You are on page 1of 3

Em Busca do Conhecimento Celia de Moraes, Membro da Soc.

Teosfica Desde que o homem comeou a pensar, as questes "quem sou", "de onde venho", "para o nde vou" e outras tm sido uma constante, e cada ser humano em particular se depar a, em maior ou menor grau, com a necessidade de obter alguma resposta plausvel a estas questes. Inmeras tentativas tm sido feitas para explicar a natureza do ser hum ano e de suas buscas, e a maioria das teorias delas resultantes acabou se transfo rmando, por circunstncias diversas, em sistemas mais ou menos fechados de pensame nto.

O homem comum, a exemplo dos eminentes pensadores no decorrer dos tempos, assumi u tambm esta postura em sua vida particular, construindo para si mesmo sistemas fe chados de comportamento e pensamento, primeiramente a partir de sua educao e das e xperincias do incio de sua vida, e posteriormente por uma aceitao passiva e impensad a dos valores assim assimilados.

Como resultado deste processo generalizado, a humanidade se encontra enclausurad a em um crculo vicioso de idias e atitudes condicionadas e impostas pela cultura de cada pas e poca, e todo e qualquer indivduo que questione este estado de coisas e manifeste a potencialidade criadora reconhecidamente inerente ao ser humano destac a-se naturalmente, e tomado por destruidor da ordem, elemento perigoso, louco, " idealista". Apesar disso, geraes subseqentes invariavelmente sentiram, sentem e sent iro a coerncia, profundidade e permanncia da viso destes indivduos, dando a ela a ateno devida, embora, por vezes e vezes seguidas, de acordo com sua prpria tica e in terpretao! Entretanto, uma anlise mais aberta, despreconceituosa e simples da m ensagem de alguns deles poderia revelar caminhos escondidos mente superficial e condicionada, e levar o pensamento a trilh-los em direo a uma compreenso mais abrange nte e profunda das questes mais pertinentes vida de cada ser humano.

Nosso propsito aqui , portanto, trazer tona aspectos prticos perfeitamente factveis, e nosso ponto de partida uma das vises de mundo que mais afetaram os destinos do pensamento ocidental: Scrates e sua forma nica de dialogar. Temos como pressupo sto bsico que a anlise do mtodo de dilogo socrtico nos levar certeza da possibilidad e avanarmos significativamente na busca da realidade de ns mesmos atravs da interao c riativa com nossos semelhantes. Scrates e Plato, seu discpulo mais eminente, so conhecidos pelo pensamento moderno c omo os filsofos da verticalidade, ou seja, do processo da "dialtica ascendente, aq uela que nos remeter da particularidade sensvel universalidade das essncias". Esta u niversalidade ou "discurso" se ope opinio ou "dizer" (que se fundamenta no desejo pessoal daquele que enuncia), e se torna legitimado pelo princpio da no-contradio(1) .

Falando o mesmo em uma outra linguagem, diz-se que Scrates buscava a virtude. Pa ra ele, esta significava a harmonia interior baseada no conhecimento de si mesmo , e o processo por ele apontado para alcanar esse conhecimento era o questionamen to aberto, sincero e cuidadoso de tudo o que a pessoa reconhecia primeira vista como verdadeiro. Este processo levava invariavelmente "destruio de certas crenas tr adicionais, pois por meio de suas constantes interrogaes, ele fazia surgir onde que r que fosse o que antes parecia no existir, ou seja, um problema. Este fazia desv

anecerem-se os falsos saberes, as ignorncias encobertas, as satisfaes inautnticas, a petulncia e a superficialidade".2 "Tudo o que sei que nada sei", era sua atit ude fundamental.

Cada ser humano possui uma "nota chave", uma brecha na sua armadura de crenas e d esarmonias, o ponto exato onde a contradio do mundo externo se defronta com o dese jo e necessidade internos de coerncia, verdade e harmonia. Ao dialogar com seus am igos e discpulos, Scrates tocava-lhes a nota chave, dando incio ao processo de refu tao de tudo o que neles havia de falso e contraditrio, "limpando o caminho" para o i nterior de cada um e da trazendo tona o que de fato cada um sentia verdadeiro por si por trs de todos os valores artificiais impostos pela sociedade e educao. "Torna -te no que s", "Homem, conhece-te a ti mesmo" eram mximas levadas ao, e essa ao era asada na certeza da "existncia de leis estveis, normas universais verdadeiras, vlid as por si mesmas e superiores s opinies superficiais e convenes dos homens"3. A Maiuti ca, a sua "arte de partejar" , portanto, a arte de trazer luz o que o ser j sabe p ois parte da "razo universal" mas que sua "razo individual" nunca questionou.

