You are on page 1of 14

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

LINGUAGEM, CINCIA E ARTE CONSIDERAES A PARTIR DO DRAMA BARROCO DE WALTER BENJAMIN Language, science and art considerations on tragic drama by Walter Benjamin
Cludio Benito Oliveira FERRAZ 1

RESUMO
A riqueza, diversidade e complexidade do pensamento de Walter Benjamin instigam-nos a aprofundar determinados aspectos de suas idias, notadamente aqueles que se referem a uma reexo sobre o papel da verdade do discurso losco-cientco hegemnico e a relao com a linguagem artstica como veculo redimensionador dos processos de elaborao do conhecimento humano. Neste sentido, elegemos a tese de livre-docncia Origem do Drama Barroco Alemo como referencial de idias na direo de nossas preocupaes, destacando o papel da experincia individual para estabelecer narrativas capazes de construir a memria social, a pertinncia da tcnica e tecnologia como centrais para as novas percepes humanas. Tais idias tornam-se reveladoras da atualidade de seus escritos para uma melhor compreenso do ser humano. Palavras-chave: linguagem; cincia; losoa; arte e geograa.

ABSTRACT
The wealth, diversity and complexity of Walter Benjamins thoughts led us to broaden our understanding of some aspects of his ideas, notably those that refer to a reection of the role of the truth in the hegemonic philosophical-scientic discourse and its relation to the artistic language as a redimensioning vehicle of the process for the human knowledge creation. In this sense, we have chosen the work `The Origin of German Tragic Drama` as an idea reference towards our worries, highlighting the role of individual experience in order to establish narratives which are able to build a social memory, and technical and technological perseverance as central for the new human perceptions. Such ideas have revealed how modern and important his writings are as far as understanding human beings is concerned.

Keywords: Language; science; philosophy; art and geography.

No devemos procurar essa totalidade no universal, no excessivo, pois assim como a arte se manifesta sempre, como um todo, em cada obra individual, assim a cincia deveria manifestar-se, sempre, em cada objeto estudado (Goethe citado por Benjamin)

1 Professor do Depto. de Educao da FCT/UNESP/Pres. Prudente e do Programa de Mestrado em Geograa da UFGD, Dourados (MS). Doutor em Geograa pela USP. Coordenador do Grupo de Pesquisas Linguagens Geogrcas.

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

INTRODUO O texto que aqui elaboramos prende-se a um aspecto especco da obra Origem do Drama Barroco Alemo, do pensador Walter Benjamin. No visa mergulhar no contexto esttico ou crtico-artstico da anlise do barroco germnico feita por Benjamin, mas to somente destacar determinados aspectos que o pensador desenvolveu para estudar a expresso artstica do chamado barroco alemo e apreender destes os elementos que podemos exercitar para lanar outros olhares sobre os referenciais lingsticos com que estruturamos nossas prticas cientcas atuais, tanto na perspectiva metodolgica quanto no desenvolvimento de conceitos e ferramentas de anlises. Logicamente que, como gegrafo de formao, muitas das questes aqui abordadas, apesar de se relacionarem com aspectos gerais da organizao do saber cientco nas reas relacionadas com os estudos humanos, da a pouca referncia ao longo do artigo ao termo geograa, nossa preocupao com a especicidade da estruturao discursiva desse ramo do conhecimento cientco. Partindo desse pressuposto, esclarecemos que muitos dos conceitos e idias abordadas de forma geral esto na verdade voltadas para os aspectos centrais da elaborao da linguagem geogrca presente nas instncias ociais de pesquisa, na sala de aula, no cotidiano das relaes humanas e, principalmente, nos processos de criao artstica. Tal relao com a geograa se inicia com o teor das idias, por exemplo, presentes na epgrafe. A referida citao acima foi retirada da primeira grande obra de Benjamin, a Origem do Drama Barroco Alemo, obra esta recusada em 1925 como tese de livre-docncia pela Universidade de Frankfurt. Hoje parece absurdo, principalmente quando lanamos um olhar no mnimo ingnuo, a rejeio de um trabalho de tal envergadura, contudo, tal postura reete arquetipicamente o jogo em que a concepo e a elaborao do conhecimento cientco, e a encontramos as caractersticas que majoritariamente delineiam os processos de produo dos estudos cientcos da geograa no interior dos cursos de nvel superior, mais voltados aos meandros burocrticos da complexa hierarquia do poder, do que a produo de referenciais mais voltados para as reais necessidades sociais. A atual organizao globalitria dos processos de produo e divulgao neo-colonialista do conhecimento dito cientco pressupe que a nalidade da pesquisa seja fruto de alguns elementos tomados a priori como inquestionveis. Inicialmente, h a necessidade de especializao do saber, justicado por uma suposta maior ecincia na produo de referenciais e de respostas aos problemas que envolvem o adequado gerenciamento social e econ-

mico nos mais diversos pontos do globo principalmente os de administrao territorial e padronizao de polticas pblicas. Em decorrncia desta especializao, ao mesmo tempo em que a fomenta, temos a elaborao de grupos de pesquisas de carter transnacionais, em que diferentes pesquisadores em pontos diversos do territrio mundial congregam esforos para que as partes do todo a ser estudado se somem na realizao do objetivo comum. A partir de um centro avanado de pesquisa, geralmente localizado em uma das tradicionais naes monopolizadoras das pesquisas e tecnologias de ponta, temos uma hierarquia de subcentros que analisam partes especcas do objeto comum. As cabeas desse processo detm o controle e estabelecem a forma e a diretriz do que e como se fazer a pesquisa, realizando uma diviso intelectual e tcnica do trabalho por meio de distribuio especca de investimentos e bolsas de pesquisas em graus variveis de valores e comprometimentos, o que enrijece os procedimentos e competncias para o conjunto dos envolvidos, os quais em sua grande maioria no tem conhecimento de todo o processo. Outra caracterstica comum produo do conhecimento cientco se refere ao estabelecimento de um determinado modelo de pesquisa. A partir da necessidade de maior ecincia da relao custo/benefcio, padronizamse as formas e processos de investigaes, tomando-se os parmetros das cincias chamadas duras como referenciais a serem seguidos por todos. Tendo um modelo comum, ca mais fcil avaliar os resultados e os mecanismos de desenvolvimento das pesquisas, de maneira a melhor analisar o acerto ou no dos investimentos. No que aqui nos interessa, ao tentarmos melhor entender os mecanismos de produo dos estudos cientcos focalizadores das relaes scio-humanas em sua dinmica espacial, identicamos que, a partir dessa necessidade de padronizao avaliativa dos investimentos, as abordagens se subsumem a modelos e formas delimitadores dos processos por meio de rigores metodolgicos que se auto-justicam quando da comprovao da veracidade dos resultados. Dessa maneira, a verdade revelada j estava prestabelecida anteriormente, seja como interesse ideolgico, seja como econmico ou poltico, geralmente travestidos por hipteses. Essas justicam os estudos cientcos, bastando para os mesmos comprovarem, por meio da pertinncia da metodologia adotada, a veracidade do que se pesquisou. Ou seja, a verdade descoberta se torna universal pela inquestionabilidade e irrefutabilidade do mtodo empregado na investigao: o mtodo comprova a verdade e esta comprova a pertinncia do mtodo.

