You are on page 1of 10

A Modelagem Matemtica no ensino e na aprendizagem de Matemtica Por muito tempo, vimos e fomos sujeitos a um quadro onde o ensino e aprendizagem

m da Matemtica tinha como preocupao central o treinamento dos alunos em exerccios com respostas prontas, o aluno adquiria conhecimento mecnico, o ensino era partindo de repeties, onde o aluno no pensava e no agia. Era nesse contexto que se limitava a transmisso de informaes e ensino programado, onde os exerccios eram sequncias de repetidas regras, reproduo de um conhecimento transmitido. Freire assinala que: Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagaes, curiosidade, s perguntas dos alunos, s suas inibies; um ser crtico e inquiridor [...]. (FREIRE, 2001,p.52). Entretanto, o processo educacional muito mais que transmitir conhecimentos, necessrio que alm de adquirirem conhecimentos matemticos, os alunos devem ser responsveis em relao aos outros e a sociedade em que vivem, ser um cidado democrtico e atravs da formao escolar, criar habilidades para um contnuo aprendizado. Esse mesmo processo deve dar condies aos alunos para que eles possam analisar e argumentar criticamente a realidade cultural, social e poltica em que vivem. Nossas escolas exercem papis muito importantes no desenvolvimento de habilidades e competncias para a formao de pessoas capazes de superar obstculos que surgem no nosso cotidiano. Segundo o pedagogo Antonio Carlos Gomes da Costa (1999), somente atravs da educao possvel o homem se desenvolver como ser humano. Sendo a educao nica via para o desenvolver humano, papel de a escola concorrer para que as geraes futuras se desenvolvam, sendo capaz de viver, conhecer e produzir numa sociedade de muitas transformaes. Sendo assim, as interaes com o meio na qual vivemos faz da matemtica uma poderosa ferramenta para resoluo de muitos problemas, que surgem em nossas vidas e muitas vezes no conseguimos o resolver completamente.

As vrias formas de pensar e as mais diferentes maneiras de busca para resolver esse problemas nos deixa algumas perguntas: Em quais situaes a modelagem matemtica nos auxilia nas buscas por estratgias para solucionar esses problemas? Seria ela capaz, de nos ajudar a resolver problemas do nosso contexto escolar ? Os Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino Mdio (1999), faz referncia a modelagem para modelar a realidade.
Em seu papel formativo, a Matemtica contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e a aquisio de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o mbito da prpria Matemtica, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genunos, gerando hbitos de investigao, proporcionando confiana e desprendimento para analisar e enfrentar situaes novas, propiciando a formao de uma viso ampla e cientfica da realidade, a percepo da beleza e da harmonia, o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades pessoais. [...] Nesse sentido, preciso que o aluno perceba a Matemtica como sistema de cdigos e regras que a tornam uma linguagem de comunicao de ideias e permite modelar a realidade e interpret-la. (BRASIL, 1999, p.251).

Barbosa(2001) diz que h trs estratgias diferentes de modelar: Caso 1: O professor apresenta a descrio de uma situao-problema com as informaes necessrias sua resoluo e o problema formulado, cabendo aos alunos o processo de resoluo; Caso 2: O professor traz para a sala de aula um problema de outra rea do conhecimento, cabendo aos alunos a coleta das informaes necessrias sua resoluo; Caso 3: A partir de temas no matemticos, os alunos formulam e resolvem problemas. Eles tambm so responsveis pela coleta de informaes e simplificao das situaes-problema. Caso 1 Formulao do problema professor Caso 2 professor Caso 3 professor/aluno

Simplificao Coleta de dados Soluo

professor professor professor/aluno

professor/aluno professor/aluno professor/aluno

professor/aluno professor/aluno professor/aluno

Tabela 1: Tarefas no processo de Modelagem

Modelagem Matemtica Muitos autores tm trabalhado com a Modelagem Matemtica no ensino de matemtica. O que Modelagem Matemtica? Em termos genricos, ela foi conceituada como a aplicao de matemtica em outras reas do conhecimento. Barbosa (2001) diz que:
Modelagem trata-se de um ambiente de aprendizagem no qual os alunos so convidados a problematizar e investigar por meio da matemtica, situaes com referncia na realidade. (Barbosa, 2003, p.3)

