You are on page 1of 8

Jesus no foi Apenas um Professor de Moral? (John 8:48-59) Srie: Respostas (2 de 5) Equipe de Pregadores: Revs. Todd A.

Linn e Rich Stratton Primeira Igreja Batista de Henderson, KY (8-03-09) (Manh) Palavras em Preto -- Todd Linn Palavras em Vermelho -- Rich Stratton

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Joo, captulo 8.


Esta manh, ns estamos dando continuidade a nossa srie chamada Respostas. Durante os cinco Domingos de Maro ns estamos respondendo a perguntas populares acerca da f Crist respondendo-as tanto na escola dominical como no culto. Semana passada, ns respondemos pergunta: Todas as religies no conduzem ao mesmo Deus? Este ms, o Irmo Rich e eu estamos pregando em equipe, compartilhando em conjunto como a Bblia responde a essas perguntas. Eu vou fazer uma pausa um instante e recomendar a vocs alguns bons livros que ns estamos promovendo durante esta srie, muitos dos quais ns temos disponveis para venda no escritrio da igreja. Dentre todas as Bblias de estudo, estamos promovendo a relativamente nova Bblia de Estudo Apologtica. Apologia significa defender a f. 1 Pedro 3:15 diz para sempre estarmos prontos para dar a razo ou uma resposta a todo aquele que nos perguntar acerca da esperana que h em vs. Essa Bblia de estudo responde perguntas como essas que estamos estudando este ms. Eu tambm quero chamar ateno para esses dois pequenos livros : Answers to Tough Questions (ver nota da tradutora ao final ) , de Josh McDowell e Don Stewart e, um que especialmente til para a pergunta de hoje : Mais que um Carpinteiro, de Josh McDowell. Esses livros esto disponveis para emprstimo na nossa biblioteca da igreja e esto disponveis para venda no escritrio da igreja. A pergunta de hoje : Jesus no foi apenas um professor de moral? Nosso texto esta manh se encontra em Joo, captulo 8. Ns vamos ver o final do captulo. O cenrio uma discusso que Jesus est tendo com lderes religiosos os Fariseus entre eles a respeito de quem Ele . A verdade que o debate estava comeando a pegar fogo. Os lderes judeus, normalmente chamados de os judeus neste captulo, no aprovavam Jesus. Eles no acreditavam que Ele fosse que Ele dizia ser o prprio Filho de Deus. Eles tinham at acusado Jesus de estar endemoninhado. Jesus tinha precisamente dito tambm a eles que Ele tinha vindo do Pai. Ele tambm disse que uma vez que eles no O reconheciam como Filho de Deus, ento eles tinham um pai diferente que o pai deles era o diabo! Assim, a discusso comea a esquentar ao chegar ao final do captulo e eu quero que ns demos uma olhada comeando no versculo 48.

. Fiquem de p em honra leitura da Palavra de Deus.


48 Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: No dizemos ns bem que s samaritano, e que tens demnio? 49 Jesus respondeu: Eu no tenho demnio, antes honro a meu Pai, e vs me desonrais.

50 Eu no busco a minha glria; h quem a busque, e julgue. 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se algum guardar a minha palavra, nunca ver a morte. 52 Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demnio. Morreu Abrao e os profetas; e tu dizes: Se algum guardar a minha palavra, nunca provar a morte. 53 s tu maior do que o nosso pai Abrao, que morreu? E tambm os profetas morreram. Quem te fazes tu ser? 54 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glria no nada; quem me glorifica meu Pai, o qual dizeis que vosso Deus. 55 E vs no o conheceis, mas eu conheo-o. E, se disser que o no conheo, serei mentiroso como vs; mas conheo-o e guardo a sua palavra. 56 Abrao, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. 57 Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda no tens cinqenta anos, e viste Abrao? 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou. 59 Ento pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

