You are on page 1of 18

PsicoDOM nmero 4 junho 2009 - pag.

1 a 18

www.dombosco.com.br/faculdade

REBELDIA ADOLESCENTE: UM OLHAR LUZ DAS CONTRIBUIES DA PSICANLISE


Allan Martins Mohr
Psiclogo e Bacharel em Psicologia, formado pela Universidade Federal do Paran, aluno do curso de Ps-Graduao lato sensu Especializao em Psicanlise: Teoria e Prtica, da Faculdade Dom Bosco.

Luciana Albanese Valore Psicloga pela UFPR, mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora do Departamento de Psicologia e diretora do Centro de Estudos e Assessoria em Psicologia e Educao (Ceape) da UFPR.

Resumo O presente estudo debrua-se sobre a compreenso da rebeldia adolescente luz das contribuies de pesquisadores referenciados na psicanlise, e objetiva subsidiar a reflexo de profissionais envolvidos com as sempre desafiadoras questes da adolescncia; tambm investiga comportamentos como vandalismo e suicdio, dentre outros, buscando evidenciar os aspectos psquicos associados. Palavras-chave: Adolescncia; Rebeldia; Lutos.

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

1. Introduo O senso comum, assim como muitos autores, retrata a adolescncia como um perodo de turbulncia e de crises, caracterizado por desequilbrios e instabilidades extremas, como o fazem Aberastury e Knobel (1981c), cujo somatrio de comportamentos foi premiado por um neologismo que hoje se conhece como aborrescncia. O perodo da vida humana que comea com a puberdade e se caracteriza por mudanas corporais e psicolgicas (FERREIRA, 1993, p. 12), estendendo-se dos 12 aos 20 anos, aproximadamente, j foi retratado por inmeros autores, psiclogos, pedagogos e bilogos, entre outros

pesquisadores, que tentaram desvendar o fenmeno adolescncia. Para Artori (2006), por exemplo, o adolescente seria um vulco em erupo, expelindo paixes, desejos e rebeldia (p. 31); muitas vezes parecendo um ser descontrolado. Muitas vezes, pois existem aqueles cujos

comportamentos, na medida do possvel, no so to perturbadores nem para si nem para o mundo adulto, como mostram Aberastury e Knobel (1981c). Conflitos presentes na adolescncia, suas fontes e tentativas de resoluo constituem as bases deste estudo, sendo seu foco a rebeldia adolescente, aqui tratada luz das contribuies da psicanlise. Levando em conta a sintomatologia que integra o que Knobel (1981) classifica como sndrome normal da adolescncia (p. 29), e selecionando mais especificadamente a atitude social reivindicatria com tendncias anti ou associais de diversa intensidade e constantes flutuaes de humor (p. 29), entende-se por rebeldia um espectro de comportamentos que, socialmente, so tidos como desajustes: sejam comportamentos contra a sociedade, sejam contra si mesmo. Como problema norteador deste estudo, tem-se a questo: seria a rebeldia adolescente uma das tentativas de elaborao dos conflitos psquicos existentes na adolescncia; ou, em outras palavras, seria a rebeldia adolescente uma maneira de auxiliar a realizar os lutos da adolescncia1?

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Tal questo tem implcitas algumas hipteses a respeito da rebeldia adolescente e de suas possveis fontes disparadoras. Sua investigao, a partir da reviso de estudos empreendidos por alguns psicanalistas acerca da adolescncia, configurou o objetivo deste escrito. Como se pode ver ao longo da obra de Clerget (2004), Adolescncia: a crise necessria, o fenmeno adolescncia muitas vezes caracteriza-se por trazer sofrimento aos pais dos jovens e sociedade na qual esto inseridos. A violncia (que aqui poderia ser lida como rebeldia) descrita em todos os casos, desde a Antiguidade, como uma disposio particular a este perodo da vida (p. 90), ou seja, a adolescncia. Nesse sentido, supe-se que o estudo deste tema, para alm das contribuies da ordem da produo do conhecimento, poder lanar alguns pontos para reflexo a todos aqueles que, de um modo ou de outro, estejam envolvidos com as sempre desafiadoras questes da adolescncia. Uma vez desveladas as intenes deste trabalho, parte-se ento para seus achados; lembrando, porm, que no se teve a pretenso de percorrer todos os comportamentos rebeldes, direcionando-se o olhar aos possveis determinantes de alguns dentre eles, a saber: brigas entre gangues, vandalismo em grupo, roubo e conduta agressiva solitria. Para tanto, num primeiro momento, abordar-se- a reviso de literatura sobre o adolescer, os lutos na adolescncia e a rebeldia em si, incluindo a definio de alguns conceitos psicanalticos com o auxlio de autores como Arminda Aberastury, Maurcio Knobel, Sigmund Freud, Clerget, entre outros pensadores desse campo do saber.

