You are on page 1of 16

CEFAC

CENTRO DE ESPECIALIZAO EM FONOAUDIOLOGIA CLNICA

CANTO: ARTE E CINCIA UMA MAIOR INTERAO ENTRE PROFESSORES DE CANTO E FONOAUDILOGOS

Leilane Maria Farias Leite de Albuquerque

So Paulo 1997

CEFAC
CENTRO DE ESPECIALIZAO EM FONOAUDIOLOGIA CLNICA

CANTO: ARTE E CINCIA uma maior interao entre professores de canto e fonoaudilogos

MONOGRAFIA

DE

CONCLUSO

DO

CURSO DE ESPECIALIZAO EM VOZ. Orientadora: MIRIAM GOLDENBERG

Leilane Maria Farias Leite de Albuquerque

So Paulo 1997

RESUMO:

Cantar, no to difcil como dizem.

Para cantar bem, o organismo precisa estar em perfeitas condies de sade e preparo, visto que a arte do canto exige vigor e resistncia para que o potencial vocal seja plenamente alcanado. Qualquer atividade, por mais simples que seja, no se executa sem dispndio de energia, e no caso do canto esta realidade permanece inalterada. Sua prtica no pode ser realizada de qualquer maneira. preciso a utilizao de uma tcnica. E ela a responsvel pela colocao sonora da voz no canto.

Todavia, erro no emprego desta tcnica, poder ocasionar srias pertubaes.

Contrariar o trabalho funcional dos rgos, comprometemos a sade e o bem estar vocal do cantor. Para que isso no acontea necessrio que o fonoaudilogo e o professor de canto faam um trabalho integrado. O fonoaudilogo orienta o cantor para que a voz seja utilizada sem esforo desnecessrio ou prejuzo do aparato vocal, e o professor de canto se responsabiliza pelas mudanas na esttica da voz.

Trabalhar a voz cantada sem danos ou prejuzos, essa a meta!

O instrumento mais fascinante que existe, sem dvida alguma, o aparelho da voz humana, por ser to flexvel e produzir combinaes infinitas de sons (MORANI, 1995).

Aos meus pais Francisco e Terezinha Albuquerque.

AGRADECIMENTOS

Dra. Marta Assumpo de Andrada e Silva, meu agradecimento pelas orientaes e esclarecimentos;

minha professora de canto lrico, Angelina Colombo Ragazzi, o meu agradecimento por seus ensinamentos;

minha amiga e irm Inez Beatriz Martins, o meu agradecimento pelo estmulo;

Deus, o meu agradecimento pela fora de chegar at o fim.

Aos meus pais, o meu agradecimento pelo constante apoio e auxlio.

SUMRIO:

INTRODUO

DISCUSSO TERICA

CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A idia deste trabalho surgiu de minha prpria experincia. Exero a arte de cantar h quatro anos. Neste perodo apareceu um micro-ndulo e uma fenda em meu aparelho fonador. Fui submetida a um tratamento fonoaudilogico e, aps um ano, o quadro normalizou. Alm de mim, dois vocalistas apareceram com os mesmos problemas vocais. Diante dessa situao apareceram alguns questionamentos: A) Para se cantar necessrio utilizar alguma tcnica? B) O que essa tcnica vocal que as pesoas tanto falam dentro do canto? C) O canto requer algum esforo muscular?

Associado minha vivncia o projeto nasceu tambm do seguinte depoimento: Acho uma falha muito grande no ter uma fonoaudiloga dentro de um conservatrio. Sinto uma grande dificuldade em perceber quando o aluno de canto chega com um problema de voz. Sou professora de canto lrico. Os professores de canto possuem uma sensibilidade acstica muito boa, mas s o nosso ouvido no basta. Escuto o problema, mas no tenho um conhecimento fisiolgico da voz no canto. No tenho condies de dizer o que pode estar acontecendo l por dentro. A voz como se fosse uma mquina. O fabricante conhece a mquina, o tcnico atua na mquina. Preciso saber como funciona esta mquina e o que preciso para que ela funcione sem estragos. (Angelina Colombo Ragazzi - professora de canto lrico h 10 anos no Conservatrio Dramtico e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatu, 1996). O cantor um pintor. Sua voz o pincel, a capacidade de modulao suas tintas, e o espao sua tela. Sua voz um instrumento de que ele se utiliza: a arma com a qual combate. Nenhum msico toca um intrumento quebrado, assim como ningum participa de um duelo com espada enferrujada ou defeituosa. (SINNEK, 1955). A voz para o cantor um instrumento que deve ser treinado e dominado com tcnica. Instrumento este, com o qual deseja dar expresso a sentimentos e idias. Mas para isso acontecer, necessrio que a voz cantada tenha modulao, sonoridade e suavidade. Tudo isso sem cansar e menos ainda, sem prejudicar o rgo vocal. 8

