You are on page 1of 4

O que so as Equipes de Jovens de Nossa Senhora?

1. Carisma das EJNS As equipes de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) definem-se como um Movimento Catlico de exigente espiritualidade empenhada, que tem como objetivo a formao espiritual e humana dos seus membros, agrupados em equipes de acordo com a Carta Internacional (CI) das EJNS. Responder ao convite de Cristo, que nos diz vem e segue-Me (Mc 10,21), aprender, assim, a reconhec-lo e t-lo como Mestre, penetrar em todo o seu Mistrio de Amor, para sermos seus servos, testemunhando a Boa Nova. Foi por isso que escolhemos, entre vrias formas de viver a F em Igreja, uma pequena Comunidade composta por 8 a 12 Jovens acompanhados, sempre que possvel, por um Acompanhador espiritual e por um Casal Acompanhador. As EJNS destinam-se a jovens cristos solteiros dos 16 aos 30 anos. O Movimento prope-lhes viver e amadurecer a sua F no seio da Igreja e do mundo e encaminha-os adeso a Cristo numa idade em que se fazem importantes escolhas de vida (matrimnio, consagrao, profisso e outros). na equipe, num ambiente de escuta, partilha, de orao e de tomada de responsabilidades, que se torna possvel discenir a vocao a seguir e, tendo o sim da Virgem Maria como modelo, responder generosamente vontade de Deus, fazendo do nosso sim, uma participao ativa na obra da salvao. Temos Documentos que orientam essa vida espiritual, que so Carta Internacional, Documento Orientador, Plano Pessoal de Vida, Vida Comunitria, Vida em Equipe. Movimento Internacional O fato de podermos conhecer equipistas de outros pases, que vivem a mesma experincia crist que ns, uma graa fantstica que as EJNS proporcionam. A internacionalidade uma especificidade do Movimento, no s por aquilo que hoje somos, mas resulta da troca de experincias entre pessoas de vrios pases. Essa internacionalidade alimentada pelos encontros internacionais, pelas reunies peridicas de responsveis nacionais e, alm disso, porque todas as equipes se baseiam na Carta Internacional, que um dos documentos do Movimento. Movimento Nacional No Brasil, as EJNS tambm esto presentes em vrias regies. Nos Encontros Nacionais e nas Peregrinaes a Aparecida, podemos conviver com os equipistas brasileiros e partilhar nossa vivncia. Setores Em nossa cidade temos outras equipes com as quais podemos ter encontros mais frequentes e conhecer mais de perto. Que nos animam na caminhada e nos fortalecem nos momentos de maior dificuldade.

2. As Equipes de Jovens de Nossa Senhora Equipe O crescimento espiritual de cada um, a participao na vida do Movimento e da Igreja, as tarefas de organizao, enfim todos os aspectos das EJNS, no so somente fruto do esforo individual, mas desenvolvem-se porque tudo feito em equipe. Essa uma caracterstica fundamental desse Movimento (at lhe deu o nome...), pois na medida que em cada membro contribui em sua equipe, entregando-se confiantemente aos outros e, principalmente, vontade de Deus, que mais aprendemos a crescer, perdoar, amar. Em equipe ajudamos o outro a buscar o discernimento para a soluo dos seus problemas e descobrimos que, ao faz-lo, tambm nos beneficiamos para os nossos. Em equipe enfrentamos os desafios de planejar, organizar atividades que permitam aos outros encontrar Cristo e acabamos, tambm ns, por encontr-Lo. Em equipe sentimo-nos acompanhados na nossa busca de santidade, por que estamos conscientes de que nossa f pode crescer e fortalecer-se no contato com os outros, que na verdade se fundamenta em procurarmos tambm ns, o contato com nosso Senhor, Jesus Cristo, para estarmos com isso prontos a acolher o seu Testemunho e a sua Ajuda. de Jovens Poder partilhar a prpria F com pessoas da mesma idade outra grande riqueza das EJNS. Numa altura da vida em que a maioria dos jovens est se preparando para fazer grandes opes e definir suas vocaes, sentir o apoio de jovens semelhantes a ns, com as mesmas preocupaes, problemas e questes, que procuram seguir Cristo de forma sria e comprometida, um grande estmulo. Cada equipe , preferencialmente, composta por jovens com idades aproximadas. Pelo fato de se encontrarem todos em equivalente nvel espiritual, profissional, psquico, etc., consegue-se uma maior vontade para formao de amizades, uma maior confiana e intimidade de partilha, um aprofundamento do tema, uma orao apropriada exigncia da idade. Devido ao esprito de partilha, no permitido a entrada de irmos, parentes, namorados na mesma equipe de base. de Nossa Senhora Nossa Senhora o nome que trazemos por herana no nome das nossas Equipes (CI, I.2.c). No incio a referncia Virgem Maria era a referncia ao Movimento de casais que esteve na origem do nosso as Equipes de Nossa Senhora. Mas, pouco a pouco, os jovens fizeram sua devoo particularssima Me do Salvador, colocando-se sob sua proteo, exprimindo, desse modo, o desejo de amar cada vez melhor e a certeza de receber, pela sua mediao, uma F mais profunda, uma entrega mais sincera luz do Esprito Santo e um amor mais fiel Igreja. A Virgem Maria , para ns, modelo de como o homem se deve colocar perante Deus, aceitando o convite que Ele nos dirige como o fez em sua vida por meio da Anunciao, na qual Maria se doou profundamente sem questionamento pelo Faa-se em mim segundo a Vossa Palavra (Lc 1,38).

