You are on page 1of 5

Ministrio da Educao Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica Centro Federal de Educao Tecnolgica de Qumica de Nilpolis RJ

Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Professor de Ensino de 1o e 2o Graus Edital n 12/2006

Caderno de Questes
A26 / Ensino de Qumica e Qumica Geral
Voc recebeu do fiscal um CADERNO DE QUESTES e um CADERNO DE RESPOSTAS. O CADERNO DE QUESTES consta de 14 (quatorze) pginas, numeradas seqencialmente, incluindo o espao para rascunho. O CADERNO DE RESPOSTAS consta de 17 (dezessete) pginas, numeradas seqencialmente. Esta uma prova dissertativa, com o valor mximo de 60 (sessenta) pontos, distribudos por 06 (seis) questes.

ATENO!

Confira o seu nome, o nmero de identidade e o de inscrio, alm da rea de Atuao/Conhecimento para a qual est concorrendo, constantes no carto grampeado ao CADERNO DE RESPOSTAS. Em caso de incorrees, comunique ao fiscal de sala. Voc dispe de 04 (quatro) horas para fazer esta prova. Distribua o tempo disponvel entre o desenvolvimento das questes no rascunho e a sua transcrio para o CADERNO DE RESPOSTAS. Para qualquer tipo de rascunho, somente ser permitida a utilizao das folhas constantes do CADERNO DE QUESTES. No permitido ao candidato destacar qualquer folha deste caderno. O desenvolvimento das questes s ser considerado se transcrito a caneta, azul ou preta, para o espao destinado resposta de cada questo no CADERNO DE RESPOSTAS. Evite rasuras, mas lembre-se de que a organizao e a limpeza da prova so importantes no momento de sua avaliao. O candidato somente poder retirar-se da sala aps decorridos 60 (sessenta) minutos do incio da prova. Os 03 (trs) ltimos candidatos permanecero na sala at que todos concluam a prova, ou que termine o tempo de durao da mesma, devendo retirar-se todos juntos. Terminada a prova, confira-a com ateno e entregue-a ao fiscal de sala o CADERNO DE QUESTES e o CADERNO DE RESPOSTAS. Siga a Agenda do Edital para acompanhar as demais etapas do Concurso.

2 3 4 5 6 7 8 9

www.pciconcursos.com.br

C EF E T Q u m i c a

A26 / Ensino de Qumica e Qumica Geral

Questo 01 (10 pontos)

Observe a composio dos rtulos de guas minerais comercializadas:


gua Mineral Natural Petrpolis Paulista. . Fonte Santa Lucia, local da fonte: So Paulo. Contedo 500 mL. Gaseificada artificialmente. Classificao: gua mineral fluoretada, fracamente radioativa na fonte. Composio qumica (mg/L): Brio: 0,198; Clcio: 3,16; Magnsio: 1,75; Potssio: 2,50; Sdio: 13,52; Bicarbonato: 10,85; Fosfato: 0,2; Cloreto: 16,51; Sulfato: 1,3; Fluoreto: 0,03; Nitrato: 17,5. Condutividade eltrica a 25oC: 108,3 mS/ cm. Temperatura da gua na fonte: 22,7oC. Resduo de evaporao a 180 o C, calculado: 72,09 mg/L.Radioatividade na Fonte a 20 o C e 760mm de Hg: 5,22 Maches. pH=5,44.a 25oC g ua Mineral Gasosa Natural So Loureno. Fonte Oriente. Parque das guas Sul de Minas. Contedo 510 mL. Classificao: gua mineral carbogasosa, litinada e fluoretada. Composio qumica (mg/L): Bicarbonato: 252,65; Sdio: 33,60; Potssio: 30,40; Clcio: 27,24; Magnsio: 11,96; Sulfato: 3,30; Fluoreto: 0,16; Ltio: 0,043. Condutividade eltrica a 250C: 438 mS/cm. Temperatura da gua na fonte: 22,60 C. Resduo de evaporao a 180 0 C, calculado: 226,54 mg/L. Gs carbnico:1549,79 mg/L. pH=5,31 a 25oC

