You are on page 1of 6

DIREITO DE FAMLIA quinta-feira, 1 de abril de 2010 RELAES DE PARENTESCO* 1.

Ordens de parentesco

Dentre os diversos agrupamentos sociais existentes, destaca-se o de pessoas formado de parentes, cujo liame ou ponto comum da unio ou aproximao est numa das seguintes ordens: ou o vnculo conjugal, quando o casamento une o homem e a mulher; ou a consanginidade, pela qual as pessoas possuem um ascendente comum, ou trazem elementos sangneos comuns, denominado tambm parentesco biolgico ou natural; ou pela afinidade, cujo parentesco em virtude da lei e se forma em razo do casamento, envolvendo o marido e os familiares da mulher, ou vice-versa, isto , a afinidade advm do vnculo conjugal entre o marido e a mulher, e se exterioriza com a relao que liga uma pessoa aos parentes do seu cnjuge (sogro, sogra, genro, nora, padrasto, enteoado, cunhado).

H tambm o parentesco derivado, ou parentesco civil, e que nasce da adoo, relativamente ao vnculo que se cria entre o adotante e o adotado, mas sem qualquer distino quanto ao consangneo. Tambm civil o parentesco oriundo da afinidade.

Nesta diviso, estatui o art. 1.593 do Cdigo Civil, sem regra equivalente no Cdigo de 1916: "O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem".

De salientar que, a rigor, o liame conjugal no traz parentesco entre o homem e a mulher. Eles so simplesmente afins.

A regulamentao das relaes entre as pessoas, e que tem como fonte obrigatria, em todas as ordens, o casamento, constitui o direito parental, de grande significao no direito de famlia pelas inmeras situaes que disciplina.

Em verdade, porm, o nico e real parentesco que existe o cansnangneo ou natural, em face de aspectos genticos comuns que portam as pessoas. Enfatiza Washington de Barros Monteiro: "A palavra 'parente' aplica-se apenas aos indivduos ligados pela consanginidade;

somente por impropriedade de linguagem se pode atribuir tal designao a outras pessoas, como o cnjuge e os afins."

A repercusso do direito parental atinge vrios setores, destacando-se os impedimentos para casar, a vocao hereditria, a prestao de alimentos, a guarda de menores etc.

At recentemente, em geral a primeira diviso que se estabelecia era entre parentes legtimos e parentes ilegtimos.

Eis a conceituao de Pontes de Miranda: "O parentesco consangneo e o afim tambm se distingue em: a) legtimo, se provm de parentesco vlido ou putativo, em favor de ambos os cnjuges, ou por fora de lei especial, do casamento anulvel, ou outra simulao -, o casamento putativo em favor de um s dos cnjuges e o anulvel tambm geram parentesco legtimo entre pais e filhos; mas, n o casamento anulvel a afinidade ilegtima, e no putativo em relao a um s dos cnjuges, s esse afim legtimo dos parentes do outro; b) ilegtimo, se dimana de ajuntamento sexual ilcito."

Por outras palavras, legtimo denominava-se o parentesco se derivado do casamento, e ilegtimo se no decorria do casamento.

Presentemente, no mais permitida a distino, rezando o art. 227, 6, da Constituio Federal: "Os filhos, havidos ou no do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao".

Portanto, est afastada, por inteiro, a distino entre filhos legtimos e ilegtimos, e, dai, entre parentes legtimos e ilegtimos, j que o parentesco, em grau distante, parte de um tronco comum, passando pelos filhos.

Necessrio salientar que a proibio em se distinguir alcana tambm os filhos adotivos, ficando afastada qualquer referncia a respeito no registro e em outros atos.

Linhas de parentesco

Costuma-se denominar linha de parentesco ao vnculo que coloca as pessoas umas em relao s outras em funo de um tronco comum. O termo 'linha' expressa justamente a vinculao de uma pessoa ao tronco comum, podendo ser reta (ou direta) e colateral.

A linha reta envolve a procedncia de umas pessoas das outras, ou as pessoas descendem umas das outras. Neste sentido o art. 1.591 do Cdigo Civil: "So parentes em linha reta as pessoas que esto umas para com as outras na relao de ascendentes e descendentes."

Assim, h vrios graus de parentesco em linha reta, a iniciar-se pelo bisav, o av, o filho, o neto e o bisneto. ascendente a linha reta quando se inicia do bisneto, ou neto, ou filho, e sobre-se ao pai, av ou bisav.

