You are on page 1of 12

Sociedade Inclusiva: O Acesso do Surdo TV1

Autor: Ronise Frediani MOTTA, ps-graduanda em nvel de mestrado em Comunicao Miditica, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicaes FAAC, da Universidade Estadual Paulista - Unesp-Bauru/SP.

Resumo O artigo prope analisar os procedimentos e a eficcia dos sistemas Libras e closed caption direcionados para pessoas com surdez no campo miditico (televiso e cinema). Alm disso, o artigo deseja desvendar a temtica a partir das teorias da etnicidade, que permitem entender o processo de excluso, aceitao, incluso e alteridade dos surdos nome correto para o indivduo com perda total de audio - atravs dos meios de comunicao. Ocupar um espao na sociedade informacional implica as mais variadas e criativas propostas de incurses, por meio de tecnologias de comunicao e informao. Palavras-chaves: Comunicao Social; Comunicao Especializada; TV; Libras; Incluso; Surdez

1 Introduo A busca por conquistar espaos uma caracterstica dos grupos minoritrios. A situao pode ser constatada na rea da deficincia entre outras, como da mulher, do negro, do ndio, dos grupos tnicos. So excludas as pessoas consideradas diferentes por nossa prpria ao, resultando em um discurso que mistifica a nova ordem social de promoo da sociedade como democrtica e inclusiva, a qual garante a todos serem includos no universo dos direitos e deveres. Assim acontece tambm com os surdos que atualmente representam um grupo nacionalista, com fora nas polticas pblicas, com seus prprios direitos e uma linguagem oficialmente reconhecida. Apesar dos avanos nos estudos das lnguas de sinais em todo o mundo os quais privilegiam o acesso, a comunidade surda ainda possui caractersticas de grupo minoritrio, bem como todos os grupos de pessoas com deficincia.

Trabalho a ser apresentado no Regiocom 2005 - Chapec

H muitas maneiras de conceituar quem pode ser classificado como portador de deficincia e estes conceitos mudaram ao longo da Histria, assim como as palavras utilizadas para exprimi-los - retardado, doentinho, aleijado, mudinho, excepcional, mongolide, dbil mental, as quais carregavam muitos preconceitos. Sassaki (2003, p.160), relata que na dcada de 80, por influncia do Ano Internacional das Pessoas Deficientes em 1981, comea-se a escrever e a falar pela primeira vez as palavras pessoa deficiente, com acrscimo da palavra pessoa e deficiente como adjetivo, depois para pessoa portadora de deficincia e freqentemente, reduzida a portador de deficincia. Nos anos 90, volta a ser utilizado o termo pessoas com deficincia, que permanece at os dias de hoje. O surdo tambm sofreu discriminaes com relao ao uso da terminologia incorreta. Thoma (2005, p. 2), acredita que em cada tempo, a partir da hiptese de que h uma fora operacional nos conceitos, os surdos so representados como deficientes auditivos, surdos-mudos ou simplesmente surdos. A mais recente defesa para a adoo do termo surdo2 referindo-se a um grupo de sujeitos pertencentes a uma comunidade cultural e lingisticamente distinta, em oposio ao uso dos termos surdomudo, que pressupe a inabilidade dos surdos para a fala e deficiente auditivo3, pois neste o dficit predominantemente marcado. Este artigo representa parte da pesquisa de dissertao que venho desenvolvendo sobre o estudo da Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e suas implicaes na TV, no curso de mestrado. A abordagem do artigo pretende primeiramente desvendar a temtica da incluso, sob os olhares das teorias da etnicidade, alm de apresentar os recursos disponveis atualmente para a incluso do surdo na TV. 2 Sociedade Inclusiva O conceito de incluso social um processo que funciona em mo dupla, a sociedade e os segmentos at ento excludos, buscam equacionar solues e alternativas para garantir a equiparao de oportunidades e de direitos. A aceitao e a

Surdo: o indivduo que tem perda total ou parcial, congnita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala atravs do ouvido. De acordo com o grau de perda auditiva, avaliada em decibis (dB), a surdez manifesta-se como leve (perda entre 20 e 40 dB), moderada (entre 40 e 70 dB), severa (entre 70 e 90 dB) e profunda (acima de 90 dB de perda) - impede o indivduo de ouvir a voz humana e de adquirir, espontaneamente, o cdigo da modalidade oral da lngua, mesmo com o uso de prtese auditiva. 3 Deficiente auditivo : Terminologia utilizada para quando h um grau de perda auditiva, no necessariamente o indivduo no ouve.

