You are on page 1of 8

1 CONECTANDO AS GERAES Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrvel Dia do SENHOR;

6 ele converter o corao dos pais aos filhos e o corao dos filhos a seus pais, para que eu no venha e fira a terra com maldio. Malaquias 4:5-6
5

Introduo O AT termina com a demonstrao da preocupao de Deus em conectar o corao das geraes converso (retorno) dos coraes dos filhos aos pais. Em Lucas, lemos acerca do cumprimento dessa profecia:
Lucas 1:13 e 17 13 Disse-lhe, porm, o anjo: Zacarias, no temas, porque a tua orao foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dar luz um filho, a quem dars o nome de Joo. 17 E ir adiante do Senhor no esprito e poder de Elias, para converter o corao dos pais aos filhos, converter os desobedientes prudncia dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.

1. As pregaes proferidas por Joo Batista seriam cheias do poder de Deus para mudar o corao das geraes; 2. Sua misso: preparar o caminho do Senhor Jesus, que inauguraria o reino de Deus presente. Uma das sinalizaes desse reino, j preanunciado por Joo Batista, a converso ou CONEXO de pais/filhos: a converso de geraes. 3. Por que essa converso to necessria? que na conexo de geraes (pais/filhos), h uma transmisso de basto! Lgico que os relacionamentos conjugais so importantes, primeiramente para o bem estar do casal, mas tambm para o desenvolvimento de filhos saudveis. Quando um casamento no vai bem ou acaba, o prejuzo principal vem sobre os filhos. 4. Por outro lado, quando no existe essa converso, essa transmisso de basto, o texto de Malaquias 4.6b, afirma: para que eu no venha e fira a terra com maldio. No tenho dvidas de que tantos desajustes sociais, violncia, desigualdade provam que h feridas na terra, sobretudo naquilo que considerado por alguns socilogos como a clula mater: famlia. Deus sabe que se uma gerao no passar bem prxima, muita coisa est comprometida! EX: Minha macro-famlia.
Salmos 78:3-4 3 O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4 no o encobriremos a seus filhos; contaremos vindoura gerao os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.

APROXIMANDO-SE DO TEMA Recentemente: dia do adolescente mas com a chegada do dia dos pais, entendo que ser um momento interessante para refletir. Na Bblia no encontramos o termo adolescente. A Bblia fala de filhos. No texto de Provrbios 22.6: Ensina a CRIANA no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele. O termo traduzido por criana pode ser traduzido por moo ou jovem, como em 1 Samuel 3:8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Ento, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o JOVEM. Filho sempre filho. Por isto, no quero tratar especificamente sobre a questo dos adolescentes ou dos filhos pequenos mas sobre a nossa responsabilidade como pais diante de nossos filhos. Quando o povo de Israel adentrou a terra prometida, o Senhor lhes repetiu o essencial dos mandamentos dele no livro que hoje conhecido como DEUTERONMIO. Leiamos, alguns textos dele, no retirando da mente o texto de Malaquias 4 (CONVERSO DOS PAIS AOS FILHOS, PARA QUE NO VENHA E FIRA A TERRA). O primeiro:
Deuteronmio 4:23-26 23 Guardai-vos no vos esqueais da aliana do SENHOR, vosso Deus , feita convosco, e vos faais alguma imagem esculpida, semelhana de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu. 24 Porque o SENHOR, teu Deus, fogo que consome, Deus zeloso. 25 Quando, pois, gerardes filhos e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma imagem esculpida, semelhana de alguma coisa, e fizerdes mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, para o provocar ira , 26 hoje, tomo por testemunhas contra vs outros o cu e a terra, que, com efeito, perecereis, imediatamente, da terra a qual, passado o Jordo , ides possuir; no prolongareis os vossos dias nela; antes, sereis de todo destrudos. Atente para os grifos: 1. No esquea da aliana; 2. Presena dos filhos; 3. Consequencias da desobedincia na terra.