2. O adolescer O que o adolescer? Parece plausvel dizer que se tornar adolescente pressupe a passagem de um estgio a outro, no caso, a passagem da infncia para a adolescncia. Ou, como afirma Aberastury (1981e), literalmente, adolescncia (latim, adolescncia, ad: a, para a + olescere: forma incoativa de olere, crescer) significa a condio ou o processo de crescimento (p. 89).

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Assim, a adolescncia consiste numa etapa da vida em que o indivduo busca estabelecer sua identidade adulta, o que pressupe uma identidade anterior, que pode ser chamada de identidade infantil2. Na concepo psicanaltica, o entendimento de tal passagem para a vida adulta pressupe a compreenso de alguns conceitos freudianos fundamentais: conflito psquico, luto, castrao, complexo de dipo e elaborao psquica. Torna-se ento necessrio abord-los, ainda que de forma breve. O conceito de conflito psquico descrito por Laplanche e Pontalis (1994) como a oposio entre exigncias internas contrrias, podendo ser manifesto (entre um desejo e uma exigncia moral ou entre dois sentimentos contraditrios, por exemplo) ou latente, vindo a expressar-se pela via da formao de sintomas, desordens do comportamento, perturbaes do carter, etc. O conceito de elaborao psquica, por sua vez, utilizado por esses autores para designar o trabalho empreendido pelo aparelho psquico, a fim de controlar e dominar as excitaes que lhe chegam, evitando seu acmulo, o que poderia acarretar consequncias patolgicas: este trabalho consiste em integrar as excitaes no psiquismo e em estabelecer entre elas conexes associativas. (Ibid., p. 143). Cabe, pois, questionar se se deve considerar o conflito interno como fonte de excitao psquica. Em caso afirmativo, poder-se-ia supor tal conflito interno como passvel de elaborao. Outro conceito importante no estudo da rebeldia adolescente diz respeito ao luto, compreendido por Freud (2003a) como um trabalho de retirada de libido do objeto:
O teste da realidade revelou que o objeto amado no existe mais, passando a exigir que toda a libido seja retirada de suas ligaes com aquele objeto. Essa exigncia provoca uma oposio compreensvel fato notrio que as pessoas nunca abandonam de bom grado uma posio libidinal, nem mesmo, na realidade, quando um substituto j se lhes acena. Esta oposio pode ser to intensa, que d lugar a um desvio da realidade e a um apego ao objeto por intermdio de uma psicose alucinatria carregada de desejo. Normalmente, prevalece o respeito pela realidade, ainda que suas ordens no possam ser

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

obedecidas de imediato. So executadas pouco a pouco, com grande dispndio de tempo e de energia catexial, prolongando-se psiquicamente, nesse meio tempo, a existncia do objeto perdido. Cada uma das lembranas e expectativas isoladas atravs das quais a libido est vinculada ao objeto evocada e hipercatexizada, e o desligamento da libido se realiza em relao a cada uma delas. (...) notvel que esse penoso desprazer seja aceito por ns como algo natural. Contudo, o fato que, quando o trabalho do luto se conclui, o ego fica outra vez livre e desinibido. (p. 276-277.)