10

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

Essa relao quase mgica entre mtodo/objeto/ verdade que em boa parte das vezes enrijece os processos de pesquisa e faz com que qualquer tentativa de sair dos modelos institucionalizados seja encarada como desvio da linguagem em relao aos meios corretos, ou nicos, de elaborar um discurso cienticamente preciso. Esse foi um dos elementos lembrados para a recusa do trabalho de Benjamin, ou seja, ele no se enquadrava no padro ocial de se fazer cincia, sua estrutura discursiva fugia dos referenciais objetivos e padronizados da escrita acadmica. No adentrando aqui ao aspecto da disputa mesquinha pelo poder acadmico, que muitas vezes inviabiliza caminhos mais democrticos e qualitativos de estudos, nem s brigas entre grupos de pesquisa para auferir prmios e verbas, muito menos concorrncia entre os centros e naes aglutinadores de produo tecnolgica e cientca, mas sabendo que esses aspectos interferem no tipo e resultados das pesquisas, temos a estas caractersticas citadas nos pargrafos anteriores como parmetros gerais que delimitam as reexes, processos e caractersticas hegemnicas da cincia atualmente produzida em escala mundial. Diante deste quadro genericamente exposto, podemos melhor compreender os motivos da recusa ao trabalho de Benjamin aqui referenciado, entendendo tal procedimento como modelar ao tipo de viso e de concepo de cincia que se tornou majoritria e quase homognea nos centros produtores de estudos cientcos, notadamente os que abordam os processos scio-humanos. Logicamente que a especializao de estudos voltados a resultados prticos, assim como concorrncia e generalizao das anlises so aspectos muitas vezes necessrios para uma maior ecincia cientca, contudo, em boa parte das pesquisas relacionadas com os problemas e caractersticas das relaes humanas, outros parmetros e objetivos se tornam pertinentes para uma adequada funo deste saber no interior da sociedade. Um saber dito geogrco, por exemplo, no pode se restringir a modelos e metodologias que no abordem a dinmica das relaes cotidianas estabelecidas pelos indivduos na construo de seus referenciais espaciais e paisagsticos, portanto, no pode negar o dilogo com os elementos artsticos que melhor expressam a simbologia desses referenciais por meio de linguagens especcas pautadas numa maior carga de subjetividade interpretativa. O estudo de alguns elementos das obras de Walter Benjamin vem ao encontro dessas outras perspectivas de leituras e dilogos para as cincias que focam o ser humano em sua diversidade social e psicolgica; sua obra Origem

do Drama Barroco Alemo semental neste processo, abrindo para os pesquisadores desta esfera do saber outras possibilidades, metodologias e enfoques de estudos e abordagens. O intuito deste artigo apresentar, de maneira bem introdutria, algumas caractersticas do pensamento de Benjamin que vislumbram estas abordagens para outras formas de se entender cincia e contribuir para olhares mais instigantes e alternativos ao padro dominante. Os motivos alegados na poca para a recusa do trabalho de Benjamin, hoje se encontram como que naturalizados viso institucional de como se fazer cincia. A falta de clareza na redao com pargrafos enormes e truncados, a no presena de um item especco explicando o mtodo e as metodologias aplicadas no estudo do objeto; o uso de termos no objetivos, pelo contrrio, de metforas e, algo central no livro, de expresses e termos alegricos, fazendo com que a concluso da obra no nalize a idia discutida. Esses foram argumentos que justicaram a no aprovao do texto. Implicitamente outros fatores tambm pesaram para a recusa da pesquisa, no caso, os poderes internos ao meio acadmico por parte de certos pesquisadores detentores das formas ento consideradas corretas de abordar os estudos sobre o barroco, formas estas questionadas pelo texto de Benjamin, o que provocou desconforto para os examinadores e a necessidade de recusar o trabalho em nome de vnculos institucionais outros. O que aconteceu com essa obra de Benjamin hoje postura corrente no interior de uma instituio que usa a pesquisa cientca muitas vezes mais como libi de aparentar certa elitizao social do que um compromisso com o melhor entendimento do mundo. A perpetuao desse vcio se d pelo controle dos modelos e formas de se fazer cincia, o que garante o monoplio da maneira considerada correta de se pesquisar e delimita a linguagem cientca a um determinado padro. Qualquer tentativa de sair desse padro formal incorre em srios riscos de no aceitao e descrdito. Esquece-se, com esta prtica, que o mundo no necessariamente a expresso exata do rigor de nossas metodologias e modelos cientcos, pois o mesmo ultrapassa em muito a estes referenciais. Tal questionamento cobra uma outra viso de discurso cientco, isso no signica perda de rigor e nem de possibilidade de se apresentar leituras mais amplas com perspectivas de balizar aes e intervenes seguras, tanto por indivduos quanto pelos grupos sociais, mas tenta colocar o sentido do fazer cincia mais prximo das reais condies em que a maioria dos seres humanos estabelecem as experincias e processos de construo, notadamente, de seus referenciais de localizao e orien-

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

11

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

tao em meio a dinmica escalar dos vrios fenmenos de ordem scio-espacial. A obra aqui citada de Benjamin um exemplo dessa possibilidade e, para tal, visamos a seguir apresentar algumas contribuies dessa na direo dos objetivos delineados. WALTER BENJAMIN ASPECTOS GERAIS DE UMA TRADIO INOVADORA Os parmetros esboados na introduo deste artigo, a partir da epgrafe retirada do texto de Benjamin, indicam-nos a pertinncia de se tomar cuidado para que o pensamento do referido pensador no seja entendido como a construo revolucionria e acabada em prol de uma nova cincia. A tradio moderna a partir de Kant e Hegel, alm do dilogo com Espinosa e Leibniz, e sem sombra de dvida o peso dos referenciais marxistas, que na poca estavam muito presentes na formao de boa parte dos intelectuais europeus, muito inuenciaram na construo das bases tericas benjaminianas. A novidade de Benjamin, portanto, no se refere a criar do nada uma outra forma de se fazer cincia, mas de tomar esta tradio e colocar a linguagem cientca a partir da necessidade de se conhecer o mundo de ento e no mais de absolutiz-la e dar a ela o poder de dizer como o mundo idealmente devia ser como usualmente se fazia. Essa postura no era exclusividade sua, muitos pensadores j estavam delineando crticas a uma viso dogmtica e estreita de discurso cientco (Husserl, Dilthey, Heidegger, para car nos mais citados atualmente). Sua originalidade foi fazer uma reexo losca a partir da linguagem artstica que ento expressava as novas condies que o mundo estava vivendo tendo como parmetro a percepo de que novos conceitos e imagens estavam cobrando da razo moderna uma forma mais condizente de pensar e ler o mundo. E foi nesse aspecto, por visar interagir lgica discursiva da palavra com a riqueza simblica das imagens, que Benjamin estabeleceu sua grande contribuio que hoje podemos interpretar para os estudos geogrcos, no s em nova conceituao do sentido das paisagens, mas das formas de ler o ser humano perante os elementos que o caracterizam em cada lugar e regio. Essa tradio moderna a coluna de sustentao das reexes que paulatinamente foram amadurecendo e se desenvolvendo em uma diversidade de textos que apresentaram, em graus variados, a complexidade desse pensador. Diante desse caldeiro, alguns aspectos so aqui destacados na direo de nossas reexes por serem elementos que contriburam muito para que a obra e idias de Benjamin apresentassem certo diferencial em relao

aos demais pensadores da poca. Primeiramente, temos a inuncia do pensamento de Friedrich Nietzsche. Os questionamentos s origens do pensamento ocidental e o resgate dos elementos artsticos como forma de redimensionar no s a expressividade do pensamento, mas a prpria forma de se elaborar ao mesmo, so grandes contribuies que Benjamin ir trabalhar e tentar qualicar em sua obra a partir do solitrio llogo alemo. Outro elemento importante para entender a forma que tomou o pensamento de Benjamin o contexto scioespacial em que vivia e almejava compreender. Sua origem judaica em meio a um mundo que rapidamente se tecnicava em prol de uma ecincia produtivista e controladora fez com que buscasse elaborar ferramentas intelectuais para poder dar vazo aos novos questionamentos e melhor entender as caractersticas da sociedade de ento. O poder e presena cada vez mais inuente do papel da imagem na denio perceptiva e comunicativa humana, o autoritarismo poltico e cultural a parametrizar idias e aes cotidianas, a urbanizao e redenio espacial das relaes humanas em novos patamares de sociabilidade e marginalizao, a inuncia das novas tecnologias de informao e comunicao nos processos de experimentao da ordem temporal da vida, enm, esses so alguns aspectos que Benjamin identicou como novas condies existenciais que cobravam uma adequada elaborao de referenciais e ferramentas que a chamada tradio moderna no havia elaborado porque as condies histricas e geogrcas eram outras. Nessa busca por elaborar outros parmetros analticos, um aspecto que contribuiu para a originalidade do pensamento benjaminiano se destaca: o seu contato com os jovens pensadores do que veio a se chamar Escola de Frankfurt, principalmente Theodor Adorno. A diversidade de interesses de estudos assim como de referenciais tericos que envolviam os pensadores dessa escola, a tentativa de criticar a tradio intelectual consolidada na instituio universitria e buscar o dilogo com outros parmetros no desejo de contribuir para a leitura e at transformao das relaes viciadas de poder e da ordem scio-cultural dominante, levou a um contato maior entre Benjamin e muitos dos pensadores, como o j citado Adorno, na denio de um suposto perl deste grupo. Contudo, de todos esses elementos que contriburam para as bases do pensamento de Benjamin, o que identicamos como o principal para os rumos e caractersticas ditas inovadoras do mesmo foi o seu debruar sobre a produo artstica. O contato com a obra de escritores como Franz Kafka e Marcel Proust, com a fotograa e com o cinema levou

