You are on page 1of 4

SEMINRIO Porque ensinar arte ? (E.

Eisner, 1972 traduo para o espanhol 1995) O aprendizado artstico e a experincia esttica formam parte dos aspectos mais sofisticados das atividades e dos sentimentos humanos, mas no devemos esperar deles mais do que eles podem oferecer. Lembrar que o contexto das ponderaes de Eisner, neste texto, o da educao norte-americana das dcadas de 60-70. Para compartilhar idias sobre estes problemas, analisar e descrever certos conhecimentos e propor linhas de atuao orientadas para a preparao de programas de Arte, Eisner examina 4 fontes do saber ( na forma de perguntas ): 1) Porque ensinar Arte ? Como se justifica o emprego de tempo, esforo e dinheiro nesta rea concreta da experincia humana ? 2) Como vem se justificando o ensino de Arte nas escolas pblicas norte-americanas ? Como foi concebida esta tarefa, por aqueles que a executaram anteriormente? O que tentaram fazer, e porque ? 3) O que as cincias sociais tem a dizer sobre as artes visuais, e sobre as condies que afetam a capacidade individual de produzi-las e experiencia-las ? Como as pessoas se tornam sensveis para a forma visual? Como adquirem a intuio, a percepo e a habilidade necessrias para produzir uma forma visual que seja social e pessoalmente importante ? 4) O que se pode chegar a saber a partir da prtica do desenvolvimento curricular, do ensino de Arte e da avaliao do aprendizado artstico, que possa ser til para quem for ensinar artes na escola ? Elliot situa a discusso dessas questes no mbito da filosofia, histria e cincias sociais, e dentro dos domnios do ensino e da implementao de currculos. Sobre o ensino de Arte no contexto norte-americano, Eisner afirma que: - pouco freqente - no aspecto central dos programas escolares (lembrando: ele est falando das dcadas de 60-70) - a maioria dos americanos considera que as artes so mais perifricas que centrais, no processo educativo escolar. Desta forma , Eisner afirma que aqueles que valorizam as artes devem, assim, buscar fundamentao para assegurar sua insero nos programas escolares como testemunhos pessoais, os quais, no entanto, carecem de capacidade de persuaso. Portanto, pergunta-se: como se deve argumentar em apoio ao ensino de Arte ? Que funes devem ser reivindicadas para este ensino? Eisner apresenta dois tipos principais de justificativas: - justificativa CONTEXTUALISTA - justificativa ESSENCIALISTA OBS: FIZ UMA SNTESE DENTRO DO QUADRO ABAIXO PODEMOS MEXER NISSO, PARA MAIOR CLAREZA JUSTIFICATIVA CONTEXTUALISTA Reduz as conseqncias instrumentais da Arte e utiliza as necessidades concretas dos alunos e da sociedade como base principal JUSTIFICATIVA ESSENCIALISTA Destaca o tipo de contribuio que somente a Arte pode proporcionar para a experincia e o conhecimento humano, que outros campos do conhecimento no podem oferecer; acentua aquilo que a Arte tem de prprio e nico.

Tem sido amplamente utilizada ao longo de toda a histria, nas escolas pblicas Os meios e os fins de um programa educativo s podem ser determinados se houver compreenso sobre o contexto em que est inserido: caractersticas dos alunos e as necessidades da maioria da sociedade. Ex: alunos negros vivendo num gueto desenvolvimento da auto-estima Ponto de partida no a Arte em si, e sim os alunos H pretextos para usar a Arte na educao, mas s uma parte deste argumento procede da natureza caracterstica e nica da prpria Arte.

Todo programa educativo que utilize a Arte como instrumento para alcanar outros fins em primeiro lugar, est adulterando a experincia artstica e, de algum modo, roubando das crianas aquilo que a Arte pode oferecer.

Arte serve para atender necessidades sociais: exemplos - grandes iniciativas educacionais, como o Projeto Owattona (?) (anos 30) - arte para melhorar a comunidade; produo de posters durante a 2 guerra

Ponto de partida a Arte em si e as experincias estticas Se empregarmos a Arte para outros fins e acontecimentos envolvidos na experincia esttica, viola-se as caractersticas nicas que a Arte possui. No se pode distorc-la para servir para outras finalidades. A Arte uma forma de experincia que vivifica a vida; ajuda o organismo em crescimento para que se d conta que est vivo; provoca sentimentos to elevados que o indivduo pode chegar a identificar tal experincia como evento nico na vida (pensamento de Dewey) Obs: haveria aqui uma viso individualista da Arte?