gua Milneral . Sem Gs. Fonte So Sebastio, local da fonte: Cantagalo.Trs Rios.RJ. Contedo 510 mL. Classificao: gua mineral natural fluoretada e litinada. Composio qumica (mg/L): Bicarbonatos: 145,25; Sdio: 20,93; Clcio: 28,90; Magnsio: 9,57; Sulfatos: 6,4; Potssio: 3,60; Fluoretos: 0,38; Ltio: 0.014. Condutividade eltrica a 250C: 3,28 . 10-4 mhos/cm. Temperatura da gua na fonte: 24 0 C. Resduo de evaporao a 180 0 C, calculado: 215,13 mg/L. Gs carbnico: 1549,79 mg/L. pH=6,94 a 25oC

Com base nas informaes contidas nesses rtulos escolha um contedo curricular de Qumica para o Ensino Mdio (funes inorgnicas ou solues) para ser desenvolvido em sala de aula, tendo como material didtico, os rtulos disponibilizados acima. Leve em considerao os aspectos tericos relacionados ao tema escolhido e elabore um roteiro para uma aula de Qumica para o Ensino Mdio, com durao de 50 minutos e os seguintes itens: objetivos, descrio dos contedos e estratgias de ensino.
-1www.pciconcursos.com.br

C EF E T Q u m i c a

A26 / Ensino de Qumica e Qumica Geral

Questo 02 (10 pontos)

A vitamina C, ou cido ascrbico, um nutriente essencial por no ser sintetizada pelo organismo do homem, tendo de ser fornecida pela ingesto de alimentos ou medicamentos. Linus Pauling, duas vezes galardoado com o prmio Nobel (Qumica1964; Paz1962) considerava a vitamina C uma substncia que participa de inmeras reaes qumicas do nosso organismo, sendo fundamental em muitas delas. A vitamina C possui inmeras funes no organismo. Sua participao mais importante na sntese de colgeno, substncia que d estrutura aos tecidos conjuntivos, como msculos, tendes, ossos e cartilagens. A vitamina C tambm contribui para a sade dos dentes e gengivas e promove a absoro, depsito e transporte do ferro a partir da dieta. tambm necessria para a sntese dos cidos biliares. As melhores fontes so as frutas e vegetais, sobretudo as frutas ctricas e os vegetais e folhas verdes.

Tabela 1. Alguns alimentos ricos em vitamina C (mg/100g)

Alimento Brcolis cru Morango, Lichia Repolho roxo cru Laranja, Limo Tangerina Suco de laranja pasteurizado, Couve-flor cozida Alho, Suco de uva pasteurizado Abacaxi, Acelga cozida, Tomate cru

Teor (mg/100g) 110 60 57 52 42 38 30 18

Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composio de Alimentos. Stio do Projeto TACO. Stio da Internet <www.unicamp.br/nepa/taco>. Acesso em 12/maio/2006.

Para a determinao da quantidade de Vitamina C em alimentos feito o preparo da goma de amido em suspenso em gua, e a quantificao feita a partir de titulao oxi-reduo iodomtrica, conforme reao abaixo.

C6H8O6 (aq) + I2 (aq)


Com base nas informaes apresentadas:

C6H6O6 (aq)

+ 2 H + (aq) + 2 I

_ (aq)

A. Identifique a funo dos componentes na reao de oxi-reduo entre a vitamina C e o iodo. Tea comentrios sobre o uso dessa reao qumica para o ensino de reaes de oxi-reduo. B. Apresente um roteiro de aula experimental para determinar o teor de vitamina C em alimentos, utilizando material alternativo (materiais no-convencionais).