. Orar.
Introduo: A pergunta de hoje : Jesus no foi apenas um professor de Moral? e a pergunta implica que Jesus no foi nada mais que um bom professor de moral.Em outras palavras, Ele no era Deus. Ele era apenas um homem, um bom professor de moral. Essa viso permite que ns possamos aprender muito com os ensinamentos Dele o Sermo da Montanha, Suas parbolas e tudo mais. uma viso bem popular. Voc sabia que Thomas Jefferson tinha essa viso? Ns, de maneira apropriada, respeitamos Jefferson como um dos fundadores do nosso pas e um dos pilares do nosso governo constitucional, mas o homem tinha algumas idias caprichosas sobre a Bblia. Embora ele acreditasse que o Cristianismo tivesse os mais primorosos ensinamentos ticos, ele pessoalmente eliminava os versculos da Bblia que se referiam divindade de Jesus, incluindo todas as referncias sobrenaturais anjos, milagres e, o mais importante, a ressurreio tudo retirado da Bblia de Jefferson porque ele acreditava que Jesus era apenas um bom professor de moral. H muita gente que acredita nisso hoje. Eles diriam: Olha, O Cristianismo tem grandes ensinamentos e Jesus disse grandes coisas, mas Ele no Deus. Ento, vamos apenas ensinar as coisas que Jesus ensinou e nossa sociedade ser melhor.E se voc pensar sobre isso, Jesus realmente nos d muitos ensinamentos morais que so bons, que geralmente beneficiam qualquer sociedade. Ele diz: Eu, porm, vos digo que no resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a tnica, larga-lhe tambm a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. D a quem te pedir, e no te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Eu, porm, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.

E todos ns conhecemos a Regra de Ouro, no conhecemos? Faa aos outros o que voc quer que eles - o que - te faam? Mas Jesus disse outras coisas que no so to populares, coisas que professores comuns de moral no dizem, coisas como: Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrar no reino do cu. Porque se no crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que est nos cus. -me dado todo o poder no cu e na terra. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao pai a no ser por Mim. Que tipo de pessoa fala dessa maneira sendo apenas um homem? Que tipo de homem, que tipo de professor de moral, fala como se fosse mais do que um homem, dizendo coisas como: Eu sou o caminho, a verdade e a vida? Bem, exatamente esse o ponto que vamos abordar esta manh ao examinarmos mais profundamente nosso texto. Ns vamos voltar a esses versculos e aprender verdades que afloram da passagem e vamos fornecer quais so nossas nicas opes como resposta s afirmaes que Jesus faz. Ento, vamos ler esses versculos novamente e ento apresentar algumas implicaes ao final. 48 Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: No dizemos ns bem que s samaritano, e que tens demnio? Os judeus atacaram Jesus duas vezes. Primeiro, eles O chamam de samaritano. Isso era considerado um insulto para um judeu de sangue puro, porque os samaritanos no eram sangue puro. Era uma ofensa racial. Depois eles falam para Jesus que Ele tinha um demnio. Eu no preciso explicar isso! Eles acusaram Jesus de estar endemoninhado. Como Jesus responde? Versculo 49: 49 Jesus respondeu: Eu no tenho demnio, antes honro a meu Pai, e vs me desonrais. 50 Eu no busco a minha glria; h quem a busque, e julgue. O que Jesus est dizendo aqui : Vocs obviamente no sabem com quem esto falando! Eu honro Meu Pai. Eu vim para cumprir a vontade do Pai celestial. A seguir, ele diz no versculo 51: 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se algum guardar a minha palavra, nunca ver a morte. Isso um pedao do que Jesus vai dizer mais tarde em Joo 14:6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ningum vem ao Pai a no ser por Mim. isso que Ele quer dizer: Eu sou o caminho para a vida eterna. Guardem Minha palavra. Sigam- Me. Confiem em Mim e vocs nunca vero a morte. Versculo 52: 52 Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demnio. Morreu Abrao e os profetas; e tu dizes: Se algum guardar a minha palavra, nunca provar a morte.