Deve-se perceber que s Deus tem a resposta para a totalidade da nossa vida e que nossa Mezinha, Maria, indica a ns o Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5). E, para permanecer fiel a Deus, apesar da s contrariedades, devemos buscar fazer como a Virgem o fez, o relato de So Joo evangelhista nos apresenta que junto cruz estavam sua Me (...) (Jo 19,25) e procurar a maior intimidade com o Senhor por meio da Orao ( At 1,14) 3. A Estrutura da Equipe de Base De 08 a 12 jovens; Idades de 16 a 30 anos, recomenda-se que se procure a maior aproximao possvel; Solteiros; Um acompanhador espiritual [padre, diconos, religiosa/o (com formao em Teologia)]; Um responsvel e vrias funes distribuidas entre os membros; 10 reunies anuais; Contribuio Mensal para custear as despesas com as atividades do prprio Movimento. 4. Reunio de Equipe Os quatro pontos da reunio mensal Cada reunio mensal segue um esquema que correspo nde a uma ocupao do tempo bastante definido. Com efeito, cada reunio, que tem uma durao varivel (mnimo de 2 a 3 horas), divide-se no que chamamos os quatro pontos, ou seja, a orao, a partilha, o estudo e discusso do tema e o ponto de esforo. Esses 4 pontos ajudam-nos a amadurecer a nossa F, firmar as nossas convices e alcanarmos uma maior intimidade com o Senhor. A periodicidade mensal outra das caractersticas que nos define. A exigncia de uma reunio por ms fundamental e necessria para o crescimento dos membros, que deve buscar a participao de todos. Apesar disso, nada impede que a equipe se encontre mais vezes durante o ms, como em reunies informais, atividades do Movimento participadas em equipe, pontos de esforos concretos, entre outros. Funo dos Acompanhadores Em cada Equipe existe um Casal Acompanhador e um Conselheiro Espiritual, escolhidos pelos jovens, para acompanh-los na caminhada, como membros da Equipe. So verdadeiros testemunhos: um de vida consagrada, o outro de vida sacramental. O exemplo deles ajuda-nos na tomada de deciso de vocao.

5. Pilotagem um momento para a descoberta da vocao de ser um jovem, membro das EJNS, ou seja, Equipista. Para que a Equipe possa conhecer o Movimento, so realizadas 10 reunies de Equipe acompanhadas por um jovem equipista, que denominamos de Piloto. Esse piloto tem uma formao especial, para transmitir a vida, o carisma e os documentos fundamentais do Movimento. A cada reunio, partilhada a experincia por cada um dos jovens que participam da pilotagem. Nessa reunio so desenvolvidos os 04 pontos anteriormente comentados. fundamental a participao e o compromisso do jovem, lembrando que quem assume as EJNS abraa toda a proposta e diretrizes do Movimento. Assim, ningum o obriga a participar, uma resposta pessoal que cada um d a Cristo e a Maria. O que prejudica o bom andamento na Pilotagem so as faltas nas reunies de Pilotagem e tambm a no preparao para cada reunio. Lembramos que nessas reunies, conforme orientao do Documento Orientador, que os equipistas devem ter algumas posturas: respeito, ateno, disponibilidade, vontade decidida de participar, caridade para aceitar o prximo, dialogar, tendo em conta o clima de abertura e confiana, que levam ao sigilo de tudo que partilhado na reunio, no devendo nunca ser colocado para outros membros do movimento ou para terceiros. Se no existir sigilo, no h confiana e, assim, a equipe no consegue crescer e viver o que prope o Movimento das EJNS.

You might also like