Deuteronmio 6:1-2 Estes, pois, so os mandamentos, os estatutos e os juzos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; 2 para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida ; e que teus dias sejam prolongados.
Finalmente o texto para nossa pregao

Deuteronmio 6:5 - 25 Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de toda a tua fora.
5 6 7

Estas palavras que, hoje, te ordeno estaro no teu corao;

tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
8 9

Tambm as atars como sinal na tua mo, e te sero por frontal entre os olhos. E as escrevers nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abrao, Isaque e Jac, te daria, grandes e boas cidades, que tu no edificaste;
10

e casas cheias de tudo o que bom, casas que no encheste; e poos abertos, que no abriste; vinhais e olivais, que no plantaste; e, quando comeres e te fartares,
11

guarda-te, para que no esqueas o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servido.
12 13 14 15

O SENHOR, teu Deus, temers, a ele servirs, e, pelo seu nome, jurars. No seguirs outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver roda de ti,

porque o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se no acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
16 17

No tentars o SENHOR, teu Deus, como o tentaste em Mass.

Diligentemente, guardars os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou. Fars o que reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais,
18 19 20

lanando todos os teus inimigos de diante de ti, como o SENHOR tem dito.

Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juzos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? 21 Ento, dirs a teu filho: ramos servos de Fara, no Egito; porm o SENHOR de l nos tirou com poderosa mo. Aos nossos olhos fez o SENHOR sinais e maravilhas, grandes e terrveis, contra o Egito e contra Fara e toda a sua casa;
22 23

e dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais.

O SENHOR nos ordenou cumprssemos todos estes estatutos e temssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perptuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito at hoje.
24

Ser por ns justia, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado.
25

1. ASSUMA OS ENSINOS DA BBLIA COMO MANDAMENTOS E NO COMO SUGESTES


Deuteronmio 6 5 Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de toda a tua fora. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estaro no teu corao; Diligentemente, guardars os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e os seus testemunhos, e os seus estatutos que te ordenou. 24 O SENHOR nos ordenou cumprssemos todos estes estatutos e temssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perptuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito at hoje.
17

- No so ideais ou aspiraes; - No so como pinturas para serem colocadas em molduras maravilhosas, para que as admiremos e falemos: isto to bonito.

2. OBEDEA OS MANDAMENTOS FAZENDO DELES O GUIA DE SUAS AES


Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de toda a tua fora. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estaro no teu corao;
5

No adianta. Se no estiver no corao, suas aes falaro diferente do que voc diz ser o certo. Veja o que Jesus disse, por exemplo, quanto s riquezas:
Mateus 6:21 porque, onde est o teu tesouro, a estar tambm o teu corao.

As minhas aes meu estilo de vida demonstram de fato o que creio ser verdade.
Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abrao, Isaque e Jac, te daria, grandes e boas cidades, que tu no edificaste; 11 e casas cheias de tudo o que bom, casas que no encheste; e poos abertos, que no abriste; vinhais e olivais, que no plantaste; e, quando comeres e te fartares, 12 guarda-te, para que no esqueas o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servido.
10

Ou seja, quando voc estiver bem de vida, reconhecer que FOI ESCRAVO e que TUDO O QUE TEM, deve unicamente a Deus ESSA PESSOA TER O SEU CORAO NO SENHOR. 3. ASSUMA A RESPONSABILIDADE PELA EDUCAO DE SEUS FILHOS
tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
7

Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juzos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? 21 Ento, dirs a teu filho: ramos servos de Fara, no Egito; porm o SENHOR de l nos tirou com poderosa mo. 22 Aos nossos olhos fez o SENHOR sinais e maravilhas, grandes e terrveis, contra o Egito e contra Fara e toda a sua casa; 23 e dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais. 24 O SENHOR nos ordenou cumprssemos todos estes estatutos e temssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perptuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito at hoje. 25 Ser por ns justia, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado.
20

