You are on page 1of 7

Aparelho Digestivo: Motilidade I (reviso)

Aluna: Evelyn Pacheco


O tubo digestivo um importante sistema, uma vez que nos permite o aporte dos nutrientes, gua e electrlitos, indispensveis vida. Para que esse aporte seja conseguido necessrio a alimentao, a progresso dos alimentos ao longo do tubo digestivo e sua posterior absoro. esta sequncia que vai determinar o decorrer das aulas tericas, onde sero estudas sucessivamente: (1) motilidade (movimentos que promovem a progresso do bolo alimentar), (2) secrees digestivas e (3) mecanismos de absoro. Ao corte, o tubo digestivo: 1 Camada mucosa: onde se encontram quimioreceptores e mecanorreceptores (estes, por exemplo, reconhecem que o esfago est distendido e enviam essa informao para o SNC e para o plexo entrico; estes por sua vez respondem agindo sobre o tubo digestivo). 2 3 Muscularis mucos: importante nos movimentos do intestino delgado e na formao das suas pregas. 4 Camada Submucosa: onde se encontram glndulas e os grandes vasos.

5 Camada muscular (muscularis propria): a mais importante para a motilidade. Pode dividir-se numa camada interna (circular e mais espessa) e noutra externa (longitudinal). 1 Adventcia: Camada mais externa, de tecido conjuntivo laxo; pode apresentar depsitos de tecido adiposo. Importa, ainda, considerar a existncia do sistema nervoso entrico: semiautnomo e especfico do tubo digestivo. Coordena mltiplas e importantes funes deste, e geralmente est sob o controlo do sistema nervoso autnomo. Pode ser subdividido em: plexo mioentrico (Auerbach, entre as fibras musculares) e submucoso (Meissner). TRAJETO DO BOLO ALIMENTAR AO LONGO DO TUBO DIGESTIVO: A) MASTIGAO, importante uma vez que provoca o fraccionamento dos alimentos, e deste modo facilita os processos que decorrem ao nvel do estmago (um fragmento apenas sai do estmago quando o seu dimetro menor que 1 mm). Muitos dos alimentos que ingerimos (por exemplo frutas e vegetais) esto envolvidos por uma camada de celulose e como se sabe esta no digerida nos humanos por ausncia de enzimas capazes de o fazer. Ora, a mastigao vai quebrar essa camada de modo a facilitar a digesto do que est envolto pela celulose.

tambm importante para a lubrificao dos alimentos [salivao] (por exemplo, podem ocorrer leses no esfago por passagem dos alimentos que no estejam lubrificados). na mastigao que se d uma primeira digesto pela presena da alfa amilase (enzima que existe sobretudo no pncreas mas que tambm est presente na saliva e que prontamente digere acares na boca). Por exemplo, se deixarmos permanecer po na boca, passados alguns instantes sentimos um sabor adocicado, uma vez que a amilase comea a digerir o amido presente no po, at glicose. B) DEGLUTIO: um processo muito rpido, subdividido em trs fases, sendo as duas ltimas inconscientes (actos reflexos): 1-Fase oral: completamente consciente e voluntria, uma vez que quando a mastigao cessa sentimos necessidade de engolir os alimentos, empurrando-os com a lngua para trs, at faringe. 2- Fase farngea: extremante rpida, j que todos os fenmenos se processam em cerca de um segundo. No mecanisno de fecho das fossas nasais , o bolo entra na faringe, o palato mole sobe e tapa o orifcio posterior das fossas nasais, impedindo que algo saia pelo nariz. Este mecanismo est descontrolado, por exemplo, quando estamos a comer e subitamente nos rimos: neste caso, podem sair partculas pelo nariz. O segundo mecanismo, ao contrrio do primeiro, essencial: mecanismo de obstruco das vias areas. A epiglote fecha completamente as vias areas e simultaneamente as cordas vocais aproximam-se, impedindo que os alimentos se desloquem para as vias areas. Quando nos engasgamos e comeamos a tossir sinal que este mecanismo est descontrolado e deste modo pequenas partculas viajaram at rvore respiratria, provocando tosse violenta. Em casos mais graves, por exemplo alcolicos que se deitem em estados de coma alcolico, pode verificar-se refluxo de lquidos do estmago para a garganta, e o indivduo acaba por morrer, j que este mecanismo est afectado. Durante esta fase esto inibidos o centro respiratrio e o centro do vmito. Os alimentos durante a deglutio passam pela mesma zona na qual tocamos com os dedos quando queremos provocar o vmito, mas a sua passagem no provoca o vmito uma vez que o seu centro est inibido. Existe ainda durante esta fase a contraco violenta da faringe (a sua parede muscular desenvolvida), abertura do esfncter inferior da faringe e o alimento passa para uma terceira fase. 3- Fase esofgica: o esfncter superior do esfago s abre quando deglutimos para deixar passar o alimento (se assim no fosse, aquando a respirao, o ar entraria para o estmago). Ao longo desta fase verificamos a existncia de uma onda que prossegue ao longo de todo o esfago a que se chama ONDA PERISTLTICA, e que empurra o alimento desde o incio ao fim do esfago. Se fizermos o pino e tentarmos beber um lquido com uma palhinha, verificamos que isso possvel: daqui podemos concluir que a passagem dos