O cantor deve estar com toda a sua musculatura larngea, condicionada e preparada para a atividade do canto. Como um atleta entra numa corrida sem antes fazer um condicionamento fsico? Segundo SINNEK (1955) o que importa no a quantidade de voz que o cantor possui, mas o modo artstico de empreg-la: a TCNICA. PINHO (1997) afirma que o canto sem preparo e tcnica pode ser extremamente prejudicial ao aparato vocal, causando srios distrbios orgnicos secundrios. Qualquer pessoa pode cantar desde que no haja patologia larngea. Para cantar nesses casos, se faz necessrio o acompanhamento em dupla, fonoaudilogo e professor. Desaparecendo a limitao, o cantor pode ser acompanhado apenas pelo professor de canto (ANDRADA e SILVA, 1998). SUNDEBERG (1993) cita que a tcnica responsvel pelos ltimos ajustes da voz. Seu emprego um meio facilitador para a arte do canto. Graas ela, a emisso do canto ter mais qualidade e sua produo ser conseguida com maior facilidade. ANDRADA e SILVA (1998) explica que o trabalho do fonoaudilogo consiste em preparar a musculatura do trato vocal do cantor para a prtica do canto. Vemos que o canto um trabalho interdisciplinar. Este trabalho tem o objetivo principal de mostrar que a arte pode se unir cincia trazendo benefcios ao cantor. Ou seja, fonoaudilogos e professores de canto trabalhando em conjunto, cada um exercendo sua funo especfica, em prol de um bem maior: a sade vocal dos cantores. Segundo MORANI (1995) com a unio dessas foras, alcanaremos um tratamento mais adequado e seguro, e os resultados podem ser espantosos e de alto valor para ambas as partes. Diante desta realidade, este trabalho espera poder abrir um campo para a fonoaudiologia , um campo vasto e insondvel pronto para ser explorado: o CANTO.

Para falar ou cantar bem, com boa voz, preciso antes de mais nada, que o instrumento esteja em condies ideais de uso: afinado, aquecido e bem preparado (MATHIAS, 1986). A tcnica vocal praticada h sculos. Segundo KAHLE (1956), at o sculo XVI, a msica era ligada Igreja, predominando o canto litrgico. No fim do sculo XVI, surge uma nova forma musical: a pera. Com ela surgiram as escolas de canto, trazendo consigo a necessidade de cantores com grandes possibilidades vocais. As exigncias vocais so maiores. Surge ento, a tcnica vocal. O autor define que a tcnica vocal tem a finalidade de educar a sensibilidade do cantor, para o uso das verdadeiras caixas de ressonncia e o completo equilbrio entre os registros. Seu objetivo principal manter o timbre da voz natural. SINNEK (1955) afirma que a tcnica responsvel pela colocao e projeo vocal, de maneira que ela seja amplificada no ambiente em que est sendo produzida . Alerta para o canto sem tcnica ou o erro quanto ao seu emprego, podendo vir a maltratar a voz. WYSUY (1980) acredita que um erro no emprego da tcnica pode resultar em danos e prejuzos ao aparelho fonador. O resultado da tcnica pode ser construtivo, destrutivo ou sem efeito; isso vai depender da forma como realizado o exerccio. MORANI (1995) relata que a correo do som e da postura feita atravs da tcnica vocal. Consequentemente a voz vai adquirir o brilho necessrio, para uma boa emisso no canto. A clareza e a suavidade vocal ser percebida. SEGRE, NAIDICH e JACKSON (1981) citam como proveniente de erros na tcnica da voz cantada: tremor vocal, voz abafada, voz nasalizada, ataque vocal soproso e ataque vocal brusco. As alteraes so provenientes de causas orgnicas e funcionais.