Segundo Bassanezi (2004),


Modelagem Matemtica um processo dinmico utilizado para a obteno e validao de modelos matemticos. uma forma de abstrao e generalizao com a finalidade de previso de tendncias. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situaes da realidade em problemas matemticos cujas solues devem ser interpretadas na linguagem usual. (Bassanezi, 2004, p.24)

Bassanezi explica que a Modelagem eficiente a partir do momento que nos conscientizamos que estamos sempre trabalhando com aproximaes da realidade, ou seja, que estamos sempre elaborando sobre representaes de um sistema ou parte dele. (2004, p.24).

Modelos Matemticos Em seu livro Bassanezi explica que a Modelagem Matemtica de uma situao ou problema real deve seguir uma sequncia de etapas,

simplificadamente visualizadas no esquema da figura:

Figura 1 (BASSANEZI, 2002, P.27)

Experimentao uma atividade essencialmente laboratorial onde se processa a obteno de dados;

Abstrao: o procedimento que deve levar formulao dos Modelos Matemticos; a. Seleo de variveis; b. Problematizao ou formulao aos problemas tericos numa linguagem prpria da rea em que se est trabalhando; c. Formulao das hipteses; d. Simplificao.

Resoluo: O modelo matemtico obtido quando se substitui a linguagem natural das hipteses por uma linguagem matemtica coerente como num dicionrio, a linguagem matemtica admite sinnimos que traduzem os diferentes graus de sofisticao da linguagem natural;

Validao: o processo de aceitao ou no do modelo proposto. Nesta etapa, os modelos, juntamente com as hipteses que lhes so atribudas, devem ser testados em confronto com os dados empricos, comparando suas solues e previses com os valores obtidos no sistema real. O grau de aproximao desejado destas previses ser o fator preponderante para validao;

Modificao: Alguns fatores ligados ao problema original podem provocar a rejeio ou aceitao dos modelos. Quando os modelos so obtidos considerando simplificaes e idealizaes da realidade, suas solues geralmente no conduzem s previses corretas e definitivas, pois o aprofundamento da teoria implica na reformulao dos modelos. Nenhum modelo deve ser considerado definitivo, podendo sempre ser melhorado, poder-sea dizer que um bom modelo aquele que propicia a formulao de novos modelos, sendo esta reformulao dos modelos uma das partes fundamentais do processo de modelagem.

Biembengut e Hein (2005) descreve o modelo de Modelagem Matemtica, onde a matemtica e a realidade so dois conjuntos disjuntos e a modelagem o meio de fazer com que eles venham a interagir.

Figura 2 (BEIMBENGUT;HEIN, 2003, P.13)

Esse modelo permite nos representar um modelo matemtico que envolve procedimentos agrupados em trs etapas e seis subetapas: Interao

Reconhecimento da situao-problema; Familiarizao com o assunto a ser modelado referencial terico.

Matematizao hipteses;

Formulao do problema

Resoluo do problema em termos do modelo;

Modelo matemtico

Interpretao da soluo; Validao do modelo avaliao.

Caso o modelo no seja concludo, o processo deve voltar a segunda etapa Matematizao alterando ou trabalhando outras hipteses, variveis, etc.

Figura 3 (BEIMBENGUT;HEIN, 2005, P.15)

importante ao concluir o modelo, a elaborao de um relatrio que registre todas as fases do desenvolvimento, a fim de propiciar seu uso de forma adequada (Biembengut, 1999). A Modelagem Matemtica no Brasil est interligada a trabalho de projeto, onde os estudantes so separados em grupos, onde ser definido um tema para investigarem a partir da matemtica tendo o suporte de um professor. Por que incluir Modelagem Matemtica nas aulas de matemtica? Bassanezi (1994) diz que em geral so apresentados cinco argumentos: motivao, facilitao de aprendizagem, preparao para utilizar a matemtica em diferentes reas, desenvolvimento de habilidades gerais de explorao e compreenso do papel scio-cultural da matemtica. As atividades de Modelagem contribui para formao de pessoas crticas, tornando o aluno um cidado reflexivo. Segundo Barbosa (2001) a Modelagem pode potencializar a interveno das pessoas nos debates e nas tomadas de decises sociais que envolvem aplicaes matemticas, o que parece ser uma contribuio para alargar as possibilidades de construo e consolidao de sociedades democrticas.