valorizao da diversidade so valores que norteiam este processo, alm do exerccio da cooperao entre diferentes e a aprendizagem da multiplicidade. Alguns autores mostram a tendncia homogeneizao das culturas que por sua vez interfere no fortalecimento daquelas dominantes, permitindo cada vez mais a excluso de alguns grupos. A teoria de Gellner, apud Poutignat & Fernart (1998, p.48), aponta que as culturas bastante homogneas, cada qual com seu teto poltico e seu servio de entretenimento, iro tornar-se a norma...mas nos impossvel prever quais sero as culturas mais vitoriosas. A etnicidade concebida por Gellner, apud Poutignat & Fernart (1998, p.49), apresenta a sociedade tradicional servindo de suporte para a distino das classes, permitindo que se reduzam ambigidades e fundamenta a legitimidade dos grupos dominantes ou, ao contrrio, serve para garantir a estigmatizao e neutralizao de outros grupos sociais encarregados de tarefas que os tornem potencialmente perigosos para a ordem poltica. Gellner ainda mostra que os conflitos de identificao ocorridos no processo de industrializao, tornam-se obstculos para a homogeneizao e a igualdade prprias das sociedades modernas. Segundo os autores:
(...) os problemas que os conflitos de identificao (ou de assimilao) colocam para o Estado-Nao e para o desenvolvimento da sociedade baseada na mobilidade, no anonimato, na educao e na igualdade que se supe que sejamos igualmente encarados (...) (POUTIGNAT & FERNART 1998, p. 60 )

Poutignat & Fernart (1998, p.58), apontam vrias dificuldades para se distinguir uma unidade cultural, uma vez que os critrios de definio com mais freqncia so a lngua, a independncia econmica , o etnnimo, a organizao poltica, a contigidade territorial. Os autores continuam que para muitos o critrio lingstico determinante, ao passo que inexistente entre outros. Naroll, capud Poutignat & Fernart (1998, p.60), formula o cult unit definido como uma populao que compartilha um mesmo territrio, que utiliza uma mesma lngua (ou dialetos mutuamente compreensveis) na esfera domstica e que pertence ou ao mesmo Estado ou ao mesmo contact group. Apesar de Poutignat & Fernart (1998, p.60) considerarem uma ingenuidade a definio de uma unidade tnica, assim como tambm analisa como ingnuo pensar em isolamento geogrfico na base da diversidade

tnica e acreditar que um rtulo tnico igual a um modo de vida, ou a um grupo real de pessoas. Poutignat & Fernart (1998, p.48), mostram que as especificidades culturais dos diferentes grupos que compem a sociedade americana perderam sua nitidez, e as diferenas mais evidentes foram niveladas pelas instituies e pelo modo de vida da sociedade moderna. Assim, quando as minorias deixam de viver em colnias e se acham diretamente confrontadas com os outros grupos que suas especificidades culturais tornam-se fontes de mobilizao coletiva e que se desenvolve o que Gans denominou de etnicidade simblica. A homogeneizao cultural tambm perpassa pela mdia que fortalece ainda mais a excluso, justamente pela uniformizao que acaba com a variedade de idias e a criatividade individual. Segundo Splenger, capud Barbero (2003, p.68), a morte da cultura se caracteriza atravs da democracia e da tcnica. A democracia moderna tende a uniformizar as informaes, como no caso do jornal em que cada qual pense s o que lhe fazem pensar; e a tcnica que dissolve, fragmenta e atomiza as cincias liquidando a capacidade de orientar a histria. Farias (2004, p.1) sobre o acesso da mdia neste processo, diz que na construo da sociedade inclusiva, de acolhimento dos segmentos menos favorecidos da sociedade, a mdia tem papel decisivo. Para o autor, no Brasil a sociedade est envolvida por fatores complexos por sua composio desigual e a dependncia da mdia na lgica do mercado. Segundo Farias (2004, p.2), o livro Claros e escuros: identidade, povo e mdia no Brasil, do autor Muniz Sodr, relata a postura da grande imprensa de negao da discriminao racial no Brasil, e que os meios de comunicao de massa refletem a ideologia da democracia racial que permeia a sociedade brasileira desde meados do sculo passado. Prova disto, verificar na televiso brasileira a baixa presena de negros nos noticirios e em telenovelas e comerciais, apesar de os afrodescendentes representarem 44% da populao brasileira. O Instituto de Pesquisa Data Folha, apud Farias (2004, p.2), em 1995 realizou uma pesquisa que revelou que nos intervalos comerciais de 115 horas de programao das emissoras de sinal aberto na TV de So Paulo, somente entre 4,7% e 17,8% havia a presena de negros.

