You are on page 1of 5

Darlan Silvestrin Luzes para o agir tico a partir da Fundamentao da Metafsica dos Costumes Immanuel Kant, alemo, nascido

em Konigsberg em 1724, e cidade na qual tambm faleceu em 1804, foi o filsofo que talvez apresentou as propostas mais poderosas e influentes, como escreve o filsofo contemporneo norte-americano Sandel, para a questo da moralidade e dos deveres, encontrando na autonomia da razo prtica o que foi uma obra de sua investigao, a fundamentao da metafsica dos costumes. Suas abordagens sobre a moral, de modo particular sua fundamentao e princpios, influenciaram praticamente todos os filsofos que vieram depois da Kant, seja para critic-lo ou seguir seu raciocnio. Seu pensamento constitui um verdadeiro divisor de guas na histria da filosofia. O pensamento tico de Kant se encontra, de modo particular, em duas de suas obras, Fundamentao da Metafsica dos Costumes e Metafsica dos Costumes. Esse trabalho ser construdo tendo como referencial terico a primeira obra, que tem como investigao, como o prprio ttulo sugere, buscar o princpio supremo da moralidade, o qual Kant encontra na autonomia da razo prtica do sujeito moral. E tem como objetivo, ainda que de forma breve e sucinta, apresentar a reflexo kantiana sobre a autonomia e o imperativo kantiano para iluminar o agir tico hoje. 1. A boa vontade e o dever A obra Fundamentao da Metafsica dos costumes parece conter quase todos os elementos mais importantes da construo moral kantiana. Foi publicada em 1785, e constitui uma porta de entrada para a obra que a segui, a Crtica da Razo Prtica (1788) e pela Metafsica dos Costumes (1797). Aparecem conceitos como o de boa vontade, dever, imperativo categrico e liberdade, sendo esta como que o pano de fundo do sistema moral kantiano. Kant inicia a obra FMC de forma inovadora, estabelecendo a boa vontade como boa simplesmente por ser boa em si mesma, sem restries: Nesse mundo, e at tambm fora dele, nada possvel pensar que possa ser considerado como bom sem limitao a no ser uma s coisa: uma boa vontade (FMC, p. 203). Uma boa vontade

boa por si prpria. boa em si mesma, independentemente da sua finalidade ou inteno.


A boa vontade no boa por aquilo que promove ou realiza, pela aptido para alcanar qualquer finalidade proposta, mas to-somente pelo querer, isto , em si mesma, e considerada em si mesma, deve ser avaliada em grau muito mais alto do que tudo o que por seu intermdio possa ser alcanado em proveito de qualquer inclinao, ou mesmo, se se quiser, da soma de todas as inclinaes (FMC, 204).

A boa vontade, para Kant, em nada se refere ao emprico. Ela no boa porque resultar em algo bom, muito pelo contrrio, sua intencionalidade poder torn-la m. Muitas pessoas, no exerccio da religio, ao freqentarem os cultos, sentam-se nos primeiros bancos do templo, ou l se encontram para cumprir um dever sagrado e os demais perceberem que est cumprindo os seus preceitos religiosos, em busca de reconhecimento ou de salvao, fazendo como que um comercio com o divino. Ora, para Kant tal ao no tem valor algum, porque a boa vontade no era boa em si mesma, mas tinha uma finalidade. Assim, no pode ser medida pelos seus efeitos, contedo ou utilidade (cf. NODARI, 2011, p. 152). Nem a felicidade, a inteligncia ou a busca da felicidade justificam uma boa vontade. Ela no dotada de contedo, mas de princpio. Nesse sentido, Kuiava (2003, p. 84) comenta:
Importa notar, para a devida compreenso, que a vontade humana no absolutamente boa. Ela tambm afetada pelas inclinaes egostas, particulares. Por isso, por natureza uma m vontade. As mais diversas qualidades do humano em geral no garantem por si s o comportamento moral. preciso que os seres racionais submetam a sua vontade aos princpios, que somente podem ser estabelecidos pela razo. Assim, a boa vontade s se manifesta na medida em que determinada pela razo. A razo prtica deve exercer influncia sobre a vontade. Para Kant, o verdadeiro destino da razo o de produzir uma vontade, no s boa qui como meio para outra inteno, mas uma vontade boa em si mesma.