Esses Judeus esto enfrentando a mesma dificuldade que Nicodemos enfrentou l no captulo 3. Jesus est falando de vida espiritual e eles pensam que Ele est falando de vida fsica. Eles pensam: Puxa, evidente que voc est fora de si! Abrao est morto. Os profetas esto mortos. E l vem voc falar que se as pessoas te seguirem elas nunca provaro a morte. Todo mundo prova a morte! E eles perguntam no versculo 53: 53 s tu maior do que o nosso pai Abrao, que morreu? E tambm os profetas morreram. Quem te fazes tu ser? E, a propsito: esta a pergunta que nos apresentada esta manh, no ? Os judeus perguntam: Quem te fazes tu ser? Ou seja: Quem Voc, afinal?! Jesus responde no versculo 54: 54 Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glria no nada; quem me glorifica meu Pai, o qual dizeis que vosso Deus. 55 E vs no o conheceis, mas eu conheo-o. E, se disser que o no conheo, serei mentiroso como vs; mas conheo-o e guardo a sua palavra. O enfoque de Jesus : Vejam, o nico Deus Verdadeiro da Bblia Meu Pai Celestial, e se Ele fosse seu Pai, ento vocs iriam me aceitar. Mas vocs no me aceitam porque Ele realmente no seu Pai. Fica interessante quando Jesus menciona Abrao. Abrao um dos grandes patriarcas judaicos. Os judeus eram orgulhosos da sua herana. Dizer que algum era descendente de Abrao era um verdadeiro privilgio. Jesus fala para os judeus que Abrao creu Nele em Jesus. Versculo 56: 56 Abrao, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Ou seja, Abrao creu em mim e voc no crem! Abrao se alegrou, ficou feliz ao ver Minha vinda como eu estou aqui entre vocs. Ele ficou feliz em ver este dia e quando Abrao viu este dia, ele exultou. Versculo 57: 57 Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda no tens cinqenta anos, e viste Abrao? Novamente, os judeus no esto compreendendo. Eles ficam pensando: quem voc para falar sobre o que Abrao viu?! Voc no tem nem 50 anos e Abrao est morto h mais de 2000 anos. Aonde voc se informou para falar do que Abrao viu?! Mas, Jesus estava falando sobre o fato de Abrao ter vivido pela f e olhado adiante para o Messias que viria. disso que Jesus estava falando. a mesma coisa que o escritor de Hebreus tinha em mente quando ele escreve sobre os crentes no Novo Testamento, aqueles como Abrao que viveram antes da vinda de Cristo. Ele escreve em Hebreus 11:13 que Todos estes morreram na f, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraando-as... Eu gosto de ilustrar dessa maneira. Se ns admitirmos que esse suporte representa a cruz na qual Jesus morreu, uma data no tempo, 2000 anos atrs, ento eu represento toda pessoa que olhava adiante para a cruz. Eu represento os crentes do Antigo

Testamento que viveram pela f, olhando adiante para a vinda do Messias, o Salvador que viria. E eu represento toda pessoa que olha para trs, para a cruz, olhando para o Cristo que veio. Mas a salvao sempre pela graa, atravs da f, em Cristo. Os crentes do Antigo Testamento viveram pela f, olhando adiante para o Cristo que viria. E os crentes do Novo Testamento vivem pela f, olhando para trs para o Cristo que veio. isso que Jesus quer dizer no versculo 56 onde Ele diz para os judeus: Abrao, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Abrao viveu pela f, olhando adiante para o Cristo que viria. Mas os judeus no compreendem e ento dizem no versculo 57: Ainda no tens cinqenta anos e viste Abrao? Vejam atentamente a resposta de Jesus no versculo 58: 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou. Puxa, essa uma afirmao e tanto! Jesus diz: Eu existo h muito mais tempo que Abrao. Abrao esteve na terra h 2.000 anos, mas eu existia antes disso. Na verdade, eu no apenas sou mais velho do que Abrao, eu sempre fui. Eu sou. isso que a Bblia freqentemente ensina sobre Jesus. Como a segunda Pessoa da Santssima Trindade, Ele Deus. por isso que Ele pode dizer: Eu sou, porque Ele ! assim que esse Evangelho de Joo comea. Referindo-se a Jesus como a Palavra, Joo escreve em Joo 1:1-3: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.E mais tarde no versculo 14 Joo escreve: e o Verbo se fez carne e habitou entre ns. Paulo escreve de Cristo em Colossenses 1:16-17: Porque nele foram criadas todas as coisas que h nos cus e na terra, visveis e invisveis, sejam tronos, sejam dominaes, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. Tudo isso para dizer que Jesus no um homem qualquer. Ele Deus. Ele Deus encarnado. E no versculo 58 Jesus intencionalmente usa as mesmas palavras que Deus usou para falar com Moiss em xodo, captulo 3. Lembram quando Deus falou para Moiss ir at o Fara e dizer ao Fara para deixar Seu povo ir? Moiss ficou pensando: Bom, se o povo me perguntar qual o Seu nome, o que eu devo dizer? Quem eu devo dizer que me enviou? E Deus responde em xodo 3:14: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirs aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vs. Jesus tinha exatamente essa idia em mente quando Ele diz aqui no versculo 58: em verdade vos digo que antes que Abrao existisse, eu sou.. Isso explica a reao dos judeus no ltimo versculo do captulo, versculo 59: 59 Ento pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. Jesus de forma sobrenatural evita um apedrejamento. Ele simplesmente sai do templo, sem ter sido atingido por ningum. Mas percebam, os judeus estavam prontos para