Frequentemente so encontradas nos alunos de canto e nos cantores populares

10

profissionais sem treinamento vocal, alm de indivduos alrgicos, hipersensveis e nervosos que realizam abusos vocais. DINVILLE (1993) considera um crculo vicioso essas pertubaes. As leses ou inflamaes podem degenerar em problemas funcionais. Esses podem ocasionar problemas orgnicos. O sinal de uma tcnica errnea e de esforo contnuo o ndulo, podendo ser unilateral ou bilateral. As queixas mais frequentes do cantor so cansao vocal, sensao de tenso interna excessiva, coceira, ardor ou secura na garganta. A vontade de pigarrear, dor unilateral, incmodo para deglutir e crispaes de um lado. A tcnica vocal tem como base fundamental: a respirao. Quem sabe respirar, sabe cantar (CARTOLANO, 1968). Segundo DINVILLE (1993) o cantor busca a economia do gasto de ar segundo a intensidade, a altura, o timbre, a extenso e a durao da frase musical. O trabalho respiratrio tem por objetivo principal treinar a musculatura larngea, a fim de adquirir a agilidade e a tonicidade necessria voz cantada. A respirao adequada seria a do tipo inferior, costa diafragmtica ou, como denominada por PRATE & SWIFT (1984), abdominal - diafragmtica. Esta caracaterizada pela expanso da parte baixa da caixa torxica e da musculatura da regio abdominal durante a inspirao. O diafragma participa dos movimentos respiratrios e, fisiologicamente, este tipo de respirao permite boa ventilao, proporcionando o apoio necessrio funo vocal (SANCHEZ, 1981). A adequao do tipo respiratrio deve ser feita tanto para a voz falada como cantada; ou seja, o mecanismo adequado deve ser aprendido e automatizado atravs da tcnica. O trabalho integrado do fonoaudilogo e professor de canto o estudo da esttica vocal cantada em toda sua totalidade (MORANI, 1995). Sinnek (1955) afirma que o professor de canto msico em primeiro lugar e visa, principalmente a educao musical de seus alunos. No trata da fisiologia do aparelho fonador e ensina somente os exerccios e regras comuns e usuais do canto.

11

Atravs de seu gosto musical e bom ouvido, leva o aluno a conhecer a beleza da msica e exprimi-la da melhor forma possvel. TEIXEIRA (1970) j mais exigente quanto ao papel do professor de canto: ele necessita saber ouvir, discernir, julgar e avaliar todos os timbres vocais. Alm de ter que possuir noes suficientes de fisiologia acstica, fontica, pedagogia, metodologia e psicologia. Um trabalho conjunto entre mdico, fonoaudilogo e professor de canto, resulta em benefcios para o cantor ( MORANI, 1995). Esta interdisciplinariedade requer dos profissionais envolvidos, pelo menos conhecimentos bsicos, das outras reas em questo. O professor de canto simplesmente um mero orientador, como define MORANI(1995). No o professor que faz ou descobre a voz do cantor e sim ele mesmo, atravs de pesquisas sonoras e treinamentos dirios com a voz. ANDRADA e SILVA (1998) relata que o trabalho fonoaudiolgico na rea do canto muito recente. Quando o cantor vem procurar o fonoaudilogo, tem uma queixa na voz (falada ou cantada ou em ambas). Inicialmente busca apenas o aprimoramento vocal, mas durante o processo de avaliao verifica-se algum problema na voz ou ento, o cantor apresenta um medo do trabalho do professor de canto, por experincias anteriores ruins. PICOLLOTTO (1995) realizou uma pesquisa de campo sobre fonoaudilogos e professores de canto. Quem so? O que fazem? Na concluso foram encontrados dados bastante significativos. Observou formas e valores diferentes de atuao. Do lado dos fonoaudilogos encontrou a marca da cincia, do conhecimento anatmico e funcional, do processo teraputico. Do lado dos professores de canto encontrou a presena da arte, da transmisso oral de conhecimento, da experincia dos mais velhos. MORANI (1995) considera que hoje a integrao entre ambos os profissionais real e possvel. Existe uma conscientizao bem maior por parte dos mesmos, e esta unio deve ser cada vez mais consolidada.

12

Ao concluir o trabalho sobre canto, o primeiro aspecto que vale salientar que a voz cantada exige uma atividade muscular permanente, constantemente adaptada a vrias situaes. Ou seja, lidamos com algo complexo e delicado: o aparelho fonador. Ele compreende um nmero incalculvel de nervos, vasos sangneos, msculos e cartilagens. O canto requer do aparelho fonador sua total perfeio. O estado de normalidade fundamental, antes de se iniciar a arte do canto. Assim como no se pode tocar violo com uma corda quebrada, no podemos submeter nosso rgo vocal a tal esforo sem antes verificar suas condies anatmicas e fisiolgicas. Sem antes trein-lo e prepar-lo. Cantar sem tcnica desastroso e prejudicial. O enfoque principal deste trabalho a tcnica utilizada no canto. Nem todas as pessoas consideram a tcnica vocal indispensvel arte do canto. Alguns acreditam que para cantar s preciso ter o dom e nada mais. Isto no verdade. O esforo fsico que fazemos para cantar bem maior que o que fazemos para falar. O aparelho fonador durante o canto funciona como uma caixa acstica, que deve estar completamente ampliada para uma boa projeo vocal. Ou seja, as condies anatmicas e fisiolgicas da laringe so importantes durante o desempenho da voz cantada. A tonicidade das pregas vocais, outro aspecto que deve ser levado em conta. No podemos exigir de uma laringe constitucionalmente dbil, o mesmo que de uma laringe em perfeito estado. Uma laringe mais frgil no deve ser maltratada, nem sobrecarregada a fim de evitar as complicaes orgnicas, que podem surgir lenta ou 13