12

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

Benjamin a introduzir e buscar dialogar com os elementos estticos e perceptivos das linguagens artsticas. Esses mestres da palavra escrita e os grandes edicadores das imagens modernas construram obras que Benjamin, ao entrar em contato com essas, identicou como centrais, em seus aspectos estticos, na elaborao de referenciais que permitiriam losoa e cincia contemporneas aprofundarem nos estudos das principais caractersticas da sociedade de ento, a qual hoje tomou uma dimenso globalisticamente (tardiamente para alguns) madura. A grande originalidade de Benjamin foi perceber e tentar criar ferramentas conceituais possibilitadoras desse contato entre o pensamento lgico e racionalista do discurso losco-cientco com os processos comunicativos e referenciadores da linguagem artstica, tanto a pautada em palavras presentes na literatura contempornea quanto a materializada nas imagens fotogrcas e flmicas. Feito esse rpido levantamento das bases do pensamento benjaminiano, pode-se aqui retornar epgrafe citada e destacar que essa apresenta o fato de Benjamin, j no incio de sua produo intelectual, buscar uma alternativa ao modelo hegemnico de se elaborar o discurso cientco, encontrando um caminho para tal no processo de elaborao artstica, no como forma de negar a cincia, mas como recurso a redimensionar a produo do conhecimento losco-cientca a partir da organizao de uma linguagem que fosse capaz desse entendimento em bases mais pertinentes com a fragmentao e volatizao do mundo que ento se instaurava. A tradio do pensamento moderno em Benjamin se desdobra em aspectos inovadores a partir desse dilogo com as artes escritas e imagticas. Tal entendimento possibilitou o resgate das experincias individuais e infantis como parmetros para a produo de signicados sociais que no se restringem a uma totalidade no universal em si, mas permitiu aos estudos losco-cientcos a percepo que em cada objeto estudado h um todo de sentido humano a se manifestar e cobrar interpretaes possveis. esse sentido de dinmica escalar entre a experincia individual e o contexto coletivo de cada fenmeno que envolve e produzida pelas prticas individuais socializadas, que estabelece o sentido geogrco mais profundo do entendimento do homem no mundo por parte de Benjamin. O que este pensador almejou fazer foi exatamente buscar nas condies perceptivas e vivenciais de um espao fragmentado, catico, mediado pelas tecnologias de informao e comunicao, os elementos que auxiliariam nessas interpretaes possveis para o estabelecimento de leituras mais plausveis de localizao e orientao do

homem no mundo. Para isso, o conceito de experincia fundamental. PRELIMINARES: A EXPERINCIA INDIVIDUAL E COLETIVA Benjamin tenta delimitar sua compreenso de se estudar cienticamente dada expresso cultural num determinado perodo histrico a partir de uma estrutura, apesar de todos os vcios que esse termo carrega, cosmolgicolosca, na qual o emprego do mtodo de representao, entre outros recursos tericos a comporem o mosaico de suas elucubraes, permite estabelecer a relao entre o microscpico e o macroscpico como melhor maneira para expressar suas reexes e anlises quanto ao sentido da verdade a ser captado.
A relao entre o trabalho microscpico e a grandeza do todo plstico e intelectual demonstra que o contedo de verdade s pode ser captado pela mais exata das imerses nos pormenores do contedo material [...]. Quanto mais minuciosamente a teoria do conhecimento cientco investiga as vrias disciplinas, mais claramente transparece a incoerncia metodolgica dessas disciplinas [...] E, no entanto essa descontinuidade do mtodo cientco est to longe de corresponder a um estgio inferior e provisrio do saber, que ela poderia, pelo contrrio, estimular o progresso da teoria do conhecimento, se no fosse a ambio de capturar a verdade, unitria e indivisvel por natureza, atravs de uma compilao enciclopdica do conhecimento. (BENJAMIN, 1984, p. 51-55).

Ao se colocar perante os detalhes que permeiam toda e qualquer existncia humana, a incoerncia de todo mtodo cientco vem tona. Para evitar esse risco de falibilidade, os defensores do discurso losco-cientco dominante evitam o progresso da teoria do conhecimento e resolvem fazer do mtodo o arcabouo que se traveste de suposta coerncia a justicar uma generalizao macroscpica dos fenmenos estudados. Restringem os estudos a conceitos totalizantes que evitam e at negam os detalhes do real, impondo a esse uma viso absoluta, indivisvel e enciclopdica daquilo que almejam como verdade. Para Benjamin, o conhecimento s avana a partir das prprias contradies e limites com que as ferramentas tericas empregadas revelam ao serem aplicadas sobre a realidade estudada. A incoerncia metodolgica contribui para o avano do conhecimento, no para se car restrito incoerncia pela incoerncia, mas como forma de produzir novos instrumentais de leituras que possibilitam a interpretao dos signicados ao se mergulhar nos detalhes microscpios das relaes materiais humanas.

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

13

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

Central para o amadurecimento de suas idias foi seu no poder de observao dos novos meios tecnolgicos aplicados na produo da arte, notadamente o cinema, e de como, frente s transformaes do mundo moderno, novas obras na pintura, na arquitetura e na literatura indicavam a diversidade de relaes espaciais a viabilizar uma outra percepo temporal. Ao focar como se davam as novas condies humanas de vivncia temporal e espacial em meio aos elementos tcnicos e administrativistas do mundo urbano-industrial no perodo entre as duas grandes guerras europias do sculo XX, percebe que a consolidao dos valores e referenciais de leitura e ao at ento interpretados pela experincia coletiva, a "Erfahrung", por meio de grandes narrativas, no conseguia mais estabelecer parmetros de compreenso para as relaes que estavam se consolidando no cotidiano social. Sobrava, ento, a Erlebnis", a experincia individual, at ento entendida como no capacitadora do sujeito para compreender o sentido geral em que a vida estava sendo edicada. Diante do esfacelamento da vida moderna, do pesadelo dos fragmentos perante a mquina da economia capitalista, Benjamin identica na arte o fator de elaborao de imagens pertinentes de sentido e de possibilidades para o ser humano. Ao no negar a mirade de detalhes da vida moderna, a arte permitia estabelecer narrativas que estipulavam signicados mais plausveis s condies existenciais humanas. O discurso cientco da geograa de ento era o modelo mais acabado dessas crticas de Benjamin a um saber instrumental e limitador de leitura. De cincia de sntese, na qual se somava cada detalhe da paisagem observada para se ter a verdade do todo nal, no percebia a dinmica das partes a expressarem diferentes manifestaes de fenmenos mais amplos e complexos, passou a incorporar o sentido das artes no como dilogo entre linguagens e suas lgicas a superarem limites interpretativos e metodolgicos, mas como apenas elemento a mais da paisagem observada em si, ou ento como mera ilustrao ou representao de um conhecimento j dado. A diculdade era grande dos gegrafos adentrarem ao universo da lgica artstica, mesmo quando algumas obras estavam prenhes de geograa, como o caso do livro de Marcel Proust que Benjamin traduziu. Ao entrar em contato com a obra do escritor francs Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido, a qual traduz para o alemo, o lsofo percebe a possibilidade das experincias particulares e privadas em resgatar o sentido de innitude at ento eclipsada perante a massicao de objetos inteis em meio a objetivos vazios. Por meio