apedrej-lO. Por qu? Porque Jesus disse: EU SOU. Ele dizia ser Deus. E eles viam isso como uma blasfmia porque eles no acreditavam que Ele fosse Deus. Levtico 24:16 diz: E aquele que blasfemar o nome do SENHOR, certamente morrer. Ento eles esto prestes a apedrej-lo porque no crem que Ele seja Deus. E Jesus simplesmente parte porque, como dito em outro lugar: Sua hora ainda no havia chegado. Essa passagem ilustra o fato de que quando se trata da identidade de Jesus ns realmente temos quatro opes. Ns queremos apresent-las a vocs para uma reflexo futura e para estudo. Ao lermos a Bblia, com relao a Jesus, ns somos levados a uma dentre quatro concluses. Vocs vo encontrar essas opes apresentadas nos livros e artigos evanglicos mais populares. Opo nmero um : I. Ele uma Lenda Isso significa dizer que Jesus nunca existiu. A Bblia um monte de conto de fadas e Jesus nunca existiu. Ele apenas uma figura lendria. Ns vamos tratar dessa questo de forma mais abrangente na semana que vem quando ns respondermos pergunta: Como ns recebemos a Bblia e por que ns podemos confiar nela? Mas ns sabemos que mesmo os cticos mais contumazes acreditam que Jesus foi uma pessoa real que realmente existiu. Muitos cticos vo ao menos reconhecer que Jesus foi uma pessoa, que Jesus foi um rabino judeu ou alguma espcie de profeta. Os nicos que vo tentar afirmar que Jesus nunca existiu so aqueles que se dizem ateus e que descobriram que, na verdade, se Jesus existiu, seu sistema de no-crena est arruinado. Ns estaremos sendo dissimulados se ns tentarmos dizer que Jesus um bom professor de moral quando ns nem acreditamos que Ele seja uma pessoa de verdade. Na verdade, um historiador de Yale, Jaroslav Pelikan declarou: A despeito do que qualquer possa achar ou crer a respeito dele, Jesus de Nazar tem sido a figura dominante na histria da cultura Ocidental por quase vinte sculos... a partir do seu nascimento que a maior parte da raa humana data seu calendrio, em nome dele que milhares praguejam e em Seu nome que milhes oram. Mas mesmo assim, algumas pessoas consideram isso uma opo quando se trata de quem Jesus . Eles afirmam que ns podemos concluir que Jesus uma lenda. Opo nmero dois: II. Ele um Luntico Ele louco. Essa uma opo e ns precisamos pensar nisso. Afinal, Jesus fez algumas fortes afirmaes sobre divindade. Ele aceitou a adorao das pessoas. Ele perdoou pecados no como quando eu perdoou algum que peca contra mim, mas Jesus perdoou pecados quando uma pessoa pecou contra outra! Repetidas vezes, Jesus fez srias afirmaes sobre divindade. Ele disse: Eu e o Pai somos Um. Ele disse: Vocs me chamam Senhor e de forma correta, pois o que Eu sou. Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai a no ser por Mim.