Diz-se, pois, que o ascendente do filho o pai. Fala-se em linha descendente se tomada como ponto de partida uma pessoa mais velha, da qual provm outras, ou se desce da pessoa da qual procedem as demais: do av para o filho, e deste para o neto.

Colateral considera-se a linha, tambm conhecida como transversal ou oblqua, se h um tronco comum, sem descenderem as pessoas umas das outras.

H um ascendente comum, do qual advm os descendentes, e formando-se uma relao de parentesco entre os filhos dos ascendentes.

A respeito, dispe o art. 1.592: "So parentes, em linha colateral ou transversal, at o quarto grau, as pessoas provenientes de um s tronco, sem descenderem uma da outra."

J o 'grau' expressa a distncia que separa uma gerao da outra, quer na linha reta, quer na colateral, como irmos, tios, sobrinhos etc.

Na linha reta, o grau de parentesco vai at o infinito: pai, bisav, trisav etc, como ascendentes, e filho, e neto, bisneto, trineto etc., como descendentes.

Na linha colateral, ou transversal, ou oblqua, o parentesco limitado ao quarto grau, sendo que, sob a gide do Cdigo de 1916 se estendia at o sexto grau.

Exemplifica-se o parentesco de dois irmos, que tm um pai comum; do sobrinho e do tio, quando ascendente comum de ambos o av; dos primos, em que tambm o av o ascendente comum. Mas, percebe-se que os parentes situados na linha intermediria primos, ou tios e sobrinhos - no possuem um pai comum. Entre eles e o ascendente comum est intercalado um parente - o pai - que no comum dos primos ou do tio do sobrinho.

A linha reta representada por uma linha perpendicular. Casa gerao constitui um grau, e vai desde o descendente que se quer contar at o ascendente. J a linha colateral sinaliza-se

por um grfico na forma de um ngulo ou uma pirmide, colocando-se no vrtice o parente ou antepassado comum, e nos lados os irmos, tios, sobrinhos, sobrinhos-netos etc, mas contando-se para os efeitos legais, at o quarto grau, como acontece para efeitos sucessrios - art. 1839.

Importa referir, outrossim, que denominam-se germanos ou bilaterais os irmos advindos dos mesmos pais, e unilaterais, se possuem pais diferentes, subdivididos em consangneos, se idntico o pai, e uterinos, se da mesma me. Mas esta classificao restringe-se linha colateral, ou transversal.

O parentesco civil decorre da adoo e da afinidade, no estendendo qualquer efeito aos demais parentes unicamente aquele por afinidade. O cunhado no transforma os seus irmos em afins dos irmos de sua mulher. Quanto ao resultante da adoo, a pessoa passa a ser neta do pai do adotante, ou a qualificar-se como irm do filho do adotante, ou sobrinha do irmo deste ltimo.

Denomina-se agnao o parentesco derivado do lado masculino, ecognao se advindo do lado feminino. Distino esta criada no direito romano, e que representa os parentes paternos, quando se originam do pai; e maternos, se o vnculo procede da me. Portanto, o tio paterno de uma pessoa tem esta condio em virtude dele e do pai de seu sobrinho serem filhos do mesmo progenitor, enquanto o tio materno, ao contrrio, irmo da me do sobrinho.

*Arnaldo Rizzardo, Direito de Famlia, 5a. edio, Editora Forense, 2007 PATERNIDADE: FATO CULTURAL OU BIOLGICO?

Por Flvio Quinaud Pedron Monitor de Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil na graduao da Faculdade Mineira de Direito (PUC-MG), Membro do Ncleo Acadmico de Pesquisa (NAP), Ex-coordenador do Grupo de Estudos em Direitos do Consumidor

A paternidade em nada se relaciona com a procriao. Esta elemento biolgico, fundada na reproduo e perpetuao da espcie. A paternidade , na realidade, um fato cultural, ao invs do que afirma o pensamento popular ao pregar a existncia de um fato biolgico. Para entender a paternidade necessrio que antes analisemos a questo da famlia. Segundo Clvis Bevilqua, autor do Cdigo Civil vigente, em 1919, a famlia seria:

Um conjunto de pessoas ligadas pelo vnculo da consanginidade, cuja eficcia se estende ora mais larga, ora mais restritamente, segundo as vrias legislaes. Outras vezes, porm, designa-se, por famlia, somente os cnjuges e a respectiva prognie (BEVILQUA, 1976. p. 16) (grifo nosso).