da experincia individual, a "Erlebnis", a narrativa poderia expressar o contexto escalar do coletivo experimentado pela maioria social, de forma a materializar e contextualizar via interao dialtica entre o individual e o universal, os sentidos e signicados existenciais capacitadores de leitura e de aes dos homens na sociedade que ento estava se instaurando. A questo no se colocava na somatria de partes, mas na interao escalar entre o individual e o universal. Na obra de Proust, Benjamin percebe exatamente esse aspecto, pois a partir da narrativa das experincias vivenciadas pelo personagem central do romance, assim como de outros personagens ali apresentados, construa-se uma catedral de experincias individuais que davam vazo materialidade da experincia social que os homens viviam na poca, numa interao de escalas temporais e espaciais de difcil controle macro-analtico por parte dos enfoques tradicionais do discurso cientco-losco. No romance proustiano, um determinado acontecimento apresentado na escala de uma sala interagia com fatos que se dava em lugares outros, tanto privados quanto pblicos, podendo ter congurao escalar limitada a uma determinada casa ou se relacionar dimenso espacial de uma regio, da nao e/ou da Europa. O mesmo ocorria com a escala temporal, fazendo com que os diferentes momentos do passado se presenticassem na constante reelaborao do tempo a ser construdo enquanto vida individual intrinsecamente amarrada ao contexto social. Nesse sentido, as imagens apresentadas como fruto das experincias banais cotidianas, se interagiam com outras imagens de outras experincias oriundos de outras escalas e lugares, delineando um sentido interpretativo que delineavam essas imagens em verdadeiras paisagens a expressarem toda a dinmica paisagstica de vidas individuais e sociais. Quando o personagem principal do romance, por exemplo, mergulha a Madeleine na xcara de ch e resgata, por essa banalidade gestual, as experincias semelhantes por ele j vivenciadas em outros lugares e momentos, apresentando assim os aspectos fundamentais da vida humana de maneira a no reduzir esse rememorar a um mero petricar do passado, pelo contrrio, apontando para as possibilidades futuras que envolvem a morte dos entes queridos e as opes que o personagem ir ter de tomar frente aos prazeres perdidos e de outros a serem construdos, estabelece a aspectos mais profundos e ricos de orientao e localizao do ser humano no mundo por ele vivido e edicado. Esses questionamentos individuais e o reflexo destes no conjunto social tomam diferentes envergaduras ao longo do romance. A questo da homossexualidade

14

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

um claro exemplo disso a envolver as diversas posturas individuais e de grupos sociais ali apresentados; o mesmo ocorre ao longo dos debates com os diversos membros da sociedade francesa frente ao caso Dreyfus; a paulatina conscientizao expressada pelos personagens quanto decadncia e esttica aristocrtica perante a vulgaridade do gosto da burguesia urbana etc. Essa interdinmica de experincias ocorridas em momentos e lugares diferenciados no tempo e no espao cobram do narrador um padro lgico que torna possvel a todos que entrem em contato com a obra interpretar as mesmas a partir das experincias vivenciadas individualmente no contexto social em que se vive; eis a a possibilidade de imagens individuais, portanto, se congurarem em paisagens que expressam o sentido espacial mais profundo da geograa que cada um vive e experimenta. Portanto, a dinmica escalar espao-temporal resgatada em Proust/Benjamin no visa elaborar uma concepo de histria individual/coletiva encerrada em suas concluses denitivas, mas apresenta narrativas que estabelecem sentidos em aberto s vrias possibilidades futuras ao espao em que o ser humano edica sua existncia. O que Benjamin estabelece a partir dessa dinmica que cabe a cada ser humano trilhar suas opes assumindo os riscos pontuados entre o total esquecimento a partir da subservincia s grandes foras econmicas e ideolgicas, ou ento fundar sua tradio em meio ao caos do mundo, ou seja, construir seu espao de vida pela dominao dos detalhes, dos objetos, imagens e narrativas com que a nitude humana limitadamente anseia entender a innitude cosmolgica. E o Livro de Proust exemplar ao apresentar essa condio humana. Esse entendimento possvel do mundo a partir de uma anlise mais racional sobre uma produo artstica torna necessrio melhor explicar certos aspectos do edifcio terico do pensamento benjaminiano, principalmente na relao idia/mundo pela elaborao de conceitos. A IDIA COMO CONSTELAO E O CONCEITO NOS EXTREMOS Benjamin desenvolve sua teoria da idia como uma constelao a alcanar os fenmenos via representao das coisas para estabelecer um contato possvel de verdade entre o emprico e o universal, tomado como a prpria idia:
Pois os fenmenos no se incorporam nas idias, no esto contidos nelas. As idias so o seu ordenamento objetivo virtual, sua interpretao objetiva [...] como podem elas alcanar os fenmenos? A resposta na representao desses fenmenos [...] As idias se relacionam com

as coisas como as constelaes com as estrelas. O que quer dizer, antes de mais nada, que as idias no so nem conceitos dessas coisas, nem as suas leis [...]. As idias so constelaes intemporais, e na medida em que os elementos so apreendidos como pontos nessas constelaes, os fenmenos so ao mesmo tempo divididos e salvos. Os elementos que o conceito, segundo sua tarefa prpria, extrai dos fenmenos, se tornam especialmente visveis nos extremos [...] O universal a idia. O emprico, pelo contrrio, pode ser tanto mais profundamente compreendido quanto mais claramente puder ser visto com um extremo. O conceito parte do extremo. (BENJAMIN, 1984, p. 56-57).

Vemos que o conceito torna visvel aos fenmenos e as coisas empricas na relao em que a idia, enquanto uma constelao, um elemento da universalidade, ordena objetivamente as coisas em pensamento. Esse tornar visvel s ocorre nos extremos das idias, no contato do saber humano com o mundo dos fenmenos, da essas alcanarem os mesmos como representaes, ou seja, as idias no so a essncia das coisas, no so o conhecimento exato, a verdade absoluta dos fenmenos, apenas a possibilidade de ordenamento objetivo por meio da representao que, como a luz ao se deslocar de um extremo ao outro de uma constelao sofre mudanas advindas da interferncia da fora gravitacional de massas e corpos encontrados pelo caminho, o mesmo ocorre com a idia ao alcanar o fenmeno pela representao: o conceito expressado tambm sofre interferncia das experincias estabelecidas pelo ser humano com o mesmo. Eis a o sentido de verdade em Benjamin, ou seja, a verdade fruto desses limites, dessas representaes; no a essncia emprica dos objetos, mas das condies estabelecidas na relao da idia com as coisas por meio dos conceitos. Como expressamos os fenmenos via palavra, essa entendida como a conseqncia dessa relao entre a universalidade da idia e o fenmeno via representao, logo, a verdade entendida como uma realidade lingstica, isto , est circunscrita aos limites humanos de entendimento, nossa capacidade de experimentar, denominar e representar ao mundo. Contudo, como j foi aqui apontado, em Benjamin isso no signica expressar a essncia das coisas, mas os pontos extremos de contato. Esse entendimento da idia como algo supra-humano no reduz em Benjamin a leitura de verdade apenas ao mundo dos conceitos puros, pois ele fundamenta sua compreenso do mundo na relao entre o universal como idia e a possibilidade de entendermos o mundo pelo contato desta com a singularidade emprica dos fenmenos por meio dos conceitos.

