You are on page 1of 6

Complete a lacuna com o termo correspondente:

_______ o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. A ________ destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e ___________ destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo. O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de ___________ dias. Conceder-se- ___________ de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial devida ___________ pelo seu exerccio. O _________ que trabalhe com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de vida, faz jus a um adicional calculado sobre o vencimento do cargo efetivo. _________ uma modalidade de remunerao, fixada em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer

Remunerao

Retribuio

Dirias

Cinco

Ajuda de custo

Gratificao

Adicional

Subsdio

gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, devido ao membro de Poder, ao detentor de mandato eletivo, aos Ministros de Estado e aos Secretrios Estaduais e Municipais. A ___________ natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. O ___________ de servio extraordinrio remunerado com acrscimo de 50% em relao hora normal de trabalho.
Feedback ITEM 1 - Vencimento o valor base da retribuio pecuniria devida pelo trabalho do servidor pblico. A remunerao, por sua vez, o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Confira o contedo do tpico Direitos>Vencimento e remunerao, no Mdulo 5. ITEM 2 - A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Indenizaes >> Ajuda de Custo, no Mdulo 5. ITEM 3 -O servidor que, a servio, afastar-se da sede em carter eventual ou transitrio para outro pontodo territrio nacional ou para o exterior, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Indenizaes >> Dirias, no Mdulo 5. ITEM 4 - O servidor que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las integralmente, no prazo de cinco dias. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Indenizaes >> Dirias, no Mdulo 5. ITEM 5 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Indenizaes >> Indenizao de Transporte, no Mdulo 5.
Gratificao

Adicional

ITEM 6 - Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em funo de direo, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comisso ou de Natureza Especial devida retribuio pelo seu exerccio. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento. ITEM 7 - O servidor que trabalhe com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativas ou com risco de vida, faz jus a um adicional calculado sobre o vencimento do cargo efetivo. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicionais de Insalubridade, no Mdulo 5. ITEM 8 - Subsdio uma modalidade de remunerao, fixada em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, devido ao membro de Poder, ao detentor de mandato eletivo, aos Ministros de Estado e aos Secretrios Estaduais e Municipais. Confira o contedo do tpico Direitos> vencimento e remunerao, no Mdulo 5. ITEM 9 - A gratificao natalina, tambm conhecida como 13 Salrio, corresponde a 1/12 (um doze avos)da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano. Confira o contedo no tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Gratificao Natalina, no Mdulo 5. ITEM 10 - O adicional de servio extraordinrio remunerado com acrscimo de 50% em relao hora normal de trabalho. Confira o contedo Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicional por Servio Extraordinrio, no Mdulo 5.

Questo 2 Correto Atingiu 1,00 de 1,00

Marcar questo

Texto da questo So descontos compulsrios que a Administrao Pblica est autorizada a realizar do servidor, exceto:

a. contribuio previdenciria. b. imposto de renda. c. consignao em favor de terceiros. Esta a alternativa correta. Este desconto s pode ser realizado com autorizao do servidor, e no compulsoriamente. Isto porque, nos termos do caput e do pargrafo nico do art. 45 da Lei Federal n 8.112/90, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento do servidor, salvo por imposio legal, ou mandado judicial. Porm, mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida no Decreto Federal n 4.961, de 20 de janeiro de 2004. Confira o contedo do tpico Direitos>Vencimento e remunerao, no Mdulo 5. d. penso alimentcia, decorrente de deciso judicial.
Questo 3 Incorreto Atingiu 0,00 de 2,00

Marcar questo

Texto da questo Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito indenizao e reposio:

a. A indenizao forma de ressarcimento de prejuzos causados ao errio, ao passo que a reposio forma de ressarcimento de valores recebidos indevidamente. b. O servidor ativo, aposentado ou o pensionista tem o prazo mximo de 60 dias para efetuar o pagamento, contados da data da comunicao. c. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada ter o prazo de 60 dias para quitar o dbito, sob pena de inscrio em dvida ativa. d. O valor da reposio e indenizao poder ser amortizado em parcelas, desde que requerido pelo interessado, e no poder ser inferior ao correspondente a 10% da remunerao, provento ou penso. Esta alternativa est correta. Portanto, no deve ser assinalada. Nos termos do que dispe o 1 do art. 46 da Lei Federal n 8.112/90, o valor de cada parcela no poder ser inferior ao correspondente a dez por cento da remunerao, provento ou penso. Confira o contedo do tpico Direitos >> Descontos, no Mdulo 5. e. A reposio ser feita em uma nica parcela quando constatado pagamento indevido no ms anterior ao processamento da folha.
Questo 4 Parcialmente correto

Atingiu 2,00 de 5,00

Marcar questo

Texto da questo Assinale Verdadeiro ou Falso para os itens abaixo, relacionados s gratificaes e aos adicionais a que podem ter direito os servidores pblicos federais:

O adicional de atividade penosa devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. O grau de insalubridade, para fins de pagamento do respectivo adicional, estabelecido em laudo tcnico. Os servidores que trabalham habitualmente em locais perigosos fazem jus ao adicional de periculosidade, que corresponde ao percentual de 10%, calculado sobre o vencimento do cargo efetivo do servidor. A gratificao de raios X ou substncias radioativas corresponde a 30% do vencimento do cargo efetivo. Por ocasio das frias, independentemente de solicitao, ser pago ao servidor um adicional correspondente a 1/3 da remunerao do perodo das frias.
Feedback

Falso

Verdadeiro

Falso

Falso

Falso

ITEM 1 - O art. 71 da Lei Federal n 8.112/90 estabelece que o adicional de atividade penosa ser devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas, no Mdulo 5. ITEM 2 - Nos termos do que dispe o art. 12 da Lei Federal n 8.270, de 17 de dezembro de 2001, o adicional de insalubridade, que varia entre o percentual de 5% a 20% do valor do

vencimento do cargo efetivo do servidor pblico, ser estabelecido em laudo tcnico. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas, no Mdulo 5. ITEM 3 - Nos termos do que dispe o art. 12 da Lei Federal n 8.270, de 17 de dezembro de 2001, o adicional de periculosidade corresponde ao percentual de 10% do vencimento do cargo efetivo do servidor. importante salientar que o adicional de periculosidade no ser pago ao servidor que, no exerccio de suas atribuies, fique exposto aos agentes nocivos sade apenas em carter espordico ou ocasional. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas, no Mdulo 5. ITEM 4 - Nos termos do que dispe o art. 12 da Lei Federal n 8.270, de 17 de dezembro de 2001, a gratificao de raios X ou substncias radioativas corresponde ao percentual de 10% do vencimento do cargo efetivo. Ressalte-se que, nos termos em que dispe o art. 1 da Lei Federal n 1.234, de 14 de novembro de 1950, o servidor que opera com raios X ou substncias radioativas s pode ficar exposto pelo perodo mximo de 24 horas semanais. Relembre o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicionais de Insalubridade, Periculosidade ou Atividades Penosas, no Mdulo 5. ITEM 5 - Nos termos do que dispe o art. 76 da Lei Federal n 8.112/90, independentemente de solicitao, ser pago ao servidor, por ocasio das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao do perodo das frias. No caso de o servidor exercer funo de direo, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. Confira o contedo do tpico Vantagens Pecunirias >> Gratificaes e Adicionais >> Adicional de Frias, no Mdulo 5. Terminar reviso
Saltar Navegao do questionrio QUESTO1ESTA PGINAQUESTO2ESTA PGINAQUESTO3ESTA PGINAQUESTO4ESTA PGINA TERMINAR REVISO
VOLTAR PARA O INCIO DO CURSO

TIONRIO

You might also like