You are on page 1of 2

ESCOLA MUNICIPAL EDITE PORTO MENDONA DE BARROS

ALUNO: ................................. LNGUA PORTUGUESA 9 ANO Professora: Marcela PROVA DE PORTUGUS 3 BIMESTRE Instrues: Para responder s questes de nmeros 01 a 02, leia com ateno o texto abaixo. NA GRUTA H um lago em redor .Em rtilos diamantes De alva espuma , sussurra a lmpida cascata, Nas pedras desdobrando a clmide de prata Respiram-se l dentro aromas penetrantes. tosca e estreita a entrada. Orqudeas verdejantes Desabrocham na pedra as flores de escarlata. De teto abrupto e agreste o grupo se destaca De estalatites mil , que pendem gotejantes. Reina o silncio. O luar , que ntido prateia Do jardim solitrio a resplendente areia, Na gua , que ondula e freme , estende-se e resvala. E a luz , por uma fresta , alvssima , impoluta, Entra , de lado a lado atravessando a gruta Como um grande punhal de lmina de opala.
OLAVO BILAC

1-) Escandir um verso dividi-lo em slabas. Faa a escanso da primeira estrofe e d a sua classificao quanto ao nmero de slabas poticas a) decasslabos b) dodecasslabos ou alexandrinos c) pentasslabos ou redondilha menor d) heptasslabos e) monosslabos. 2-) Leia novamente o soneto , faa o esquema das rimas na primeira estrofe e aponte a alternativa que corresponde corretamente classificao das rimas nos versos . a) interpoladas b) alternadas c) cruzadas d) emparelhadas e) separadas 3- Leia o texto: "De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encanto mais meu pensamento".

(Soneto da Felicidade - Vincius de Morais) Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto na ntegra. (A) obrigatoriamente de quatro estrofes de dois tercetos e dois quartetos. (B) obrigatoriamente de quatro estrofes de dois quartetos e dois tercetos. (C) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao nmero de versos (D) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia (E) necessita de outra estrofes de trs versos para terminar a poesia. Leia o poema para responder s questes 4 a 6: Soneto de amor total Amo-te tanto, meu amor... no cante O humano corao com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade. Amo-te afim, de um calmo amor prestante, E te amo alm, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante. Amo-te como um bicho, simplesmente, De um amor sem mistrio e sem virtude Com um desejo macio e permanente. E te amar assim muito e amide que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude. (Obra potica. Rio de Janeiro: Aguilar, 1968. p. 560.) 4- Esse poema um soneto porque apresenta uma estrutura de construo fixa. Seus 14 versos esto distribudos em quatro estrofes. Como elas se classificam quanto ao nmero de versos? (A) 2 quartetos e dois tercetos (B) 2 dsticos e 2 tercetos (C) 2 tercetos e dois dsticos (D) 2 quadras e 2 dsticos (E) 2 quartetos e dois quartetos 5- A mtrica dos versos desse soneto regular. Faa a escanso dos dois primeiros versos do 2 quarteto e classifique-os quanto ao nmero de slabas poticas. (A) redondilhas menores (B) redondilhas maiores (C) decasslabos (D) pentasslabos (E) heptasslabos 6-Faa o esquema das rimas empregadas nas duas primeiras estrofes do poema e classifique-as. (A) alternada e interpolada (B) interpolada e emparelhada (C ) emparelhada e emparelhada (D) interpolada e interpolada (E) interpolada e emparelhada

You might also like