Freud afirma que o luto um trabalho psquico que visa a desinibir e libertar o ego da oposio de exigncias entre o teste da realidade e uma posio libidinal que teima em continuar. Nessa perspectiva, poder-se-ia afirmar que o luto a elaborao do conflito psquico causado pela perda de um objeto amado? Entende-se que sim, posto que consiste num trabalho de elaborao, com o fim de dominar as excitaes decorrentes da perda, que chegam at o aparelho psquico, e de estabelecer entre elas conexes associativas (LAPLANCHE & PONTALIS, 1994). Por fim, neste trabalho de resgate de conceitos fundamentais para o estudo da rebeldia, cabe ainda situar os conceitos de complexo de castrao e de complexo de dipo. Sobre o complexo de castrao, Laplanche e Pontalis (1994) afirmam que est centrado na fantasia de castrao, que proporciona uma resposta ao enigma que a diferena anatmica dos sexos (presena ou ausncia de pnis) coloca para a criana. (p. 73). Pontuam ainda que o menino teme a castrao como realizao de uma ameaa paterna em resposta s suas atividades sexuais [exploratrias]3, surgindo da uma intensa angstia de castrao (p. 73). E que na menina, a ausncia do pnis sentida como um dano sofrido que ela procura negar, compensar ou reparar (p. 73). Ainda sobre a castrao, Laplanche e Pontalis (1994) afirmam que Freud tentou sempre procurar as origens da angstia de castrao, tendo chegado concluso de que o que est em ao a categoria de separao, de perda do objeto narcisicamente valorizado (p. 75), ou, em outras palavras, a perda de algo que tem valor.

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Para auxiliar na compreenso do conceito de complexo de castrao, h que se reportar ao entendimento do complexo de dipo que, segundo Laplanche e Pontalis (1994), o conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criana sente em relao aos pais (p. 77). E esse mesmo complexo seria revivido na puberdade; ou seja, revivido na adolescncia. E ainda:
Sob sua forma positiva, o complexo apresenta-se como na histria de dipo-Rei: desejo da morte do rival que a personagem do mesmo sexo e desejo sexual pela personagem do sexo oposto. Sob a sua forma negativa, apresenta-se de modo inverso: amor pelo progenitor do mesmo sexo e dio ciumento ao progenitor do sexo oposto. Na realidade, essas duas formas encontram-se em graus diversos na chamada forma completa do complexo de dipo. (Ibid., p. 77).

Mas onde o complexo de castrao se encaixaria com o complexo de dipo? Uma das funes fundamentais do complexo de dipo, para Freud, a escolha do objeto de amor, na medida em que este, depois da puberdade, permanece marcado pelos investimentos de objeto e identificaes [...] e, tambm, pela interdio de realizar o incesto (LAPLANCHE & PONTALIS, 1994, p. 79). No menino, a ameaa de castrao pelo pai seria determinante para a renncia ao objeto incestuoso. Feita essa breve retomada dos conceitos freudianos, pode-se estudar mais claramente o fato de Aberastury et al. (1981b) afirmarem que o indivduo, ao adolescer, deve passar por trs lutos essenciais, os quais seriam: luto pelo corpo infantil, luto pela identidade e pelo papel infantil e luto pelos pais infantis. Assim, resumidamente, pode-se ento afirmar que, no decurso de seu desenvolvimento, o indivduo precisa passar por uma fase de lutos, onde internamente tenta elaborar a perda de sua condio infantil, para dar continuidade ao seu desenvolver e estabelecer sua identidade adulta. Essa fase de lutos seria a adolescncia4. Pode-se dizer, ento, que a adolescncia uma fase de elaborao daquilo que foi a infncia, buscando estabelecer uma identidade adulta?