alimentos at ao esfago no se faz por aco da gravidade (apesar de ajudar), mas sim porque existe esta onda muscular que empurra o alimento. Isto pode ser melhor compreendido se utilizarmos como exemplo um tubo de pasta de dentes: medida que empurramos o dedo a pasta de dentes vai saindo, sempre frente do dedo (o mesmo acontece com a onda peristltica: h uma contraco atrs do bolo alimentar, essa mesma contraco vai progredindo e empurrando o bolo). Ao mesmo tempo existe um reflexo que faz com que frente do bolo (poucos cm frente) o msculo relaxe. Na maioria dos casos esta onda dura 5-8 s, que o tempo suficiente para que o bolo se desloque de cima para baixo do esfago. O esfago, contrariamente a outros constituintes do sistema digestivo (que tm funes de digesto e absoro), tem apenas funo de canal conductor, e como tal o bolo alimentar desloca-se o mais rapidamente possvel (por exemplo no intestino delgado a progresso propositadamente lenta de modo a promover uma ptima absoro). Por vezes pode ocorrer uma onda peristltica secundria, nos casos em que a primeira no foi suficientemente forte para empurrar o bolo at ao final do seu trajecto. Na eventualidade da segunda onda tambm no ser eficaz gerada uma onda terciria (segunda onda secundria). O esfncter inferior do esfago est normalmente contraido e apenas relaxa quando o bolo alimentar passa, ficando novamente contrado aps a sua passagem. Num espasmo do esfago (situao anormal), o esfago est contrado violentamente em vrias pores, mas essa contraco ineficaz. Nesta situao as pessoas queixam-se de dores de peito, aps as refeies ou entre elas. O esfncter inferior do esfago importante por uma razo meramente fsica. Praticamente todo o esfago est dentro do trax e consequentemente sujeito a presses semelhante s torcicas, que especialmente na inspirao so negativas; por outro lado o abdmen tem presses francamente positivas (especialmente em grvidas e obesos) o que significa que fcil haver passagem de liquido do estmago para o esfago. Tal no acontece devido ao esfncter inferior do esfago. O esfago, contrariamente ao estmago, no tem proteco contra agresses cidas. No caso de leso do esfncter inferior do esfago, algum cido presente no estmago pode invadir o esfago e provocar uma esofagite [doena frequente], devido ao refluxo gastroesofgico. Este esfncter inferior controlado pelo simptico, parassimptico e plexo entrico e existem vrias substncias endcinas como a gastrina que, aumentando a seco de cido, tambm leva ao aumento da contraco do esfncter inferior. A presso do esfncter inferior pode variar em funo dos alimentos ingerido: uma refeio rica em protenas promove o bom funcionamento do esfncter enquanto uma refeio rica em gorduras, lcool ou comidas picantes diminui a presso no esfncter (e por isso muitas vezes sente-se ardor ou azia).