1. O V. 7 FALA DE UM CERTO ENSINO FORMAL (relacionado a CONTEDO) DEVE SER COLOCADO NA CUCA os pais devem estar aptos a responder perguntas do tipo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juzos que o SENHOR, nosso Deus, vos ordenou? Infelizmente ns, pais, nem sempre sabemos a resposta. mais cmodo dizer ao menino: pergunte isto para o pastor ou para sua professora na Escola Dominical. MAS NO ISTO QUE DEUS ESPERA QUE OS PAIS FAAM. Observe o v.21:
Ento, dirs a teu filho: ramos servos de Fara, no Egito; porm o SENHOR de l nos tirou com poderosa mo. 22 Aos nossos olhos fez o SENHOR sinais e maravilhas, grandes e terrveis, contra o Egito e contra Fara e toda a sua casa; 23 e dali nos tirou, para nos levar e nos dar a terra que sob juramento prometeu a nossos pais. 24 O SENHOR nos ordenou cumprssemos todos estes estatutos e temssemos o SENHOR, nosso Deus, para o nosso perptuo bem, para nos guardar em vida, como tem feito at hoje. 25 Ser por ns justia, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR, nosso Deus, como nos tem ordenado.
21

No algo que acontecer automaticamente. Requerer de ns estudo, aprofundamento na palavra, leitura. MAS ESTE UM DEVER DE TODO O CRENTE, SABIA?
1 Pedro 3:15 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso corao, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razo da esperana que h em vs.

Se voc no sabe responder, deve procurar as resposta para ENSINAR A SEU FILHO. NO DEIXE PARA O PROFESSOR DA EBD OU PARA O PASTOR O PRIVILGIO DE LEVAR SEU FILHO A CRISTO!! 2. O V. 7 FALA DE UM CERTO ENSINO INFORMAL Por meio dos relacionamentos. e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Lgico que, no fundo, tudo informal, afinal seria bizarro que voc tivesse em sua casa uma sala com um quadro branco, com pincel e cadeiras universitrias. Mas aqui quero ressaltar que SUAS PALAVRAS ESTARO CONFIRMANDO O QUE VOC CR. Quer quando esteja assentado na casa, andando pelo caminho, ao deitar-te ou ao levantar-se. Hoje, seria mais ou menos assim: o linguajar e suas decises na famlia, a maneira como voc fala com a sua esposa/marido, o tempo que voc investe no relacionamento/CONVERSA com seu filho, como voc gerencia seus negcios (no caminho), o que voc assiste na TV.... TUDO EST SENDO ANALISADO, AVALIADO E CAPTADO PELO SEU FILHO!! Vivemos num mundo solitrio, onde as pessoas gastam fortuna na internet em chats de relacionamento (traies virtuais), isto porque NO NOS FALAMOS MAIS!! NO BRINCAMOS MAIS! NO NOS TOCAMOS MAIS! Mais e mais ns e nossos filhos ficamos em frente a uma TV! Enricamos locadoras e empobrecemos nossos filhos. O TEXTO DIZ: FALARS. Como tem sido o relacionamento com o seu filho? Voc j saiu com ele para pescar? Jogar bola? Saber como ele est? (no apenas com o boletim). No estou perguntando quanto voc tem investido na educao dele (ingls, cursinho etc.), mas QUANTO VOC TEM SE CONECTADO A ELE!!

CONCLUSO 8 Tambm as atars como sinal na tua mo, e te sero por frontal entre os olhos. 9 E as escrevers nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. No tire os olhos do Senhor! Quanto mais o temor do Senhor estiver em voc, mais voc olhar seu filho/filha com novos olhos! No perca tempo! Esse ser colocado por Deus na sua vida uma herana do Senhor! Se ele j um adolescente, jovem, no importa. O Deus de hoje o mesmo que sempre quer converter o corao dos pais aos filhos!

ABISMO DAS GERAES Eu tenho a leve impresso De que as coisas um dia vo melhorar Porque do jeito que esto No suporto, no podem continuar Quando ele sim eu sou no Se ele certeza, eu sei l E entre ns se abrindo o abismo vai, Das geraes... J no consigo entender O seu jeito esquisito de conversar T legal, podes crer, D um tempo que a vida inda vai rolar Sou fluminense, ele fla Eu sou conversa, ele pl E entre ns se abrindo o abismo vai, Das geraes... Por isto Deus tem que ser pra ns Ponto de encontro, uma mesma voz Que nos converte um ao outro e Nos d a paz.

You might also like