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

15

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

Com isso, Benjamin denota a inviabilidade de se buscar um conhecimento totalizante pautado em verdades eternas, pois o mximo que os limites humanos conseguem apreender da verdade os pontos extremos de contato entre o universal e o revelado pelo conceito, como o ocorrido nas representaes. Nossa linguagem expressa as idias limitada a esse ponto de contato e a reside a possibilidade da verdade do conhecimento. Portanto, um conhecimento cientco estar incorrendo em erros ao tentar desvendar verdades essenciais, gerais e absolutas, pois toda a verdade do saber est circunscrita aos limites, aos detalhes, aos fragmentos e so por esses detalhes que o universal se manifesta conceitualmente. Em Benjamin, as idias so encaradas como universais, no um universal no sentido puro platnico-hegeliano, mas um elemento innito que s se torna possvel por meio do pensar o mundo material pela nitude humana. Nele, a relao da idia com os objetos particulares permite produzir no pensamento humano os conceitos individuais, que so a expresso do universal possvel ao entendimento. A metafsica, a partir dessa anlise, no se encontra numa transcendncia pura ao mundo material da vida, mas se coloca na relao com este exatamente na necessidade de produzir signicados. Ela se encontra no mundo dos homens pela necessidade destes elaborarem idias e conceitos viabilizadores, apesar de no absolutizantes, do entendimento lgico do mundo. Essa postura de Benjamin deixa implcita a sua anlise dos limites do saber racional cienticista em desvendar a verdade como algo absoluto e universal em si, ao mesmo tempo em que aponta para a arte como elemento possibilitador desse conhecimento, da verdade enquanto relativa aos limites da individualidade humana em dar conta deste universal. Dando seqncia ao entendimento benjaminiano de elaborao do conhecimento a partir da relao idia/ mundo, temos a concepo do papel da palavra como possibilitadora do sentido do mundo. As palavras expressam as idias como essncia da simbologia lingstica, cabendo ao lsofo restaurar em sua primazia, pela representao, o carter simblico da palavra. (BENJAMIN, 1984, p. 59). As palavras expressam os prprios limites do saber humano, pois pelas palavras a idia universal, como aspecto lingstico em sua essncia simblica relaciona-se com os objetos empricos por meio das representaes conceituais. Mas outro aspecto muito interessante se destaca do pensamento de Benjamin ao focar esta questo da linguagem no interior da relao, idia com as representaes dos signicados do mundo. Alm de palavras como

smbolos, as idias tambm so entendidas por Benjamin como Mnadas, num aprofundamento do famoso conceito de Leibniz, sendo assim, as idias carregam em si a imagem do mundo, sendo necessrio, portanto, interpretar esta imagem por meio das palavras e conceitos.
A idia mnada isto signica, em suma, que cada idia contm a imagem do mundo. A representao da idia impe como tarefa, portanto, nada menos que a descrio dessa imagem abreviada do mundo. (BENJAMIM, 1984, p.70)

O que podemos deduzir dessas argumentaes que, em Benjamin, a universalidade da idia se expressa simbolicamente em palavras e ao mesmo tempo, por ser mnada, contm a imagem do mundo, cabendo ao conhecimento humano, ao relacionar a idia com os objetos particulares, estabelecer uma descrio dessa imagem, de forma que imagem e palavra se relacionem para apresentarem os sentidos possveis de entendimento do mundo pelo homem. Essa abordagem da relao do universal e do individual em Benjamin auxilia-nos na fundamentao de que palavra e imagem no so elementos cujos signicados podem ser absolutamente denidos a partir de uma generalizao conceitual. Palavra e imagem se interacionam a partir dos aspectos artsticos presentes nas experincias humanas que viabilizam as narrativas propiciadoras de sentidos e entendimento. Nesse ponto, o carter alegrico da linguagem se manifesta. A postura de Benjamin coloca que a idia se expressa em palavras e imagens, logo, tanto a arte quanto a cincia podem muito bem produzir representaes via interao dos dois nveis de ideao. Na verdade, s a partir da interao de palavras e imagens que se podem produzir representaes mais extremadas do contato idia/mundo. Diante disso, a questo da linguagem toma um carter importante para o entendimento do pensamento de Walter Benjamin em acordo com as necessidades deste texto. ALGUNS ELEMENTOS REDIMENSIONADORES DA LINGUAGEM CIENTFICA Benjamin entende a linguagem de acesso verdade dos fenmenos no a partir de um formalismo lgico em que o sentido expresso por determinada palavra signica a essncia exata do objeto ou fenmeno denominado, mas pela alegoria lingstica descreve as idias contidas e expressadas pelas coisas com as quais o homem entra em contato, da provocar experincias e produzir memria de vida. Nesse ponto, torna-se necessrio melhor entender o

16

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

sentido do alegrico em Benjamin. Alegoria um dos conceitos mais discutidos em Walter Benjamin, tanto como referncia leitura do mundo como na prpria estrutura de escrita de seus textos. Para apresentarmos rapidamente o sentido do alegrico que aqui destacamos, fazemos uso de Bernd Witte e Srgio Paulo Rouanet. O primeiro explica que:
[...] alegoria interpretada como uma forma fundamental de compreenso do mundo, como um mtodo epistemolgico que possui validade universal. O velho topos do mundo visto como escritura, que se tornou signicativo do ponto de vista da losoa da linguagem [...] (WITTE, 1992, p. 87-88).

ticas to distantes, se interagem na concepo da alegoria benjaminiana e ca exemplar quando, no Drama Barroco, o lsofo percebe a imagem da morte como uma alegoria que, no interior da estrutura social de ento, servia para passar o sentido de mundo imanente de Deus ao mundanismo dos pecadores e a possibilidade como smbolo de uma redeno aos que se sujeitavam piamente a esse transcendente eterno. Mas a morte enquanto alegoria tambm acabava por expressar, a partir dos fragmentos e tragdias que envolviam cada indivduo, o aspecto geral da histria humana do perodo, ou seja, a morte como:
[...] fcies hippocratica da histria como proto-paisagem petricada. A histria em tudo o que nela, desde o incio, prematura, sofrido e malogrado... E porque no existe, nela, nenhuma liberdade simblica de expresso... nada de humano, essa gura, de todas a mais sujeita natureza, exprime... a existncia humana em geral. (BENJAMIN, 1984, p.188)

J o segundo complementa essa anlise com as seguintes palavras:


Etimologicamente, alegoria deriva de allos, outro, e agoreuein, falar na gora, usar uma linguagem pblica. Falar alegoricamente signica [...]: dizer uma coisa para signicar outra [...]. O alegorista fala em paraso, e quer signicar cemitrio, fala em armazm e quer signicar a sepultura [...]. A morte emerge como signicao comum de todas essas alegorias, que se condensam na alegoria da histria. O alegorista diz a morte, e quer signicar a histria [...]. O alegorista arranca o objeto do seu contexto. Mata-o. E o obriga a signicar [...]. Para construir a alegoria, o mundo tem de ser esquartejado. As runas e fragmentos servem para criar a alegoria [...]. Pela signicao, o alegorista quer conhecer as coisas criadas, e, pelo conhecimento, salv-las das vicissitudes da histria-destino. O alegorista lacra as coisas com o selo da signicao e as protege. (ROUANET, 1984, p. 37-41).

Ao se colocar como algo em nada humano, pois ser humano estar vivo, a alegoria da morte, em suas diversas imagens e textos do perodo barroco, acaba por apresentar o sentido mais profundo da histria humana, ou como o prprio lsofo complementa: Nisso consiste o cerne da viso alegrica: a exposio barroca, mundana, da histria com histria mundial do sofrimento. O sentido do alegrico exatamente o estranhamento provocado ao se retirar a obviedade das coisas e revelar a relao ilusria entre a palavra e a coisa em si, incompatibilizando a essa como expresso exata da essncia dos objetos, como o discurso cientco tende a crer. Pela alegoria, o objeto "arrancado de seu lugar" e assim "obrigado a signicar", ou seja, passa a buscar o sentido da denominao no numa relao mecnica com a coisa em si, mas na construo de signicados que redimam as coisas em direo ao sentido histrico das mesmas. O perigo, no entanto, por alegorizar o signicado das coisas de iludir e fazer da conscincia das coisas, uma conscincia ilusria. Nesse aspecto, a alegoria como inerente aos prprios processos e mecanismos elaborados cotidianamente para dar signicado diversidade de contatos que cada indivduo estabelece com os demais e com o seu meio. Por isso que o lsofo fala de protopaisagem petricada, ou seja, so apenas imagens que rodeiam os homens e os colocam no meio delas. Ter que interpret-las funo do pensador, no nosso caso, dos gegrafos, que devem trabalhar com as palavras e imagens para, alegoricamente, elaborar outros signicados, abrindo as experincias humanas para uma leitura do contexto paisagstico dessas imagens, estabelecendo as possibilidades de leituras geogrcas que viabilizem os sentidos de localizao e orientao do ser no mundo. Por isso que o