Mas como bem lembra Rodrigo da Cunha Pereira (1997): A idia de famlia do Direito brasileiro sempre foi a de que ela constituda de pais e filhos unidos a partir de um casamento regulado pelo Estado (PEREIRA, 1997. p. 15). Com o advento da Constituio da Repblica de 1988, este quadro comeou a sofrer pinceladas de mudana. O artigo 226 ampliou esse conceito reconhecendo a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes e a unio estvel. Entretanto, o conceito jurdico se distancia e muito do conceito proposto por Jacques Lacan em seu texto A Famlia. Este texto tem grande importncia por marcar a diferena no conceito de paternidade e de famlia, mostrando que a mesma uma estruturao psquica, no somente, um pai, uma me e filhos, ou seja, figuras com posies fixas e estticas. H o lugar de pai, de me e de filho, mas no h necessariamente um liame psicolgico unido-os. Isto porque possvel que um indivduo que no seja o pai biolgico ocupar o mesmo lugar na famlia. Tal fato reflete seus efeitos no Direito quando imaginamos a existncia e viabilidade de um processo de adoo, por exemplo. Ligado paternidade est a figura do parentesco, que o vnculo jurdico estabelecido pela consanginidade ou pela adoo, decorre, ento, respectivamente, o parentesco consangneo e o parentesco civil. O parentesco, por sua vez, se diferencia da afinidade que vnculo jurdico formado entre um cnjuge e os parentes do outro, sem que tal liame se estabelea entre os afins de um cnjuge com os afins do outro (TEPEDINO in PEREIRA, 1997. p. 548). O parentesco civil, originrio do instituto da adoo, tem como caracterstica a autonomia privada e sua base subjetiva as relaes de afeto que fazem com que o filho adotivo integre a famlia do adotante, mesmo sem existir qualquer vnculo sangneo. Atribui a condio de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive os sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com os pais e parentes naturais. Assim o adotado no mais herdar dos pais biolgicos, nem poder receber penso alimentcia e mesmo ocorrendo a morte dos adotantes no ser restabelecido o ptrio poder dos pais naturais art. 49 (do Estatuto da Criana e do Adolescente) (VERONESE in PEREIRA, 1997. p. 608). Entretanto, em muitos casos, os Tribunais vm admitindo a possibilidade de que os adotados recebem penso dos pais naturais ou ajuzem aes de investigao de paternidade para descobrir a identidade de seus pais naturais, violando clara disposio de lei. Por outro lado, se vislumbra uma corrente dos aplicadores do Direito que defendem a permanncia do adotado com os pais adotantes no caso de arrependimento dos pais biolgicos, fixando o princpio de que o bem-estar do menor deve ser posto em primeiro lugar (Einfrs. na Ap. n. 8.780/9 5 C. j. 2/12/93 rel. Ds. Caio de Castro RT 713, maro/95, p. 195-200). Tal postura no mnimo contraditria quando contrastado com a tese anterior, pois aqui, h uma ntida defesa do parentesco civil, pondo a relao afetiva em patamar superior a relao biolgica. Uma questo controvertida que agora surge a inseminao artificial ou fertilizao in vitro. Trata de modalidade autnoma entre a filiao biolgica e a filiao civil. Para efeitos de se estabelecer filiao, leva-se em conta a paternidade / maternidade dos indivduos que encomendaram o material gentico, desprezando-se a origem do esperma doado. A procriao assistida, portanto, prova o vinculo de paternidade, determinando quem so os genitores, por vinculo no sangneo, do mesmo modo como, na adoo plena,

cancela-se a origem biolgica em favor da integral recepo voluntria na famlia adotiva (TEPEDINO in PEREIRA, 1997. p. 573). Finalmente, assim como a paternidade um fato cultural, o mesmo acontece com a maternidade. No inerente s mulheres. Mas h um mito do amor materno, como demonstra Elizabeth Badinterem O Mito do Amor Materno. No campo jurdico verificamos que o mito do amor materno impera como soberana lei na definio da guarda, ficando a paternidade restrita a funo de provedor, como responsabilidade decorrente da funo biolgica (BARROS In PEREIRA, 1997. p. 803).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BEVILQUA, Clvis. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Rio, 1976. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. at alli. Direito de Famlia Contemporneo. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. VILLELA, Joo Batista. Desbiologizao da Paternidade. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 1997. ano XXVII. n. 21.

You might also like