You are on page 1of 2

FACULDADE DE DIREITO DA UFMG Antropologia Jurdica Profa.

. Maria Fernanda Salcedo Repols Monitora Letcia Birchal Estudo Dirigido O Poder Simblico, de Pierre Bourdieu 1 Perodo, Turma A, 2013/2 Valor: 5,0 pontos Data de entrega: 04 de setembro de 2013

Este um roteiro de perguntas que devem ser respondidas para a melhor compreenso do texto proposto.

1. Explique a distino entre o formalismo e o instrumentalismo dentro do debate cientfico do direito 2. Qual a interpretao de Bourdieu para conciliar as interpretaes internalistas e externalistas do direito? A diviso do trabalho jurdico 3. Quais so os efeitos da hierarquia da Justia na interpretao do direito? 4. Como se d o efeito de apriorizao? Quais so os efeitos que dele seguem? 5. Qual a interpretao de Bourdieu acerca da retrica da autonomia, da neutralidade e da universalidade? 6. Como as interpretaes terica e prtica do Direito representam a origem de uma luta simblica permanente na qual se defrontam definies diferentes do trabalho jurdico enquanto interpretao autorizada dos textos cannicos? Como que se d a complementaridade entre elas? 7. Qual a viso de Bourdieu acerca das arbitrariedades das condutas dos agentes jurdicos e a luta simblica entre os profissionais do campo jurdico? 8. Qual o ponto central defendido pelo autor no subttulo A diviso do trabalho jurdico? A instituio do monoplio 9. Qual o papel da linguagem dentro das relaes de poder do campo jurdico? 10. Qual o entendimento de Bourdieu acerca da neutralidade das decises judiciais? 11. O que campo judicial? E quais so as exigncias para adentr-lo? 12. Como os interesses do profissional do Direito influenciam na necessidade de busca pelo Direito? Qual a relao disso com o monoplio dos profissionais? 13. Qual o ponto central defendido pelo autor no subttulo A instituio do monoplio?

O poder da nomeao 14. O que o pleito representa e qual a relao deste com a viso soberana do Estado e com o veredito do juiz? 15. Explique porque s um nominalismo realista (ou firmado na realidade) permite explicar o efeito mgico que s bem sucedido porque est bem fundado na realidade 16. Qual a concluso do autor e qual o ponto central por ele defendido no subttulo O poder de nomeao? A fora da forma 17. Como se d a proximidade dos agentes produtores e quais os efeitos disso? 18. Como o trabalho jurdico constitui-se como mantenedor da ordem simblica? 19. Em que consiste, para o autor, o efeito de universalizao? 20. O que o autor quer dizer com o verdadeiro legislador no o redactor da lei? 21. Como se d a passagem do estado de ortodoxia ao de doxa no direito? 22. Para o autor, quais so os efeitos da codificao? 23. Qual o ponto central defendido pelo autor no subttulo A instituio do monoplio? Os efeitos da homologao 24. Bourdieu afirma que as influncias externas se reproduzem mais diretamente no direito e vice-versa. O que ele quer dizer com isso? 25. Para o autor, qual o papel da jurisprudncia ante os dominados? 26. Qual a concluso do autor e qual o ponto central por ele defendido no subttulo O poder de nomeao?

27. Qual a tese central do captulo A fora do direito: Elementos para uma sociologia do campo jurdico?

You might also like