bruscamente. A tcnica trabalha a voz para entrar em cena atravs do canto. Seu objetivo essencial o de desenvolver a voz natural do aluno. Qualquer erro em sua aplicao resulta em danos e prejuzos ao aparato vocal. O cantor sem o apoio de uma tcnica apropriada, pode utilizar mecanismos compensatrios, o que gera uma fadiga passageira no rgo vocal. A tcnica modifica o timbre de sua voz. Uma tcnica inadequada causa alteraes significativas em nvel de timbre, podendo ser percebidas acusticamente. Nosso ouvido logo percebe algo estranho na emisso do canto. como se a voz estivesse suja. O professor de canto responsvel pelo emprego da tcnica vocal. O ensino do canto algo delicado e difcil. Dentro dessa arte nada deve ser sistemtico. Cada cantor um caso particular. O professor deve adaptar e modificar os procedimentos da tcnica utilizada, de acordo com as diferenas e limitaes de cada cantor. No estamos falando de um objeto, e sim de um ser humano que emite uma voz, atravs de um corpo. Se desconhecemos o mecanismo fisiolgico e anatmico desse corpo, fica difcil detectar um distrbio na voz apenas subjetivamente. No podemos confiar s no nosso ouvido, as impresses podem ser subjetivas e falhas. Temos que ter dados mais objetivos e claros em nossas mos. Por que a ARTE no se une CINCIA? A interao dessas reas s trar um crescimento maior arte do canto . Os diagnsticos sero detectados com maior facilidade e os sinais de distrbios vocais sero percebidos mais claramente. Ambos possuem um interesse em comum: a voz . E isto pode ser o elo de unio entre eles.

14

ANDRADA e SILVA, M.A . Estudo de um Grupo de Cantores da Noite Dissertao de mestrado apresentada ao programa de Distrbios da Comunicao da Pontficia Universidade Catlica de So Paulo, 1995. ANDRADA e SILVA, M.A . Voz Cantada - Evoluo, Avaliao e Terapia Fonoaudilogica So Paulo, Editora Lovise LTDA, 1998. CARTOLANO, Ruy Botti. Regncia: Coral, Orfeo, Percursso So Paulo, Irmos Vitale editores Brasil, 1968. DINVILLE, Claire. A Tcnica da Voz Cantada Rio de Janeiro, Enelivros, 1993. FERREIRA, Lslie Piccolotto. Trabalhando a Voz So Paulo, Summus, 1988. FERREIRA, Lslie Piccolotto. Voz Profissional: o Profissional da Voz Carapicuba, So Paulo, Pr-Fono Departamento Editorial, 1988. LOUZADA, Dr. Paulo da Silva. As Bases da Educao Vocal Rio de Janeiro, O Livro-Mdico LTDA, 1982. MANSION, Madeleine. El Estudo del Canto. Tcnica de la Voz Alada y Cantada Buenos Aires, Ricordi Americano AS, 1948. MATHIAS, Nelson. Coral, Um Canto Apaixonante Braslia, Musimed, 1986. MENALDI, Jackson. La Voz Normal Argentina, Editorial Mdica Panamericana, 1992.

15

NAIDICH, Susana. Reeducacion de Disfonias, Professionales del actor, del Uamado Cantante Popular Buenos Aires, Panamericana, 1977. PASSOS, Lcia de moura. Apostila sobre Tcnica Vocal So Paulo 1980 PRATER, R.J. & SWIFT. R.W. Manual of Voice Therapy Boston, Little Brown and Company, 1984 p. 36-7. PINHO, Slvia M. Rebelo. Manual de Higine Vocal para Profissionais da Voz Carapicuba, So Paulo, Pr-Fono, 1997. PERELL,J. Alteraciones de La Voz Barcelona, Editorial Cientfico Mdica, 1973. PERELL,J; CABALL,M; GUITART,E. Canto y Diccion Barcelona, CientficoMdica, 1975. SNCHEZ, I. B. Reeducacion de Problemas de la Voz Madrid CEPE 1981. SEGRE,R; NAIDICH, S; JACKSON, C.A Princpios de Foniatria Buenos

Aires, Panamericana, 1981. SINNEK, Hilde. ABC Para Cantores e Oradores So Paulo, Ricordi, 1955. SUNDERBERG, John. Comportamento Respiratrio Durante o Canto, 3 Cambridge, J Nats, 1993. TEIXEIRA, Sylvio Bueno. A Arte de Cantar Campinas, Editora Ativa, 1976. VILLELA, Eliphas Chinellato. Fisiologia da Voz: Para Uso das Escolas de Canto e Conservatrios no Curso de Canto So Paulo, S.N., 1961.

16

You might also like