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

3. Entre crianas e adultos: um universo de perdas

Como j visto, Freud mostra que o luto o processo de elaborao psquica, penoso, de um objeto que j no mais existe na realidade; com isso, se nos voltarmos novamente aos trs processos de luto que ocorrem na adolescncia, luto pelo corpo, pelo papel e identidade infantil e pelos pais infantis, poder-se- melhor entender tanto esses fundamentos como a adolescncia em si, alm de imaginar essas perdas como uma castrao, como uma perda narcsica. Sobre o luto pelo corpo infantil, Aberastury et al (1981b) escrevem que o conjunto das modificaes corporais ocorridas na adolescncia, s quais o jovem assiste passivamente, ou seja, sem nenhuma possibilidade de controlar5, sentido como uma invaso, o que faz com que o adolescente retenha muitas de suas conquistas e caractersticas infantis, fato que ser de grande importncia na compreenso da rebeldia adolescente. Para os autores, so essas modificaes e esse sentimento de invaso que fazem o adolescente reter-se no seu mundo interno, como uma pequena depresso, a fim de ligar-se ao seu passado e programar seu futuro, e elaborar a perda de suas caractersticas infantis, mais especificamente, seu corpo infantil. (ABERASTURY et al, 1981a, p. 69). Como mostram os autores, o luto que o adolescente tem que fazer duplo, (...) de seu corpo de criana, quando os caracteres sexuais secundrios colocam-no ante a evidncia de seu novo status e o aparecimento da menstruao na moa e do smen no rapaz, que lhe impem o testemunho da definio sexual e do papel que tero de assumir. (p. 65). Somado a isso, uma mente infantil num corpo que, aos poucos, torna-se adulto, seriam os disparadores do fenmeno definido como despersonificao, o qual implica uma projeo na esfera de uma elocubrao altamente abstrata do pensamento e explica a relao lbil com objetos reais, que rapidamente perde, como perde paulatinamente e progressivamente o seu corpo infantil (ROSENTHAL & KNOBEL, 1981, p. 81).

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Sobre o luto pela identidade e papel infantis, esses autores afirmam que as contradies ocasionadas pela forma como os adultos encaram a adolescncia (os adolescentes no so mais crianas, mas tambm ainda no so adultos) resultam numa angstia identitria e de papis. Essa falta de definio de quem sou deixa o adolescente angustiado e mais uma vez ele se recolhe ao seu mundo interior, depressivamente, para tentar elaborar a perda da identidade e, consequentemente, dos papis infantis, e emergir com uma identidade adulta, atribuindo-se papis de adulto. A questo primordial que aqui se encontra a distino entre o papel de dependncia da criana e de independncia do adulto, assim como uma posio onipotente infantil para uma posio adulta, na qual o indivduo est inserido num mundo de regras, que impe limites. E, como se viu, o adolescente se v no meio dessa evoluo, sofrendo um fracasso de personificao, uma falha na tentativa de construir uma personalidade adulta prpria (que pressupe responsabilidades, deveres e contribuies como um adulto perante a sociedade e aos seus iguais), delegando ao grupo seus atributos e aos pais, as obrigaes e responsabilidades, fazendo tambm com que os grupos, as tribos adolescentes, tenham forte representatividade nessa etapa do processo de luto. Os processos grupais permitem uma maior estabilidade atravs do apoio e do aumento que significa o ego dos outros, com o que o sujeito se identifica (ABERASTURY et al, 1981a, p. 67), podendo assim permanecer com uma identidade transitria por maior perodo de tempo. No possuindo identidade definida, o adolescente joga aos outros as responsabilidades que deveria tomar para si. Nesse caso, como nos mostram os autores, reside a falta de carter tpica do adolescente, como se ele no tivesse nada a ver com nada. Ao falarem sobre o luto pelos pais infantis, os autores mostram que tambm os pais apresentam dificuldades para aceitar o desenvolvimento de seus filhos, uma vez que aparece um sentimento de rejeio frente ao tornar-se independente do adolescente, o que se pode caracterizar afirmando que os pais tambm vivem um luto: o luto pelos filhos como crianas dependentes.

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Com a incompreenso parental frente s flutuaes polares entre dependncia independncia, refgio na fantasia nsia de crescimento, conquistas adultas refgio em conquistas infantis (ABERASTURY et al, 1981a, p.67), os filhos tambm se veem perdidos em relao quelas figuras que deveriam servir-lhes como apoio, nessa etapa to sofrida de seu desenvolvimento. Diante do sofrimento, algumas formas de defesa podem surgir, como a desvalorizao dos objetos, na tentativa de iludir os sentimentos de dor e perda, e a busca de figuras substitutivas dos pais, a fim de elaborar a retirada de cargas libidinais. Segundo os autores, a fragmentao de figuras parentais atende necessidade de dissociao de bons e maus aspectos paternos, maternos e fraternos. interessante pensar no fato de que o luto, a elaborao da retirada de cargas (leia-se catexia libidinal) das figuras paternas, d-se pelo advento dos substitutos parentais. Em seu artigo, Aberastury et al (1981a) ainda colocam que no coincidncia que no ensino secundrio ao redor do mundo, as aulas so ministradas, diferentemente do que no ensino primrio, por vrios professores ao invs de um nico, facilitando a demanda adolescente de identificaes a bons e maus aspectos parentais. Enfim, parece que a adolescncia pode ser resumida como o fim da vida infantil, de uma etapa em que, socialmente, tudo, ou quase tudo, possvel, e incio dos lutos e da confuso, sendo apurada, como resultado, a perda de si mesmo, ou melhor, a perda de quem se era e no se mais. Talvez a vida adulta realmente s comece depois das cinzas e da apurao de tudo o que foi nossa infncia.