Assim tambm acontece com a pessoa com deficincia4. Para Farias (2004, p.1), a conscientizao dos operadores da comunicao sobre o ideal inclusivo, em muito j faria a diferena para promover um rejuvenescimento da cultura, mesmo levando-se em conta o peso da desigualdade e a dependncia do mercado. Farias (2004, p.3), acredita que a mdia afeta a opinio e percepo pblica da realidade social por sua habilidade de criar esteretipos. Para o autor o deficiente pode enfrentar melhor a sua realidade com imagens visuais da deficincia. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE (2000), a estimativa no Brasil de que 24,5 milhes de pessoas sejam portadoras de deficincia. Os dados inferem dizer que a discriminao e a excluso afetem as relaes sociais de pessoas com deficincias de forma mais grave do que a questo do gnero que representa um foco de tenso na sociedade brasileira, segundo a Fundao Banco do Brasil (2003, p. 122). Aps 2a Guerra Mundial, os direitos humanos comeam a ser valorizados, surgem os conceitos de igualdade de oportunidades, direitos diferena, justia social e solidariedade nas novas concepes jurdico-polticas, filosficas e sociais de organizaes como a ONU - Organizao das Naes Unidas, a UNESCO, a OMS Organizao Mundial de Sade, a OIT - Organizao Internacional do Trabalho e outras. As pessoas com deficincias passaram a ser consideradas como possuidoras dos mesmos direitos e deveres dos outros cidados e, entre eles, o direito participao na vida social e sua conseqente integrao escolar e profissional e, atualmente a discusso gira em torno das ferramentas de acesso do deficiente na mdia. As desvantagens do deficiente ocorrem em relao s limitaes de sua capacidade de desenvolver algumas atividades, se comparado a outra pessoa considerada normal. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS): No domnio da sade, a desvantagem do deficiente representa um impedimento sofrido por um dado indivduo, que resulta na incapacidade, que lhe limita ou lhe impede o desempenho de uma atividade considerada normal para ele, levando em conta a idade, o sexo e os fatores scio-culturais. (OMS, 1980)
4

A Organizao Social da Sade define deficincia como qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou funo psicolgica, fisiolgica ou anatmica". Dizer que um indivduo "tem uma deficincia" no implica, portanto, que ele tenha uma doena nem que tenha de ser encarado como "doente".

A incapacidade, estabelecendo a conexo entre a deficincia e a desvantagem, representa um desvio da norma relativamente ao comportamento ou atividade habitualmente esperados do indivduo. A incapacidade no um desvio do rgo ou do mecanismo, mas sim um "desvio" em termos de atuao global do indivduo e pode ser temporria ou permanente, reversvel ou irreversvel, progressiva ou regressiva. Segundo Sassaki, apud Gil (2004), a prtica da integrao social vem ocorrendo desde a dcada de 80 de vrias formas:
(...) pela insero pura e simples daquelas pessoas com deficincia que conseguiram ou conseguem, por mritos pessoais e profissionais prprios, utilizar os espaos fsicos e sociais, bem como seus programas e servios, sem nenhuma modificao por parte da sociedade, ou seja, da escola comum, da empresa comum, do clube comum, etc.; e pela insero daqueles portadores de deficincia que necessitavam ou necessitam de alguma adaptao especfica no espao fsico.

Algumas consideraes especficas que podem contribuir para a integrao das pessoas com necessidades especiais seria a convivncia que estimula o relacionamento e o rompimento de padres de comportamentos estabelecidos e o acesso ao conhecimento e informao. As estratgias apontadas para facilitar as mudanas de atitudes e diminuir a excluso vo desde a exibio de filmes que mostram como pessoas com necessidades especiais podem viver integradas em sua comunidade, palestras com pessoas com necessidades especiais relatando suas experincias, e/ou com profissionais acerca da problemtica das deficincias, publicao de livros e a confeco de folhetos informativos sobre a deficincia.

2.1 O surdo no contexto e a necessidade da incluso na mdia De acordo com Quadros (2002, p.7) existe uma cultura surda5 que multifacetada e apresenta caractersticas especficas, pois traduz-se de forma visual o que se manifesta da coletividade a partir dos prprios surdos. Muitas vezes a prpria escola que eliminou a linguagem individual dos surdos - os sinais, e em conseqncia, suprimiu a consolidao dos grupos surdos e das suas produes culturais.