Diante disso, a alegoria se apresenta em Benjamin como uma instncia em que a busca do entendimento das coisas do mundo sofre o peso dos limites humanos, da prpria nitude mortal como destino dos indivduos, morte essa que se esmera nos fragmentos e mirades de detalhes que infernizam cada vida na busca de construo de seu sentido histrico. o poder alegrico das imagens e palavras com que se busca signicar e compreender essa situao trgica a cada vida que arranca o objeto de seu contexto e o obriga a signicar outra coisa. Ela possui um poder de desviar a ateno do real, mas ao desviar estabelece as condies de se ler o real em suas formas de expresso e ocultao. Da ser considerada como forma fundamental de compreenso do mundo, pois foi por esse veculo, esse "mtodo epistemolgico que possui validade universal", que Benjamin encontrou um meio para expressar a complexidade observada no mundo dos objetos em suas relaes com a idia, o pensamento e a palavra. Essas duas formas de entendimento, com caracters-

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

17

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

pensamento geogrco deve buscar fazer uso da alegoria, mas no se reduzir a ela, pois o papel do pesquisador exatamente buscar o sentido da verdade que os conceitos so capazes de apresentar no contato extremo das idias com o mundo dos homens imagens em si passam a ser paisagens humanas, demasiadamente humanas. A linguagem, portanto, o caminho central para o processo de produo do conhecimento, pois ela vai mediar toda essa relao do homem com o mundo pelo contato da idia com os fenmenos pelos conceitos. Nesse processo, a iluso e o sofrimento caminham juntos com a possibilidade de a verdade ser apreendida e o pesquisador deve estar atento e saber usar desses perigos por meio do trabalho com as imagens e as palavras na constituio da linguagem do conhecimento humano. Mas a linguagem em Benjamin estrutura-se em dois nveis. O primeiro o nomeador, admico, aquele que encontra os sentidos das coisas ao nome-las de forma pura, sem outras mediaes e interesses. O segundo nvel o da linguagem comunicativa, aquela que perde seu sentido original e se corrompe em jogos lgicos e sistemas de signos, servindo apenas para uma estreita comunicao. O primeiro apresenta o mundo em sua riqueza artstica e perceptiva, o segundo estreita os sentidos em favor da coerncia lgica do signicado ltimo, logo, losco-cientco. Dttmann (1997, p. 51) assim coloca a questo:
A perda da linguagem originria - a linguagem dos nomes, que nada sabe da exterioridade e na qual nome e coisa coincidem de maneira quase absoluta - igual, aos olhos de Benjamin, a uma multiplicao de linguagens. A linguagem dispersada e transformada num sistema de signos arbitrrios [...] A partir do momento em que a linguagem carimbada pela conveno, e em que nela a denominao nomeia tambm algo que no a coisa [...] a linguagem se torna utilizvel.

de Dttmann (1997, p. 66):


A experincia da linguagem necessria e no devemos car connados em representaes. Pensar a origem da obra de arte conar na fora da denominao da linguagem e desconar daquelas representaes que passaram a ocultar a verdade do nome, isto , da verdade nomeada e proferida pelo nome. A origem de uma obra de arte, sua unidade singular, ocorre atravs da unidade originria da linguagem.

Essa unidade da linguagem exatamente a possibilidade das condies e necessidades histricas atuais propiciarem um melhor entendimento e interao das linguagens loscas, cientcas e artsticas na elaborao de referenciais de leitura e interpretao dos fragmentos e tragdias do mundo. Benjamin vislumbrou isso quando se debruou para melhor entender o mundo que habitava e, para melhor entend-lo, alegoricamente buscou o signicado nas expresses do drama no perodo do barroco alemo, principalmente na produo artstica da poca, percebendo que o papel da linguagem ali elaborada apresentava as potencialidades e os limites da superao da tragdia cotidiana, ou seja, permitia ao pesquisador identicar certa unidade originria da linguagem. Para Benjamin, a tarefa do pensador justamente restaurar o nvel nomeador da linguagem admica, o de salvar a palavra na direo do nome, a o papel da alegoria ser preponderante no instigar busca dos signicados das coisas em sua origem nominal, rompendo com a obviedade representacional. O problema que, como alegoria ser sempre iluso de uma coisa a querer dizer outra. Tal postura pode bloquear o caminho para o conhecimento. Mas no h como produzir conhecimento se desfazendo desse perigo, ele inerente s condies prprias do saber humano. Para no nos restringirmos a uma idia de verdade do conhecimento como iluso de representao das coisas ou como alegorizao dos fatos, deve-se saber incorporar esses processos na produo de uma linguagem que propicie o conhecimento a partir desses perigos e limites. Nesse ponto, buscar os limites do contexto histrico da sociedade em que se vive deve ser o mecanismo a possibilitar ir alm do que se coloca para o conhecimento a produzido. Ir alm dos limites conceituais e referenciais com os quais se parametrizam as formas ilusrias de se ler a vida e os meios de efetivao da injustia social o que indica Benjamin como possibilidade de se superar o sentido trgico em que a vida est inserida. Dialetizar as idias e conceitos com que se organiza o entendimento do mundo a partir dos limites em que o prprio se estrutura foi o que ele percebeu com as expresses artsticas presentes no perodo esttico do Barroco

A linguagem comunicativa aquela que se distanciou da capacidade nomeadora original e se multiplicou em sua funo de marcar com uma palavra tudo o que se percebido, dando nomes e acreditando nestes como se fossem os prprios objetos denominados como representaes arbitrrias, sem fundamento na prpria diversidade das coisas. Essa capacidade comunicativa apresenta sua utilidade no desenvolvimento humano, mas a um preo de connar o homem ao poder da palavra e da mera representao, lgica da estrutura lingstica em si, da a necessidade de redimensionar a essa principalmente pelo sentido artstico da produo da obra, da capacidade da arte ir origem prpria do nome das coisas no se connando na representao das mesmas. Ainda fazendo uso

18

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

Alemo. Pela arte barroca, guras, nomes e imagens como Deus, Prncipe, morte, heri e outros, tomavam o sentido de expressar os limites em que a vida se dava enquanto visavam representar a verdade dos valores da poca e lugar. Alegoricamente, esses termos e imagens apontavam para outros signicados, o que fez Benjamin armar, no exemplo aqui citado, que a gura da morte na verdade apontava o signicado de histria de sofrimento daquela sociedade. Mas apontar a histria como trgica no signica superar as condies em que esta tragdia se produz. Nesse aspecto que Benjamin identica os limites da alegoria, que so os limites da prpria linguagem que visava produzir signicados e representaes de entendimento do mundo para e pelos homens. Por meio das peas e obras artsticas do Barroco Alemo, os indivduos podiam alegoricamente perceber os signicados das condies particulares e sociais de existncia. Mas a salvao frente a essas condies se limitava a uma alegoria do Deus transcendente, em acordo com o universo do pensamento teolgico de ento. Benjamin, ao tentar identicar os limites desse pensamento barroco, percebe que a linguagem historicamente colocada naquele momento e lugar, especicamente materializada nas obras artsticas, cobrava um romper com esses limites, o que s veio se expressar de forma mais clara na sociedade moderna da Europa do sculo XX. Foi exatamente a elaborao de novas tcnicas e tecnologias de comunicao e informao, a ampliao de acesso s obras de artes, a introduo de novas artes como o cinema e a fotograa, assim como da reproduo e consumo de suas imagens em escala global numa velocidade que supera em muito a produo de memria humana, fatores que possibilitaram as condies fragmentrias e trgicas das existncias individuais na sociedade barroca se agudizarem na Europa moderna. Benjamin estudou o perodo barroco alemo no para melhor caracteriz-lo em si, mas para ver como as caractersticas da produo de leitura e entendimento daquele lugar e momento se reverberaram na sociedade de sua poca, notadamente pelas caractersticas que a produo da linguagem cientca tomou, como elaboradora de verdades tomadas como representao exata das coisas, e como linguagem artstica em seu processo de expresso alegrica de signicados dos objetos do mundo. CONSIDERAES FINAIS, MAS NO TOTAIS SOBRE O DRAMA BARROCO E A LINGUAGEM De forma geral, o estudo do Drama Barroco Alemo a apresentao de uma tese sobre uma concepo de