4. Rebeldia adolescente: vivncia dos lutos necessrios Como reagem os adolescentes a esses fenmenos normais de seu desenvolvimento? Para compreender melhor o comportamento rebelde em si, recorre-se a Clerget (2004), que explica a violncia adolescente como parte da crise necessria dessa fase do desenvolvimento humano.

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Segundo Clerget (2004), violncia adolescente um termo sociolgico, sendo mais apropriado, no jargo psicolgico, o uso da terminologia agressividade. O que o autor classifica como agressividade aparece, a princpio, como uma disposio do adolescente para praticar comportamentos rebeldes. A fonte dessa disposio, todavia, no por ele explicitada. Levantase ento a hiptese inicial deste estudo: a rebeldia adolescente uma forma de elaborar os conflitos psquicos dessa etapa do desenvolvimento; um auxlio na realizao dos lutos da adolescncia. Sigmund Freud (2003c), em seu texto O mal estar na civilizao, afirma que a agressividade constituinte do ser humano. Pelo que se pde observar na literatura examinada, tal agressividade seria de alguma forma e por uma srie de razes exacerbada na adolescncia. Focalizando no momento os comportamentos rebeldes e essa mesma adolescncia, vlido lembrar de uma caracterstica a ser considerada: a reunio em grupos; as conhecidas tribos adolescentes.

5. A unio faz a fora e encobre a maldade

Segundo

Enriquez (2001),

grupo,

psicologicamente,

pode

ser

considerado como uma reunio de indivduos em torno de uma ao a realizar, de um projeto ou de uma tarefa a cumprir (p. 61). Em si, o grupo formado por adolescentes no algo ruim, porm, como pode-se ver na definio apresentada por Enriquez (2001), em seu texto O vnculo grupal, tudo depende do projeto comum que move o grupo, pois um projeto comum significa, de incio, que o grupo possui um sistema de valores suficientemente interiorizado pelo conjunto de seus membros, o que permite dar ao projeto suas caractersticas dinmicas (faz-lo passar do estgio de simples plano ao estgio da realizao) (p. 61). A partir dessa definio, pode-se concluir que a reunio dos jovens em grupo, por si mesma, no de todo causadora de confuses, porm, se esse projeto comum a que Enriquez se refere for, para determinado grupo, um

10

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

projeto de destruio, toda a beleza da unio de indivduos em grupos cai por terra, a partir do momento em que a tarefa a cumprir for sinnima de comportamento rebelde. Clerget (2004) cita o vandalismo como a principal violncia atribuda a grupos contra bens sociais. A turma de jovens, eventualmente desinibida pelo lcool ou outros txicos, vai destruir, de preferncia aproveitando-se da obscuridade, equipamentos coletivos (placas de sinalizao, cabines telefnicas, escolas) ou bens individuais (carros). Dentro dos grupos, os nomes se perdem, a individualidade tende a se diluir e o inconsciente pode agir mais tranquilamente, como nos mostra Freud (2003b) em Psicologia de grupo e anlise do ego e talvez os conflitos psquicos gerados pelos lutos da adolescncia possam ser mais facilmente elaborados. Mais algumas inferncias poderiam ser feitas sobre o que possa estar em jogo nesses ataques contra os bens. Seria o roubo uma forma de preencher um vazio psicolgico? Uma forma de, no tendo maturidade psquica suficiente para lidar com as dores e os lutos, preencher uma demanda de compreenso, de amor? Tambm se poderia pensar que o roubo/furto praticado pelo adolescente seria como uma afronta, uma tentativa de disputa de poder, uma maneira de se colocar superior ordem instituda pela sociedade? Como coloca Clerget (2004): o roubo, saque ou furto pode tratar-se de emulaes ldicas, com o sentimento de impunidade que o grupo tem (p. 96). No seria, pois, justamente, uma tentativa de elaborar o conflito psquico gerado pela perda da identidade infantil? Tentando colocar-se contra a sociedade e a lei proveniente dela, parece que o adolescente estaria fazendo uma tentativa de colocar-se acima da lei, a qual, quando criana, indicava-lhe o caminho a seguir. Tratar-se-ia, desse modo, da rebeldia adolescente como uma tentativa de independncia, e no como um mero desajuste acionado pelo desejo sem sentido de provocar.