O que uma atividade de Modelagem

Modelagem so atividades colocadas onde existem algumas condies que proporcionam aes e discusses, uma problematizao a ser investigada. Na problematizao deve haver perguntas e/ou problemas e na investigao deve-se buscar, selecionar, organizar e manipular as informaes refletindo sobre elas. Etapas de uma modelagem Para Bassanezi (2012) a modelagem o processo de criao de modelos onde esto definidas as estratgias de ao do indivduio sobre a realidade, mais especificamente sobre a sua realidade, carregada de interpretaes e subjetividades prprias de cada modelador. Dessa forma a Modelagem Matemtica vista como uma estratgia utilizada para explicar ou entender algumas situaes reais, selecionando argumentos essenciais e os formalizando (modelo matemtico). 1. 1.1 Procedimentos Escolha de temas O primeiro passo escolher um tema, eles podem ser escolhidos pelo professor ou pelo aluno, no entanto se for escolhido pelo aluno eles se sentiro responsveis pelo processo e sua participao ser mais efetiva. Porm o professor dever orientar nas escolhas.

1.2

Coleta de dados Com o tema j escolhido, devem-se buscar informaes sobre o assunto,

podendo ser pesquisados em revistas, bibliografias, livros, internet, em pesquisas entre outros.

Esses dados coletados devem ser organizados em tabelas, pois dessa forma haver uma anlise mais eficiente e posteriormente esses dados podem ser utilizados para construo de grficos para se analisar o comportamento. 1.3 Anlise de dados e formulao de modelos Aps encontrar os dados e analis-los deve-se buscar um modelo matemtico atravs de variveis, dessa forma importante se entender como a variao das variveis envolvidas no fenmeno analisado. 1.4 Validao No processo de validao o modelo pode ser aceito ou rejeitado ao fazer a comparao do modelo com os dados. Um bom modelo ir prever novos resultados ou relaes insuspeitas. Ser fundamental para se compreender melhor uma situao e diagnostic-la. Porm nem sempre o modelo ter bons resultados e ser necessrio reformul-lo modificando as variveis ou as leis de formao estabelecidas.

Nesse trabalho, foi elaborado aulas para uma turma do 2 ano do ensino mdio utilizando a modelagem matemtica como forma diferenciada de resolver situaes utilizando o contedo de funes. Modelagem Matemtica na Educao Matemtica Consideremos trs perspectivas de Modelagem Matemtica na Educao Matemtica: a de Bassanezi (1994), Galbraith e Clatworthy (1990), e Borba, Meneghetti e Hermini (1997), esses autores falam a respeito de como a Modelagem Matemtica de se instituir em sala de aula. Ambas perspectivas falam da utilizao da Matemtica estudando problemas ou situaes reais entre seus objetivos. Bassanezi (1994) leva em considerao os interesses dos estudantes, o meio na qual a modelagem efetivada e os seus recursos quando usada em sala de aula. Para Galbraith e Clatworthy (1990):
os alunos deveriam aprender a cooperar como membros de uma equipe, deveriam desenvolver confiana e competncia em comunicaes escritas e verbais e, portanto, deveriam aprender a preparar relatrios (individuais e em grupos) e ser articulados ao explicar e defender decises tomadas, mtodos usados e concluses alcanadas (p.138)

Borba, Meneghetti e Hermini (1997), enfatizam a importncia de os alunos escolherem o tema (ou problema) a ser trabalhado por meio da Modelagem. Essas perspectivas sobre a Modelagem Matemtica indicam como acontecem as atividades, porm no diz muito sobre a Matemtica e a realidade.

You might also like