H42 - Estabelecer relaes entre os processos de formao das instituies sociais e polticas. H43 - Compreender o significado histrico das instituies sociais considerando as relaes de poder, a partir de situao dada. H44 Discutir situaes em que os direitos dos cidados foram conquistados, mas no usufrudos por todos os segmentos sociais. H45 Comparar propostas e aes das instituies sociais e polticas, no enfrentamento de problemas de ordem econmico-social.

You might also like