11

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

Finalizando o captulo sobre ataques em grupos, em seu livro, Clerget (2004) faz uma afirmao que merece ser retomada: Os adolescentes que agem com violncia sofreram-na igualmente (p. 99). Mas de qual violncia estaria falando o autor? Pode-se, pois, afirmar que, parafraseando Clerget (2004), os adolescentes que agem com violncia sofreram-na igualmente, mesmo que uma violncia interna, relativa ao seu adolescer e aos lutos que tm de realizar?

6. Uma andorinha s no faz vero, mas pode fazer um grande estrago!

Complementando o estudo sobre a rebeldia adolescente, atenta-se para a relao que Clerget (2004) estabelece entre a rebeldia e a conduta agressiva solitria. Dentre os comportamentos relacionados sob essa tica, est a agresso excremental. O autor afirma que, cobrindo de urina e fezes objetos pessoais ou instituies (como carros, paredes da escola, ou casas de terceiros), o adolescente testemunha uma reativao das pulses anais, lembrando a criana de 3-4 anos que fazia as necessidades na cala para contrariar a me. Clerget (2004) aponta tambm a piromania, a qual consistiria na busca de prazer derivada do ato de provocar incndios, busca esta relacionada a uma natureza sexual, ao calor amoroso e ao arder de amor. Segundo esse autor, seria, ento, possvel afirmar que a piromania uma maneira de o adolescente elaborar o conflito e lidar com a nova identidade adulta, a qual pressupe a assuno de uma identidade sexual? Devido ao alto grau de ocorrncia na atualidade, outros comportamentos so igualmente importantes para anlise: as tatuagens e piercings, e o suicdio. Clerget (2004) afirma que os adolescentes marcam seu corpo (com tatuagens e piercings), a fim de assegurarem-se de que encontraro o mesmo corpo a cada manh. Como se viu em Aberastury e Knobel (1981c), o luto pelo corpo infantil traz uma preocupao de no possuir o prprio corpo. Assim, furarse, marcar-se, faz com que o adolescente possa sentir-se dono de seu prprio

12

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

corpo, sabendo que dormiu e acordou com o controle do mesmo. Seguindo a mesma lgica, tem-se o burning, que consiste, segundo Clerget (2004), em criar cicatrizes definitivas e significativas atravs de queimaduras a ferro quente (p. 35). Em relao ao suicdio, o psiquiatra Augusto Cury (2005), em seu romance O futuro da humanidade6, escreve que esse comportamento a forma extremada de demonstrao de amor pela vida e, uma vez que se sofre vivendo, prefere-se a morte, para no ter que sofrer. Clerget (2004) mostra que, com as transformaes relacionadas ao corpo em desenvolvimento, com o luto pelo corpo infantil, a necessidade de controle do adolescente sobre o seu corpo para lutar contra o sentimento de despossesso pode tomar o rumo do ascetismo (p. 35). Ascetismo, segundo o Ferreira (1993), a prtica da ascesse, que por sua vez o exerccio prtico que leva efetiva realizao da virtude (p. 49). Nas palavras de Clerget (2004): A vontade exigida e o ascetismo celebra a vitria do esprito sobre o corpo (p. 36). E, com o auxlio de Anna Freud (1958 apud CLERGET, 2004), conclui que o princpio mestre, inconsciente, desse comportamento de no ser submetido s necessidades fsicas (p. 36). Com isso, pode-se supor um dos motivos pelos quais os adolescentes cometem o suicdio: seria como uma forma de maltratar o novo corpo, mostrando que o esprito superior, sendo o suicdio um modo extremado dessa demonstrao? E o que o adolescente mata seria o novo corpo, um corpo estranho, que traz sofrimento? Clerget (2004) aponta para outra construo do entendimento do suicdio na adolescncia. Para ele, ao invs de perder um objeto, alguns preferem fazlo desaparecer (...) como nos crimes passionais, antes se chega a matar a pessoa que se ama do que aceitar que ela se v (p. 37). Seria ento possvel dizer que o adolescente pode cometer suicdio como um crime passional? Ou seja, ao invs de perder a criana que nele vivia, prefere que ela morra (e consequentemente mata-se a si prprio)?

