You are on page 1of 9

O EDUCADOR E O JOGO TEATRAL EXPERIMENTAO COM TEATRO DE BONECOS

CENTRO UNIVERSITRIO CLARETIANO TEATRO PARA EDUCADORES


Profa. Eneila Almeida dos Santos Turma DGLA 1001SPOJ Aluna Rosana de Moraes RA 1054807 Plo So Paulo - 2011

PLANO DE AULA O EDUCADOR E O JOGO TEATRAL EXPERIMENTAO COM TEATRO DE BONECOS

OBJETIVOS

conhecimento bsico de teatro de bonecos. desenvolvimento de leitura e construo de dilogo teatral. trabalhar aspectos de reciclagem e aproveitamento de materiais.

PBLICO ALVO
Adolescentes de 10 a 15 anos em geral.

MATERIAL NECESSRIO

livro ou histria proposta impressora ou diferentes tipos de papis lpis de cor, canetinhas e tinta guache tesoura e rgua palitinhos de churrasco grandes caixas de papelo pano escuro ou preto

METODOLOGIA
Apresentao e narrao resumida do livro escolhido. Durante o bate-papo sobre a histria narrada, mostrar e analisar as ilustraes, que serviram de ponto de partida para a criao dos personagens em bonecos. Aps o debate e entendimento bsico do assunto, solicitar e estimular os adolescentes a escolherem os personagens mais importantes da histria. Desenvolver junto com o grupo um enredo, registrar as falas e concaten-las numa ordem lgica como roteiro para a encenao com marionetes. Para a manufatura dos bonecos, devem ser avaliadas duas situaes distintas: 1 . O grupo est disposto a criar seus prprios bonecos; necessrio os recursos de papis diversos, tinta para pintura (como guache), cola, tesoura e palitos de churrasco.

2. O grupo no est disposto a criar seus prprios bonecos; necessrio fazer cpias coloridas (via impressora ou fotocopiadora) das ilustraes eleitas. Decidido e acordado a forma de execuo dos bonecos, passamos a montagem do palco e demais detalhes do teatro de bonecos. a) Bonecos: colar os personagens recortados ou criados nos palitos de churrasco. b) Palco: com as caixas de papelo, montar uma de moldura num balco ou mesa. A moldura pode e deve ser decorada. O balco ou mesa deve poder ser descolado para que as crianas transitem atrs com seus marionetes. c) Fundo: na parede atrs do balco ou mesa, centralizar de acordo com a moldura, o pano negro, que propiciar contraste aos marionetes. Os bonecos-personagens, criados ou recortados, devem ser fixados nos palitos de churrasco, para que possam ser manuseados. Melhor acabamento e efeito visual ocorrer se os palitos forem pintados da mesma cor que o fundo do palco, criando dessa forma o efeito dos bonecos flutuarem sobre o pano de fundo. Importante: na feitura dos bonecos procurar reciclar materiais e extrair efeitos surpreendentes da matria que seria descartada como lixo. Feito toda a preparao para a aventura de dar vida aos bonecos de papel, dividir a turma entre espectadores e atores e iniciar a dramatizao. Aproveitar a ocasio de que uma pessoa pode interagir diversas vezes com ela mesma, pois apenas necessrio trocar de marionete, estimular e buscar despertar no adolescente e ou aluno, diferentes identidades e percepes, como: impostao de voz, expresses e etc. Tornando divertida e diversificada a atividade. Propor que diferentes adolescentes representem a mesma cena em ocasies distintas, e buscar despertar neles a inteno de observar as diferenas entre a apresentao de um ou outro aluno. Por fim da atividade e dramatizao, buscar incentivar os participantes a reproduzirem tal experincia em suas casas, junto da famlia e colegas, construindo outras histrias, outros dilogos amparados por um texto j escrito ou por textos construdos na forma de improviso.

CONCLUSO
Para que a execuo da atividade convidei trs adolescentes filhos de alguns vizinhos condminos que j conheciam meus trabalhos de ilustraes; e utilizei minha prpria sala para fazermos a leitura, discusso, montagem e execuo do teatro de bonecos. Porm tal atividade pode e deve ser mais rica, na medida em que mais crianas e adolescentes estejam envolvidos e assim teremos a possibilidade de ampliar cada etapa de construo do teatro. Propus a eles que fizessemos um bate-papo sobre o livro que ilustrei, Mahbhrata1, adapatao infanto-juvenil do clssico hindu. Devido a histria ser extremamente complexa e cheia de personagens, expliquei a eles um pouco sobre o panteo dos deuses indianos e tambm sobre a guerra retratada no livro. Observamos e conversamos sobre as ilustraes principais. Capa do livro:

Acerca da atividade executada, posso afirmar que a conjuno de leitura e jogo teatral criou um ambiente muito rico ao grupo, pois transpor o ato da leitura e observao, analisar e desenvolver personagens e por fim vivenciar os personagens extrados do livro ainda na mesa, cria um mundo de estmulos, criatividade e assim o ato educativo se d diante a um mar de possibilidades. Tambm me deparei com a necessidade de mais tempo para que as crianas pudessem se familiarizar mais com os personagens, pois devido ao tempo que executamos a atividade, cerca de trs horas, sem dvida esse aprofundamento da leitura ficou desejar, no entanto o pouco que resgistraram da histria complexa de Mhbhrata, foi suficiente para que criassem o jogo teatral registrando os principais itens da epopeia.
1

CRUZ, EDSON; ANASOR; Mahbhrta Os Grandes Descendentes de Bhrata. So Paulo: Paulinas Editora, 2010.

Inserir o teatro, com suas mltiplas potencialidades, no cotidiano da educao precioso, justamente por incorporar numa atividade diversas questes necessrias ao desenvolvimento humano. Meus vizinhos adolescentes entraram na minha casa com a ideia de a tia que pinta e saram com a ideia de a tia m barato, porque tantas atividades foram propostas e envolvidas que o clima se tornou alegre e eufrico.

REGISTRO FOTOGRFICO

Alguns personagens eleitos: Brahma, que eles curtiram devido a quantidade de braos e cabeas:

Ganesha, o narrador da histria:

Uma das manifestaes de Shiva, empatia geral devido as caractersticas guerreiras da divindade:

As marionetes:

A Encenao

BIBLIOGRAFIA E E-REFERNCIAS
CRUZ, EDSON; ANASOR; Mahbhrta Os Grandes Descendentes de Bhrata. So Paulo: Paulinas Editora, 2010.

SLADE, PETER; O Jogo Dramtico Infantil; So Paulo: Summus, 1987.


SPOLIN, VIOLA; Jogos Teatrais; So Paulo, Perspectiva, 2001.

E-Referncias, disponveis em 20/05/2011:


http://pt.scribd.com/doc/504456/APOSTILA-PARA-TEATRO-DE-BONECOS http://augustobonequeiro.wordpress.com/2007/04/14/historia-do-teatro-de-bonecos/ http://www.infoescola.com/artes/teatro-de-bonecos/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_fantoches

You might also like