Nesse sentido, pode-se perceber a passagem que Kant pretende fazer, ou seja, do conhecimento moral do senso comum para o conhecimento filosfico. Facilmente as pessoas justificam suas aes por meio da intencionalidade, para satisfazer uma vontade, egosta, ou para buscar a felicidade. Para Kant, isso no pode ser critrio, para seres racionais, a definir se uma vontade boa ou no, ademais, fundamentando-a de forma emprica, os critrios estariam sujeitos as circunstncias do cotidiano. O ato de desejar no vem da razo, mas das inclinaes, as quais nem sempre se dirigem para o cumprimento de uma lei. Assim, o critrio para a boa vontade se d a priori, pela razo.

Nesse sentido, para Kant, no obstante tudo na natureza aja segundo as leis, somente um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representao de leis, isto , segundo princpios, ou apenas, ele tem um vontade. Como para derivar aes de leis necessria a razo, a vontade no outra coisa seno a razo prtica (NODARI, 2011, p. 153)

Pela ao, ao introduzir a noo de dever, Kant parece auxiliar na compreenso da boa vontade como boa em si mesma, sendo boa se o princpio for bom, no sua finalidade ou intencionalidade. Distingue trs tipos de ao em relao ao dever: contrrias ao dever, conforme ao dever e por dever. Agir de forma contrria ao dever estar em contradio com o prprio dever. O agir conforme o dever, embora seja legal, no moral, pois trata-se de uma ao realizada por alguma inclinao. o exemplo do fiel que vai igreja para cumprir um dever sagrado porque assim fazendo, ganhar a salvao. Resta, pois, a ao por dever, a verdadeira ao moral. Kant escreve: uma ao praticada por dever tem o seu valor moral, no no propsito que com ela se quer atingir, mas na mxima que a determina (FMC, p. 208). Deve-se compreender tambm que para Kant dever a necessidade de uma ao por respeito lei (FMC, p. 208). Est em questo o respeito lei, por dever, simplesmente. Aqui, a noo de mxima tambm importante, pois significa que o mximo da ao se torne uma lei. Assim, uma boa vontade boa em si mesma, porque seu princpio bom, e leva o sujeito moral a agir por dever. 2. O imperativo categrico Na segunda seo da Fundamentao da Metafsica dos Costumes Kant continua a busca de um princpio racional vlido moralmente. No se satisfaz em afirmar que uma boa vontade boa em si mesma, pelo seu princpio e por dever. Como escreve Kant. [...] contudo ainda duvidoso que elas aconteam verdadeiramente por dever e que tenham portanto valor moral (FMC, p. 213). Pascal (2005, p. 124), escreve:
Trata-se, com efeito, de retraar o conceito do dever, tal como descobrimos na anlise, ao seu fundamento a priori. Pois este conceito do dever, embora derivado do uso comum da razo prtica, no um conceito emprico. Como poderia nascer da experincia, se esta no nos oferece nenhum exemplo indubitvel de uma ao cumprida por dever?

Do mundo emprico no d para tirar como lei universal um princpio tico universal. A moralidade no pode ser extrada de exemplos, por mais nobres e virtuosos que sejam. Como esse princpio moral no pode ser dado pela experincia, Kant o fundamentar de forma a priori, na razo, com a formulao do imperativo, categrico e hipottico.
Os hipotticos representam a necessidade prtica de uma ao possvel como meio de alcanar qualquer outra coisa que se quer (ou que possvel que se queira). O imperativo categrico seria aquele que nos representasse uma ao como objetivamente necessria por si mesma, sem relao com qualquer outra finalidade (FMC, p. 219).