De acordo com Quadros, entende-se como cultura surda a identidade cultural de grupo de surdos que se define enquanto grupo diferente de outros grupos. De acordo com Perlin, apud Quadros, (2002, p. 7), os surdos so surdos em relao experincia visual e longe da experincia auditiva.

Um artigo de Re6 (2005, p.1) questiona se realmente os deficientes auditivos so uma nao parte. A linguagem dos sinais, utilizada pela maior parte da comunidade surda reconhecida oficialmente como uma linguagem minoritria, com seus prprios direitos, para ele isto resulta que algumas pessoas da comunidade dos surdos comecem a se sentir pertencentes a uma verdadeira nao.
As lnguas faladas correspondentes, as linguagens de sinais so essencialmente conjuntos de smbolos arbitrrios que crianas pequenas podem aprender a reutilizar e a recombinar sem limites, mesmo que os melhores estudiosos da gramtica tenham dificuldades em discernir suas sintaxes. (RE 2005, p.1)

Ainda Re (2005, p.3) comenta que uma nova estrutura do ensino formal, apoiada por filmes e gravao de vdeos, proporciona s linguagens do surdo uma estabilidade e uma uniformidade que nunca haviam sido estabelecidas. O autor ainda diz que ao assistir uma conveno dos surdos:
(...) nos traz informes urgentes do "Mundo Surdo" nos Estados Unidos (...) cerca de um milho de americanos (pelo seu clculo) utilizam ASL7 como sua primeira linguagem (...) e se tornaram conscientes de que so guardies no s de suas prprias linguagens, mas tambm de distintos costumes, valores e memrias, e querem que o resto da sociedade comece a mostrar respeito por sua cultura. (RE 2005, p.4)

E continua que:
Eles comearam por garantir os direitos a serem considerados como uma "etnicidade", como a dos afro-americanos, em vez de um mero sub-grupo, como os que utilizam cadeiras de rodas ou os desprovidos de viso. (RE 2005, p.4)

Porm o autor discorda do tom de militncia do discurso pois para ele parece vir acompanhado do mesmo autoritarismo auto-indulgente, tpico de qualquer outra forma de nacionalismo, e da mesma agressividade corporativista.
claro que os sofrimentos coletivos dos surdos no podem nunca ser esquecidos, mas isso no significa que devam ser usados como pretexto para ressentimentos mal-humorados, ou desculpa para denunciar pessoas surdas suspeitas de terem l as suas dvidas ou como fachada para tentar se impor uma identidade uniforme a todos os congressistas surdos. (RE 2005, p.6)

3 As tecnologias disponveis para o acesso do surdo na mdia

6 7

Jonathan Re um filsofo freelancer, autor do livro sobre surdez, I see a Voice pela Editora Flamingo. ALS - American Signs Language (Lngua Americana de Sinais).

Considerada o 4 tipo de deficincia no Brasil - segundo o Censo 2000 - cerca de 4,7 milhes brasileiros se declaram ter alguma dificuldade permanente de ouvir, 880 mil tm grande dificuldade de ouvir e 167 mil so incapazes de ouvir - a surdez ocupa um excessivo espao nos discursos polticos, na mdia em geral, provocando infindveis discusses, e inimaginveis solues na busca pela incluso do deficiente. A Lei n 10.098 de 19/12/2000, prev a acessibilidade do portador de deficincia e preconiza em um dos captulos referente comunicao, o uso de legendas que correspondam s informaes sonoras produzidas, principalmente para programas de televiso e para teatros, visando permitir acesso diferenciado por deficientes sensoriais. Ocorre que a maioria da populao de surdos brasileiros tem dificuldades em ler e escrever o portugus. Vrios autores defendem que o surdo tem impedimentos na aquisio de uma segunda lngua. Segundo Mendes & Novaes, h muitas variveis do texto escrito e do leitor que interferem na compreenso do surdo:
(...) muitos leitores surdos tm pouco conhecimento de vocabulrio, o qual exige maior elaborao que a simples definio da palavra; dificuldades com a sintaxe do material de leitura, que compromete a compreenso; pouco conhecimento da linguagem figurada, que pode estar relacionado a pouca exposio a expresses idiomticas e linguagem metafrica e sua habilidade de linguagem; uso inadequado de estratgias para compreenso da leitura e dificuldades em fazer inferncias. (...) problemas como o conhecimento prvio, experincias anteriores, vocabulrio, sintaxe, domnio da lngua, ao lado do uso inadequado de estratgias levam a dificuldades na compreenso. (MENDES & NOVAES, 2003, p. 134)