13

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

O autor cita ainda outra possibilidade de pensar o suicdio na adolescncia, como a destruio do corpo que se torna sexuado, ou seja, um pavor por assumir uma identidade adulta, de homem e mulher. Com os pontos anteriormente abordados, espera-se ter delineado os principais aspectos que configuram a rebeldia adolescente. A seguir, apresentam-se as concluses deste estudo, fazendo-se uso de uma metfora, a qual se entende, poder fazer coro s tantas questes levantadas.

7. Cinzas de Fnix e consideraes finais

Ao retomar as hipteses apresentadas no presente artigo, a partir desta reviso de literatura, pode-se concluir que a rebeldia adolescente, vista pela tica da psicanlise, consiste numa tentativa de elaborar os conflitos psquicos, aparecendo como distrbios do comportamento decorrentes da perda do corpo infantil, da identidade e papel infantil e dos pais infantis. Uma maneira, enfim, de auxiliar a realizar o que Aberastury et al (1981b) chamaram de lutos da adolescncia. Tal processo de adolescer sugere algumas metforas. Dentre elas, h uma que parece particularmente produtiva: o mito da ave Fnix, presente em diferentes povos antigos, como os gregos, os egpcios e os chineses. Sem a preocupao quanto originalidade do mito pois, como mostra Claude Lvi-Strauss, citado por Diana e Mrio Corso (2006), fazem parte do mito todas as suas verses e no haveria uma verso original a ser privilegiada (p. 28) consideram-se aqui algumas de suas verses. Na mitologia grega, por exemplo, a Fnix representa o Sol que morre e renasce todos os dias, sendo smbolo de morte e renascimento. Sobre seu ciclo de vida, que em escritos varia de 500 a 97.200 anos, encontram-se algumas contradies, mas todas as verses estudadas concordam que a ave, aps seu ciclo de vida, morria entrando em autocombusto e, passado algum tempo, renascia de suas prprias cinzas. Em alguns mitos ela renascia j como ave, em

14

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

outros, em forma de um verme que se alimentava das cinzas e se desenvolvia rapidamente numa nova Fnix (MAGALHES, 2006). Aps renascer, alguns mitos trazem que a nova Fnix carregava os restos mortais de seu pai at a cidade de Helipolis (Cidade do Sol), onde os egpcios adoravam o deus Sol, e uma ave (que muitos acreditam ser a verso egpcia de Fnix) chamada Benu.
A fnix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperana e a continuidade da vida aps a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possua uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impresso que sua beleza e tristeza causava em outros animais chegava a provocar a morte deles. (...) Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construa uma pira de ramos de rvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se ento uma nova fnix (...) Dizia-se que essas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto (...) (WIKIPDIA, 2006).

Com isso, conclui-se que se abordou neste escrito a adolescncia como perodo de construo da identidade adulta, obtida atravs da realizao do luto pela perda da identidade infantil. E questiona-se: pode-se comparar o ciclo de vida da ave Fnix ao desenvolvimento humano, relacionando suas etapas de vida velha fnix, cinzas e nova fnix s da vida humana infncia, adolescncia e vida adulta? Fazendo uso dessa metfora, vislumbra-se na adolescncia a fase de cinzas: o perodo da vida da ave Fnix relacionado ao meio do caminho entre a morte de seu pai e o nascimento de um novo ser; a morte da infncia e o nascer de um adulto. Cinzas seria ento um perodo de escurido ou de inexistncia de ser? Um no-ser, ou melhor, um vir-a-ser7? Nos relatos do mito da ave Fnix, suas cinzas tinham o poder de ressuscitar os mortos. Assim tambm seria a adolescncia, capaz de dar vida nova ao indivduo? Vida nova a uma criana buscando sua identidade e, consequentemente, renovando a vida dentro da sociedade e de cada crculo aos quais aquele ser pertence, renovando e recriando a vida, num eterno repetir?