Contedos de ensino: dependem de quem so os alunos, do tipo de necessidade de sua comunidade, ou que tipo de problemas a maior parte da sociedade est enfrentando avaliao de necessidades como primeiro passo para orientar o planejamento curricular Eisner ressalta: s possvel determinar uma necessidade com base num conjunto de valores; duas pessoas podem examinar a mesma comunidade e chegar a concluses opostas. Necessrio perguntar: as crianas necessitam da educao em Arte para desenvolver sua capacidade criativa, ou para aprender a apreciar as belas artes, ou para adquirir habilidades na produo de formas criativas? Cada uma destas perspectivas pode produzir concluses diferentes ! Autores que defendem valores distintos para a educao em Arte, na persepectiva contextualista: - Viktor Lowenfeld necessidades das crianas: impulso e confiana criativa - Irving Kaufman necessidades da comunidade: contedos da educao em Arte so ambivalentes e vagos (qualidade no-estrutural); atua como estrutura ou eixo da prpria cultura circundante que pretende reformar

Autores que sustentam uma viso essencialista da educao em Arte: - John Dewey Arte situada no plano do significado, da unidade de sentido, da necessidade e do impulso e ao caractersticos da criatura viva; uma forma de experincia que vivifica a vida; experincias estticas - Suzanne Langer- modos discursivo e no-discursivo de se conhecer o mundo diferena entre discurso e percepo

(podemos desenvolver mais isto, pgs 5-6) - Leon Tolsti a arte a comunicao da emoo de um homem, ou de um grupo, para outro. Quando esta emoo sincera e comunicada de forma que os outros tambm podem senti-la, tal sentimento alcana o status de arte; quando a arte m, separa homens e naes; engendra lealdades que resultam ser socialmente desagregadoras. - outros estetas: Schiller, Read, Fry, Bell, Morris, Plato, Munro Cada uma destas concepes tem consequencias profundas para o ensino de Arte nas escolas norteamericanas. Questo importante: quem deve ensinar Arte? - se concebermos a educao em Arte como um meio de auto-expresso e liberao de emoes, ento a pessoa mais indicada seria algum com formao mista em Arte e terapia artstica ou psicologia; - se consideramos que a funo mais importante da educao em Arte ajudar o jovem a aprender a apreciar as grandes obras de arte contempornea e histrica, ento a pessoa mais adequada seria algum formado em crtica ou histria da Arte; - se consideramos como objetivo principal da educao em Arte a preparao de artistas, ento esta funo deveria ser exercida por artistas em efetiva atividade. Eisner ainda levanta mais uma questo (pgs. 7-8): se partirmos da premissa que as escolas devem se comprometer com o desenvolvimento do intelecto, e se concebermos a Arte como produto das emoes, fica difcil formular um argumento contundente em defesa das artes na educao ! O aspecto importante desta discusso que, embora os argumentos paream ser somente formulaes abstratas sobre a natureza da Arte, elas afetam diretamente os projetos prticos em sala de aula. Concepes e crenas implcitas guiam e projetem as decises que professores tomam em sala de aula. Alguns argumentos adicionais, na perspectiva da viso contextualista do ensino de Arte (mas Eisner considera que nenhuma delas oferece bases slidas no domnio educativo): - a arte como forma de distrao/entretenimento preparao para utilizar tempo ocioso dos indivduos - a arte como atividade de natureza teraputica - a arte como instrumento para promover programas educativos que tenham como alvo o desenvolvimento do pensamento criativo - as atividades artsticas ajudam o estudante a melhor compreender as demais disciplinas curriculares, em especial as cincias sociais ( arte como mediadora de formao de conceitos) - a arte com funo psicolgica: ajuda as crianas a desenvolver os msculos mais delicados, melhorando a coordenao motora (arte na educao infantil) Posio final do Eisner (pg. 9): O valor principal das artes na educao reside em que, ao proporcionar um conhecimento do mundo, faz uma contribuio nica para a experincia individual. As artes visuais remetem a um aspecto da conscincia humana que nenhum outro campo aborda: a contemplao esttica da forma visual. Eisner prope ento: podemos descobrir a justificativa para a arte na educao examinando as funes que desempenha a arte na experincia humana.

O que faz a arte? Para responder, Eisner prope que devemos abordar diretamente as prprias obras de arte. - oferece um sentido visionrio na experincia humana; a arte vem servindo, ao longo da histria, para tornar visvel os aspectos espirituais, em especial na religio - um modo de ativar nossa sensibilidade oferece o material temtico atravs do qual nossas potencialidades humanas podem ser exercitadas - tem a capacidade de vivificar o concreto a natureza imita a arte... articula nossa viso e captura de cada momento. - papel do artista: tambm afetado pelo carter social da poca em que vive frequentemente um crtico social e um visionrio - obras de arte servem para criticar a sociedade oferecem a ns metforas visuais atravs das quais so transmitidos certos valores nos transportam tambm ao mundo da fantasia e do sonho - obras de arte no funcionam somente sobre nossos sentidos: tambm chamam nossa ateno para aspectos aparentemente triviais de nossa experincia, permitindo novos olhares a arte a pior inimiga da mediocridade, do mundano (pg. 11)

Pergunta final do Eisner: se a Arte desempenha todas estas funes, porque ento to dbil seu lugar na educao norte-americana ? (cabe perguntar isto no contexto da educao brasileira)

You might also like