espao e tempo da sociedade tecnolgica e industrial da economia capitalista a partir do desviar os olhos para a gnese e estrutura dos mecanismos que a arte possua no perodo e lugar especco do auge do barroco germnico. Ao focar a unidade da linguagem ali elaborada, abriase para o pesquisador, notadamente para um historiador dialtico, os processos contraditrios, a viso de mundo e as complexas relaes de poder e dominao que envolviam os valores ticos e estticos do perodo focado. A arte barroca apresentava, por meio de uma srie de imagens e palavras, as condies de existncia que alegoricamente se expressavam nos textos e demais artes da poca, pontuando a dura tragdia da vida cotidiana perante a imanncia da idia da justia divina. A superao das condies injustas se daria pela transcendncia a um outro mundo, o que reforava a iluso e o desespero. Mas dentro desse contexto, limites e contradies, que o pesquisador identica dialeticamente as barreiras e os caminhos de superao das iluses. Ao olhar o perodo do barroco alemo, Benjamin identica que a forma com que se estiliza ao mesmo fruto de uma idia histrica de espao de vida, o qual se expressa por meio de obras, entendidas como fenmenos que precisam ser interpretados de forma objetiva pelas idias. Para tal, busca delimitar os extremos desse estilo por meio dos elementos que organizam as obras, ou seja, os conceitos de heri, prncipe, corteso, castelo, cemitrio, morte etc. Esses elementos, quando delimitados conceitualmente, pontuam os extremos de signicados com os quais so interiorizados no espao de vida dos indivduos e da sociedade da poca. Por exemplo, o prncipe aparece nos extremos como tirano e mrtir, o cemitrio como porta do inferno ou estrada do paraso etc. As pessoas do perodo que entravam em contato com estas obras e conceitos acabavam por elaborar parmetros que possibilitavam interpretar as condies extremas de suas existncias concretas. Essa estrutura da forma estilstica barroca alem, na verdade expressa o modelo da viso de tempo e espao do mundo na poca, parametrizando os valores, concepes e formas ticas e estticas de se portar, falar e viver. Essa relao entre a estrutura da forma barroca com elementos balizadores da leitura de tempo e espao ocorre por meio da alegoria, que permite mediar a relao entre uma coisa e um signicado outro, como no exemplo da morte ser alegoricamente signicada como a histria da dor e tristeza humana. Ao colocar de forma bem resumida, os elementos basilares da pesquisa que Walter Benjamin redigiu nesse

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

19

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

livro, percebemos sua preocupao em tentar vislumbrar como uma sociedade que se deixava iludir pelos espetculos estticos, envolvidas em um turbilho de detalhes infernais, autoritria e injusta, conseguia, por meio de sua arte, produzir algo de belo a partir de elementos to degradantes. A mesma arte que iludia, abria espao para, no limite das condies existenciais, propiciar a conscincia das injustias e tragdias sociais a envolverem os indivduos. Ao olhar o drama barroco alemo, percebe-se que os potenciais lingsticos encontrados nas obras acabam limitados pelo contexto social, tecnolgico e cultural do perodo, fazendo com que a tentativa de tomar conscincia da tragdia do mundo no desembocasse na possibilidade de superao dessa, ou seja, eram insucientes, pois no iam a fundo na radicalizao da intriga e dramas pessoais, optando por uma soluo transcendental divina como alegoria do futuro paraso humano. Contudo, identica elementos muito prximos das caractersticas daquela sociedade na Europa de sua poca, da justicar a preservao do sentido de beleza das obras e idias barrocas e de interpretar mais profundamente os aspectos daquele universo no mundo entre guerras europeu.
A insucincia do drama barroco alemo est no desenvolvimento pobre da intriga [...] O forte esboo dessa forma precisa ser pensado at o m, e apenas sob essa condio pode ser exposta a idia do drama barroco alemo. A idia do plano de conjunto se manifesta de forma mais impressionante nas runas dos grandes edifcios que nas construes menores, por mais bem conservadas que estejam, e por isso o drama barroco alemo merece uma interpretao. Desde o incio, no esprito da alegoria, ele foi concebido com runa, como fragmento. nele que a forma deste drama ao contrrio dos outros, que fulguram como no primeiro dia preserva a imagem do Belo. (BENJAMIN, 1984, p. 258)

ou possvel, a partir das condies tcnicas e tecnolgicas da organizao econmica da Europa do sculo XX. Para tentar deixar mais claros esses pontos de contato entre o barroco alemo e a Europa da primeira metade do sculo XX, vamos destacar aqui alguns elementos retirados do livro de Benjamin. O primeiro refere-se gura do heri que, nas tragdias clssicas apresentava uma conscincia universal, j no drama barroco um ser imperfeito, com conscincia limitada sobre o seu destino histrico de sofrimento e martrio, descobrindo as caractersticas de sua condio atravs das vrias formas fragmentadas de obstculos.
A exigncia de que o heri seja sempre consciente em ocasies essenciais, isto , quando est sozinho consigo mesmo, contraria a conscincia necessariamente limitada do heri moderno. A conscincia aspira sempre clareza, uma conscincia limitada imperfeita [...] quase supruo observar que a tragdia moderna... tem um nome signicativo: o drama barroco [...] O drama barraco efetivamente uma forma...a descobrir suas caractersticas em mltiplas variedades. (BENJAMIN, 1984, p. 136).

A identicao do heri da tragdia barroca com o moderno se d pelo aspecto em que ele se encontra perdido e limitado em um mundo fragmentado. O que a arte barroca apresentar como caracterstica do heri, a arte moderna do cinema, por exemplo, ir massicar como tpico da nossa tragdia. O cinema permite que se olhe para os detalhes do cotidiano, por meio das tcnicas e linguagem especca com que aborda as imagens em forma de narrativa, viabilizando um olhar a estes fragmentos e detalhes que os homens no dia-a-dia no exercitam. Esse focar os detalhes, assim como o processo da linguagem cinematogrca montar a seqncia de imagens fragmentadas, estabelece condies para que a sensibilidade do homem comum apreenda a lgica da sociedade atual por meio da ao do heri nos lmes. O que o teatro barroco alemo pontuava em sua poca, a arte do cinema radicalizou. Outro aspecto de contato entre o Barroco do sculo XVII e o mundo do sculo XX destacado a partir de Benjamin na questo da linguagem. A arte barroca isolava as palavras, buscando sentidos alegricos para as palavras empregadas, permitindo expressar assim novos signicados aos fragmentos de idias e aes com que delimitava suas histrias e representaes artsticas:
A linguagem no barroco sempre foi sacudida por rebelies, promovidas por seus elementos constitutivos [...] Mesmo isoladas, as palavras so fatdicas. Somos tentados a dizer que o mero fato de que assim desmembradas elas continuem signicando alguma coisa [...] Assim, a lingua-

Quando Benjamim olha a sociedade a sua volta, ele identica exatamente essa runa alegoricamente apresentada pelo drama barroco alemo. Identica que a idia do barroco estruturada por fragmentos com os quais construiu sua linguagem, sua forma barroca, e tal caracterstica permitiu a perdurao do Belo como forma de interpretao do seu mundo contemporneo. Benjamin v que o esforo das obras do barroco alemo acaba restrito ao contexto das idias e linguagem com as quais delimitaram sua sociedade e que, partindo das prprias contradies dessa e dos mecanismos utilizados para expressar, comunicar e ler a mesma. A superao ento se colocava na busca pelo ir alm do que at ento se pensava, contudo, esse pensar alm s se tornou vivel,