Segundo Freire, apud Guarinello & Bortolozzi, (2003, p. 73), no ensino do portugus que o surdo encontra uma de suas maiores dificuldades. Todas as variveis mencionadas constatam a ineficcia da tecnologia closed caption8 para o momento. O resultado de uma pesquisa americana citada por Duffy, apud Lira (2003, p. 2 )confere a ineficincia da tecnologia tambm naquele pas. A pesquisa mostrou que a mdia de leitura dos alunos surdos no ensino mdio completo corresponde quinta-srie do ensino fundamental, explica os resultados da pesquisa com os dados de 50% de pessoas surdas no conseguiram entender o contedo das informaes disponibilizadas em portugus, via legendas ou closed caption. No Brasil, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2000 (INEP MEC), 80% dos alunos surdos ingressos na escola no completam o ensino fundamental e
8

Closed caption ou legenda oculta, um tipo de legenda concebida para permitir aos surdos e/ou pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televiso e em vdeo, entre outros.

somente 3% completam o ensino mdio. Entretanto, de acordo com o Nacional Institute on Deafness and Other Communication Disordes (NIDCD), nos Estados Unidos todo aparelho de TV maior que 13 polegadas, vendido naquele pas, depois de julho de 1993, tem um decodificador especial que permite transmitir o sistema de legendas. Ainda nos EUA, um decreto da Comisso Federal de Comunicao de 1996, exigiu o sistema de legenda - closed caption - na maioria dos programas de TV norte-americana. Enquanto no Brasil, segundo Lira (2003, p.2), as legendas automatizadas em portugus, em substituio aos textos sonoros produzidos pelos meios de comunicao via closed caption ou mesmo legendas de melhor qualidade, produzidas para vdeos ou para filmes, no tm atendido de forma satisfatria a grande maioria da comunidade surda brasileira, que usa a Libras9 (Lngua Brasileira de Sinais) como sua primeira lngua e tambm, as empresas de comunicao e fabricantes de aparelhos de TV, no tm se preocupado em tornar disponvel em larga escala essa tecnologia. A The Nacional Deaf Childrens Society (NDCS), com sede em Londres, dispe uma pesquisa de voto popular no site destinado aos familiares de crianas surdas para que avaliem as tecnologias disponibilizadas para o acesso do surdo na TV. O ltimo acesso em 23/05/2005 mostra pouca diferena nos resultados entre uma afirmao e outra, entretanto as tecnologias mais votadas como satisfatrias esto a lngua de sinais quando apresentada em programas educacionais e os programas com a presena do tradutor de linguagem de sinais como melhor opo para as crianas, em relao aos programas apresentados com legendas. A Libras, representada visualmente por gestos, permite a criana surda aprender diretamente o sentido do sinal, sem depender do portugus, o que facilita a memorizao do seu uso. As diferenas entre Libras e Lngua Portuguesa so muitas; no apenas em relao estrutura (gramtica e lxico), mas ao prprio suporte. Segundo Lira, a sentena em lngua portuguesa possui redundncias (como a concordncia de nmero, gnero e pessoa gramatical) que so suprimidas no processo de representao em Libras; a sentena em lngua portuguesa possui informaes (como a ordem dos constituintes) que nem sempre so relevantes para a representao em Libras; a sentena

Entende-se como Lngua Brasileira de Sinais Libras a forma de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual motora, com estrutura gramatial propria, constitui um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