-2www.pciconcursos.com.br

C EF E T Q u m i c a

A26 / Ensino de Qumica e Qumica Geral

Questo 03 (10 pontos)

Newbold afirma: Atualmente a Qumica a chave para a maior parte das grandes preocupaes das quais depende o futuro da humanidade, sejam elas: energia, poluio, recursos naturais, sade ou populao. De fato, a Qumica tornou-se um dos componentes do destino do gnero humano. Entretanto, quantas pessoas, entre o pblico em geral, sabem um pouco que seja a respeito da relevncia da Qumica para o bem-estar humano? Infelizmente, muito poucas, conforme parece... Certamente, essencial que se faa com que cada cidado ao menos tome conscincia de algumas das enormes contribuies da Qumica vida moderna. Deveria ser fascinante perceber que todos os processos da vida, do nascimento morte, esto intimamente associados s transformaes qumicas. A qualidade de vida que desfrutamos depende em larga escala dos benefcios advindos de descobertas qumicas, e ns, como cidados, somos continuamente requisitados para tomar decises em assuntos relacionados com a Qumica. No devemos entretanto, ignorar os aspectos negativos associados a progressos baseados na Qumica, pois faz-lo seria fechar os olhos realidade.
Newbold, Brian T. Apresentar a qumica para o cidado: empreendimento essencial. Anais da Conferncia Internacional de Educao Qumica, Instituto de Qumica da USP: So Paulo: 1987, p. 156, v. 9.

Considerando que cidadania se refere participao dos indivduos na sociedade, torna-se evidente que, para o cidado efetivar a sua participao comunitria, necessrio que ele disponha de informaes. Tais informaes so aquelas que esto diretamente vinculadas aos problemas sociais que afetam o cidado, os quais exigem um posicionamento quanto ao encaminhamento de suas solues. Na Conferncia Internacional de Ensino de Cincias para o Sculo XXI: ACT Alfabetizao em Cincia e Tecnologia, realizada em Braslia, a temtica central das conferncias e trabalhos apresentados foi a preocupao com a educao cientfica dos cidados, correlacionada com a Cincia, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com base no que foi apresentado: A. Comente sobre o significado da Alfabetizao Cientfica, focando a formao do cidado. Apresente fundamentao terica em seu comentrio. B. Descreva uma prtica pedaggica da disciplina de Qumica do Ensino Mdio, cuja finalidade seja a Alfabetizao Cientfica.

-3www.pciconcursos.com.br

C EF E T Q u m i c a

A26 / Ensino de Qumica e Qumica Geral

Questo 04 (10 pontos)

Os materiais encontrados na natureza so classificados de acordo com suas propriedades, em trs estados fsicos slido, lquido e gasoso considerando-se as condies do ambiente. A maneira como os tomos, ons e molculas interagem entre si, indica a forma como os materiais se apresentam na natureza, assim como, as propriedades que os mesmos apresentam. A. Discuta as propriedades dos materiais abaixo, relacionando-as com os tipos de interao existentes em cada um. KCl

I2

SiC

Na

B. Discuta a variao nos pontos de fuso, observada nos compostos abaixo:


SUBSTNCIA NaF NaCl NaBr NaI PONTO DE FUSO (C) 996 801 747 660

C. Quando a gua colocada em um tubo de vidro, forma-se um menisco cncavo (a curvatura est voltada para baixo). Com o mercrio ocorre o contrrio, forma-se um menisco convexo (a curvatura est voltada para cima). Explique essa diferena.

Questo 05 (10 pontos)

Explique o comportamento paramagntico do oxignio (O2) segundo o modelo da teoria do orbital molecular.

Questo 06 (10 pontos)

Apresente a teoria de cido-base de Brnsted-Lowry, comentando os seguintes itens: A. espcie anfiprtica ou anftera; B. fora cida; C. o efeito nivelador do solvente; D. o efeito do on comum; E. hidrlise de ons metlicos;

-4www.pciconcursos.com.br

You might also like