15

PsicoDOM nmero 4 junho 2009 Referncias

www.dombosco.com.br/faculdade

ABERASTURY, A. et al. Adolescncia e psicopatia: com especial referncia s defesas. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981a. _____. Adolescncia e psicopatia: luto pelo corpo, pela identidade e pelos pais infantis. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981b. ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981c. ABERASTURY, A. O adolescente e a liberdade. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981d. _____. O adolescente e o mundo atual. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981e. ARTORI, C. T tudo na Cabea. Galileu, So Paulo, n. 174, 2006. p. 32-41. CLERGET, S. Adolescncia: a crise necessria. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. CORSO, D. L.; CORSO, M. Fadas no div: psicanlise nas histrias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. CURY, A. J. O futuro da humanidade: a saga de Marco Polo. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. ENRIQUEZ. E. O Vnculo Grupal. In: MACHADO, M. N. da M. et al (org). Psicossociologia: anlise social e interveno. Belo Horizonte: Autntica, 2001. ERICKSON, E. H. Identidade, Juventude e Crise. In: SCHOEN-FERREIRA, T. H. S.; AZNARFARIAS, M. A.; SILVARES, E. F. M. A construo da identidade em adolescentes: um estudo exploratrio. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, 2003. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2003000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 jun. 2006. WIKIPDIA. Fnix. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%Aanix>. Acesso em: 23 fev. 2006. FERREIRA, A. B. de H. Minidicionrio Aurlio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. FREUD, S. (1917 [1915]). Luto e melancolia. Rio de Janeiro: Imago, 2003a. _____. (1921). Psicologia de grupo e anlise do ego. Rio de Janeiro: Imago, 2003b. _____. (1930 [1929]). O mal-estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago, 2003c. KNOBEL, M. A Sndrome da Adolescncia Normal. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981. LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulrio da psicanlise. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1994.

16

PsicoDOM nmero 4 junho 2009

www.dombosco.com.br/faculdade

LVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural. In: CORSO, D. L.; CORSO, M. Fadas no div: psicanlise nas histrias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006. MAGALHES, P. Ave Fnix. Disponvel em: <http://mitologia.turmadobar.com.br/index.asp?op=2>. Acesso em: 23 fev. 2006. ROSENTHAL, G.; KNOBEL, M. O pensamento no adolescente e no adolescente psicoptico. In: ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescncia normal: um enfoque psicanaltico. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1981.

17

PsicoDOM nmero 4 junho 2009 Notas

www.dombosco.com.br/faculdade

(Verificar se as notas so inseridas ao longo do texto ou somente no final) 1 - Lutos da adolescncia um conceito retirado de Aberastury e Knobel (1984, p. 63). 2 - Entende-se o conceito de identidade como o faz Erickson: uma concepo de si mesmo, composta de valores, crenas e metas com os quais o indivduo est solidariamente comprometido. (ERICKSON, 1972, apud SCHOENFERREIRA; AZNAR-FARIAS; SILVARES, 2003). 3 - Acrescido pelos autores. 4 - No se deseja aqui reduzir a adolescncia unicamente a lutos, mas mostrar como esses lutos so intrnsecos e formam a base do adolescer. 5 - Passivamente pressupe o fato de que, segundo os autores, a situao pela qual o adolescente percebe a evoluo de seu corpo, seu amadurecimento genital, hormonal, cerebral, entre outros, no possa ser modificada por ele, a no ser colocando fim a esse desenvolvimento com o suicdio, o qual ser abordado adiante. 6 - O futuro da humanidade, de Augusto Cury, um romance, uma obra fictcia de um estudante de medicina que se torna psiquiatra e comea a trabalhar com pacientes internos em manicmio. Formula essa concluso sobre o suicdio ao trabalhar com pacientes depressivos. 7 - No-ser e vir-a-ser, neste trabalho, so maneiras de se entender um indivduo em busca de sua identidade.

18

You might also like