You are on page 1of 4

UFRB COTEC NUGSI Procedimento de proteo de pendrives contra vrus

Este procedimento ajuda a proteger o seu pendrive contra vrus, recomenda-se que antes de realiz-lo que seja feito um backup do seu pendrive, crie uma pasta no HD e copie todo o contedo para l, ao final do procedimento copie de volta para a pasta de trabalho no pendrive.

Passo 1 - Formatao do pendrive


Clica com o boto direito do mouse na unidade do pendrive e selecione a opo Formatar (Fig. 1), ao abrir a janela de formatao selecione em Sistema de arquivos a opo NTFS como mostra a (Fig. 2). Pode deixar marcada a opo de Formatao Rpida.

Fig. 1 Formatar o pendrive Fig. 2 Marcando a opo NTFS

Passo 2 Criao da pasta de trabalho


Depois da formatao deve-se criar a sua pasta de trabalho, pode cri-la com o nome que desejar. Acesse o pendrive, clique com o boto direito do mouse, selecione a opo Novo e depois em Pasta.

UFRB COTEC NUGSI Procedimento de proteo de pendrives contra vrus

Passo 3 - Protegendo todo o pendrive


Clique com o boto direito do mouse na unidade do pendrive e selecione a opo Propriedades (Fig. 3). Ao abrir a janela de propriedades do pendrive selecione a aba Segurana, depois clique em Controle total e no boto Editar (Fig. 4).

Fig. 3 Propriedades do pendrive Fig. 4 Aba Segurana.

Ao clicar em controle total possvel notar que est marcado ou habilitado para permitir tudo (Fig. 5) e por isso a prxima ao ser de negar tudo marcando em Controle Total o quadrinho Negar que automaticamente nega as outras opes como mostrado na (Fig. 6).

Fig. 5 Permisso para tudo

Fig. 6 Negar permisso

UFRB COTEC NUGSI Procedimento de proteo de pendrives contra vrus


Clique no boto Aplicar, ser exibido um alerta informando que s o proprietrio poder alterar as permisses, clique no boto Sim. Clique na barra de rolagem da janela Permisses para Todos at visualizar o quadrinho de Ler & executar como se v na (Fig. 7) onde deve ser marcada esta opo, as outras opes sero marcadas automaticamente, no detalhe percebe-se que a opo Gravar aparece marcado no grupo Negar.

Clique no boto OK, ser aberta a outra janela (Fig. 8) onde dever ser clicado tambm no boto OK para finalizar o processo de proteo da pasta raiz do pendrive.

Fig. 7 Permitir Ler, listar e negar gravao

Fig. 8 Concluso da proteo da pasta raiz do pendrive

Com isso, todo o pendrive estar protegido e agora ser necessrio habilitar a pasta de trabalho para que possa ser usada normalmente.

Passo 4 Desbloqueando a pasta de trabalho


Ser necessrio desbloquear a pasta de trabalho para que seja possvel utiliza-la normalmente. D um clique na unidade do pendrive, ser exibida a pasta que ser usada como pasta de trabalho que foi criada anteriormente, clique com o boto direito nesta pasta e em seguida clique em Propriedades, ao abrir a janela de propriedades (Fig. 9) clique na aba Segurana, em seguida clique no boto Editar e depois clique no quadrinho de Permitir em Controle total (Fig. 10).

UFRB COTEC NUGSI Procedimento de proteo de pendrives contra vrus


Clique no boto OK e depois OK novamente para concluir o processo.

Fig. 9 Protegendo a pasta de trabalho

Fig. 10 Dando permisso na pasta de trabalho

Pronto, agora o pendrive j pode ser utilizado normalmente, lembrese que dever gravar os seus arquivos e pastas na pasta de trabalho. Lembre tambm que sempre deve manter-se alerta e no descuidar mesmo tendo executado esse procedimento.

Bom trabalho.

Autor: Tcherrison Diniz Ncleo de Segurana da Informao - NUGSI

You might also like