20

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

gem se fraciona, prestando-se, em seus fragmentos, a uma expresso diferente e mais intensa. (BENJAMIN, 1984, p. 228)

discursiva em si. Com o prprio evoluir de seu pensamento, Benjamin foi aprofundando determinados pontos, revendo outros, num processo de tomar os detalhes como elementos centrais para a experincia humana e possibilitar ao homem construir sua identidade e o sentido de ser e estar no mundo. Mas muito de sua elucubrao posterior encontra-se semental nesta obra. Interessante que foi graas recusa pela academia desta pesquisa que a autonomia em relao instituio universitria propiciou Benjamin elaborar pensamentos e obras mais livres e instigantes do que talvez produzisse se estivesse vinculado a alguma instituio de pesquisa formal. Toda complexidade do pensamento benjaminiano no se restringe a esse livro e muito menos ao estudo apresentado neste artigo, mas, cremos, do que foi exposto, haver elementos instigantes para serem futuramente aprofundados a partir dos que aqui foram tocados. A relao da linguagem com a produo do conhecimento, principalmente entre a idia, a palavra, o conceito e a imagem, assim como os limites e potencialidades da alegoria como mecanismo de possibilitar a signicao e, ao mesmo tempo, a iluso de signicados de verdade, so aspectos instigantes que a questo da linguagem em Walter Benjamin nos prope, principalmente enquanto gegrafos preocupados com a insero social de seu saber. Outro fator para o qual o pensamento do lsofo contribui se refere ao uso do estudo artstico para pensar um problema losco-cientco por meio da linguagem que medeia a interao entre idia, como estrutura concreta de determinadas formas, os fenmenos, como obras, e os conceitos, como elementos constituidores das obras, que nos extremos estabelecem o contato com o universal da idia e viabiliza a interpretao objetiva do mundo por meio de representaes. Ao mesmo tempo, essas interpretaes objetivas no podem signicar que as representaes elaboradas sejam tomadas como a realidade crua e essencial do real, mas apenas elementos conceituais produzidos para que o mundo tenha determinado sentido de leitura e valorizao. Diante disso, as palavras e as imagens com que se organiza a linguagem propiciadora da signicao e interpretao se interagem na consolidao de uma determinada unidade, que reverbera nas idias, percepes e aes humanas. Arte, losoa e cincia, portanto, como discursos especcos e com caractersticas prprias em relao produo de referenciais subjetivos, objetivos e prticos de entendimento do homem no mundo, estabelecem uma linguagem que se materializa nas condies concretas

A fragmentao das palavras e da constituio da linguagem no barroco tomou propores gigantescas na sociedade urbana e industrial, que Benjamin identicou na sua Europa. A forma de comunicao jornalstica nas mdias impressas, assim como nos cines-jornal do perodo, ou as formas como passaram a escrever os romances e poesias, apontavam para o uso da palavra como capaz de dar conta da fragmentao e velocidade perceptiva da realidade e das imagens exatamente por ela, a palavra, se fragmentar enquanto discurso, pulverizando-se em pedaos de imagens que cobravam do leitor/observador uma nova percepo capaz de dar sentido lgico a esta caoticidade de detalhes. Esses dois exemplos indicam que no barroco alemo Benjamin percebeu as experincias da vida narradas e apresentadas pela linguagem artstica a partir do foco nos detalhes e fragmentos e no mais em macro-narrativas que visavam uma apreenso da Erfahrung, da experincia coletiva. O Foco se dava sobre a erlebnis e os instrumentais lingsticos desenvolvidos pelas artes barrocas, notadamente o teatro e a poesia, os quais visavam dar conta de narrar essa experincia como forma de identicao entre os indivduos com a percepo da lgica organizativa do espao na sociedade da poca. Quando, como aqui j foi apontado, as condies tcnicas e tecnolgicas, assim como os processos de organizao social e de estruturao econmica da sociedade europia atingiram nveis especcos em que a fragmentao dos referenciais imagticos, com os quais se percebia a realidade, caram melhor denidos, as artes ento iniciaram a elaborao de uma linguagem capaz de dar conta dessa leitura do mundo, permitindo ao ser humano entender e, no mnimo, sobreviver. Walter Benjamin conseguiu destacar esse aspecto, por ele identicado como inerente ao barroco alemo, que se efetivou em larga escala na Europa do sculo XX. Ao pesquisar a estrutura da linguagem artstica produzida em determinado perodo e local, ele permitiu que os elementos daquela linguagem e de seu estudo se desdobrassem numa reexo de carter mais losco, apontando para os pesquisadores dedicados ao entendimento das relaes humanas a necessidade de estabelecer esse dilogo com a linguagem artstica, de maneira que os referenciais cientcos pudessem elaborar ferramentas conceituais e organizar uma linguagem capaz de dar conta da dinmica e lgica do mundo, ao invs de tentar se impor ao mesmo em nome de uma suposta irrefutabilidade

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

21

FERRAZ, C. B. O. Linguagem, Cincia e Arte...

em que a vida humana se edica. Temos que car mais atentos a estas interaes discursivas, notadamente como pesquisadores, de maneira a melhor entender o papel nomeador da palavra e o aspecto interpretativo das imagens na produo de referenciais para melhor leitura do drama existencial no espao e tempo da vida atual. Ao olhar para a arte do barroco alemo e perceber como as caractersticas da linguagem dessa permitiam entender a sociedade europia da primeira metade do sculo XX, Benjamin abriu para a losoa e para a cincia novos e instigantes caminhos. As condies espaciais que a sociedade atual vive so um desdobramento radical daquilo que Benjamin detectou. Torna-se, portanto, necessrio aprofundarmo-nos nos estudos dessas linguagens na busca da elaborao de conceitos e referenciais que no quem restritos aos parmetros da burocracia institucional e nem limitados a estrutura formal acadmica, de maneira a no se permitir mais que as idias, quando produzidas em condies extremas, apontem para a morte e o trgico m de seus produtores, como ocorreu com Walter Benjamin. No momento atual, vivemos o aprofundamento das caractersticas ento delineadas para a espacialidade europia na poca de Benjamin, s que em escala global. O papel das mdias, das artes e da fragmentao das experincias humanas, paralelo a um avultamento espetacularizante das imagens em pedaos, so caractersticas que envolvem a grande maioria dos seres humanos nos mais diversos locais do planeta. Um olhar geogrco para o mundo no pode mais ngir no ser de sua alada adentrar

nas experincias espaciais cotidianas. Ler essas imagens e buscar os sentidos dessas como lgica espacial a partir da organizao dessas em paisagens por meio dos conceitos, apontando os aspectos tanto ideolgico como de potencial conscientizao das condies humanas, tanto em seu espectro de desigualdades sociais como de compromissos individuais em prol de um mundo mais justo, um papel que o gegrafo tem que assumir. As prticas e exerccios benjaminianos, o papel da linguagem e sua forma de abordar a produo do conhecimento artstico em relao aos conceitos loscocientcos, so exemplos de um pensamento que pode muito contribuir para uma melhor compreenso do discurso cientco atual, em especial o geogrco.

REFERNCIAS
BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemo. So Paulo, Brasiliense, 1984. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. DTTMANN, A. G. Tradio e destruio a poltica da linguagem de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, A.; OSBORNE, P. (Orgs.). A Filosoa de Walter Benjamin - destruio e experincia. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 35-70. FERRAZ, Cludio B. Geograa e Paisagem - entre o olhar e o pensar. Doutorado (Geograa), FFLCH/USP, So Paulo, 2002. ROUANET, S. Apresentao. In: BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemo. So Paulo: Brasiliense, 1984, p. 30-47. WHITE, B. O que mais importante: a escrita ou o escrito? Revista USP, So Paulo, n. 15, p. 80-92, 1992.

22

R. RAE GA, Curitiba, n. 16, p. 9-22, 2008. Editora UFPR

You might also like