No vamos entrar aqui em consideraes sobre a validade ou no de se levar em conta uma "razo universal", mas sim expor o mtodo socrtico como foi observado(4) ao se manifes tar nos dilogos de que Scrates participava. Caber a cada um discernir at que ponto a s preocupaes de Scrates na Grcia de seu tempo esto presentes nos dias de hoje, e at qu ponto a integrao pessoal, consigo mesmo e com os outros, carece de cuidado e apro fundamento. O MTODO SOCRTICO E SUA PRATICIDADE ]Alguns tpicos para direcionamento da prtica:

1. A busca do conhecimento um processo de questionamento transformador, in tegrador e curativo, uma unio da mente, corao e intuio. A percepo, mesmo que mnima, ue esta integrao est ocorrendo dar a medida do quo bem se est desenvolvendo o dilogo. 2. Deve-se realizar o mtodo to perfeitamente quanto for possvel no momento. D eve ser mantido um claro espao entre os participantes aquela "zona de silncio" ond e os pensamentos se encontram e interagem. Quando "acuado" por algum argumento, d eve-se recuar, encontrar um centro de quietude em si mesmo, e s ento prosseguir. 3. Deve-se observar e ajudar cuidadosamente o nascimento da auto-compreenso . Qualquer caminho rumo sabedoria comea com o auto-conhecimento. 4. Deve haver uma amorosa preocupao com o outro permitindo discordncia, at que haja um momento oportuno para um reposicionamento rumo a um real encontro de ment es, pois o que se busca a totalidade, a integridade para ambos os lados, uma sntes e de pontos de vista, o que toma tempo para ser desenvolvido. 5. necessrio tolerncia para permitir-se ser examinado pelo outro, e o examin ar-se sem interferncia emocional. Os sentimentos do outro no devem ser feridos, e no se deve supor que os seus prprios esto sendo visados. 6. Intensa ateno e escuta. No se deve pensar em uma resposta enquanto o outro est apresentando um ponto de vista. Deve-se internalizar o argumento em sua total idade, como se, caso seja pedido, se pudesse repetir a posio do outro em grandes d etalhes. 7. necessrio rigor para uma aproximao unidirecional do assunto, com disciplin a pessoal em manter o foco central. Ateno para no se criar tangentes que se afastem

do tema. 8. Deve-se ser crtico no sentido positivo da palavra; crtico de si e do outr o em respeito tendncia ao desvio da tarefa prescrita. Esta atitude crtica no quer d izer achar faltas, mas sim ter conscincia discriminativa. 9. No deve haver qualquer senso de competio ou "ganhar pontos" contra o outro . Qualquer tentativa de faz-lo minar o processo. 10. Ambas as partes devem ser honestas. Ningum dever fazer-se de "advogado do di abo". Cada um deve ser autntico, expressar a si mesmo profundamente. 11. necessrio definir termos, ser lgico e cuidadoso ao falar, pedir ao outro redef inies de posies sempre que os termos no estiverem claros ou compreensveis. 12. Muito poucos pontos sero discutidos, mas aqueles que o forem devero ser explor ados em profundidade. Para isso deve-se ser paciente, e buscar um questionamento cuidadoso e meticuloso. 13. Deve haver tolerncia para o no acabado, o aberto, o contnuo, a incessante busca da verdade. O processo, inclusive, no termina ao findar o dilogo, mas sim continu a durante a vida diria de cada um.

14. O mtodo socrtico nos fora a saber o que no sabemos, a assumir posies e a descobrir o que realmente acreditamos e compreendemos. No haver um bom dilogo se um (ou os do is) participante(s) achar que h uma resposta simples e aparente, ou se ambos conc ordarem de sada sobre uma mesma opinio. Deve-se superar os limites do superficial. BIBLIOGRAFIA 1. 2. 3. Garica-Roz, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. Zahar, 1984 Mora, Jos Ferrater. Dicionrio de Filosofia Fraille, Guilhermo. Histria da Filosofia

4. Weber, Rene. Notes of Instruction Concerning the Socratic Method. Palestra apresentada em Pumpkin Hollow Farm, NY, USA, em Setembro/1980

You might also like