Os imperativos so determinantes da ao. Seu interesse no outro seno o interesse moral, o respeito lei, no qual a vontade prtica do sujeito moral torna-se auto-legisladora. O imperativo tem fora por si prprio e impem-se em forma de dever, por isso contem o verbo dever para expressar a relao da lei objetiva da razo para com uma vontade. Como escreve Wood (2008, p. 165), Kant pensa que juzos morais corretos devem, em ultima anlise, ser derivveis de um princpio fundamental nico se eles constituem um todo consistente e bem fundamentado. Esse princpio fundamental nico Kant formular no imperativo categrico, em suas trs enunciaes: 1 Age apenas segunda uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal (FMC, p. 223); ou nessa formula, como imperativo universal do dever: age como se a mxima da tua ao se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza (FMC, p. 224); 2 Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio (FMC, p. 229); 3 [...] a ideia da vontade de todo o ser racional concebida como vontade legisladora universal (FMC, p. 231), ou [...] que a vontade pela sua mxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal (FMC, p. 231). O imperativo categrico, baseado na frmula age de forma que a mxima de tua ao se torne uma mxima universal o imperativo da moralidade, frmula da qual derivam todos os imperativos. No apresenta contedos, mas princpios, racionais, a priori, para a ao, ligando a vontade ao respeito lei. Diz respeito a uma ao incondicionada. Vale para todo ser humana, independente das circunstncias e intencionalidade. Conforme escreve Kuiava (2003, p. 107)

Para Kant, a lei moral s pode ser formal, e no material. A moralidade no depende das coisas que se quer, mas sim do princpio pelo qual o sujeito as quer. Precisamente aqui est a grandeza e a fraqueza da teoria tica de Kant. Ele percebeu que o homem no pode ficar no nvel da pura obedincia a normas: ele precisa de um princpio que legitime sua obedincia, comenta Oliveira. O princpio da moralidade no o contedo, mas a forma. A lei que depende do contedo material. Para que uma lei prtica seja universal, os princpios que prescrevem a vontade no podem ser materiais: Todos os princpios (Prinzipen) prticos que pressupem um objeto (Objekt) (matria) da faculdade de desejar, enquanto princpio determinante da vontade, so, no seu conjunto, empricos, e no podem fornecer nenhuma lei prtica (A 38).

A moralidade, assim, no est ligada s coisas externas ao homem, mas sim aos princpios que deve ele seguir, de forma autnoma, no heternoma. Ele prpria deve como que se dar a lei a si prprio, de modo que sua vontade se adqe forma da lei. Nesse sentido, a primeira formulao do imperativo orienta o homem a agir por dever, em respeito a lei, e ilumina suas prprias aes. Toda ao ser boa se puder ser universalizada. Mentir, roubar ou trair no seriam boas aes, pois, se universalizadas, implode com a prpria sociedade, ao contrrio da prtica da tolerncia, da caridade ou da hospitalidade, aes que podem ser universalizadas. 2.1 O homem como um fim em si mesmo Tendo como objetivo deste trabalho destacar aspectos do pensamento de Kant contido na Fundamentao da Metafsica dos Costumes que possam iluminar o agir tico, a segunda formulao do imperativo categrico parece ser de grande valia para tal propsito. Citando novamente sua formulao, escreve Kant: Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio (FMC, p. 229). As coisas tem valor, o ser humano, dignidade. Nessa segunda formulao Kant mostra uma concepo antropolgica; o ser humano tem um fim em si mesmo, tem dignidade, acima da tudo: mas o homem no uma coisa; no portanto um objeto que possa ser utilizado simplesmente como um meio, mas pelo contrrio deve ser considerado sem em todas as suas aes como fim em si mesmo (FMC, p. 230).

You might also like