E nesta passagem, Joo 8:58, Jesus diz: Eu sou e os judeus sabiam exatamente o que Ele queria dizer! Eles tentaram apedrej-lo e vo tentar novamente mais tarde (10:31) porque Ele Se igualou a Deus. A questo : Quem faz uma afirmao dessas? E se um amigo seu viesse e dissesse: Eu sou o Senhor ou Eu sou o caminho para o Pai? Voc iria achar que tinha algo muito errado com tal pessoa! Deixe-me ler como Josh McDowell ilustra isso no seu livro Respostas para Perguntas Difceis. Ele escreve: Suponha que esta noite o presidente dos Estados Unidos aparecesse nas principais redes de comunicao e proclamasse que Eu sou o Deus Todo Poderoso. Eu tenho poder para perdoar pecado. Eu tenho autoridade para ressuscitar da morte a minha vida. Ele seria rpida e silenciosamente retirado do ar, afastado e substitudo pelo vice-presidente. Qualquer um que ousasse fazer tais afirmaes teria que estar fora de si ou ser um mentiroso, a menos que fosse Deus. (73-74). Vejam que ns no podemos simplesmente afirmar que Jesus foi um bom professor de moral porque Ele afirmou ser mais que um bom professor de moral. Ele afirmou ser o prprio Deus. Ento, ou Ele um luntico, ou Ele realmente Deus. A opo trs tambm foi mencionada por McDowell naquela citao do livro. Opo trs: III. Ele um Mentiroso Vejam que voc pode dizer que Jesus mentiu sobre ser Deus. Voc poderia dizer isso. Mas quando voc pensa a respeito, h alguns problemas nesse caso tambm. bem parecido com a opo anterior. Que tipo de homem que supostamente um grande professor de moral sai por a mentindo a respeito da sua prpria identidade? Ou seja, se voc no Deus e sai por a afirmando ser Deus, voc vai arrumar um grande problema. Voc um mentiroso. Voc um enganador. Alm do mais, voc d falsa esperana para as pessoas agindo como se pudesse perdoar os pecados delas e conceder a elas a vida eterna no cu. Voc um egocntrico por permitir que as pessoas cultuem voc e sigam voc e te tratem como Senhor, como Rei e como Deus. Como algum pode fazer essas coisas e ao mesmo tempo ser um bom professor de moral? No pode, porque no h nada de moral em se viver uma vida imoral; em viver uma mentira e ludibriar todo mundo com quem voc fala. Assim, a opo nmero trs tambm no parece muito razovel. Ento qual opo restou? Bem, ns podemos concluir que Jesus uma lenda, um luntico, um mentiroso, ou: IV. Ele SENHOR! Ou seja, ns cremos que Jesus quem Ele diz ser, o prprio Filho de Deus, a prpria Pessoa de Deus, Deus encarnado. Ele Senhor.

Quando voc volta para a pergunta: Jesus no foi apenas um professor de moral?, voc acaba enxergando como essa uma posio difcil. Se cremos que a Bblia seja verdadeira, no podemos dizer que Ele meramente um bom professor de moral porque Ele afirma ser mais do que isso. Ento, se ele no uma lenda, um luntico, ou um mentiroso, ou Ele Senhor. Todas as outras religies so criadas pelo homem. Alguns homens fundaram a religio. Algum homem escreveu um monte de ensinamentos ticos. E se voc retirar esses fundadores das religies que eles fundaram, nada muda na verdade. O sistema de crena na verdade no sofre mudana. Mas o Cristianismo fundamentalmente diferente das outras religies pelo fato de que seu fundador, na verdade, afirmou ser Deus. Se voc retirar Jesus Cristo do Cristianismo voc fica sem nada, porque o Cristianismo se trata da vinda de Deus at ns na Pessoa de Jesus Cristo. A Bblia diz em 1 Timteo 1:12 que: Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores. Ele veio para tratar do nosso problema que o pecado. A Bblia diz em Romanos 3:23 que todos pecaram e esto separados da glria de Deus e em Romanos 6:23 que o salrio do pecado a morte. Ns merecemos a morte por causa dos nossos pecados. Ento Deus vem at ns, na pessoa de Cristo, para morrer a morte que ns merecemos. Ele morre em nosso lugar, recebendo nosso castigo sobre Si para que Sua bondade seja creditada em nosso favor. A nica maneira de ser perdoado atravs do Senhor, Jesus Cristo. E no automtico ns precisamos receb-lo em nossas vidas no apenas como um bom professor de moral, mas como Senhor.

. Fiquem de p para orao.


Nota da tradutora: Ainda sem edio em portugus, a traduo literal do ttulo do livro Respostas para Perguntas Difceis.

You might also like