De qualquer forma, o refluxo no depende apenas do esfncter. H um conjunto de outras situaes que contribuem para tal. 1 1. A outra situao, muito frequente, o excesso de cido: o esfncter at pode estar a funcionar bem, mas se houver cido a mais no estmago mais fcil esse cido vir para o esfago. 2 3 2. Outra situao a seguinte. O nosso esfago est sempre em movimento, e sempre que ns temos contacto de cido do estomago, o esfago reage contraindo-se violentamente para enviar o cido para baixo. Se essa contraco do esfago no estiver a funcionar bem o refluxo pode ser patolgico. 4 3. Finalmente uma situao que parece ser mais rebuscada mas que vocs tambm existe. preciso que a drenagem do estmago esteja a funcionar bem: se vocs tiverem um estmago com uma estenose do piloro, por exemplo, porque h uma lcera, fcil de perceber que, como o piloro no abre bem, a drenagem do estmago mais difcil, e vai acumular-se cido. Naturalmente, esse cido vai passar mais facilmente para o esfago. Existem tambm doenas raras como a acalsia, em que o esfncter est muito encerrado, havendo uma estenose, mesmo quando comemos. Atravs da pHmetria (com um elctrodo introduzido no estmago durante 24h), pode registar-se em grfico a variao do pH na poro inferior do esfago e no estmago. Ora, sabe-se que o pH deletrio (prejudicial) para o esfago abaixo de 4. Assim, se durante as 24 horas o pH estiver mais de 6% do tempo abaixo de 4, temos um refluxo patolgico. Se for inferior a 6%, uma situao normal, uma vez que em certas situaes (manobras de Valsalva, esforos, p. ex.) ocorre um pequeno refluxo. C) FUNES MOTORAS DO ESTMAGO:

A primeira o armazenamento dos alimentos: assim que o alimento chega ao estmago, existe um reflexo, que se chama reflexo de relaxamento receptivo, e que parece ser mediado sobretudo pelo nervo pneumogstrico. Assim que o estmago se apercebe que esto alimentos a chegar, comea a relaxar para os receber, de modo que ns podemos receber sem grandes problemas e sem sentirmos grande incmodo at, por exemplo, 2 L de lquido. A seguir, vamos comear a ter movimentos de fragmentao e mistura dos alimentos, que actuam em conjunto. Quando acabam de chegar, durante 1-2h, os alimentos permanecem no corpo e no fundo do estmago, onde vo ser sujeitos a movimentos lentos, cerca de 3 por minuto. Estes movimentos lentos tm uma funo dupla: por um lado, comear a fragmentar os alimentos, por outro, comear a mistur-los com o cido e com as enzimas do estmago. A partir de uma certa altura, estes movimentos comeam-se a tornar mais fortes, para que a fragmentao se faa de um modo mais eficaz. No entanto, aps passarem para o antro gstrico que os alimentos levam a verdadeira pancada, porque no antro gstrico as contraces musculares so muito mais fortes e

intensas, apesar de geralmente a sua frequncia ser igual anterior. Por conseguinte, o que o antro gstrico vai comear a fazer esmigalhar, digamos assim, o bolo alimentar, de modo que este tenha as tais partculas que no ultrapassem 1mm de dimetro, as quais podem passar para o duodeno. Esta fragmentao faz-se quer porque o antro se contrai com violncia, quer porque muitas vezes o piloro est fechado, e os alimentos so projectados contra ele. Quando os alimentos j esto em estado de poderem passar para o bulbo duodenal, o piloro comea a abrir. O facto de o piloro abrir muito pouco, leva a que seja o seu prprio dimetro do piloro a servir de filtro, permitindo passar apenas as pequenas partculas. O ritmo de esvaziamento gstrico depende dos alimentos ingeridos: 1 Por exemplo, se ns tivermos numa refeio em que comemos lquidos e slidos, os lquidos vo sair primeiro do estmago do que os slidos. 2 3 Dentro dos alimentos slidos, as gorduras demoram mais tempo a sair do estmago do que os alimentos ricos em protenas, que por sua vez demoram mais que os alimentos com acar. por quem faz uma refeio francamente rica em gorduras, refere muitas vezes que a digesto mais lenta, enquanto que uma refeio rica em hidratos de carbono a digesto feita mais rapidamente. Esta passagem do estmago para o duodeno faz-se de um modo sempre controlado. Isto quer dizer que os alimentos s passam no momento certo do estmago para o duodeno. Por isso, nestas situaes o esvaziamento gstrico diminudo: Se o duodeno comear a ter gorduras ou protenas a mais no digeridas; Se o pH duodenal comear a descer de mais por existncia de excesso de cido no neutralizado; Se tivermos um quimo muito osmolar, ou se tivermos um bulbo muito distendido devido passagem de excesso de lquidos Se o doente tiver uma lcera duodenal, porque est particularmente sensvel aos alimentos, h uma ordem mediada pelo sistema nervoso simptico que retarda o esvaziamento. Ora, este jogo de equilbrio nem sempre fcil de manter. Por exemplo, em situaes em que o alimento fica tempo de mais no estmago, o cido tambm fica tempo a mais no estmago, resultando frequentemente uma lcera.. Em situaes, mais frequentes, em que o estmago se est a esvaziar rapidamente, podemos ter uma lcera duodenal. Como eu vos tinha dito, este esvaziamento gstrico feito de um modo controlado, e aqui temos dois exemplos de factores reguladores: A colecistocinina sintetizada no duodeno em resposta ao excesso de gorduras no quimo duodenal. Vai (1) inibir o esvaziamento gstrico, (2) aumentar a secreo biliar, importante para a degradao das gorduras, e (3) aumentar a secreo pancretica, que tem enzimas para degradar as gorduras. Ou seja, tudo isto feito em sistema combinado: a colecistocinina, por um lado, diminui a motilidade do estmago,

