You are on page 1of 2

MEDICINA ENERGTICA

A Medicina Ocidental baseia-se em um choque de foras, o da qumica contra micrbios que atacam e infeccionam o organismo humano. A destruio desses micrbios representa a cura, a eliminao do agente causador da doena. Sob esse aspecto a Medicina Ocidental resume-se numa luta contra sintomas, como se a eliminao destes fosse o prprio fim da doena. A Medicina Ocidental trata a doena. A Oriental trata o doente. A mente ocidental disseca, divide, analisa, para ento chegar a uma concluso. A lgica oriental trabalha o homem como um todo, numa viso integral, que percebe a doena no como um fenmeno isolado e casual, mas como parte do contexto. V o ser humano como responsvel pelos seus atos, e sua sade/doena como uma extenso de seu modo de vida. A Medicina Oriental no melhor que a Ocidental, ou vice-versa. Seus enfoques so diferentes. Cada uma tem as suas limitaes e tambm seus recursos mais valiosos. As respostas no esto nem no Oriente nem no Ocidente, mas em ns mesmos.

aqui que, ENERGTICAS.

aos

meus

olhos,

entram

as

TERAPIAS

A fsica moderna nos ensina que tudo composto de energia. Esta energia flui atravs dos canais regulares, originalmente em uma ordem harmoniosa e equilibrada. As presses da vida cotidiana, os hbitos, os pensamentos e as emoes perturbadoras, entre outras causas, podem resultar em perda de equilbrio que, por acumulao, dficit ou bloqueios em diferentes partes do sistema de energia, interferem na boa circulao do fluxo de energia vital, dando lugar a vrios distrbios, doenas e enfermidades. A energia vital, ou CHI (KI), flui pelo corpo humano de forma regular. Esse fluxo forma canais ou caminhos chamados meridianos, a base da Medicina Chinesa. O fluxo livre da energia pelo corpo essencial para a sade e sensao de bem-estar fsico e psicolgico. Ao longo dos meridianos encontramos pontos que condensam energia e nos permitem atuar sobre os meridianos de uma forma mais intensa. Esses pontos podem ser chamados de pontos de alerta, chacras secundrios, pontos de dor, de acordo com a literatura estudada. Independente do nome associado a eles o importante saber que so os pontos onde o fluxo da energia vital aflora superfcie do corpo.

Entendo por TERAPIA ENERGTICA todas as tcnicas que nos ajudam a despertar nossos poderes de auto-regulao. Baseia-se na aplicao de energias com o objetivo de equilibrar a parte fsica, mental e emocional, atravs da circulao energtica, restaurando o fluxo eletromagntico entre as clulas do corpo. Cada tcnica tem um potencial diferente, visando entender o corpo e suas necessidades, colocando o ser em contato consigo mesmo.
Palavras de BUDA em The religions of Man, de Huston Smith: No aceite o que voc ouve, no aceite tradio, no aceite o que est escrito nos

livros mesmo que esteja de acordo com suas crenas, ou com o que dizem seus professores, seja uma LUZ em voc mesmo. E seja a mudana que voc quer ver no mundo, como Gandhi nos ensinou!

You might also like