em lngua portuguesa possui lacunas (informao sobre classificadores, elipses, anforas e outras pr-formas nominais e verbais). Recentemente, atravs da lei 10.436 de 24/04/04, o Brasil reconheceu a Libras como meio legal de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria, constitui um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos, oriundos das comunidades surdas do Brasil. No entanto, o nmero de intrpretes desta lngua pequeno para garantir o acesso. Os EUA tm registrado cerca de 10.000 intrpretes contra 400 registrados no Brasil, com uma populao surda cerca 60% menor que a brasileira. Mesmo assim, tramita no Congresso, atravs do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficincia CONADE, a proposta de regulamentao da Lei de Libras sugerindo comunicao social, de publicidade e de utilidade pblica da administrao direta da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, bem como de suas autarquias, sociedades de economia mista, fundaes, empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, ou outras empresas que recebam incentivos fiscais; quando realizada atravs de televiso ou cinema, inclua traduo para Libras, e texto escrito no sistema closed caption. Entretanto, diferentemente de diversos pases, no Brasil os servios prestados aos surdos so poucos, assim como raros so os programas na televiso brasileira apresentados em Libras, ou que sequer possuam legenda oculta. por isto que se estuda a possibilidade de aumentar o acesso com a introduo na TV de um tradutor informatizado da Libras, substituindo os intrpretes. O projeto executivo, iniciado em 2001 e desenvolvido em 2002, atravs da Secretaria de Educao do Governo Brasileiro, tem por objetivo a construo de um tradutor informatizado da Libras, para ser utilizado em salas de aula, pela televiso digital, em vdeos, pela internet, na construo de livros visuais, traduzindo informaes por meio de sinais animados, apresentados via computador. Concluso A mdia deve estar calcada em um plano que atenda de fato as diferenas no contexto brasileiro: diferenas sociais, polticas, lingsticas e culturais. Entretanto, a realidade reflete a incluso visando a atender interesses polticos que tm base na homogeneidade. Quando solues so encontradas, pouco se discute sobre as

10

implicaes das iniciativas. claro que o surdo deve ser includo na sociedade informacional, entretanto a disseminao dessa informao deve ser realizada de forma satisfatria. Isto implica conhecer e estudar as singularidades do surdo e da surdez e ainda, identificar as possveis tecnologias e suas implicaes como ferramentas de incluso. E para que a sociedade se torne inclusiva, preciso cooperar no esforo coletivo de sujeitos que dialogam em busca do respeito, da liberdade e da igualdade.

Referncias Bibliogrficas FARIAS, M.E.M. Mdia e direitos humanos. [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/pfdc/procuradoria/pfdc_artigos/artigo2.htmel. 05/11/2004. FUNDAO BANCO DO BRASIL. Terminologia sobre deficincia na era da incluso. Mdia e Deficincia, Fundao Banco do Brasil. Srie Diversidade; Braslia: CIP, 2003.p.122. GIL, M. Srie Solidariedade, Apoio, Comunicao e Informao. Rede SACI. [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http:// www.saci.org.br Capturado em 22/11/2004. IBGE. Pessoas portadoras de deficincia.Censo Demogrfico 2000. [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/censo2000_populacao.pdf. Capturado em 22/11/2004, p.62-68. LIRA, G.A. O impacto da tecnologia na educao e incluso social da pessoa portadora de deficincia auditiva: tlibras tradutor digital portugus x lngua brasileira de sinais Libras. [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http://www.senac.br/infortmativo/BTS/293/boltec293d.htm. Capturado em 10/06/2004. MENDES B.C.A & NOVAES. B.C.A.C. Oficina de leitura com Adolescentes surdos: uma proposta fonoaudiolgica. In Linguagem escrita: Referenciais para a Clnica Fonoaudiolgica. So Paulo, Plexus. 2003. p: 126-159. POUTIGNAT, P. FERNART, J.S. Teorias da Etnicidade. Seguido de Grupos tnicos e duas Fronteiras de Fredik Barth. traduo de Elcio Fernandes. So Paulo: Fundao Editora da Unesp, 1998. QUADROS, R.M. Situando as diferenas implicadas na educao de surdos: incluso/excluso. Revista Ponto de Vista, Nmero 4, 2002-2003 (no prelo). RE. J. Os deficientes auditivos so uma nao parte? traduo de Marcelo Godoy [online] Capturado em

11

Disponvel na internet via WWW. URL: Capturado em 20/05/2005. SASSAKI, R. K. Terminologia sobre deficincia na era da incluso. Mdia e Deficincia, Fundao Banco do Brasil. Srie Diversidade, Braslia:CIP, 2003.161-165. THE NACIONAL DEAF CHILDREN SOCIETY - NDCS. What do you think about TV for deaf children? Londres. [online] Disponvel na internet via WWW. URL:

www.ndcs.org.uk/information/technology/tv_feedback.html Capturado em 20/05/2005. THOMA, A. S. A pedagogia cultural da mdia: o que ela nos ensina sobre os surdos e a surdez? [online] Disponvel na internet via WWW. URL: http://www.educacaoonline.pro.br/a_pedagogia_cultural.asp. UFRGS. Capturado em 20/05/2005 15:22:46

12

You might also like