diminui alguma coisa a secreo cida e vai aumentar a proteco do duodeno, com a secreo biliar e com a secreo pancretica. A secretina segregada pelas clulas S presentes principalmente no duodeno, em resposta ao excesso de cido (pH inferior a 3,5), e vai actuar (1) no estmago inibindo o esvaziamento e a secreo cida, (2) nas defesas, aumentando a secreo pancretica porque esta tem um complemento fundamental que o bicarbonato, para neutralizar o cido. e (3) aumentar a motilidade duodenal para tentar afastar o cido. Por isto, a secretina uma das principais defesas contra o excesso de cido. VMITO O bolo alimentar fica pelo estmago. Antes de terminar, vou referir-vos que todo este mecanismo que ns vimos at agora tem, por vezes um rewind, uma perverso que o vmito. O vmito, como seria de esperar, ns voltarmos atrs estes mecanismos. O vmito , por regra, uma mecanismo de defesa fisiolgico. Para j, ns sabemos que temos receptores do vmito, chamados receptores emticos que se encontram em: orofaringe: so os principais, e so esses que levam a pessoa a vomitar, quando se colocam os dedos na urofaringe. estmago e duodeno (gstricos e duodenais): quando se come uma comida estragada, estes receptores emticos produzem o vmito. Labirinto (labirnticos): levam a que as pessoas enjoem quando andam de automvel, avio, barco, etc. Crebro (quimiorreceptores centrais): so atingidos, por exemplo, nas grvidas, em caso de hipertenso intra craniana, ou devido a alguns medicamentos. Finalmente, uns muito tpicos mas por vezes esquecidos que existem em todos os rgos ocos. Por exemplo, nos ureteres. No caso de clculos renais (pedras nos rins), quando estes saem do rim e fica retido num ureter, tem-se uma clicas renais, que so clicas violentas e levam a pessoa a vomitar frequentemente. Isto pode levar a erros de diagnstico se se pensar que o problema est no tracto digestivo. No vmito, como referi, h reverso completa do mecanismo motor que ns vimos. Para tal, a pessoa inspira profundamente e encerra a glote; isto vai diminuir a presso dentro do esfago torcico e aumentar a presso intra abdominal, devido contraco do diafragma. Assim, mais fcil o alimento passar de baixo para cima. Por conseguinte, o aumento da presso intra abdominal e a diminuio da presso intra torcica vo facilitar a expulso do vmito. Em simultneo, o estmago vai contrair-se violentamente, e os esfncteres vo abrir. Como resultado, o vmito sai.

Nesta fase tambm h uma inibio do reflexo respiratrio. Quando tal no acontece (por vezes em velhos, diabticos e alcolicos), s vezes o vmito aspirado, que uma situao que pode vir a ser mortal. Por conseguinte, este mecanismo fisiolgico do vmito que um mecanismo de defesa por regra, por vezes torna-se perigoso.

You might also like